Membros cabraljr Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Baêta, Seja muito bem vindo! :'> Com relação à cutelaria, ninguém aqui é expert! Tem uns com um pouco mais bagagem, mas todos somos aprendizes e apenas entusiastas, mas com a ajuda dos amigos, melhoramos nosso nível de conhecimento e temos assim mais chances de nos livrarmos das "bombas" que existem no mercado. Com relação à suas dúvidas, é o seguinte: Lanyard, é semelhante ao fiel ( aquela "cordinha" que policiais e militares utilizam/utilizavam prendendo a arma ao cinto ou arnês ou farda ). Normalmente é um trançado de paracord que ajuda na empunhadura ( quando esta é muito curta ), ou serve para melhorar o acesso ao canivete quando este está no bolso; e quando tem a forma de laço, serve para você passá-lo no pulso, para que a faca e/ou canivete não caia. Com relação à diferença entre o 8Cr14 e o 3Cr13, é que um tem ao redor de 0,8% de C e o outro apenas 0,3%. Na prática significa que apesar do 3Cr13 ter 1 ponto percentual a menos de Cr, ele é "um zilhão de vezes" mais stainless/"inoxidável" que o 8Cr14, pois como tem apenas 0,3% de C para se ligar ao Cr, "sobra uma enormidade" de Cr na matriz para conferir o efeito anti-corrosão. Outra implicação é que dada a pequena quantidade de C, o 3Cr13 irá apresentar baixo potencial de endurecimento, sendo um aço normalmente bem mais "mole", o que tem implicações diretas sobre a durabilidade do fio... por outro lado, é um aço que quase certamente irá dobrar-se ao invés de fraturar quando aplicada uma força lateral ( enorme ). Eu ficaria com o 8Cr14... Com relação à CS Bushman, acho que já foi testada, provada e aprovada pelo Mestre VdM! Achei os preços que você citou um pouco salgados... dê uma conferida nos seguintes links aqui no Brasil e veja as diferenças: http://www2.ciashop.com.br/grego/dept.asp?dept_id=321 http://lista.mercadolivre.com.br/CANIVETE-SMITH-%26-WESSON-%C3%98 Quando você diz "usar sem dó", quais seriam as principais aplicações que você normalmente dá a uma lâmina? Cortar galhos e cipós grossos, médios ou finos? Mato leve ou mato pesado? Preparo de comida? Cortar caixas de papelão? Corda? Cavar a terra? Etc! Você pretende ter uma única lâmina para desempenhar todas as funções ou usaria duas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Baêta, Obrigado pela dica do site! Estou achando interessante... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Baêta, Para a nossa região, BH, a vegetação tende para o cerrado, logo as trilhas são bem abertas (diferente do Rio em que predomina a mata atlantica) te recomendaria uma lâmina fixa menor (de 10-12cm) como a Police ou Amazon da Guepardo (melhor preço é da casa dos pescadores na rua paraná) e um canivete pode ser um multi-tool como o victorinox pela pinça, abridor de latas, de garrafa e saca-rolha (isso é realmente importante!) ou um de lâmina simples bem afiado. com essas duas Lâminas vai está bem servido na maioria das trilhas. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Baêta1502426164 Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Pessoal, não tenho nem palavras pra agradecer a simpatia e as informações q vcs me passaram, espero poder retribuir de alguma forma! Diego, andei olhando essa marca boker tb, achei algumas coisas interessantes. Cabral, q bom q gostou do link, e valeu pelas informações (aula) técnicas! Acabei ficando com o 3Cr13, q é a ka-bar, a outra era uma Colt, mas quem sabe + pra frente eu pego ela tb! Bom, acabei de comprar a Ka-Bar K2 Gila, paguei cerca de R$46,00. Penso eu q foi uma boa aquisição, mês q vem devo comprar a CS Bushman e to pensando seriamente em comprar tb o facão (machete) da Gerber, Gator Jr. (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120722379782&ssPageName=STRK:MEWAX:IT#ht_2548wt_905). É uma boa? Lembrando q gosto de praticar um pouco de bushcraft, diferenciando de alguns praticantes, q levo minha comida e meu abrigo (rede e tenda ou barraca msm). Mestre VdM, gostei do review da Guepardo Amazon, e dependendo do preço vou pegá-la tb enquanto a outra não chega. Costumo msm ir nessas lojas de pescador da Av. paraná. Cabral, quando falo usar sem dó, significa q não terei frescura ao usar a lâmina, como disse, gosto de ficar alguns dias no mato, e mtas vezes acabo indo sozinho msm, por isso acontece de ter de usar pra valer a faca! Minha idéia, é ter um facão, uma faca e um canivete bons pra excelente. Respondendo a sua pergunta, é quase sim pra todas as opções! hehehe!! abraço a todos e mais uma vez obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 A linha de cutelaria da Smith&Wesson é toda feita na China sob a supervisão da Taylor Brand, marca respeitada lá nos EUA. Eu tenho um Smith&Wesson ExtremeOps Urban Camo, é muito bem feito e já aguentou coisa que nem era para um canivete aguentar, incluindo torção lateral da lâmina para tirar um pedaço de cano de PVC encalacrado na rosca dentro da parede. A lâmina é bem afiada e consegue reter adequadamente o fio. Após cerca de 4 anos de serviço no meu bolso apenas pequenos detalhes de acabamento se desgastaram. É a única faca que está comigo 24/7, até para o banheiro gosto de levar, hehehe ãã2::'> Fotos A caveirinha pendurada no fio interno de paracord é pra aumentar o estilo Special Forces, hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Caro Baêta, Se pretende um uso intensivo e eficiente no mato, ESQUEÇA o Gerber Gator! É uma porcaria! Não citam o aço e o pior é que há inúmeros relatos de fraturas catastróficas do cabo/empunhadura e "dobras" e mesmo fraturas da lâmina! E se isto por si só já não bastasse, dê uma olhada nesta foto do tang do Gerber Gator; é uma piada quando se trata de um facão de mato: Se quer um uso arduo e com eficiência, opte por um Tramontina ou o Kukri ( kukuri ) ou o barong da Cold Steel, que inclusive acho que são da mesma faixa de preço do Gerber. André, belo canivete! :'> Baêta, se havia alguma dúvida quanto à qualidade, construção e durabilidade do S&W, pode esquecer! O André é afamado por tratar muito bem de suas lâminas, tomando o maior cuidado com as mesmas e só fazer trabalhos leves... #NOT!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Baêta1502426164 Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Pode cre! Eu acompanho o blog do André e já li mtos relatos dele! O q seria tang?? A continuação da lâmina dentro do cabo? Bom saber sobre esse facão, o q mais me atraiu nele foi o tamanho 18" e uns quebrados e por ter tb uma serra nas costas, o q depois me preocupou pelo fato de realizar alguns trabalhos tendo q usar as costas do facão pra bater ou msm segurar. Estive olhando msm o facão Cold Steel Kukri (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120714296722&ssPageName=STRK:MEWAX:IT#ht_2388wt_905) com msm faixa de preço porém achei grande. Nunca precisei de um facão, acham msm q vale a pena um? tenho um da tramontina (15"), dakeles mais simples msm. Irei testá-lo esse fds (nunca usei) pra ver se ta prestando e segunda-feira posto os relatos! valeu de novo pelas infos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Baeta, o facão Tramontina presta sim, só que vem de fábrica parecendo destinado a crianças até 5 anos, fio zero, mas isso é facilmente remediável. Dependendo do modelo a madeira do cabo pode ser um tanto incômoda, por conta de quinas afiadas, mas também uma lixa resolve fácil. Obs: Estou com fama de castigador de aço, o povo vai ter até medo de me mostrar as facas de coleção, hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Baêta, Tang e/ou espigão é exatamente isso que você citou. :'> Este CS Kukri é o Magnum, com 17" de lâmina, mas tem o CS kukri com 13" de lâmina e uma "barriga" mais pronunciada. Os Tramontina são bons, mas como bem lembrou o André, o acabamento é horrível, mas facilmente corrigível. No caso do Kukri, eu pessoalmente vejo uma grande vantagem, que é justamente a vantagem mecânica proporcionada pela angulação e formato da lâmina que permitem com uma mesma força concentrar muito mais potência/energia em um golpe. E aqui não estamos falando dos Kukuris tradicionais de 1cm de espinha! Além do fato da vantagem mecânica, há também a geometria recurva que propicia maior extensão de fio para um mesmo comprimento de lâmina e o fato de este formato "orientar" o que vai ser cortado ( cipós, galhos, capim, etc ) em direção à "barriga", aumentando a eficiência quando num mesmo nível de afiação de uma lâmina de fio mais plano. Porém, como quase sempre quando se trata de lâminas, há uma troca: o que se ganha em poder de corte se perde em facilidade de afiação! No caso do Magnum isto é um pouco minimizado por sua curvatura ser mais suave; apesar da maior "alavanca" dado o maior comprimento de lâmina, acredito que sua eficiência seja um pouco menor que a do seu "irmão menor". Mas isso só se leva em consideração para quem não sabe quase nada de afiação, já que um bom fio convexo ( técnica do mouse pad e lixas d'água ) ou uma pedra estreita tipo aquelas "tipo bigorna" de carborundum para enxadas mais afiação à mão livre resolvem o problema! :'> André, "Steel Punisher"... taí uma boa alcunha... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Baêta1502426164 Postado Maio 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Dei uma afiada/amolada ontem no facão da tramontina, inclusive cortei meu dedo dando uma de bobo! Fui passar o dedão pra ver se tinha ficado bão e cortei! Cabral, não entendo nada de afiação tb, como disse antes, não entendo nada de cutelaria, nada msm! Antes eu comprava faca apenas pelo visual e preço, hj mudei isso e costumo dar uma pesquisada melhor, como estou fazendo e aprendendo aki nessa aula online gratuita! rsrsrs! Então esse do link q postei vale a pena, certo?! Quanto a faca, acho q vou ficar com a cold steel bushman msm e depois olho outra menor. Realmente ela é bem grande! abraços e bom fim de semana a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.