Membros Gribel Postado Agosto 25, 2012 Membros Postado Agosto 25, 2012 Recentemente adquiri uma Clipper de carbono. Rapaz...fiquei chocado com o fio da monstrinha. Nunca havia visto um trem desses...Literalmente um estilete em faca. Leve, é claro. Agora, acho que deixo a faca pesada em casa. vou testar só com a Mora, um facãozinho pras brutezas e um sak parrudo. Citar
Membros rafael trentin Postado Agosto 25, 2012 Membros Postado Agosto 25, 2012 To querendo comprar uma mora ou essa nova da CS!! _____________________________________________ Primeira neck knife que fiz! Espero que gostem! É de mola de fusca(5160), tem 3mm de espessura, 13cm de comprimento total. Fiz tempera dupla integral em óleo de canola, e duplo revenimento... Antes fiz um corpo de teste para testar a tempera, resultado muito satisfatório, grão finíssimo, quebrou com extrema facilidade(muito duro), acho que foi possível alcançar uma dureza maior que com a tempera em parafina... A bainha não ficou bonita, mas funciona, estou aprendendo a mexer com pvc, depois farei uma definitiva, essa é provisória! Citar
Membros EduardoJS-MA Postado Agosto 25, 2012 Membros Postado Agosto 25, 2012 rafael trentin Essa sua neck knife é linda cara Parece faca de cuteleiro famoso de tão caprichada que está ! Uma curiosidade, como você fez o desbaste do fio ? chega a impressionar como ele é uniforme. Parabéns . Citar
Membros Gribel Postado Agosto 25, 2012 Membros Postado Agosto 25, 2012 Bela peça, Rafael. Parabéns, rapá!! Citar
Membros Gribel Postado Agosto 25, 2012 Membros Postado Agosto 25, 2012 Cara...a CS eu não ví pessoalmente...e essa Morinha vale a pena. Barbeei a cara à seco com ela, com talco. Dá medo dela...rs. Mas to pensando numa neck sua, pra próxima compra : ) Citar
Membros cabraljr Postado Agosto 26, 2012 Membros Postado Agosto 26, 2012 Gribel, hehehehehehehe, estas suecas são mesmo "indecentes"! Só preste atenção ao fio dela, pois se for um scandi verdadeiro ( apenas o fio resultante deste "imenso" desbaste de um lado e outro ), ele não irá durar se você o submeter a tarefas como lida com madeira ou corte de alimentos em tábuas. Fatalmente irá rolar/virar! Na minha Mora Classic já testei aplicar somente um micro-fio de 15 graus de cada lado; nem assim aguentou... tive mesmo que fazer um micro-fio de 20 graus de cada lado para que pudesse manter o fio por um tempo decente. O desbaste scandi nas Moras é em média de 11 a 12 graus de cada lado, o que dá um ângulo total do fio de 22 a 24 graus, que mesmo na dureza de 59 RC não tem a robustez necessária. Teste em casa antes de ir para o mato para que não tenha surpresas desagradáveis. Abraço Citar
Membros cabraljr Postado Agosto 26, 2012 Membros Postado Agosto 26, 2012 Rafael, Como eu já disse, sua baby ficou muito ajeitada mesmo!!! Parabéns! Daria para me passar a medida do desbaste do fio, a largura da borda extrema até o ombro só para matar minha curiosidade do ângulo da mesma? No "zoiômetro" aqui eu calculei algo como 14 ou 15 graus de cada lado... Abraço Citar
Membros Gribel Postado Agosto 26, 2012 Membros Postado Agosto 26, 2012 Mestre Cabral....bom dia. Então , rapaz....o corte é fino. Eu não iria usá-la pra trabalhos pesados, mas imaginei trabalhar entalhes com ela, sim...enfim...na verdade estou montando uma seleta de lâminas que pretendo combinar. Acabei essa noite, depois de muita tormenta e literalmente, não dormir, tamanha a doença, de optar por uma javali dois bronzes da Santa fé no lugar de uma BK2. Heresias (?) à parte, prevaleceram gosto pessoal, equivalência no equipamento, e a intenção de evitar a militarização estética no todo, e apoio ao produto brasileiro. E pra essa tralha, pelo tempo parado e por ( antigamente ) usar durante 20 anos uma "Cabeça de Águia" da Eberle ( rombudaça, bruta....e linda, apesar de rabo de rato ) até pra processar alimento e entalhe fino ( não me pergunta como ), to reunindo aqui material ( vide seu excelente show de vídeo ) ,juntar ferramental, estudar e aprender - e ter o mínimo de traquejo e competência pra ser responsável pelo bem estar das danadas. Desde já, incusive, agradeço a gentileza e a generosidade dos ensinamentos e dicas. Abração : ) Citar
Membros Gribel Postado Agosto 26, 2012 Membros Postado Agosto 26, 2012 20 graus, Cabral? C usa o que nessa microafiação? Lixa? E usa o que como cabarito? Citar
Membros cabraljr Postado Agosto 26, 2012 Membros Postado Agosto 26, 2012 Gribel, Não acho que seja nenhuma heresia você trocar a BK2 por outra faca de sua preferência. Eu até acho interessante a BK2,mas não a trocaria por exemplo, no uso, pela minha Condor Rodan que tem um desempenho excepcional ( já estou perdendo um pouco da birra com aço carbono... )! Tralha pessoal é tralha pessoal; tem que se usar o que lhe é mais familiar e cômodo! O pessoal sempreme pergunta: o que é melhor, silagem de milho ou capim elefante no cocho? A resposta é: aquilo que o produtor se sentir mais apto e mais confortável de produzir. Bem manejados, ambos darão resultado muito bom na produção de leite! Com relação à Mora, em a sua sendo scandi puro ( dê uma checada com uma lupa de maior aumento ), use até mesmo um cabo de vassoura que é madeira bem mole, e dê umas pancadas sem força no sentido perpendicular dos vêios da madeira, faça umas cavilhas também cortando perpendicular aos vêios e faça algumas "pontas de estaca" nele; cheque o fio então. Com relação ao que uso na afiação, as lixas quase não são usadas, pois não gosto de fios convexos ( lixa + um meio resiliente ) e para fios em V ( desvaste de alívio + micro-fio ) só uso as pedras. As lixas somente para arredondar o ombro do desbaste de alívio para ganhar mais um "tiquitinho" em habilidade de corte. Dê uma olhada neste link e verá a minha tralha de afiação. Os ângulos já são dados pelos dispositivos que chamo de "anguladores", pois apesar de conseguir ângulo bem aproximado com a pedra flat na mesa, eles facilitam e muito a vida... http://pt.scribd.com/doc/94991957/Tralha-de-afiacao-e-links-de-video-da-melhor-tecnica-de-afiacao-de-facas-e-canivetes Qualquer dúvida é só dar um toque. Abraço Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.