Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Leandro,

não faço apologia a pirataria, mas vi vários relatos falando bem dessa faca falsakniven. acredito ser tão boa quanto uma também chinesa, a big fish 8". Quem me encorajou foi a Bear grylls fake. Não compraria um Iphone no Aliexpress, mas facas são ferramentes mais simples, e para o que eu quero de tiver 55 de dureza está valendo. tenho facas confiáveis para aventuras mais radicais. Se me der mal, aviso para galera não entrar na furada .

tem um vídeo alemão judiando da faquinha e ela não quebrou!

e

inté...

• Membros
Postado

Véio du Mato

Sim, concordo com vc. Acho que o papel disso aqui foi realmente mostrar pra galera que existem muitas facas fake por ai, ate trabalhos artesanais Brasileiros fantasticos como a GTC, do Gustavo em Rio Preto, ja são piratiados na china. Esse lance da Fallkniven foi pra mostrar que o que estão vendendo não é uma legitima Fallkniven, e sim uma replica (muito bonita por sinal) da faca em questão. Eu e o Cabral ja discutimos bastante sobre uns Cold Steel fake que vimos, e achamos fantasticos, parecem ser muito bons mesmo, mas a preços acima dos originais ate, ai dificulta. Enfim, todos sabendo o que realmente estão levando pra casa, fica tudo mais tranquilo, não é? Como diz um amigo meu aqui em Ribeirão: Vc leva aquilo que vc paga!

Vi o video, parece realmente que a faquinha aguenta bem o tranco, e outra, uma faca dessas dimensões nem é pra se fazer tanta estripulia com ela tb. Alias, sinceramente, nem sei se a Falkniven original suportaria tudo isso, devido ao proprio aço VG10, que é bem mais duro, e provavelmente não entortaria como essa faca entortou, simplesmente quebraria, calculo eu. Pessoalmente, no mato com uma unica faca e dependendo dela, prefiro uma que entorte e eu possa desentorta-la do que uma que quebra... Tudo tem seus prós e contras. Aço mole retem menos fio, mas suporta uso pesado. Aço duro segura muito bem o fio, mas é quebradiço... enfim, por ai se vai. Eu quase comprei uma Fallkniven Fake dessas aqui no mercado livre, so não comprei porque o preço ta alto aqui pra uma peça não legitima, e eu não compro no E-bay, não tenho cartão internacional e nem quero. O jeito é aguardar, se surgir uma fake a preço compativel, eu compro, muito me agrada o modelo da faca. Fica ai a dica, acho que o grande lance aqui é compartilhar todo e qualquer tipo de conhecimento ;)

• Membros
Postado

Leandro, concordo inteiramente com vc! :D

Também acho que só a foto é original, citei apenas como informação pois não tem como não ser fake por esse preço.

O aço que questionei é mencionado em uma Kodiac (Muela ?, provavelmente fake) e não da Fallkniven! :wink:

Não separei os assuntos no meu post ::putz:: e acho que vc se confundiu.

VdM,

Também não defendo a pirataria, mas como os preços no Brasil são surreais, se vc aprovar a F1 fake

como aprovou a BG fake, eu vou colocá-la na minha lista de opções. ::otemo::

Valeu.

• Membros
Postado

Véio du Mato

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. boa, gostei dessa! E é verdade, sobre as ditas "fake" ou "replicas", o grande lance é esse mesmo, é sempre bom dar um toque sobre o que é de verdade e o que é "promessa de politico" rssssssssssssss... É sempre bom saber o que levamos pra casa na real. Eu, como todos, claro, tb não tenho grana pra comprar tudo o que eu queria autentico. Tenho em minha coleção inumeras replicas, cito ate algumas: A minha Saico modelo Ranger é réplica da Gerber BMF; Tenho uma Boda que é replica da Buck 119; tenho uma Hamster que é replica da Buck Buckmaster; tenho uma Nautika Platoon (lixo completo, não recomendo) que é replica da Aitor Jungle King I.

Enfim, faz parte, e quando é bom, a gente posta aqui e diz que pode mandar bala, assim que dividimos conhecimentos, vivencias e impressões. Eu estou ate hj curioso com essa replica da Fallkniven... to aguardando uma por um preço justo aqui no Brasil pra abraçar ;)

• Membros de Honra
Postado

O problema da gente recomendar "réplicas" chinesas é que a quantidade de fornecedores é tão grande que nunca dá para ter certeza se o próximo lote vem do mesmo fabricante ou de outro pior (ou melhor). É como comprar as facas daquele paquistanês, o Tahar, que revendia nos EUA as coisas feitas pelos brimos no Punjab. Os primeiros que compraram falaram maravilhas, quando eu fui comprar, alem da transação ser fora dos padrões do EBay, recebi duas facas de qualidade e projeto duvidosos. A qualidade porque hoje, depois de um ano, os cabos estão se desmanchando e frouxos porque foram colados, a guarda de latão oxidou a lâmina, o D2 oxida até com o stress mecânico de cortar garrafa PET pra fazer vaso de mudas de pinheiro. O projeto porque são faquinhas curtas com uma espessura desproporcional para cortar vários materiais, por mais afiadas e persistente que seja o fio, o ângulo cliva e de nada adianta serem tão grossas porque o comprimento da lâmina não dá nenhum efeito alavanca para esses testes de abrir caixas. Quando eu disse que ainda estava procurando um uso pra um projeto mal feito me esculacharam dizendo que jamais comprariam uma faca sem saber o uso que só um zémané compraria uma faca para depois descobrir o que fazer com ela. O motivo disso é que o esculachador deve ter comprado as únicas lâminas bem projetadas que tem lâminas no lugar de cunhas e os unicos cabos que aguentam ficar de molho na pia junto com o resto das facas e talheres depois do churrasco sem inchar e rachar, além de usa-las muito pouco. Aprovar uma faca feita pra gaveta e só usada na quermesse, churrasco da igreja e no abate só dia do teste, como se para uso diário ou os usos radicais do véio du mato é muito arriscado para quem recomenda e para quem compra baseado nisso. No caso, a variação da qualidade do Tahar ficou óbvia, o cara vende facas feitas por outros em oficinas de periferia paquistanesas, uns fazem direito, outros fazem "parecido". Não adianta ter lâmina de aço caro se ela é mal projetada porque é feita de uma rebarba de uma cutelaria que produz pra Colt, CS, S&W, Gerber, etc, onde o cara trabalha. E não adianta copiar cabos bem feitos e colar a cópia com superbonder e achar que vão funcionar como os feitos corretamente. Mas os fornecedores nesse caso nunca terão feedback dos compradores.

Eu comprei ano passado uma série de chinesas 440c marca "dont ask, dont tell" por preços abaixo de 20 dolares e estou satisfeito, até acho que passariam nesses testes de dobrar lâmina com nota 5 (de 0 a 10), mas não recomendo aqui. Também comprei facas da Elk Ridge e tem desempenhado muito bem pelo preço em passeios de barco e entradas no mato mas nem são mencionadas por aqui.

Assim, eu acho complicado recomendar qualquer coisa que não seja feita por uma unica fábrica, cutelaria ou cuteleiro pois a chance de colocar os outros numa fria pela variação de qualidade é muito grande e o valor da dica no mochileiros.com é justamente o oposto disso e se procurar no site inteiro, não tem meia dúzia de casos de mochilada que foi comprometida por uma lâmina ou salva por outra, calçado, vestimenta, mochila e barraca, nessa ordem, ainda são os itens vitais.

\

• Membros
Postado

Bom pessoal,

Não é segredo para ninguém que venho há tempos evitando de postar qualquer coisa aqui no Mochileiros.

Pois bem, isso se manteria e se manterá, mas algumas coisas não dápara deixar passar!

Todos sabem tudo que já escrevi sobre aços e lâminas, coisas do tipo: se o aço é o coração da lâmina o tratamento térmico é sua alma ( a frase não éminha ); aço D-2 deve ser tratado como se fosse aço carbono, é usou , lavou secou ( já repeti isto á exaustão ); e algo que nãopostei aqui pois jánão o vinha fazendo, mas em outro fórum um amigo teve uma desagradável surpresa, em verdade, negativa mesmo, com uma kukri que se quebrou com menos de 10 golpes!

Eu lhe disse que a melhor maneira de se avaliar a qualidade da lâmina é verificar a dureza JUNTAMENTE como tamanho do grão do aço, pois em conjunto são um indicativopreciso da qualidade do tratamento térmico!!!

Pois bem, cutelaria de fundo de quintal, a menos que tenha fornos de temperatura e quiçá atmosferas contoladas, podem chegar à durezas as mais diversas, desejadas ou não, mas a qualidade do tratamento térmico como um todo depende dos protocolos corretos, sem o que, o aço nao adquiri suas melhores caracteristicas, ou antes, as caracteristicas desejáveis!

A geometria das lãminas é um problema??? Altere-as! Foi o que fiz nas minhas, inclusive na faca das imagens a seguir! Transformei-a em FFG! Quando se compra as lâminas, ao menos estas que comprei especificamente em D-2 e RECOMENDEI, está lá em letras grarrafais a descrição e as caracteristiscas e fotos inúmeras! Compra quem quer, e sabe exatamente o que vai receber!

Pois bem, ao ler o tópico, peguei a faca em questão e a levei à morsa e quebrei sua ponta! NÂO se enxerga o tamnaho dos grãos!!! Nem com esta lupa de 20x que foi usada para se magnificar os dois corpos de prova, a ponta fraturada e o corpo da lâmina!!! E olhem que esta lãmina foi desbastada no esmeril e lixas por mim para chegar ao FFG.

Claro que para isso tomei os CUIDADOS que eram REQUERIDOS para não alterar sua têmpera! Isso foi feito em várias outras lâminas!!!!!!!!!!!!

Só espero não ter que vir a quebrar a ponta de todas as minhas lâminas para comprovar o que já sei pelo uso e alguns testes que faço nas mesmas! São de qualidade!!! E muito boa por sinal!!!!!! Use-as de acordo com o que o material exige, e não terá problemas! E mais, a maioria das minhas D-2 foram adquiridas como blanks e eu coloquei os cabos! E as que vieram encabadas, apesar do uso ( correto ), estão perfeitas!

A prova está ai! É fato, não é suposição e nem abstração! Os amigos que tirem as conclusões que lhes forem mais adequadas!

De minha parte, vou continuar não postando por aqui por motivos óbvios!

598d9fdd73111_Resizeof1.JPG.b8531dec2cc0956463fd92f64c581ca0.JPG

598d9fdd77b62_Resizeof2.JPG.4e6762e2235671b2a6c2eeef8a0dd1d4.JPG

598d9fdd7d4ea_Resizeof3.JPG.dec3c14bc9a2438383a9878f161cdafc.JPG

598d9fdd831ed_Resizeof5.JPG.b26a7e9d4fc13a11cd30a78a68c17fae.JPG

Nestes links as imagens podem ser vistas em full size:

http://i46.tinypic.com/2cctaih.jpg

http://i50.tinypic.com/16a9o5e.jpg

http://i49.tinypic.com/2z69f91.jpg

http://i46.tinypic.com/6dr0ug.jpg

Abraço

• Membros
Postado

Meninos, he he he he!!!! a tempo passa e a turminha continua brava...

Vou contar uma "estória", certa vez numa das minhas andanças tive o privilégio de ver uma exposição no meu "ídolo" enquanto aventureiro, o Sir Ernest Shackleton, estavam lá as suas poupas, tralhas e até uma pequena faca(bem simples e enferrujada) que usou na sua jornada épica na antártica, quando o seu navio o Endurance ficou prezo no gelo e conseguiu chegar na ilha Georgia do sul, por que estou falando isso? Porque até o maior aventureiro do mundo, numa das maiores façanhas da humanidade tinha uma faca que nem se compara a essas peças de "grife" que temos hoje. Digo e repito, facas são instrumentos simples, tanto uma Fallkniven original de U$150 dólares quanto uma chinesa de 1,99 vão lhe ser útil. ponto final! fui escalador e convivo no meio, o meu cunhado era o Bernardo Arantes que morreu a pouco tempo escalando na Patagônia Argentina, e repito, Não é seguro ir pro mato sem ao menos um canivete. O Trauco tem razão quando fala que a faca não é o instrumento mais importante numa situação de emergência, mas não listou a mais importante, Um cantil, para nós, desidratação mata mais que hipotermia ou inanição.

Cabral, agora é assim, ensaios destrutivos!!! ::ahhhh:: nós temo um "noss"!!!!!! he he he!!!!

inté...

• Membros
Postado

Amigos, inda estou na pg 202... :roll: é muita coisa boa pra ler. :D

Opiniões divergentes fazem parte da riqueza do fórum e ocorreram muitas. ::Ksimno::

Pra quem chegou agora cabe dizer muito obrigado e separar o que lhe pode ser útil.

Obrigado VdM ::cool:::'>

Obrigado Trauco ::cool:::'>

Obrigado Leandro ::cool:::'>

Obrigado Cabral ::cool:::'>

Obrigado Diego, E, Guimarães, Santos, Fenir, Frico, Koioz,etc... ::cool:::'>

Mesmo discordando vocês ajudam quem precisa de orientação ou apenas busca conhecimento. ::otemo::

Valeu.

• Membros
Postado

Olá a todos! raramente eu entro logado mas fiz questão de logar só pra dizer que faço minha as palavras do Jiv@s. Muita coisa eu aprendi aqui. Todo dia eu dou uma passadinha pra ver o que encontro de novo e é sempre muito bom. Eu particularmente me interesso muito por facas desde criança. Só tenho a agradecer. Obrigado ao cabral e ao André Miranda que já responderam alguns e-mails.E tenho certeza que qualquer um desses feras que o Jiv@s mencionou fariam o mesmo. Obrigado a todos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...