Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Mas esse aço não era 1070?

Quando se usa aço reciclado nunca da para afirmar com certeza o aço, inicialmente achava ser 1070 agora penso ser 1065 ou 1045... ( http://www.sbccutelaria.org.br/wiki/index.php?title=A%C3%A7os_para_Cutelaria )

Nem mesmo a mola de kombi se pode afirmar ser 5160, o que se sabe é que a maioria dos fabricantes usava esse aço, é uma ciência empírica! :lol:

Pelo que se vê nas especificaçoes dos fabricantes de discos de serra, é 1070 mesmo. Aí não teria tão pouco carbono, mas o assunto no tópico ``faça sua faca´´ vocês ja discutiram o acontecido.

Enquanto isso, durante o feriadão eu tive a primeira experiência negativa com aço 440. Ao rachar uma tora de lenha no seu comprimento, uma lâmina de 22cm x 5mm quebrou-se em dois na minha mão quando bati o conjunto tora+lâmina contra o solo. Era a quarta peça de um galho caído que cortei em pedaços de +- 30 cm com a mesma faca. Pena, ela vinha apresentando bom resultado em tudo: em casa podou galhos no jardim, rachou torinhas de euclipto pra lareira, derrubou mato e aguentou um fim de semana pescando em Ubatuba sem manchar ou enferrujar e funcionou até o sábado do feriadão sem perder o fio para essas tarefas, apresentar dentes, etc. Olhando a fratura a conclusão que se chega é que ela estava dura demais em toda a sua extensão.

Sorte que eu tinha levado junto um facão de aço carbono para ``maltrata-lo´´ que usei para terminar o serviço.

• Membros
Postado

Poxa, deve ser frustrante!

Nesse feriadão resolvi fazer uma indiada com 2 amigos meus que também gostam de acampar fomos para o Parque nacional de santa teresa no UY, e a previsão perto da fronteira era de temperaturas beirando 0º e sensações térmicas negativas(quinta era -14º)...

Acampados eramos só nos, tínhamos um camping de 10km² a nossa disposição, de resto havia algumas famílias e uns surfistas na cabanas da praia de la moza!

Foi praticamente como um camping selvagem, testei minha faca de mola de f1000 de tudo que era jeito, se saiu muito bem reteve bem o fio rachando lenhas, cortando cordas, cortando o assado e até tirando um espinho da minha mão, pena que não tirei fotos usando a faca...

Mas para processar lenha pequena e media nada melhor que um facão de aço carbono, e para as lenhas grandes um machado!

No mais, foi um belo acampamento com dias sem nuvens, pouco vento, belas paisagens, temperaturas baixas porem suportáveis com o equipamento certo, comprei um isolante térmico que me surpreendeu, sempre fui cético quanto a isso mas ele realmente me isolou do chão úmido e frio, e meu saco de dormir da "Doite" estilo sarcófago segurou o frio tranquilamente! Meus amigos que dormiram e um colchão inflável sentiram um pouco de frio, já aprenderam a lição...

• Membros de Honra
Postado

Rafael

Eu só levei o facão de aço carbono porque a viagem foi de carro até a beira do rio, se tivesse que ir de ônibus, não levaria o facão. Além disso, dependendo do lugar que você acampa, facão e machado são vistos como motoserra e facas de 22cm não costumam trazer problemas (a menos em João Pessoa, onde um amigo teve uma semelhante a sua confiscada pela polícia quando ele a usava pra comer na praia).

Esse lugar que você foi é onde fica um forte espanhol, não? Eu achei que você ia pro Rio Negro ou para a Serra do Herval pois tenho um ex-aluno pelotense que sempre que pode, vai para esses dois destinos, um mais frio que o outro, segundo ele.

Santa Teresa é um daqueles lugares fortificados que trocou de mãos depois do acordo de Sto Ildefonso que entregou as Missões a Portugal e Sacramento aos espanhois?

• Membros
Postado

Agradecido pela recepção, Cabral.

Pelo visto é uma faca bem desconhecida mesmo, não achei quase nada dela.

E a marca não é muito elogiada... mas de qualquer forma, ainda estou pesquisando qual faca comprar, e qualquer informação é útil.

Abraços.

• Membros
Postado

Trauco

Pois é, facão e machados geralmente são vistos como armas de destruição em massa!! hahaha

Quando na verdade, só foram usados para processar galhos secos e mortos...

Exato, o parque nacional santa teresa é um complexo que tem como principal atração o Forte de Santa Teresa que é administrado pelo exercito uruguaio, já foi brasileiro, mas foi retomado pelos espanhóis, hoje é do Uruguai, fica uns 30km do Chuy, os uruguaios não dão bola pros facões e machados e fogueiras, contanto que se retire a lenha das áreas autorizadas por eles, que são bem distribuídas pelo parque.

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v-qZIxgKj47R3_blBX6vhezCNx0SgQJ4xuQ6NdFz1vCms2SfYdbrE5Iv0Io-DKLRMsN5P98wzgqtaGh3VC01nPAJtU9VCSHNSgrb-GZXGwUg__Vb6hFAF4Dg.jpg

Entrada da fortaleza e museu.

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sEOgoXfR2IYgjlojS3kFA4ESxEPZDInUJYhV6rq3PWTFdEnO7Q_rSavaek1zz92WgEEC8J89_IIHhfYkvG9blPAJtU9VATwYfVKK4T3Eel2EUnSxyRgFf0xQ.jpg

Vista de dentro da fortaleza, se enxerga todo o pampa do uy/br.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82veebeCajSOERn6hGUKjXPMOuNoCCXx2T3s-0vblORhW1qJOfNMgcjutjACkWDxDljlJO6XOCeN9MxJd9h0KedJAJtU9VBO3limxTFzxSMl0kPuzCFi6rJRWQ.jpg

As cabanas no alto das ladeiras rochosas com vista para o mar.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uedS7YqiVBTiJtCXM7WGrPxQid_zkHw_S9DSElkb_beXlXzVvFPNyZ-ThUTA33zRT8qqk5F9rGIUxl_AoaJIOIAJtU9VCHWggzFDC9aT-BFuZgHmKSaH2l6w.jpg

Decida para a praia.

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uYYDaY1NPfdQ62b2hVbt6bqfTb7Jn6zSPlixI8hxFM0ShLB8qMDsRONs46jstp-RlsVa8kFgN1ug__Ak9EBmVvAJtU9VB1Wy63_bLvcf4qBNte-WCv44vgwQ.jpg

Montando acampamento

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tIoFnbVs_HZ9ZJQG1C4hieaTbCRVSFwqLDBmM9S_EvzSrjznctm02PgkMSj_XLG72FfRYb2fRPKIpPX6IohKDpAJtU9VBjcNjiu4Cd6iU4Yg3b5-CZ7h-WFw.jpg

Uma visita de um sorro, provavelmente atraído pelo cheiro da comida!

Enfim, é um lugar lindo, praias parecidas com as de SC com um toque uruguaio, para mostrar tudo teria que postar milhares de fotos, vale a pena conhecer! Acampo lá a 6 anos seguidos nas pascoas e só esse ano descobri que tem um zoológico la dentro! hahaha

Vou pesquisar esses lugares que tu falou, quem sabe as próximas indiadas vão ser lá! Obrigado!

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Rafael

É bonito mesmo, olhei no maps.google.com e da pra ver que tem umas aflorações rochosas que criaram uma série de enseadas sem ser aquela praia reta e contínua de mar aberto que começa em Torres/RS. No maps falam que fizeram florestamento artificial, isso costuma barrar o vento e as dunas e se não for intensivo demais (pela foto não é) cria um ambiente propício à fauna (como a presença do graxaim parece comprovar). Pena que fica fora de mão pra quem não tá de carro.

Os locais que eu falei são longe de Pelotas, o rio Negro fica na altura de Bagé e a serra do Herval fica a meio caminho. O pai do meu aluno tinha uma loja de armas e pesca antes de proibirem e ia caçar na serra e pescar no rio (ambos semi-clandestinamente). Agora parece que javali ta liberado nessa região e os uruguaios só prendem que jogar rede nos rios deles.

• Membros
Postado
Que lugar! Parabéns.

Agora, pô, cuteleiro que esquece de registrar as facas trabalhando? Deu mole hehehe. ::hahaha::

Vacilo meu, mas ja tinha feito um registro dela trabalhando, foi meio na empolgação pois não havia acabado de afiar ela direito. Primeira faca sabe como é né... hehehe

Abraços

• Membros
Postado
Rafael

É bonito mesmo, olhei no maps.google.com e da pra ver que tem umas aflorações rochosas que criaram uma série de enseadas sem ser aquela praia reta e contínua de mar aberto que começa em Torres/RS. No maps falam que fizeram florestamento artificial, isso costuma barrar o vento e as dunas e se não for intensivo demais (pela foto não é) cria um ambiente propício à fauna (como a presença do graxaim parece comprovar). Pena que fica fora de mão pra quem não tá de carro.

Os locais que eu falei são longe de Pelotas, o rio Negro fica na altura de Bagé e a serra do Herval fica a meio caminho. O pai do meu aluno tinha uma loja de armas e pesca antes de proibirem e ia caçar na serra e pescar no rio (ambos semi-clandestinamente). Agora parece que javali ta liberado nessa região e os uruguaios só prendem que jogar rede nos rios deles.

O parque tem 5 prainhas(que eu lembre), la moza, las achiras, cerro chato, praia do barco e praia grande, dividas pelas aflorações rochosas, se isso pertencesse ao Brasil hoje em dia provavelmente seria o "balneário" mais frequentado pelo metade sul do RS, com certeza! O Reflorestamento realmente não é exagerado, embora tenha muitos eucaliptos que é uma planta invasora, para camping serve como uma luva, e ainda tem certos pontos de mata fechada...

Abraços (tem faca nova no forno...)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...