Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Então, Trauco, estou passando óleo de linhaça e óleo de peroba juntos. Foi o melhor resultado nos testes, mas já me conformei, angelim-pedra é uma madeira forte, mas complicada para um bom acabamento, por isso é usada em estruturas.

Num próximo cabo, que eu espere um tipo de brilho, usarei uma madeira apropriada.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

(E): o óleo de linhaça oxida em contato com o ar transformando-se em uma película sólida, antigamente ele era misturado com gesso para produzir a massa de vidraceiro por esse processo, em madeiras ele era usado puro ou na composição de tintas e vernizes para protege-las. O óleo de peroba é estável e não se transforma depois de absorvido pela madeira. Acho que por essa característica do óleo de linhaça você não está obtendo o resultado esperado na hora do polimento.

• Membros
Postado

Bom dia povo!

(E)

Obrigado pelos conselhos e ajuda!!

Como disse, arranjei uns pedaços de couro numa selaria do interior...no mesmo local também adquiri um Canivete Zebu com cabo de madeira e lâmina em aço carbono!

Como ele veio sem bainha já aproveitei para "fazer" uma pra ele....coloquei o fazer entre aspas porque tive uma ajuda essencial: mi madre! ::lol4::::lol4::

Na casa da mãe, que tem mais espaço, cortei o couro na medida e forma que eu queria usando o próprio Zebu (que veio muito bem afiado e desempenhou a tarefa muitíssimo bem). tentei colar com super bonder a "bainha" para facilitar na hora de marcar os furos e costurar..contudo a cola não pegou...o couro absorveu demais! Como estava sem tempo deixei a bainha sem costurar para finalizar outro dia....nesse meio tempo minha mãe fez o favor de terminar o serviço.... ::otemo::::otemo::::otemo::

Ela foi pregando o couro a olho, sem medir os espaços, e após costurou com linha de tricô/crochê resistente...coisa meiga! ::lol4::::lol4::::lol4::

Olhem o resultado:

20120503093832.jpg

20120503093900.jpg

Talvez o termo mais apropriado para esse produto seja "porta canivete" e não bainha...mas ficou muito bem feita para o meu gosto! ::otemo::

Agora vou partir para uma bainha de verdade para a minha bowie chinesa Ridge Runner.

Sempre com materiais e ferramentas alternativos..... ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Abraços

• Membros
Postado

É isso aí, Santos! Pensar e fazer, depois pensar no que fez e fazer de novo. Hehe! Não se esqueça, você pode molhar o couro para modelá-lo para se encaixar e prender melhor a faca/canivete. Pode tingi-lo com anilina misturada com álcool e aconselho gastar um pouquinho e comprar um óleo de mocotó para hidratá-lo também. Vale muito a pena!

Posta a idéia para a sua bowie (um desenho inicial) e vamos conversando sobre como chegar até ele. Um conselho, coloque a própria faca sobre o papel e a desenhe em tamanho real. Parta do esboço por aí.

Não se vexe em perguntar nada.

Vamos nos falando e parabéns!

• Membros
Postado
(E): o óleo de linhaça oxida em contato com o ar transformando-se em uma película sólida, antigamente ele era misturado com gesso para produzir a massa de vidraceiro por esse processo, em madeiras ele era usado puro ou na composição de tintas e vernizes para protege-las. O óleo de peroba é estável e não se transforma depois de absorvido pela madeira. Acho que por essa característica do óleo de linhaça você não está obtendo o resultado esperado na hora do polimento.

Justamente o óleo de linhaça que realça certos desenhos da madeira. Coisa linda mesmo. E esta oxidação, o mesmo que se visa na pintura artística, proporciona resistência. Tudo ocorreu muito bem com este óleo sozinho e junto com o peroba nos testes. Infelizmente, foi um pedaço da madeira que reagiu naturalmente ou foi pelo processo do encabamento. Se fosse pelo óleo, todas as peças que o utilizei apresentariam alguma diferença. Postarei o resultado dos testes para você ver. Eles passaram por todo o processo de tratamento da madeira que leva mais ou menos 30 dias.

Obrigado pela ajuda.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Santos: para manter o couro na posição use cola de sapateiro (também chamada de cola de contato). Você passa uma camada fina em cada superfície, espera um pouco para ela penetrar e começar a secar e então as une aplicando pressão (peso, morsa, etc). Depois que secar, pode continuar que ela segura o couro no lugar.

(E): o resultado da oxidação é sempre o mesmo, um filme transparente que fica cada vez mais rígido com o passar do tempo, mas a porosidade da madeira e os nós/regiões resinosas absorvem diferentemente o óleo resultando em espessuras diferentes que secarão com velocidades diferente,. Por isso, nas tintas, adicionam algum óxido (de titânio, zircônio, zinco) para catalisar a oxidação e acelera-la.

Mas no fundo eu só quis dizer que se um dos óleos estavam produzindo um resultado inesperado, é o de linhaça, porque o outro é praticamente inerte à atmosfera e ele, linhaça, demora para ficar duro o suficiente para produzir um brilho por polimento.

• Membros
Postado

Verdade sobre a secagem do óleo de linhaça, Trauco. Até por isso, se mistura terebintina ou água raz na primeira aplicações, facilitando a penetração na madeira e acelerando a secagem do óleo. Esta mistura a deixa o acabamento opaco, mas como a última demão é de óleo puro, não tem problema. Procuro muitas informações sobre acabamentos em madeira em geral, não apenas para os cabos de facas e os óleos mais usados são o de linhaça e o de tungue. Este último, ainda não encontrei para vender e estou louco para experimentar.

Estou achando que foi o seguinte, se aconselha passar terebintina pura na madeira depois de lixada, pois ela evidencia as falhas no acabamento. Eu não fiz isso nos testes, porém na faca acabei me preocupando com estes detalhes. Dependendo do tipo da madeira, acredito que isto não seria um problema, mas como o angelim-pedra tem parte dura e parte macia, provavelmente, uma destas partes, possivelmente a macia, tenha reagido com o solvente puro. Infelizmente, vacilei. Misturado com o óleo não apresentou falhas nos testes.

Sobre a cola de contato, pensei em indicá-la para o Santos e me esqueci. Rs! Eu usei cola de contato na minha, até testei com cianoacrilato, como o Voss costuma fazer, mas não deu muito certo. O couro chupou tudo antes.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...