Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Cabral,

Xô tentação !!!! ::carai::

Estou em tratamento.... Facas nem na mesa, estou comendo com hashi! ::lol4::

Baeta,

Como já falei anteriormente, o uso de machete, facão mateiro, Machado, foice, serra dobravel, etc. Devem ser restringidos se não estiverem nas próprias terras. Desaconselho a abertura de trilhas em terras publicas (parques) ou de terceiros pois pode ser inquadrado no crime de dano patrimonial, além de ser ecologicamente inadequado.

Mas vamos lá, pessoalmente acho melhor a Bushiman para mochilar que a kurkri, pois é menor, mais leve e mais resistente, além de chamar menos a atenção da guarda florestal. A machete kukri é uma faca de trabalho, para cortar vegetação densa, ou seja abrir trilha.

Inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Não quero ser chamado de velho RABUGENTO du mato ! ::carai::

Então vamos por lenha no na fogueira!!! :twisted:

Eu tenho a mais de vinte anos um facão mateiro nacional, não tem nome da cutelaria que o fabricou, mas é de muito boa qualidade. Feito em aço carbono, tem 20 pol. (50 cm), bainha de couro e punho de alumínio com Madeira ful tang preso com quatro rebites.

O facão da tramontina tem um problema, já vi alguns com cabo plástico quebrado, por isso na época optei pelo meu modelo com cabo metálico.

Os gringos bons são além do cold steel, tem os da Ka-bar, Esee, Ontário, Condor, M-tech e tem um modelo de Kershaw com aço D2 que me pareceu bem interessante.

Inté...

Link para o comentário

• Membros

Só corroborando o que o VdM atestou: TODOS os facões tramontina com cabos plásticos que vi em uso na roça, apresentaram um nível ou outro de fratura nestes cabos! :evil: Na roça isso é mais um transtorno, já que implica em perda de tempo de serviço. Normalmente é substituído por umas talas meio rústicas de madeira. Mas no mato, isso seria mais que um transtorno, já que apesar de ser contornável com um cordame ou tecido enrolado, ninguém quer ter este tipo de ocorrência quando estiver fazendo um abrigo logo antes do cair da noite. ::mmm:

Uma observação: apesar de achar muito bonito e funcional o facão da Kershaw, não optaria por ele por ser em aço D2. Como já disse, devido ao tamanho "monstruoso" de seus carbonetos primários, ele não é muito dado a impactos e principalmente torções laterais. A chance de uma fratura catastrófica da lâmina seria sempre uma possibilidade principalmente em atividades como chopping e battoning; se a temperatura estiver baixa, tipo em um ambiente com neve ( o que normalmente não é o caso do Brasil ), as chances deste tipo de fratura ficam muito aumentadas!

Link para o comentário

• Membros

Mestre VdM, pode ficar tranquilo q minha intenção ñ é abrir trilhas! Eu tento ser sempre politicamente correto em se tratando de ecologia e natureza.

Vou levar em consideração sua dica sobre a bushman, mas pelo visto pegarei somente mês q vem, esse mês ja esgotei minhas cota de compras internacionais (eBay e DX) rsrsrs!

Link para o comentário

• Membros

Baeta,

esquenta com com véio não, tudo tranqüilo.... ::cool:::'>

Cabral,

concordo em parte com você, realmente o aço D2 temperado para alcançar sua dureza máxima realmente seria mais suscetível a apresentar fissuras ou mesmo partir, mas acredito também que uma marca da qualidade da kershaw não cometeria esse erro crasso. Pelo visto ela cometeu outro, apesar da faca ser full tang, me parece que o engaste é muito fino (veja a foto abaixo). Andei lendo uns reviews do Machete Kershaw Outcast D2, em nenhum lugar foi reportado dano algum tanto na lâmina quanto no cabo, e foi até foi muito bem qualificado . De qualquer forma, apesar de todo respeito que tenho pela marca, acho que incluiria esse facão na categoria "facão do dotorzim" ::lol4:: muito bonito, aparentemente resistente, mas na mão do peão não duraria uma semana! (raras são as ferramentas que resistem a mão de peão! já ví picareta e até chibanca quebradas).

Das marcas gringas recomendaria apenas a cold steel, condor, esee e a ka-bar. Nacionais, Tramontina com o problema do cabo, matão e o corneta terçado.

20110517164316.JPG

inté...

Link para o comentário

• Membros

Mestre VdM,

Estamos falando a mesma coisa de modos um pouco diferentes.

Vamos lá: pelo que li, os vendedores ( normalmente não são as melhores fontes... :evil: ) listam o Outcast como sendo 57/58 HRC. Entretanto achei ao menos dois relatos de lâminas testadas e que deram 51 e 52HRC. Lendo também relatos de lâminas "tortas" e empenadas, apesar de seus 4,8mm, tendo a acreditar que a dureza deve ser mesmo abaixo de 53HRC.

Ora, qual a finalidade de se ter um aço-ferramenta como o D2 em tão baixa dureza? Não irá quebrar, por certo, mas também não exibirá sua proverbial resistência à abrasão e retenção de fio. E notem que ainda manterá uma certa dificuldade de afiação, não pela dureza HRC, mas pela dureza dos carbonetos primários de cromo!

Traduzindo em miúdos: qualquer um estaria mais bem servido por uma lâmina em aço 420 com dureza de 55/56HRC, que manteria mais o fio e seria menos susceptível à fratura que o D2 em 51HRC. Isso para falar em "inox"... se pensarmos em lâminas 1095, 1088 ou 52100 em durezas 56/57, excederiam o D2 a 52/53HRC em todos os aspectos! Ou ainda 5160, 1055 ou 1045 em durezas de 56/57HRC seriam virtualmente "indestrutíveis" em mãos humanas e com maior retenção e estabilidade de fio.

Uma dica importante para QUALQUER facão, quer seja ele Tramontina, Kershaw, Condor, Corneta, etc: façam o fio convexo usando a técnica do mouse pad e lixas d'água ou uma lixadeira de fita ( quem tiver )! A capacidade de corte do tipo chopping e a retenção de fio ficaram aumentadas e muito, independente do tipo ou dureza do aço! O fio apresentará menos micro fraturas ( dentes ) e será muito mais eficiente nas tarefas. ::cool:::'>

Tenham sempre em mente que é a geometria ( tanto do fio em si quanto da lâmina ) que corta; o tipo de aço e a dureza determinarão o quão bem e por quanto tempo! ::hein::mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, boa noite,

O Cabral já fez um review sobre a AMAZON da GUEPARDO, faca muito boa por sinal, mas, contudo, porém, todavia, entretanto, assim como a DELTA e as facas POLICE e FISH, carecem todas de uma boa bainha.

Então, hoje a tarde (sim, em bem menos de três horas) fiz uma bainha com coisas que eu tinha em casa (mas que se por na ponta do lápis, não gasta nem R$ 7,00). Tive a idéia após assistir dois vídeos no youtube.

Me inspirei nestes dois modelos da net:

20110518192458.JPG

20110518192606.jpg

Usei uns 40 cm de um tubo tigre (quem quiser fazer, não use os tubos para água quente, senão não dá certo), 4 parafusos com porca (mais pra frente faço uma com ilhóes), fita Silver Tape Preta (que eu já tinha), e uma bainha/bolsa onde veio meu canivete ZHAOHAO. Modelei o tubo com água fervente e uma tábua rígida para atingir a espessura desejada, e aos poucos modelei a entrada da faca, de maneira que a faca fica presa e não sai sem a força de saque.

20110518193410.jpg

20110518193553.jpg

20110518193715.jpg

20110518193907.jpg

20110518194034.jpg

20110518194201.jpg

20110518194333.jpg

20110518194532.jpg

Pessoal, o mais importante: a faca fica presa dentro da bainha pela espinha da lâmina, o fio não tem contato nenhum com o PVC, ou seja, nenhum dano ao fio da sua faca. Por isso é bom prestar muita atenção na hora de modelar.

Quem quiser ver a bainha original, no review do Cabral tem. Eu achei muito bonita a da Guepardo, mas peca no acabamento.

Até a próxima, e viva os muquinhas ::lol4::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...