Membros Jiv@s Postado Fevereiro 17, 2013 Membros Postado Fevereiro 17, 2013 Bom dia amigos, Grande Trauco, mais uma vez vc nos brinda com informações de forma clara e simples, obrigado amigo. Eu estava de olho em uma Elk Ridge dias atrás quando li o seu relato sobre a quebra do seu facãozinho. Daí o meu interesse. Não sabia que vc tinha outros modelos da marca, agora entendo seu ponto de vista e a sua segurança em relação ao bom custo/benefício da Elk ridge. Até que se prove o contrário a quebra deve ter sido azar mesmo. Não tive nem com facas do Tahar ou Elk ridge nas mãos, mas pelas fotos as chinesas são mais bonitas e bem acabadas. Pra mim o interesse no Tahar é a vontade de experimentar o D2 que os colegas Cabral e VdM elogiaram e despertaram em mim a curiosidade. :'> Da mesma forma as fake da Bear e da Falkniven despertaram interesse devido ao design/preço, pois com certeza não terão a qualidade das originais - o importante é se saber pelo que se está pagando, na minha opinião. Há mais de um mês que eu estava observando algumas chinesas (Elk Ridge/Timber Rattler/Ridge Runner), devido ao preço acessível, beleza e aparente bom acabamento - me parece que o colega Santos também comprou algumas, talvez ele possa dar sua opinião a respeito delas após algum tempo de uso. Valeu. Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 17, 2013 Membros de Honra Postado Fevereiro 17, 2013 Jiv@s, se você quer experimentar o D2, faça como o VdM e compre uma faca "séria", sai mais caro mas você poupa no frete, esmeril, micarta, superbonder, bainha e cia. Ele jogou esse aço na roda a partir da experiência com uma faca de marca que parece muito boa pelo preço tendo em conta o sucesso dele. Eu, depois da minha experiência, prefiro o aço carbono nacional pra porrada, o 440 pra uso geral e as zirconitas pra delírios de fio absoluto perpétuo (menos cortar lenha e abrir latas). Citar
Membros rafael trentin Postado Março 14, 2013 Membros Postado Março 14, 2013 Buenas, andei sumido, mas volto trazendo entretenimento! hahaha Vale a pena assistir em definição máxima!! Abraço! Citar
Membros pexozinho Postado Junho 22, 2013 Membros Postado Junho 22, 2013 Boa tarde galera, Estou com uma missão quase impossível, Meu pai tinha uma faca mundial antiga que quebrou a lâmina e eu estou querendo comprar outra igual para dar pra ele de aniversário. Não consigo achar muita coisa na internet e talvez algum de vocês possam me dar uma mãozinha ou saber onde vender. A faca em questão é a mundial caça cromodur. Uma imagem dela: Se algum de vocês souberem onde eu posso encontrá-la, eu agradeço. Um abraço a todos, Filipe Citar
Membros cabraljr Postado Julho 10, 2013 Membros Postado Julho 10, 2013 Não posto mais lâminas aqui no Mochileiros, mas este é um caso especial, já que o amigo PhacSantos me presenteou vendendo uma faca de sua propriedade, em estado mint, a preço de custo. Como comentei com ele que fiz algumas modificações e ele solicitou que postasse aqui para que ele pudesse ver. Então estou indo além, e postando um review que fiz da faca em outro site. Mais uma vez agradeço ao amigo, pois já tinha encerrado as compras de lâminas fixas, mas graças à sua generosidade pude acrescentar mais esta maravilha ao meu ajuntamento. Faca tantô em aço D-2 Ficha técnica: comprimento total: 22,6cm comprimento da lâmina: 11,2cm comprimento efetivo do fio: 10,7cm largura máxima da lâmina: 2,8cm largura máxima da empunhadura: 1,8cm espessura da lâmina: 3,25mm talas da empunhadura: madeira peso: 122g ( com bainha 168g ) aço: D-2 dureza: 61 RC bainha: couro Ok, falei que tinha encerrado a carreira no que tange à compra de facas, mas esta era de um amigo de outro fórum e de mesma origem de todas as minhas facas em D-2. Zeríssimo km, pois ele nunca nem sequer mexeu no fio; se cortou papel, foi muito. Não vou fazer um review mais detalhado da faca, pois tudo que eu tinha para falar sobre o aço, já foi dito neste tópico. Eu disse à ele que esta faca por ser uma tantô, ou seja, a princípio uma lâmina tática de defesa, seria empregada por mim para fazer tudo que eu considero que uma faca não deva fazer: prying ( alavanca ), tomar martelada, porretada, cortar latas e outros abusos destes tipos. Esta era a intenção até eu receber a faca. Imaginei que teria um desbaste primário que favorecesse a robustez extrema, sendo quase um pé de cabra afiado; ledo engano! Seu desbaste favorece a performance de corte, sendo a espessura atrás do ombro do fio ( original ) de apenas 0,75mm e se estendendo por cerca de 3mm e ficando abaixo de 1mm por cerca de 6mm de extensão! Somente meus Buck Vantage, Kershaw Field Knife e Inron MY803 têm geometrias originais mais favoráveis à habilidade de corte, mas não muito! Todas as arestas tanto do tang quanto das talas de madeira eram acentuadas, e foram devidamente arredondadas. Outra modificação foi aumentar e aprofundar o finger choil para encaixe do dedo indicador, ficando mais confortável e seguro. A imagem a seguir mostra a original e a modificada. Fiz minha afiação, com desbaste de alívio de 10 graus DCL ( de cada lado ), seguido de 15 graus DCL, 17,5 graus DCL e finalmente micro-fio de 20 graus DCL. Em todas as etapas houve polimento até a pedra japonesa 1200. Esta faca é um sabre de luz para cortar!!! Impressionante! Apesar do fio reto, que é desfavorável a alguns cortes, sua geometria hollow ground no desbaste principal e flat na ponta mais que compensam. Estou adorando esta faquinha!!! Abraço Citar
Membros Marcelorxavier@gmail.com Postado Agosto 29, 2013 Membros Postado Agosto 29, 2013 Boa noite a todos, adquiri uma pç Elk Ridge( http://www.bladesandbows.co.uk/elk-ridge-butcher-hunting-knife-wood-handle-3441-p.asp ), amigo Trauco vc gostaria de vender essa pç que quebrou? Gostei da cor do cabo. Achei interessante as discussões sobre cutelaria, tenho em minha "coleção" alguns modelos de várias marcas, Buck Nighthawk e Buck Omni Hunter, Ka-kar Bk-2, Bk-9 e Heavy Bowie, Uzi Jungle Cammander, Mora Cliper 860 Mg,Elk Ridge Butcher Hunting Knife, Dois facões Cold Steel Um Jungle Machete de 16" e um Latin Machete de 18" Moro em uma região que me permite usar as facas como instrumento mesmo, Moro em Manaus-Amazonas e trabalho na area rural em uma Granja de produção de ovos , aqui é muito rico em fauna, tivemos alguns incidentes o ano passado com Tres Onças-Pintadas e dois Gatos maracajás, esse ano já tivemos correncias de pintadas novamente, fiz esse histórico todo apenas pra possam entender que uso mesmo as facas diáriamente no trato da comida e na lida diária, , posso afirmar duas coisas, Primeiro que lâminas pequenas com menos de 6" são muito limitadas, e que as demasiadamente espessas, acima de 5mm são inviáveis, quanto ao tipo de aço, depende muito do operador, se vc tende a ser descuidado, nem o melhor inox resistirá, vejo aqui muitos moradores com aquelas "peixeiras" de menos de R$15,00 da tramontina que quando as usam me deixam com inveja de suas habilidades. Consegui ler vários posts mas não todos, alguns do inicio e vários do final achei as discuções muito interessantes, vou dar minha opnião quanto ao título: Facas... Qual Comprar? Compre aquela que vc se sentir bem usando, aquela que vai ficar a vontade empunhando, que tenha uma pega confortável em sua mão e a que se sinta seguro no uso, é dificíl mas com o tempo vc vai conseguir chegar a uma conclusão. minha primeira faca foi uma Smith & Wesson CKSUR1 Bullseye Search and Rescue 10.5" por achar bonita e parecida com a Ka-bar sendo mais moderna no aço e menor, resoltado: Muito pequena para minhas mãos, daí até hoje forão inumeras e sempre com o intuito de ser confortável e usável, umas tenho por pura vaídade como se fosse uma coleção mesmo, outras compro por estar com preço muito bom, emfim, como alguem citou em um post, inventamnos desculpas para comprar lâmins, isso é a mais pura verdade, abraço a todos. Citar
Membros leco789 Postado Agosto 30, 2013 Membros Postado Agosto 30, 2013 Ola! Preciso de uma ajuda de vocês. Tenho esta faca Imbel a muitos anos ela estava guardada e como pode ver de um lado ela esta nova porem do outro lado ele enferrujou alguem recomenda algum tratamento? WD40? lixar? Obrigado! Citar
Membros MikaelBrenner Postado Novembro 8, 2013 Membros Postado Novembro 8, 2013 Algeum conhece algum lugar nacional(pode ser site ou loja fisica),onde eu possa achar uma faca condor rodan?? Citar
Membros Koalan Postado Novembro 8, 2013 Membros Postado Novembro 8, 2013 O melhor seria lixar e guardar lubrificada. Se tiver uma lixadeira de cinta fica fácil. Citar
Membros Salamander Postado Novembro 18, 2013 Membros Postado Novembro 18, 2013 Boa tarde senhores. Preciso da ajuda de vocês para ter uma noção de comparação em relação ao aço O1. O que podemos dizer ao compará-lo ao aço 1095 e o D2? A única coisa que sei é que o O1 se bem tratado, chega a durezas na casa do 60HCR. Digo isso pois estou interessado em comprar uma faca desta vendedor e ele trabalha com aço O1. http://fiddlebackforge.com/ Me senti mais a vontade de questionar esta comparação entre os aços aqui no mochileiros. Obrigado desde já pelas respostas. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.