Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boas falas Guimarães! Não se preocupe, pois minhas DC4 e DC3 demoraram mais para chegar também... acho que demora a encher um container da Grã-Bretanha para o Brasil; ou os trâmites aduaneiros são mais demorados...

Mas hoje ri muito me lembrando da proverbial carência de disposição para tarefas não importantes que você alegou no caso da Imbel.

Eu não devia ter incluído a Gerber Big Rock naquele bendito teste! O "troço" me encucou tanto que hoje depois do treino da fórmula 1 peguei meu set de anguladores e pedras e várias facas e canivetes e fui para o tanque da varanda. Armei a mangueira para ficar correndo um fio d'água em cima da pedra carborundum e coloquei uns calços no set de 10 graus; ele deve ter ficado com algo em torno de 5 graus! A brincadeira se estendeu até o meio dia!

Para você ter uma idéia, as fotos que posto de minhas lâminas já com meu fio padrão de 10 graus de alívio e 20 de micro-fio ( de cada lado ), mostram fios em torno de 1 a 1,5mm ( alívio ) e uma linhazinha que é o micro-fio. Pois bem! Com este novo set o alívio de 5 graus no SAK Victorinox Solo por exemplo ficou com cerca de 4mm próximo ao ricasso e quase 2mm na ponta ( considerar que a lâmina dele já apresentava um desgaste pelos anos de afiação ). O desbaste de 10 graus de cada lado ficou com algo como 0,3mm! O micro-fio de 15 graus de cada lado ficou com algo menor que 0,15mm. Nas que foi feito micro-fio de 20 graus de cada lado, ele ficou com 0,1mm ou menos!

Todo este desbaste foi feito com o lado coarse da carborundum dupla face ( 5 graus ). Depois, usando o lado fino retirei os calços e fiz o desbaste de 10 graus de cada lado. Por último, usando a pedra japonesa 1200 fiz o micro-fio de 15 graus em algumas lâminas e de 20 em outras. Depois foram homogeneizados nas hastes cerâmicas de 15 e 20 graus de acordo com o caso e todos passados no strop de couro com óxido de cromo.

Foram 3 faquinhas deitas de lima KF e de serra Starret de máquina, o Kershaw Zing, o SAK, os SanRenMu 710 e 939 e a Mora Classic, todos com micro-fio de 15 graus de cada lado.

A Gerber Big Rock, a utilitária em D-2 que também falhou no teste, uma faca de lima Kf de 10cm de lâmina ( da cozinha ) e o Byrd Cara-cara ficaram com micro-fio de 20 graus de cada lado.

O ideal é que eu tivesse suavizado os riscos tanto nos 5 graus, como nos 10 graus até a pedra 1200, mas a almofada do dedo indicador já estava sensível por às vezes passar na pedra.

Amanhã farei um testezinho improvisado para ver se melhorou a habilidade de corte ( cortei algumas folhas de citronela e deixei secar ao sol ) da Mora, Big Rock e Utilitária.

Se funcionar bem será uma maravilha! Lâminas afinal, são para serem gastas mesmo; o que importa é que tenham boa habilidade de corte. ::mmm::mrgreen:

• Membros
Postado

Ôh sumido!!!

Meu Véio, "ocê" faz falta nestes fóruns!!!

Tomara que o motivo seja "ausência do escritório" para pura descontração!

Aliás, por ande andam o Frico, o Fenrir, o Eduardo Ramos, EduardoJS, o Mineirim, Gouvea... esta turma toda?

O Diegão só anda dando as caras para nos mostrar suas belas aquisições... é outro que anda sumido!

Começar a exigir cartão de ponto deste povo!!!

• Membros
Postado

Grande Cabral,

infelizmente estava era trabalhando e atarefado com a obra aqui de casa. pelo que ví tudo esta fluindo e você continua com os miraculosos testes de corte. he he he!!!! estou abismado com o enlan, outro usei para limpar um resto cimento no balde e ele se manteve afiado, lógico que não estava raspando cabelo, mas raspar cimento é um teste e tanto.

Guimarães,

tenho uma Imbel exatamente igual a essa com uns 23 anos, só que está bem usada!!! he he he!!!!

inté...

• Membros
Postado

Cabral,

Não é que eu esteja sumido, ando atarefado também. Minha última tarefa foi uma bainha em couro para a Mora... amanhã eu porto lá nas facas Mora.

Como já disse estou terminando minha coleção, em breve termino e ai sossego.... ahhhhh táhhhhh ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Até amigos...

• Membros
Postado

Hehehehehe

O povo todo atarefado e só o Cabral à toa... o pior que a minha cara sem vergonha nem fica vermelha!

Hoje não pude testar as mudanças nas facas pois passei o dia na chácara do meu tio; churrasco pelo aniversário de 76 anos dele!

Hehehehe, passei o dia "ocupado"!!! ::lol4::

Não sei se amanhã será possível, mas assim que testar posto o resultado aqui; inclusive da Mora Classic ( Diegão dirá que cometi uma heresia,mas paciência ).

E já tenho mais um teste informal para o fim de semana: remoção de um pé de acerola no canteiro próximo a um dos canís. Qualquer pessoa de bom senso usaria um facão e faria o corte raso rente ao solo. Eu vou picotá-la toda usando várias facas e no final 2 facões ( um tramontina com fio convexo e o CS Kukri ). Depois posto foto da aceroleira e impressão dos desempenhos das facas. Na verdade é mais diversão do que um teste! :oops:

• Membros
Postado

Hehehe....

Teremos mais testes, há se todos equipamentos do fórum fossem testados a exaustão como o nosso seguimento de facas faz, os mochileiros brasileiros estariam feitos. Estou querendo comprar uma carretilha e os fóruns de pesca são primários se comparados ao nosso.

Ps. Dei uma geral na bainha da Bear Grylls, impermeabilizei o couro como uma mistura de cera e solvente, depois apliquei uma camada de WD40

Inté...

• Membros de Honra
Postado
Hehehe....

Teremos mais testes, há se todos equipamentos do fórum fossem testados a exaustão como o nosso seguimento de facas faz, os mochileiros brasileiros estariam feitos. Estou querendo comprar uma carretilha e os fóruns de pesca são primários se comparados ao nosso.

Concordo plenamente, sinto falta de testes em calçados e vestimentas para frio nos moldes dos testes de facas. Um colega meu passou o verão usando uma roupa de nylon e goretex para andar de moto e bicicleta a cada dilúvio que caiu por aqui para ver se ela protegerá contra vento e chuva quando ele viajar no inverno. Segundo ele, a roupa aguentou muito bem. Pena que não participa do fórum.

• Membros
Postado

Pessoal,

Atualizando a questão da mudança nos fios das facas:

O resultado foi positivo, em parte! A Gerber Big Rock, a Utilitária em D-2 e a Mora Classic passaram a conseguir efetuar os cortes no feixe de citronela seco ( ponto de feno - não fiz o teste do micro-ondas, apenas torci a lâmina foliar e ela não se rompeu e distorceu-se parcialmente ). E foi um feixe só para as 3; fazia um corte com cada uma de forma alternada.

Entretanto, as 3 continuariam ficando com os últimos lugares em habilidade de corte! A que menos melhorou, por incrível que pareça, foi a Mora Classic, mesmo estando com um micro-fio de 15 graus de cada lado e não 20 como as outras duas!

E o pior é que definitivamente a Mora Classic para este tipo de tarefa que como o próprio Trauco disse é extremamente exigente do fio, não suporta um micro-fio de apenas 15 graus. Ela apresentou uma linha visível refletindo luz e mesmo com repetidas passadas na haste cerâmica ultra-fina e em ângulo de 15 graus de cada lado, não retomou nem parte do fio nestes pontos e linhas, ficando claro que houve ou uma fratura ( acho menos provável ) ou uma deformação plástica permanente ( achatamento ), o que não deixa de ser surpreendente para uma lâmina com 59HRC.

A Big Rock apresentou uma perda mínima do corte, mas não chegando a apresentar pontos e linhas reflexivas; foi passada 3 vezes de cada lado nas hastes cerâmicas ultra-finas, o o fio estava de volta.

A Utilitária em D-2 apresentou o fio com sensação "micro-serrilhado", e mesmo passando nas hastes cerâmicas se manteve esta mesma sensação. Não apresentou pontos e nem linhas reflexivas. Ou seja, se comportou como é esperado do aço D-2. Na verdade a sensação de micro-serrilhado comparada à Hunter em D-2 é mais acentuada,provavelmente pela falta de polimento no alívio de 10 e 5 graus e principalmente no maior esforço exido.

Deve-se ter em mente que estas facas efetuaram cortes na ordem talvez de 30% do total do teste original, já que só tinha disponível um único feixe de feno de citronela. Digo 30% do total das outras facas, já que nenhuma delas deu cabo de seu respectivo feixe no teste original.

Acho que ficou claro que a mudança no perfil ( geometria ) da área do fio altera a habilidade de corte no caso específico dos feixes de capim, mas não de forma a melhorá-la drásticamente. Talvez um maior polimento nas áreas desbastadas melhorasse um pouquinho mais o desempenho, mas acho que não muito ( vou fazer um teste usando a Big Rock com polimento até a pedra japonesa 1200 - equivalente à 600 nas nossas lixas d'água - ).

A geometria geral da lâmina tem papel muito importante neste tipo de corte e com este tipo de material. Por isso que estou ansioso para receber o blank que é a versão em "esteróides" ( 6mm de espessura ) da Hunter em D-2 e comparar o desempenho de ambas.

Estes experimentos de corte resultaram em constatações inusitadas, como uma lâmina com 4,75mm de espinha ter um desempenho igual a uma lâmina 3mm e uma com 1mm de espinha em habilidade de corte, e todos muito bons! Como diria um personagem de uma série clássica que acho que a maioria senão todos aqui estão familiarizados: " Fascinante!"!!!! :mrgreen:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...