Membros cabraljr Postado Maio 16, 2012 Membros Postado Maio 16, 2012 Leandro, Apenas com o fito de eventualmente você não perder uma grande oportunidade por causa de um conceito errado: a qualidade de uma peça forjada ou desbastada é exatamente a mesma ( com o tratamento térmico correto em ambas ). A questão da forjada ser superior está mais para "causo" criado por cuteleiros para valorizar principalmente as chamadas facas integrais grandes, onde por forjamento a trabalheira é menor e menos sacrificante para os equipamentos. Isso ocorre porque com a normalização e a têmpera, todas as supostas mudanças induzidas no aço pelo martelamento são zeradas com as mudanças químicas que ocorrem no processo de tratamento térmico. Não vou criar um debate aqui, mas procure ler um pouco mais sobre o tema e principalmente, não deixe de adquirir uma peça em detrimento de outra apenas pela diferença da obtenção, forjada ou desbastada. Citar
Membros de Honra trauco Postado Maio 16, 2012 Membros de Honra Postado Maio 16, 2012 Amigos, muito obrigado pelos elogios, eu realmente estou encantado com a faca! Ela é realmente robusta e ao mesmo tempo muito funcional pra caça ou camping. Sobre a dureza, tenho uma revista da Magnun, de 1993 que tem um catalogo e la estão varias facas da I.M.K., onde dizem que eram feitas temperas nesse aço D6 entre 58 e 60. Ou seja, ele ainda é levemente flexivel, tendo em vista que esse aço pode chegar facilmente a 64 na escala de dureza, com seus absurdos 2,10% de carbono. Hoje em dia, como mostra aquele trabalho que eu postei, seria mais negócio nitretar para ter uma dureza ainda maior na superfície mantendo o miolo da lâmina flexível. Segundo a Knifeco, este aço possui 11,5% de Cromo, o que explica a razoavel resistencia à ferrugem. Aço cromo limpo e seco, bem guardado, no máximo embaça com tempo e desembaça na primeira limpeza. A prova da resistência a ferrugem vem com o uso em ambiente oxidante. Enfim, seu maior valor pra mim é por se tratar de uma das mais antigas marcas de cutelaria Custom do Brasil, que ja não existe mais. De fato, é a típica faca de coleção, pra completar só faltou um histórico do fabricante. Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 16, 2012 Membros Postado Maio 16, 2012 Leandro, Apenas com o fito de eventualmente você não perder uma grande oportunidade por causa de um conceito errado: a qualidade de uma peça forjada ou desbastada é exatamente a mesma ( com o tratamento térmico correto em ambas ). A questão da forjada ser superior está mais para "causo" criado por cuteleiros para valorizar principalmente as chamadas facas integrais grandes, onde por forjamento a trabalheira é menor e menos sacrificante para os equipamentos. Isso ocorre porque com a normalização e a têmpera, todas as supostas mudanças induzidas no aço pelo martelamento são zeradas com as mudanças químicas que ocorrem no processo de tratamento térmico. Não vou criar um debate aqui, mas procure ler um pouco mais sobre o tema e principalmente, não deixe de adquirir uma peça em detrimento de outra apenas pela diferença da obtenção, forjada ou desbastada. É, essa discussão ainda ocorre mas o consenso que se chega é que a qualidade é a mesma, a vantagem do forjamento é poupar os equipamentos e economizar aço afinal você molda ele ate o formato a invés de retirar material... Fora que o forjamento remete aos antigos cuteleiros ou a tradição, que na época não tinham uma lixadeira de bancada e nem um esmeril elétrico... hahaha Há quem diga que o forjamento consegue agrupar melhor o grão do aço, mas tenho minhas duvida, afinal pós a normalização as tensões e o agrupamento do grão será o mesmo, assim quem manda é a tempera e o revenimento, acho que é por ai... Longe de mim querer bancar o dono da verdade, é apenas a minha humilde opinião, posso estar errado! Abraço Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 16, 2012 Membros Postado Maio 16, 2012 Ah, e um forjamento feito de maneira errada, com temperatura muito alta ou muito baixa com batidas muito irregulares pode causar pequenas fissuras no aço que no futuro se transformam em trincas e assim por diante até a quebra da peça, mas isso é um caso a parte, é só uma constatação... Citar
Membros de Honra trauco Postado Maio 16, 2012 Membros de Honra Postado Maio 16, 2012 Essa disputa não vem de alguma confusão com "forjado versus fundido", onde existem vantagens de um e de outro lado em função da peça a ser fabricada? Ou será por causa da forja catalã? Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 16, 2012 Membros Postado Maio 16, 2012 Confesso que não conheço a forja catalã e não conheço faca fundida (seria aço derretido em moldes?), to boiando nessa... haha Citar
Membros de Honra trauco Postado Maio 16, 2012 Membros de Honra Postado Maio 16, 2012 Confesso que não conheço a forja catalã e não conheço faca fundida (seria aço derretido em moldes?), to boiando nessa... haha Rafael A indústra pode produzir peças por forjamento ou fundição, existem diferenças do produto final em cada caso e algumas pessoas acham que a as peças forjadas são superiores, gastam menos materia prima, exigem menos acabamento, outras pensam o contrário e daí pode gerar o cisma "forja é melhor que a outra opção de dar forma à peça" Nesse contexto, forjar significa dar forma a uma peça usando pressão, pode ser a frio, pode ser a quente, com pressão baixa, média, alta. Mas para muita gente a forja consiste na fornalha apenas e não no uso de pressão (prensa, martelo, etc), e ambos são feito juntos. Então, se forja é a fornalha... A forja catalã é um forno de refino de minério de ferro que foi inventado na Espanha na idade-média e revolucionou a produção de ferro ao usar foles para injetar ar no forno de refino. Não tem nenhum martelo/prensa no processo, só o forno. Mas como essa forja produzia matéria prima de qualidade superior ao processo usado anteriormente, pode gerar a cisma "forja melhor que a outra alternativa" Eu só conhecia uma explicação para uma lâmina forjada ser melhor que uma desbastada, mas ela só é válida até a idade-média. Citar
Membros Leandro-Blah Postado Maio 17, 2012 Membros Postado Maio 17, 2012 Bom, aos amigos criticos, seguinte: Sobre forjar/desbastar, procurei e procurei bastante na net e encontrei muitas coisas, vindas de pessoas altamente qualificadas, pra desmistificar logo esse assunto. Realmente errei ao dizer que no caso do D6, a forja melhora muito ele. Na verdade no caso do D6 não, pois é um aço de alta liga. Mas o processo de forjar o aço melhora sim varios outros aços, em relação ao desbastado. Não sou eu quem vai dizer, vo postar aqui links pra alguns debates e materias de gente grande falando sobre, e ai cada um deduz o que quiser e como quiser. Seguem treis links: http://www.fazfacil.com.br/materiais/metais_cutelaria2.html http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=54518 http://www.knifenetwork.com/forum/archive/index.php/t-11718.html Sobre o que falei "Nessa epoca, realmente se faziam grandes facas, dificilmente encontradas hj com essa qualidade e acabamento, infelizmente.", o que eu quis dizer é que, pra mim, as facas artesanais de antigamente realmente pareciam artesanais, nitidamente feitas a mão, por varios detalhes, e a grande esmagadora maioria dos cuteleiros hj em dia evoluiram com tantas tecnicas que as facas confeccionadas hj em dia mais parecem terem sido feitas por uma maquina, e não por uma mão humana. Pra mim, perdeu-se a caracteristica de artesanato, que pra mim tem muito valor, adoro ver detalhes de algo feito a mão. Claro que hj temos cuteleiros melhores ate do que antigamente, como o Rodrigo Sfreddo, por exemplo. As peças dele são fantasticas, magnificas, vende facas a dez mil dolares. Mas alguem aqui olha uma faca dele e acha que tem cara de faca artesanal? Me desculpem, eu não consigo enxergar caracteristicas de artesanal nas facas dele, muito diferente dessa I.M.K., por exemplo. Não sei se entendem o que eu quero dizer, mas é isso, pra mim é assim, gosto de artesanal com cara de artesanal, perfeição demais pra mim parece industrializado, não que eu não goste, mas do menos valor. Abraços a todos e obrigado pelos comentarios, tanto positivos quanto negativos, pois é assim que conseguimos debater e adiquirir mais conhecimentos! Citar
Membros Leandro-Blah Postado Maio 17, 2012 Membros Postado Maio 17, 2012 Quanto ao Rafael Trentin, principal discordador das coisas que eu falei (Risos, brincando), por exemplo, sua faca pra mim tem cara de artesanal, entende? Pra mim, sua faca é mais bonita que as de muitos super cuteleiros de hj em dia, justamente por ainda parecer uma faca artesanal. Eu sou musico, nas horas vagas, e aprecio tudo o que é arte, com cara de arte. Não sei se me entende, quando eu quis dizer que os cuteleiros de hj em dia não tem mais aquela caracteristica de cuteleiros antigos... evoluiram, melhoraram as peças, mas ficou tão perfeito que perdeu a cara de "feito a mão". Sua faca ta de parabéns pra mim. Grande abraço. Citar
Membros de Honra trauco Postado Maio 17, 2012 Membros de Honra Postado Maio 17, 2012 Eu entendi seu ponto, para mim, também, não existem duas facas artesanais idênticas, mesmo que o artesão as faça sempre da memas maneira, e é isso que as tornam únicas. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.