Membros rafael trentin Postado Maio 6, 2012 Membros Postado Maio 6, 2012 Sim, tem como importar o aço de lá, mas não sei como ficaria o preço final da peça... Abraço Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 6, 2012 Membros Postado Maio 6, 2012 Fora que hoje em dia o nível desse tipo de material melhorou muito, não vejo necessidade de importar exatamente de lá... Citar
Membros de Honra trauco Postado Maio 6, 2012 Membros de Honra Postado Maio 6, 2012 Fora que hoje em dia o nível desse tipo de material melhorou muito, não vejo necessidade de importar exatamente de lá... Concordo, mas esse assunto é polêmico por aqui Acho que das grandes fábricas, a Corneta ainda trabalha com aço alemão em tesouras de podar e tosar e algumas facas, mas o preço é alto. Os demais recorrem à especificação AISI e assemelhados para identificar o material das facas (quando fazem) Na casa que eu nasci, a faca da cozinha tinha uma lâmina Solingen que durou até eu ir pra faculdade, aí quebrou e virou uma faquinha de descascar batata e cortar legumes. E as navalhas de barba do meu pai tambem vinham de lá. Hoje barba e cozinha se dá conta com muito menos grife e custo e mais resultado. Mas uma coisa que eu gosto na Sta Fé é a qualidade das facas, fico até curioso como ele importa os chifres de cervo para os cabos. Rafael: É impressão minha ou tem um polo de cutelaria (semi)artesanal em Santa Maria/RS? É tanta marca de lá ... Citar
Colaboradores raphavet Postado Maio 7, 2012 Colaboradores Postado Maio 7, 2012 O fabricante me esclareceu que essa faca e feita com aço 1090 similar aos solingem que eles conseguem com uma certa esclusi vidade para esse modelo não tendo disponível em grande quantidade Acredito pois a faca realmente possui acabamento excepcional e como vc disse amigo com uma empunhadura de chifre perfeita Depois de um certo tempo de uso vou provavelmente dependendo do desempenho da marca comprar outro modelo Abraço Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 7, 2012 Membros Postado Maio 7, 2012 É um assunto polemico mesmo, normal... Mas o que importa é que a faca que ele compre é boa sim! E sei que a sta fé não colocou esse nome por má fé, ate explica no site que esse é o nome do modelo... Cara eu não sei te dizer se é só santa maria, lá tem bastante mesmo, mas agora que ando prestando a atenção nesse assunto descobri que tem muito cuteleiro artesanal no RS, não achava que era tanto... De cabeça lembro da: facas crioula, santa fé, quadros(viamão), vira bosta, SG, todos esses são cutelarias "semi" artesanais ou mini industrias... Ainda tem todos os cuteleiros individuais, é muita gente... hahaha Aqui na minha cidade descobri 2 caras de ponta, Leo Moraes e Gilson Oliveira, ambos trabalham com damasco, deve ter mais algum que não conheço! Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 7, 2012 Membros Postado Maio 7, 2012 O fabricante me esclareceu que essa faca e feita com aço 1090 similar aos solingem que eles conseguem com uma certa esclusi vidade para esse modelo não tendo disponível em grande quantidade Acredito pois a faca realmente possui acabamento excepcional e como vc disse amigo com uma empunhadura de chifre perfeita Depois de um certo tempo de uso vou provavelmente dependendo do desempenho da marca comprar outro modelo Abraço É bonita mesmo... Pra acampar eu achei legal aquele modelo "javali", parece compacta e robusta, se não me engano até giuliano toniolo(youtube) comprou uma dessas... Citar
Colaboradores raphavet Postado Maio 7, 2012 Colaboradores Postado Maio 7, 2012 Realmente o modelo e muito bom tenho uma muela gavilan que deve ter sido a inspiração p esse modelo da Sta. Fé Abraço Citar
Membros Andre Miranda Postado Maio 7, 2012 Membros Postado Maio 7, 2012 É um assunto polemico mesmo, normal... Mas o que importa é que a faca que ele compre é boa sim! E sei que a sta fé não colocou esse nome por má fé, ate explica no site que esse é o nome do modelo... Cara eu não sei te dizer se é só santa maria, lá tem bastante mesmo, mas agora que ando prestando a atenção nesse assunto descobri que tem muito cuteleiro artesanal no RS, não achava que era tanto... De cabeça lembro da: facas crioula, santa fé, quadros(viamão), vira bosta, SG, todos esses são cutelarias "semi" artesanais ou mini industrias... Ainda tem todos os cuteleiros individuais, é muita gente... hahaha Aqui na minha cidade descobri 2 caras de ponta, Leo Moraes e Gilson Oliveira, ambos trabalham com damasco, deve ter mais algum que não conheço! Jean callegari, em Bento Gonçalves, João Alexandre Voss, em Erechin. São dois que eu conheço, esse lugar aí tem safra boa hehehe. Citar
Membros cabraljr Postado Maio 7, 2012 Membros Postado Maio 7, 2012 A Alemanha tinha duas grandes aciarias de renome mundial, a ThyssenKrupp e a Böhler-Uddeholm. Eu disse tinha porque a Böler foi comprada por uma aciaria austríaca. A "marca solingen" como já foi comentado aqui é mais como um certificado de origem onde se produz lâminas; um centro de cutelaria. A não ser que alguém tenha informação mais precisa, não se produz aço nesta região! Ao menos não em escala comercial. Portanto não tem a menor lógica se importar "aço de Solingen"! Dois aços semelhantes em composição química e desempenho quando com tratamento térmico bem feito são o alemão Krupp 1.4110 ou 1.4116 ( X50Cr15MoV ) e o sueco Sandvik 12C27. O que faz a diferença é o tratamento térmico dado! É verdade que o Sandvik tem um grão mais fino e uniforme que o Krupp, isso se o tratamento térmico for feito de forma ótima em ambos os casos. Caso contrário, um aço potencialmente muito bom pode resultar em uma lâmina ruim, ou ao menos aquém do que poderia ser. Citar
Membros rafael trentin Postado Maio 7, 2012 Membros Postado Maio 7, 2012 (editado) André, a lista é longa mesmo... Tem até a AGC, Associação gaucha de Cutelaria. Editado Maio 7, 2012 por Visitante Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.