Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Cabral

Resultados, minha neck knife fez uma pequena marca na espinha do victorinox e tambem uma pequena marca na lamina, marcas bem pequenas mesmo, então creio que esteja com +- 56hrc! ::otemo::

A neck foi temperada no oleo de canola, ja as outras que foram temperadas em parafina não marcaram o victorinox então tem menos de 56hrc... ::sos::

Creio que esteja por volta de 54hrc...

Abraço

• Membros
Postado

Rafael,

Se as duas indentações são bem semelhantes ( idealmente observadas sob magnificação ) então deve ter realmente a dureza semelhante.

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

Se você tiver uma Guepardo, tanto a minha Police, quanto a Amazon e a Big Fish marcaram em torno de 54 RC já daria para verificar melhor a dureza da turma da parafina.

Este sistema só fica preciso mesmo depois que você tem lâminas em diferentes durezas, testadas e aferidas umas contra as outras.

Se no revenimento usou ciclos de 200 graus, talvez usar 150/170 lhe consiga 1 ou 2 pontos à mais de dureza...

Abraço

• Membros
Postado

Rafael,

Não precisa chegar à este ponto.

Você deve ter um facão Tramontina; teste a galera da parafina contra ele. Normalmente a dureza destes facões em aço carbono fica em torno de 52/53 RC. Ao menos o meu é nesta faixa.

Abraço

• Membros
Postado

Salve senhores,

posto para dizer que ainda estou vivo!!!! ::sos::

Frico, eu tenho essa do bear em ATS34, me parece que ela tem os 62 de dureza prometidos, estou bem satisfeito com ela.

Cabral, vejo que continua na ativa, he he he....

inté.....

• Membros
Postado

Aleluia!!!!!!!!!!! Ele está vivo!!!!!! Boas vindas Veio!!! Massa!!! Veio, já deu uns cacete nela pra ver até quanto aguenta?

To pesquisando pegar uma.

• Membros
Postado

Grande amigo!

Ótimo tê-lo de volta! ::otemo::

Estes fóruns perdem muito com sua ausência, pois suas contribuições são fundamentais! ::sos::

Agora que seu corre-corre como mestre de obras está quase encerrado ( por algum motivo esta tarefa parece nunca ter fim real ) podemos voltar a desfrutar das ´sabias intervenções do nosso Mestre VDM!

E já chega para sanar a dúvida, e claro, diminuir a já proverbial ansiedade do amigo frico!

Seja muito bem vindo de volta! ::otemo::::otemo::

Grande abraço

• Membros
Postado

Que anisiedade??? kkkkk ::dãã2::ãã2::'>

VDM, cara fala mais da do Bear. É bruta? Full tang? Quer dizer que é massa mesmo?

Se decidir por essa, economizo uns 120 contos no lugar da Kabar ou ontário srsrsrsr

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...