Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Então....essa afiação convexa com eva eu aprendi na enciclopédia que c postou no YT. Já estou torturando 3 xinklings há dias, e já tem um facãozinho tramonta no tronco pra hj : )

Uma dúvida: No caso de lâmina pra litoral, inox.....o processo é o mesmo? Se bem, que pra lâmina de pesca e alimento....o fio deveria ser scandi, né....

• Membros
Postado

Gribel,

O processo é mesmo independente se o aço é inox ou carbono. O que muda é a questão dos ângulos,mas não pelo motivo do aço ser inox ou não, e sim pela questão da dureza e estabilidade de fio.

Aços como o D-2 por exemplo, que eu aprendi a gostar, simplesmente vai ser uma sucessão de micro-dentes se o ângulo de afiação baixar dos 20 graus de cada lado. Já o aço M42 de 3 lâminas minhas pode tranquilamente ser usado em 15 graus e até 10 graus de cada lado para cortes mais controlados que sua dureza de 63 RC segura as pontas.

Com relação ao fio scandi, a única tarefa na qual ele realmente se destaca é no entalhe de madeira! Isso porque aquele imenso desbaste scandi permiti que você apoie toda aquela área na face da madeira o que lhe dá um controle incomparável ao entalhar detalhes. Para qualquer outro corte, sua habilidade de corte está entre as piores, talvez só comparável ao saber grind flat.

Em uma fileteira o scandi até se sai bem porque via de regra estas facas tem 1mm de espessura ou até menos na espinha. Como regra, fios começam a ter bons desempenhos em espessuras menores que 1mm no ombro ( onde acaba o desbaste scandi e começa o corpo da lâmina ); então se o próprio corpo da lâmina tem esta espessura, ela irá cortar bem!

Uma outra suposta vantagem de lâminas fileteiras com perfil scandi em usos no mar, é que com o tamanho da área do desbaste scandi fica fácil você apoiá-la na pedra e reafiar corretamente mesmo com o barco jogando de um lado para outro.

Você deve testar e ver qual opção é melhor para você. Eu tenho duas fileteiras da Rapala que são scandi e em aço mais mole. Não tive dúvidas e dei-lhe um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado, mais acentuado até que seu scandi original ( 12 graus de cada lado ) e um micro-fio de 20 graus de cada lado para que pudesse ter uma durabilidade um pouco maior. São ótimas para filetar e trabalhar com verduras, mas mesmo com o micro-fio tenho que retocá-las com frequência por causa da dureza baixa do aço delas, mesmo supostamente sendo um Sandvik 12C27.

Abraço

• Membros
Postado

Tendi.....Vou tentar fazer isso numa tramontina velha que tenho...que vinha com a Amazonas. Inox , é única que possuo...e por enquanto é a minha fileteira/cozinheira oficial. Só não tenho como saber o aço dela...então vou escarafunchar na net pra assuntar.

Sem palavras, Cabral. Vc é um cara bacana por demais : )

• Membros
Postado

Gribel,

Nem precisa procurar muito,pois as facas da Tramontina ou são em 420 ou se forem mais recentes, podem também ser em Sandvik 12C27 ou Krupp 4116.

Em ordem de tolerância à corrosão seria 420, 4116 e 12C27. Em retenção de fio a ordem se inverte ( quando em mesma dureza ).

A dureza média, deve ficar entre 53 e 55/56 RC.

Como já escrevi ( acho que até aqui no Mochileiros mesmo, talvez no tópico afiação ) pode ser qe estes aços nestas durezas se beneficiem de acabamentos em pedras ( ou lixas ) com grana de no máximo 400, para terem boa agressividade de corte e TALVEZ um pouquinho mais de retenção de fio. Em todo caso, é mais provável que o fio de sua faca role/vire ou achate se sofrer impacto ( deformação plástica permanente ) do que forme micro-dentes. Uma chaira lisa ou mesmo a borda de um destes copos tipo "pirex, duralex, etc ) ou prato de porcelana ou mesmo de vidro com borda mais arredondada e uniforme deve funcionar para realinhá-lo.

Sempre me ajudaram quando precisei e boa parte do que sei me foi repassado de forma desinteressada;nada mais justo que procurar fazer o mesmo!

De qualquer forma, sou-lhe muito grato pela extrema gentileza!!!

Grande abraço

• Membros
Postado

Aê galera!!! Há quanto tempo... Estou de volta e junto comigo a febre do aço voltou com tudo!!!kkkkkk

Eu como sempre, em busca da Jumenta perfeita. Agora quero uma campestre. E como sou um antigo "sempre iniciante", peço a a ajuda de vcs. Tô na dúvida.

Becker Bk2 da Kabar (alguém aqui já ouviu falar dessa? srsrsrsr)

bk2.jpg

ou a ONTARIO TAK-1 D-2 ?

ON-TAK1D2.JPG

Qual dessas vcs pegariam e o pq? Sei que é pessoal, mas quero opiniões de vcs meso para decidir.

Tava querendo a Eseee-5, mas desisti, pois a jumenta dessa raça é cara bagarai. srsrsrrssr

Vai ser entre essas duas mesmo!!

• Membros
Postado

Frico,

Basicamente você está entre duas boas lâminas!!! Escolha a que mais te deixar assim "ó": ::love::

Com a BK2 você terá cerca de 1,25mm a mais de espessura de espinha e aço 1095.

Com a RAT terá 4,75mm de espessura máxima na espinha e aço D-2.

Eu pessoalmente gosto mais do perfil da RAT do que da BK2,mas isto é gosto pessoal. A RAT pelo aço D-2, mesmo sendo na mesma dureza da BK2, deve manter o fio por mais tempo. Se bem me recordo de alguns testes CATRA da Spyderco comentados por Sal Glesser, o D-2 ( não o CPM-D2 ) realizou mais que o dobro de cortes do que o 1095.

Em assim sendo, pela geometria geral da lâmina e desempenho eu como escolha pessoal ficaria com a RAT.

Abraço

• Membros
Postado

Muito massa saber disso Cabraljr!!! Não achei quase nada falando da RAT por onde pesquisei. Mesmo sendo opinião pessoal, tendo como base essas informações, já fico mais pr dentro dessa bicha. srsrsrrssr

Valeu Cabraljr, sempre me auxiliando srsrsrsrsrsr.

Meu povo, mais alguém???

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...