Membros Guimarães1502428695 Postado Abril 24, 2012 Membros Postado Abril 24, 2012 Dá pra sentir sua decepção com a Big. Mas tenha em mente que não foi feita pra cortar citronela seca. Corte outras coisas e relaxe. Citar
Membros cabraljr Postado Abril 24, 2012 Membros Postado Abril 24, 2012 Guimarães, É verdade! Eu sei que não existe faca boa para tudo, e cortar feixes de capim seco ou fenado nem de longe é uma tarefa que eu já tenha tido que fazer ou que ache que vá ter que fazer; já cortei capim sim, mas normalmente verde e se fosse o caso, depois seria feito o feixe. Mas agora fico me perguntando: e se eu tiver que cortar tiras de couro, como será o desempenho dela? Pode até ser que neste caso específico, seja muito bom. Vou ver se compro uns retalhos de couro para testar ( os arreios velhos da roça já se foram ). Já a Rodan por exemplo, pode até ser que seja boa para abater, esfolar e quatear um animal, mas na hora de carnear, até pela largura e formato da lâmina tenho certeza que terá desempenho inferior à Big Rock ( acho melhor não tornar esta certeza tão certa assim em vista do recente aprendizado... ). Mas a vantagem de ter mais de uma faca e todas de custo baixo é fazer o que já estou pretendo com o blank que já chegou: vou tentar convertê-lo em FFG com distal taper! Vai ser no mínimo divertido e se de tudo eu fizer muita trapalhada, fica uma faca para a caixa de ferramentas e ai nem talas de empunhadura ele recebe! Citar
Membros de Honra trauco Postado Abril 24, 2012 Membros de Honra Postado Abril 24, 2012 Quem trabalha com couro curtido usa navalha de couro, que é uma lâmina retangular de ãprox. 3mm de espessura x 2.5cm de largura, de aço carbono, afiada na ponta em forma de triângulo retângulo e com uma capa de couro a servir de cabo. Acho que uma geometria "tanto" seria a mais próxima disso e possivelmente a mais bem sucedida para cortes retos e curvos (seguida de perto das lâminas estreitas tipo victorinox e as do tipo canivete Zebu), as outras geometrias podem sair bem no corte em guilhotina de tiras ou corte reto. Depois disso, o tipo de couro e de aço vão fazer diferença, mas acho que a geometria pode ser decisiva. Citar
Membros diegofii Postado Abril 24, 2012 Membros Postado Abril 24, 2012 Sem querer o nosso amigo Trauco descobriu as minhas ferramentas: canivete Zebu e Victorinox. São eles que uso para cortar o couro, já que cortam feito manteiga. Ainda nessa linha, a Mora corta feito faca quente na manteiga. Por isso quem for fazer bainha para as mora deve fazer um insert de qualidade pra não cortar a bainha e acabar se machucando. Té mais... Citar
Membros cabraljr Postado Abril 24, 2012 Membros Postado Abril 24, 2012 Trauco, Eu conheço a ferramenta. O pessoal do mercado aqui que trabalha com couro utiliza serras "Starret de máquina" quebradas para fazê-las. E o tal do couro curtido é tão "duro" para o fio que com muita frequência eles dão uma passadinha ou duas dos cortadores em uma pedra carborundum que fica presa na bancada. Como já deu para perceber eu tenho um apego especial à Big Rock, eu estava imaginando uma situação em que eu estivesse na roça ou no mato e por algum motivo precisasse cortar algumas tiras de couro para algumas amarrias ou outra função qualquer ( na roça ainda temos acesso à couro; no mato já é fantasia... ). Em casa realmente eu usava os SAK Victorinox, porém eles ficavam cegos numa rapidez de dar gosto! Hoje em dia uso o Strech2 em ZDP-189. Ele corta uma quantidade de couro 4 ou 5 vezes maior que os SAKs antes de necessitar de um retoque e sem ficar com o mesmo nível de "cegueira"!. Ambos tem perfil de lâmina bem similares quanto à secção transversal, mas o Strech2 ainda leva vantagem na bela barriga que possui. Mesmo comparado à minhas facas homemade de serra Starret de máquina ele corta maior quantidade de couro ( no caso, a secção transversal das faquinhas as prejudica ). Bom pessoal, uma boa notícia é que fim de semana dará para fazer um teste de verdade com o Cold Steel Kukri com fio refeito. A goiabeira sofrerá uma poda de produção e de rebaixamento da copa que ficou muito alta, Muitos galhos com 5cm ou mais de diâmetro terão de sair e uma infinidade de galhos mais finos sem flor ou pequenos frutos. Será apenas para confirmar de modo inequívoco o que já deu para observar em alguns cortes: o kukri virou uma máquina no chopping, enquanto o tramontina "do carro" com o fio convexo se sai bem nos galhinhos finos, devido à sua leveza e manobrabilidade. Infelizmente isso me faz repensar seriamente a aquisição do Kumunga! Ele seria para cumprir justamente esta função que o Kukri está fazendo muitíssimo bem! E o danado do outro blank que não chega... Citar
Membros de Honra trauco Postado Abril 25, 2012 Membros de Honra Postado Abril 25, 2012 Diego, aquela faquinha 440c tanto que eu comprei bem baratinho veio com uma bainha de nylon que é protegida do fio mas não da ponta da faca, na primeira vez que coloquei a faca de volta, ela cortou a costura no fundo e ficom com a ponta de fora Cortar ouro cru seco é muito difícil, o pessoal que faz tentos costuma molhar para ajudar um pouco e outros preferem raspa-lo antes para adelgaçar um pouco. Essa navalha da foto é Corneta, deve custar uma fábula perto duma serra Starret que deve fazer o mesmo ou melhor. Citar
Membros Phacsantos Postado Abril 25, 2012 Membros Postado Abril 25, 2012 Amigos Link de um Tutorial para a fabricação de bainhas (em inglês): http://beebeknives.com/html/make_a_sheath_tutorial.html Clicando em cada item temos instruções do passo a passo. Até Citar
Membros ( E ) Postado Abril 25, 2012 Membros Postado Abril 25, 2012 Santos; amigos; bom dia! Este outro tutorial é mais conhecido - http://facaspaulorocha.webs.com/tutorialbainha.htm -, porém, não por todos, portanto, fica aí mais um modelo para quem for se aventurar na confecção das bainhas. Este, mais aquele e menos alguns outros, o seu. Abraços! Citar
Membros Phacsantos Postado Abril 25, 2012 Membros Postado Abril 25, 2012 Valeu (E) Hoje descobri um lugar que vende couro...quando der vou pesquisar quanto custa.....se for barato...bainhas surgirão! Té mais Citar
Membros ( E ) Postado Abril 25, 2012 Membros Postado Abril 25, 2012 Olha, Santos, couro não é barato, e se de qualidade,... Mas também não é um absurdo. Normalmente, vendem por quilo. Te aconselho, se não quiser gastar mais do que o projeto da bainha, desenhá-la aberta no papel, com isto, saberá o tamanho que precisará comprar. Claro, lembre-se de contar com uma boa sobrinha para os erros, partes que esqueceu no desenho inicial e outras casualidades. Me avisa no que eu puder te ajudar. Abração! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.