Membros de Honra trauco Postado Setembro 12, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 12, 2012 A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza. A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol. O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos. Citar
Membros rafael trentin Postado Setembro 13, 2012 Membros Postado Setembro 13, 2012 A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza. A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol. O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos. Pois é, tu ja me comentou sobre isso, é de se pensar sim, embora eu não lembre de ninguém ter usado isso... Mas com o oleo de canola esta ficando bem legal mesmo! O jeito é ir testando, eu sou um cego tateando! kkkk Não estou só, trago imagens também! kkk Pequena faca para cozinha Aço: Disco de serra para madeira (1050, talvez 1070) Tempera integral em óleo Cabo: Madeira desconhecida Pinos: Latão Comprimento total: 25cm Comprimento do cabo: 11,4 cm Espessura: 2mm Abraço Citar
Membros rafael trentin Postado Setembro 13, 2012 Membros Postado Setembro 13, 2012 Cabral, o mateiro que não tem um facão tramontina ta lascado, claro que tenho um, vou testar depois! Citar
Membros rafael trentin Postado Setembro 13, 2012 Membros Postado Setembro 13, 2012 Mestre cabral... A turma da parafina passou pelo facão tramontina, então fica no intervalo de 53 a 55 hrc... Se lembra daquela lamina que eu fiz um teste de destruição? Não joguei ela fora, testei ela no vitorinox e passou com louvor, com certeza tem mais de 56hrc, vai ver foi o revenimento, não me lembro bem a temperatura que usei só sei que foi menos de 200ºc! Se tivesse uma afiação adequada pra trabalho pesado ia passar tranquila pelo prego e moeda, mas como era pra cortar carne né... kkk Abração Citar
Membros cabraljr Postado Setembro 13, 2012 Membros Postado Setembro 13, 2012 Rafael, Boas falas! Parece que agora a chave então será mesmo o revenimento, algo na casa dos 160 graus... Parabéns! Abraço Citar
Membros Frico Postado Setembro 14, 2012 Membros Postado Setembro 14, 2012 Galera, Os Aços ats 34 e aus 8 tem propriedades semelhantes ao D2 ou num tem nada há ver? srsrsrsr Agradeço a ajuda! Citar
Membros cabraljr Postado Setembro 14, 2012 Membros Postado Setembro 14, 2012 Frico, Nadinha haver! Os aços citados tem maiores correlações em termos de aplicação e caracteristiscas com o 440C, apesar de ambos serem bem menos tolerantes à oxidação que o 440C. Abraço Citar
Membros Frico Postado Setembro 14, 2012 Membros Postado Setembro 14, 2012 Frico, Nadinha haver! Os aços citados tem maiores correlações em termos de aplicação e caracteristiscas com o 440C, apesar de ambos serem bem menos tolerantes à oxidação que o 440C. Abraço Desculpe a ignorância srsrsrrs, quer dizer que tem desvantagens em relação aos 440 e D2? A propósito... a jumenta tá caminhando! Pedi pra um amigo meu fazer guardas em aço inóx preu pôr na JUMA. Tipo essa de latão do tahar. Posso chamar de guarda mesmo? kkkk Essa peça de metal que fica entre a lâmina e o cabo kkkkkkk Tenho muito a aprender. Qual a melhor forma de fixar essas peças? Citar
Membros cabraljr Postado Setembro 14, 2012 Membros Postado Setembro 14, 2012 Frico, Tem vantagens e desvantagens em relação à ambos! É sempre assim, ganha-se deum lado e perde-se de outro. O ATS-34 tem grão menor que o 440C e maior tolerância a altas temperaturas graças a adição de 4 a 5x mais molibdênio, porém note que é diminuída de forma significante a quantidade de Cr para poder contribuir na diminuição do tamnaho dos grãos. No caso do ATS-34 a adição de Mo além de aumentar a tolerância à temperaturas mais elevadas de trabalho, diminuir o tamanho do grão e contribuir para maior potencial de endurecimento, permite que este aço seja endurecido até a casa dos 60 RC mantendo robustez e resiliência semelhante ao 440C na casa dos 58 RC. Nestas condições sua retenção de fio costuma ser um pouquinho melhor que a do 440C 2 pontos menos duro. Com relação ao D-2 não tem muita comparação pois são aços diferentes para diferentes aplicações. O D-2 é para aplicação em trabalhos à frio, o contrário do ATS-34. O D-2 tem quase 50% mais de C e é muito, mas muito resistente à abrasão quando comparado com o ATS-34. Em em mesma dureza de 60 RC, o D-2 tem cerca de 30% mais tenacidade que o ATS-34. Sua grande desvantagem é que tem bem menos resistência à corrosão. Em linhas gerais, é isto! Segue um gráfico só para mostrar a composição dos 3: Abraço Citar
Membros cabraljr Postado Setembro 14, 2012 Membros Postado Setembro 14, 2012 Frico, Esta porção de metal que você indicou chama-se "bolster". tirando a aplicação estética, sua função basicamente é equilibrar a distribuição de peso da lâmina como um todo. Abraço Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.