Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Recentemente adquiri uma Clipper de carbono.

Rapaz...fiquei chocado com o fio da monstrinha. Nunca havia visto um trem desses...Literalmente um estilete em faca. Leve, é claro.

Agora, acho que deixo a faca pesada em casa. vou testar só com a Mora, um facãozinho pras brutezas e um sak parrudo.

• Membros
Postado

To querendo comprar uma mora ou essa nova da CS!!

Primeira neck knife que fiz! Espero que gostem!

É de mola de fusca(5160), tem 3mm de espessura, 13cm de comprimento total.

Fiz tempera dupla integral em óleo de canola, e duplo revenimento...

Antes fiz um corpo de teste para testar a tempera, resultado muito satisfatório, grão finíssimo, quebrou com extrema facilidade(muito duro), acho que foi possível alcançar uma dureza maior que com a tempera em parafina...

DSC03184.JPG

A bainha não ficou bonita, mas funciona, estou aprendendo a mexer com pvc, depois farei uma definitiva, essa é provisória!

DSC03187.JPG

DSC03195.JPG

• Membros
Postado

rafael trentin

Essa sua neck knife é linda cara ::otemo:: Parece faca de cuteleiro famoso de tão caprichada que está ::ahhhh:: !

Uma curiosidade, como você fez o desbaste do fio ? chega a impressionar como ele é uniforme. Parabéns ::otemo:: .

• Membros
Postado

Cara...a CS eu não ví pessoalmente...e essa Morinha vale a pena. Barbeei a cara à seco com ela, com talco. Dá medo dela...rs.

Mas to pensando numa neck sua, pra próxima compra : )

• Membros
Postado

Gribel,

hehehehehehehe, estas suecas são mesmo "indecentes"!

Só preste atenção ao fio dela, pois se for um scandi verdadeiro ( apenas o fio resultante deste "imenso" desbaste de um lado e outro ), ele não irá durar se você o submeter a tarefas como lida com madeira ou corte de alimentos em tábuas. Fatalmente irá rolar/virar!

Na minha Mora Classic já testei aplicar somente um micro-fio de 15 graus de cada lado; nem assim aguentou... tive mesmo que fazer um micro-fio de 20 graus de cada lado para que pudesse manter o fio por um tempo decente.

O desbaste scandi nas Moras é em média de 11 a 12 graus de cada lado, o que dá um ângulo total do fio de 22 a 24 graus, que mesmo na dureza de 59 RC não tem a robustez necessária.

Teste em casa antes de ir para o mato para que não tenha surpresas desagradáveis.

Abraço

• Membros
Postado

Rafael,

Como eu já disse, sua baby ficou muito ajeitada mesmo!!! Parabéns!

Daria para me passar a medida do desbaste do fio, a largura da borda extrema até o ombro só para matar minha curiosidade do ângulo da mesma? No "zoiômetro" aqui eu calculei algo como 14 ou 15 graus de cada lado...

Abraço

• Membros
Postado

Mestre Cabral....bom dia.

Então , rapaz....o corte é fino.

Eu não iria usá-la pra trabalhos pesados, mas imaginei trabalhar entalhes com ela, sim...enfim...na verdade estou montando uma seleta de lâminas que pretendo combinar.

Acabei essa noite, depois de muita tormenta e literalmente, não dormir, tamanha a doença, de optar por uma javali dois bronzes da Santa fé no lugar de uma BK2. Heresias (?) à parte, prevaleceram gosto pessoal, equivalência no equipamento, e a intenção de evitar a militarização estética no todo, e apoio ao produto brasileiro.

E pra essa tralha, pelo tempo parado e por ( antigamente ) usar durante 20 anos uma "Cabeça de Águia" da Eberle ( rombudaça, bruta....e linda, apesar de rabo de rato ) até pra processar alimento e entalhe fino ( não me pergunta como ), to reunindo aqui material ( vide seu excelente show de vídeo ) ,juntar ferramental, estudar e aprender - e ter o mínimo de traquejo e competência pra ser responsável pelo bem estar das danadas.

Desde já, incusive, agradeço a gentileza e a generosidade dos ensinamentos e dicas.

Abração : )

• Membros
Postado

Gribel,

Não acho que seja nenhuma heresia você trocar a BK2 por outra faca de sua preferência. Eu até acho interessante a BK2,mas não a trocaria por exemplo, no uso, pela minha Condor Rodan que tem um desempenho excepcional ( já estou perdendo um pouco da birra com aço carbono... )!

Tralha pessoal é tralha pessoal; tem que se usar o que lhe é mais familiar e cômodo! O pessoal sempreme pergunta: o que é melhor, silagem de milho ou capim elefante no cocho? A resposta é: aquilo que o produtor se sentir mais apto e mais confortável de produzir. Bem manejados, ambos darão resultado muito bom na produção de leite!

Com relação à Mora, em a sua sendo scandi puro ( dê uma checada com uma lupa de maior aumento ), use até mesmo um cabo de vassoura que é madeira bem mole, e dê umas pancadas sem força no sentido perpendicular dos vêios da madeira, faça umas cavilhas também cortando perpendicular aos vêios e faça algumas "pontas de estaca" nele; cheque o fio então.

Com relação ao que uso na afiação, as lixas quase não são usadas, pois não gosto de fios convexos ( lixa + um meio resiliente ) e para fios em V ( desvaste de alívio + micro-fio ) só uso as pedras. As lixas somente para arredondar o ombro do desbaste de alívio para ganhar mais um "tiquitinho" em habilidade de corte.

Dê uma olhada neste link e verá a minha tralha de afiação. Os ângulos já são dados pelos dispositivos que chamo de "anguladores", pois apesar de conseguir ângulo bem aproximado com a pedra flat na mesa, eles facilitam e muito a vida...

http://pt.scribd.com/doc/94991957/Tralha-de-afiacao-e-links-de-video-da-melhor-tecnica-de-afiacao-de-facas-e-canivetes

Qualquer dúvida é só dar um toque.

Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...