Membros Jiv@s Postado Fevereiro 13, 2013 Membros Postado Fevereiro 13, 2013 Quarta feira de cinzas! Boa tarde amigos. :'> Minha faca Muela chegou e já foi embora. Tá bom, eu explico! Veio na bainha, apenas enrolada em papelão e sem nenhuma identificação (certificado de garantia, país de origem, etc...) além da nota fiscal. Além disso as inscrições na lâmina estavam parcialmente apagadas. Esta foi a resposta da loja: "Nenhum dos produtos da Casa da Carabina são falsificados. As Facas Muela são de alta qualidade em lâmina. Somente alguns modelos acompanham caixa própria MUELA. Temos as facas mais caras da Muela para venda inclusive. Importação oficial feita pela empresa OUTDOOR responsável pela importação exclusiva MUELA ao país. As facas mais baratas da muela não vem em caixa original. Poderá se certificar com a importadora oficial." Fake ou peça de mostruário? Mesmo a chinesa fish veio em embalagem plástica contendo informações como a origem - RPC. A Coqueiro vem em caixa de papelão também com informações. Será se a Muela vende sua facas "a granel", tipo 500 facas dentro de uma caixa/saco/conteiner, e nada mais? Acho difícil, e como não posso ter certeza...devolvi e a loja cancelou a compra. Bom final de feriado a todos! Citar
Membros Jiv@s Postado Fevereiro 13, 2013 Membros Postado Fevereiro 13, 2013 Boa noite, Finalmente consegui ler todas as 262 páginas!!! E antes que os amigos digam que eu sou é um cara muito chato... afinal recentemente também devolvi aquela faca tramontina (ô cara chato!, muito "cri cri") Acho que devemos lutar por uma maior qualidade e compromisso nas lojas brasileiras e como o meu dinheiro é suado eu tento fazer isso! (chato pacas) A faca mais cara que comprei até hoje custou 65 reais. A muela custaria 99 reais sem o frete - viria portanto para ser a rainha do meu humilde ajuntamento. No momento estou aguardando a chegada de 03 facas pelo ebay : uma Colt em cabo de chifre (23USD) e uma Marbles damasco (24USD) já mencionada aqui - ambas para presente; além de uma em aço D2 do polêmico Tahar(24USD). Estipulei o meu limite em 25USD para compras internacionais. Quando estas chegarem pretendo comprar uma Mora (que ainda não comprei pq estava procurando facas em aço inox com lâminas de tamanho superiores a 15cm ). Tenho uma pergunta ao amigo Trauco: a faca em aço 440 que quebrou enquanto vc usava foi a Elk Ridge que vc mencionou e postou o link? Ou foi outra? Valeu. Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 15, 2013 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2013 Jiv@as: É esta aqui: Citar
Membros Jiv@s Postado Fevereiro 15, 2013 Membros Postado Fevereiro 15, 2013 Boa noite amigos, Trauco, foi essa mesmo que eu imaginei. Elk Ridge/chinesa - full tang, cabo de pakkawood negro com 15cm de lâmina e 5mm de espessura de espinha, lâmina de "440 High" Carbon. Claro que não podemos julgar uma marca por uma só faca, mas alguém aqui do fórum já ouviu falar de ocorrer fratura catastrófica em Mora/KaBar/Spiderco/Esee/Muela, etc durante a simples poda de uma árvore? Na minha opinião esse fato levanta suspeitas acerca da qualidade do aço/têmpera chinesa por empresas sem muita tradição ( Elk Ridge/Timber Rattler/Ridge Runner/Frost, etc ), pois uma faca em aço 440 deveria ter uma boa resiliência/flexibilidade não? Não incluo marcas tradicionais com fábricas situadas na China como S&W, SOG, Winchester, Gerber,etc por imaginar que o controle de qualidade seja superior. Se eu tiver escrito muita bobagem podem descer a lenha... Mais uma vez, obrigado Trauco pela atenção dispensada. Valeu Citar
Membros Jiv@s Postado Fevereiro 16, 2013 Membros Postado Fevereiro 16, 2013 (editado) Gerber Big Rock (ou a Mora 2060) e Mora 749 Depois que as facas p/ presentear chegarem - e o $$$ permitir - vou dar vcs de presente pra mim... Editado Fevereiro 16, 2013 por Visitante Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 16, 2013 Membros de Honra Postado Fevereiro 16, 2013 Boa noite amigos, Trauco, foi essa mesmo que eu imaginei. Elk Ridge/chinesa - full tang, cabo de pakkawood negro com 15cm de lâmina e 5mm de espessura de espinha, lâmina de "440 High" Carbon. Claro que não podemos julgar uma marca por uma só faca, mas alguém aqui do fórum já ouviu falar de ocorrer fratura catastrófica em Mora/KaBar/Spiderco/Esee/Muela, etc durante a simples poda de uma árvoree? Na minha opinião esse fato levanta suspeitas acerca da qualidade do aço/têmpera chinesa por empresas sem muita tradição ( Elk Ridge/Timber Rattler/Ridge Runner/Frost, etc ), pois uma faca em aço 440 deveria ter uma boa resiliência/flexibilidade não? Não incluo marcas tradicionais com fábricas situadas na China como S&W, SOG, Winchester, Gerber,etc por imaginar que o controle de qualidade seja superior. Se eu tiver escrito muita bobagem podem descer a lenha... Mais uma vez, obrigado Trauco pela atenção dispensada. Valeu Jivas, a comparação só seria válida para modelos semelhantes submetidos ao mesmo esforço (nao foi "teste de dobrar até quebrar"). Como relação à tradição ela só vale, eu creio, pra quem projeta e fabrica facas. Essas grifes na sua maioria são produzidas sob licença por um par de grandes fábricas chinesas que compram o design de um estilista ocidental, como a Taylor Brands. Um S&W meu feito por eles é vendido como tendo lâmina nitretada. Só que é um coating bem vagabundo mais pra tinta que outra coisa e descasca sem parar, até cortando queijo, meu outro S&W mini é nitretado de fato e custa mais barato. Tirando essa firula do coating, o 440 dos dois é excelente até onde usei. Eu continuarei comprando Elk Ridge, é bem feito e barato e não vou ter medo de quebrar, deixar cair do barco ou de ser roubada em um alojamento ou porque esqueci dentro do carro. Acho que faço melhor reservando o dinheiro para equipamentos cuja performance é exigida como objetivas e câmeras, gps, binóculos, etc Citar
Membros Jiv@s Postado Fevereiro 16, 2013 Membros Postado Fevereiro 16, 2013 Concordo Trauco, :'> Você foi muito feliz na sua afirmação, pois pesando os prós e os contras, na sua avaliação que possuiu a marca (Elk Ridge), ela vale a pena e vc compraria de novo. Melhor gastar pouco num instrumento simples como uma lâmina, para poder investir em um outro produto sofisticado de alta qualidade. Realmente somente há maior garantia de qualidade quando uma marca renomada é responsável por todo processo de produção, porém isso geralmente deixa o produto final com preço elevado. Estive pesquisando em um fórum gringo - já não lembro qual - e li que a Muela foi comprada por uma empresa chinesa chamada Joy Enterprises, mesmo continuando a ser fabricada na Espanha. Ainda na opinião do forista gringo a Muela hoje é fabricada na Espanha com controle de qualidade chinês. O que eu quis dizer anteriormente foi que o controle de qualidade de uma marca renomada seria superior sob risco de ter a reputação manchada por produtos de qualidade inferior, mas isso é apenas teoria minha. Afinal eu mesmo comprei a Colt e a Marbles, mesmo sabendo que as marcas produzem sob licença (vc mesmo me alertou sobre a Marbles), pois julguei ser o melhor custo/benefício pra mim. Valeu. Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 16, 2013 Membros de Honra Postado Fevereiro 16, 2013 Jiv@s Mesmo uma marca renomada pode pisar feio na bola, em 2007 eu comprei um relógio suíço Wenger a prova de choque e dágua até 100m, modelo "militar" que me atraiu pelos ponteiros grandes e luminosos no escuro. Em 2008 durante uma passagem por controle de RX num aeroporto eu o tirei para não disparar o alarme e pus na bandeja junto com passaporte, celular, moedas, etc. Quando o fiscal foi me passar a bandeja do outro lado, o Wenger caiu no chão. Eu pus no pulso e ele funcionou até eu perceber que estava atrasando. Depois de um tempo eu descobri que o ponteiro de segundos estava raspando no de minutos e conforme a bateria foi mais exigida, ele terminou dando uma paradinha a cada minuto até conseguir passar. Eu escrevi para a garantia, anexei foto, número do relógio e eles me pediram para enviar para o Rio. Depois de um mês o Wenger voltou funcionando, até eu tomar uma chuva forte de verão em 2009 e ele ficar todo suado por dentro e, depois de uns dias, parar. A garantia já havia expirado e eu levei num relojoeiro que abriu e me mostrou que ele não tinha sido bem selado e a água entrou e corroeu o circuito. Um Champion de pulseira de plástico comprado em Manaus a preço muito mais barato durou anos e só parei de usar porque as pulseiras de plástico que vieram com ele acabaram e não valia a penas comprar novas. Se você olhar aqui no canto das facas a Wenger pertence a Vitorinox, duas marcas de peso, além disso, a Suíça é a terra dos relógios de precisão, a prova de choques e de água, da tradição dos cronômetros de olimpíadas, dos relógios das missões espaciais, no Everest e na Antártida e por toda essa tradição e sabedoria os relógios deles são mais caros que os japoneses. Mas a tradição não serviu pra nada, joguei meu dinheiro fora. Se tivesse comprado meia dúzia de relógios japoneses estaria usando o primeiro deles até hoje, sem o status dum Wenger, e provavelmente pelos próximos 10 anos. Imagina se um dia a Suíça entrar em guerra e der esses relógios "militares" pros soldados deles.... Quando eu conto isso, os defensores de grifes desse naipe dizem que eu dei azar, que a Wenger é "maglavigliosa" que eles conhecem alguém que tem um igual que já velejou, mergulhou e jogou no chão e pisou em cima, etc. Se eu tento dizer que o caso do facão-zinho Elk Ridge também foi azar, que é impossível o proximo quebrar igual, você já sabe o que eu vou ter que ouvir sobre a superioridade das grifes e seu QC. Um relógio é um item de aventura que exige um padrão de qualidade e desempenho muito superior ao de uma faca e uma marca tradicional, de um país tradicional, falhou miseravelmente. E não foi a primeira vez, eu tive um Eterna Matic Kon-Tiki que parei de usar porque ficava suado por dentro e porque o rolamento do sistema de corda não aguentava vibrações mais fortes e vivia no conserto. Mas isso foi no tempo que eu também acreditava em grifes, acho que a Eterna Matic nem existe mais. Citar
Membros Jiv@s Postado Fevereiro 16, 2013 Membros Postado Fevereiro 16, 2013 Então, amigo Trauco, eu também participo de um fórum de relógios e realmente os mais renomados são os suíços; apesar dos japoneses serem excelentes - melhor custo/benefício na minha modesta opinião. Tive experiências negativas por duas vezes, com um Citizen (japonês) e com um Bucherer (suíco). O Citizen "encheu d'água" enquanto eu lavava meu carro, a garantia não resolveu o problema adequadamente e o relógio nunca funcionou adequadamente. Já o Bucherer não apresentou problema até a troca da 1ª bateria, quando foi mal vedado, penetrou água e passou a atrasar - somente 15 anos depois consegui solucionar o problema com um relojoeiro idoso que encontrei quando já tinha desistido. Atualmente uso outro Citizen. Boas marcas não são infalíveis, mas apresentam um índice de satisfação superior a marcas pouco conhecidas na minha opinião. Voltando à cutelaria, tem um assunto que eu gostaria de me arriscar a lhe fazer uma pergunta: Pelo que entendi, na sua opinião, as facas Elk Ridge são baratas, com um custo/benefício compensatório, mesmo tendo ocorrido esse fatídico episódio da quebra certo? Então por que razão você avaliou tão mal as facas do Tahar se elas também são baratas e não se deveria esperar muito delas? Apresentaram deformidade no cabo e oxidação significativas no "teste da salmoura"; mas isso não pode ser inesperado em se tratando de aço D2 e cutelaria artesanal/fundo de quintal certo? Não seria mais justo afirmar que por 20USD não se pode esperar a qualidade de uma Falkniven, seja ela chinesa, paquistanesa, sul africana e porque não, brasileira? Valeu. Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 17, 2013 Membros de Honra Postado Fevereiro 17, 2013 Jiv@ As facas do Tahar que eu comprei não sairam tão baratas quanto as Elk Ridge que eu comprei, na verdade, a que quebrou foi a mais cara delas custou o mesmo que uma do Tahar. As facas ER que eu comprei são estas aqui http://www.ebay.com/itm/Elk-Ridge-Knives-Fixed-Blade-Skinner-Knife-New-106-/250881936938?pt=Collectible_Knives&hash=item3a69ba8e2a http://www.ebay.com/itm/ELK-RIDGE-Fixed-Knives-Guthook-Hunter-8-3-8-Overall-Black-Wood-440-Knife-ER066-/390436030648?pt=Collectible_Knives&hash=item5ae7cd08b8 http://www.ebay.com/itm/ELK-RIDGE-Fixed-Knives-Guthook-Hunter-Stainless-Blade-Wood-Handle-Knife-ER108-/390436569823?pt=Collectible_Knives&hash=item5ae7d542df http://www.ebay.com/itm/Elk-Ridge-Full-Tang-Custom-Skinning-Knife-w-sheath-NEW-/121065798599?pt=Collectible_Knives&hash=item1c30157bc7 a última não achei agora no EBay pelo preço que paguei, na casa dos 15 dolares e postei um link que mostra ela mais em detalhes. O acabamento delas é perfeito em todos os detalhes, o material é excelente, algumas tem bainha de couro vaqueta bem feito, outras de nylon padrão faca chinesa. Uso-as bastante, algumas vivem na cozinha pois além de mim, minha mulher gostou muito de duas delas. Levo pro mar e pra lagoa embarcado em um levefort de 34 anos que sempre tem água no fundo, uma hora umas, noutras vezes outras. Tirando os riscos da abrasão, estão com no dia que chegaram nem um sinal de corrosão, nada de ponta quebrada ou dentes. A faca preta, dita nitretada, não descascou, está perdendo o coating progressivamente como um jeans perde a cor. O pakkawood delas está Ok, também. As facas do Tahar não aguentaram molhar os cabos, a madeira inchou, arqueou e descolou, ficou presa por atrito nos pinos de enfeite. A agua penetrou e só piorou a coisa. Nenhuma faca que eu tenho aconteceu isso até hoje. As bainhas eram de couro, uma não foi feita para a faca que acompanhou, a alça simplesmente não fecha o botão de pressão. A outra fecha, mas a faca passa pela alça. O balanço da bainha é mal feito, se você segurar a bainha no ar, o peso do cabo da faca a vira de cabeça pra baixo e em um dos casos cai no chao. A lâmina de uma delas tinha 1-1,1mm de largura perto do cabo onde devia existir o fio e isso virava um fio aspero que terminava desencontrado na ponta, que estava levemente azulada pelo calor. A outra não tinha esse problema, só o cabo fajuto. Olhando ambas de perfil, as partes da guarda e do cabo não estavam alinhadas um lado com o outro. E por aí vai. Hoje são tristes de ver com os cabos empenados. Acho que não tem o que comparar entre as facas do Tahar e as da Elk Ridge, talvez você possa comparar com as facas Tatu que vendem em feiras e mercados do RS, feitas com pedaços de tesoura de tosa, e mesmo estas o cabo não cai, a bainha é firme e balanceada e você não precisa terminar de construir a lâmina na marreta e no esmeril no fundo do quintal como se fosse um blank cru. Pra isso eu comprei um blank duma damasco estilo peixeira nordestina de um indiano por um preço mais realista. Enfim, acho que a sua pergunta supõe que as elk ridge são muito mal feitas para querer comparar com as do Tahar, não é o caso. Ah, eu não falei do "design" das lâminas nem do material delas para não por o cachorro a correr atrás do rabo, nem da retenção de fio que pra mim é suficiente nos meus 3, no máximo 4, dias de mato e barco. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.