Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Sábado chegou a Santoku japonesa...veio bastante rápido. Já foi batizada na cozinha com o aceite da esposa mais uma vez.

A minha também veio muito rápido, pena que não tem muita coisa com preço acessível no Japão. A sua veio com cabo de madeira crua, também?

Quais são as espessuras destas facas? A que tenho aqui, para sashimi, é bem fina, de 1mm. Estou pensando em fazer uma neste estilo com a mola mais estreita. Nada certo ainda, apenas rabiscando algumas possibilidades.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Aqui tem outras opções:

http://www.ebay.com/itm/JAPANESE-SUSHI- ... 2ebcb5fe41

Ano passado eu comprei um kit (chinês) de lâminas de cerâmica pra cozinha que complementa essa faca na cozinha, é meio trapaça pro forum mas nem tanto uma vez que existe faca de cerâmica para pescoço. ::hãã2::

Há umas 3 semanas cortei metade da touceira de cada vaso de citronela Java (Cymbopogon winterianus ) para secagem à sombra a fim de fazer tintura-mãe para ser usada como repelente natural de pernilongos em aparelhos elétricos e mesmo como repelente de aplicação tópica.

Uma maneira boa de extrair o óleo essencial da citronela, que possui a atividade repelente, é a mesma usada para folhas de eucalipto, cravo, canela, louro, cânfora, etc: destilação por arraste de vapor. Coloca-se as folhas num recipiente fechado e borbulha-se vapor nele. O vapor resultante é condensado por resfriamento e gotejado num recipiente contendo salmoura, o óleo fica sobrenadante e o vapor dágua dilui a salmoura. Na internet tem uns esquemas usando balões e condensadores de vidro mas da para fazer tudo com uma chaleira velha pra gerar o vapor, mangueiras de borracha resistentes ao calor e tubos de metal e pvc ou encomdendar algo mais elaborado dum funileiro (http://www.revista.inf.br/florestal01/pages/artigos/artigo06.htm) . Para quem extrai com frequência óleos essenciais, vale a pena montar um extrator de arraste de vidro ou improvisado pois o rendimento e a pureza são muito grandes.

Os cortes de cerca de 2 a 3cm se iniciaram sempre pelos colmos/hastes e via de regra foi usado mais a parte do calcanhar de cada lâmina,por ser o tipo de corte mais eficiente ( apoiando-se a ponta da lâmina na tábua, era executado um movimento de guilhotina

O corte em guilhotina termina gastando uma parte da lâmina mais do que a outra e isso pode variar de material/geometria para material/geometria, o corte vai-vem, por outro lado, distribui ao longo do curso do fio o desgaste fazendo com que dure um pouco mais. Algumas coisas (como pele de tomate) rompem fácil ao vai-vem, mas podem oferecer mais resistência à guilhotina. No corte manual de capim colonão verde e de grama esmeralda com lâminas, eu terminei conseguindo mais rendimento com o vai-vem. Com guilhotina, rendo mais cortando bulbos, couve, coentro, salsa, pepinos, pimentas e pimentões para coisas como tabule.

Materiais secos, fibrosos e contendo silica como nesse caso são um teste duro para fios e as geometrias devem ter feito diferença;

Quais são as espessuras destas facas?

A minha tem aproximadamente 1,4mm ( que (acho) é a mesma do Santos), as cerâmicas são um pouco mais espessas. Meu pc engasgou e a foto vai na edição do post:

20120417002715.JPG

• Membros
Postado

Cabral, da sua esperiência podemos tirar que "-cada macaco no seu galho ?"

Só não me convenceu a D-2. Ainda estou tentando fazer um fio decente na minha.

Quanto à mora 2010, tanto ela quanto a 2000 (que é a minha paixão), são impressionantes não?

Abç.

• Membros
Postado

Trauco,

Obrigado pela dica do extrator a vapor; já conhecia o método mas sempre achei complicado para fazer em casa e para uso caseiro.

Na verdade o corte em guilhotina foi meio que uma imposição do próprio meio a ser cortado, o "feno" de citronela. Enquanto em capim mais verde o conteudo de água é maior e a turgidez do colmo e lâminas foliares realmente favorecem o corte tipo vai-e-vem, quando se trata de um feixe desidratado em tábua, o corte tipo guilhotina me pareceu muito mais eficiênte; pode ser uma questão de adaptação pessoal, mas testei o vai-e-vem sim, e não gostei do resultado que eu obtive.

Com algumas facas como a Utilitaria D-2, Mora Classic e Gerber Big Rock, nem com vai-e-vem e na marra consegui efetuar o corte de todo o feixe.

E só a titulo de curiosidade, já que eu não acho que tenha feito diferença significativa, e se o tivesse feito seria de forma proporcional para todas as lâminas, é que como corretor de solo ( neutralizar acidez e equilibio das proporções de Ca e Mg ) eu uso silicato de calcio ( agrosilício ), que além de mais efetivo que o calcário na penetração no solo ( não é o caso dos vasos, já que é misturado à terra ) aporta sílica para as plantas. Estudos têm demonstrado que a quantidade de sílica na cútis de gramíneas em solos corrigidos com agrosilicio é cerca de 3 a 4 vezes superior e que até melhora a resistência destas gramíneas ao ataque de insetos mastigadores sem no entanto interferir na digestibilidade ruminal ( nutrição animal ).

Guimarães,

A conclusão é mais ou menos esta mesma! E realmente a lâmina das Moras 2000 e 2010 são algo inusitadas à primeira vista, mas são muito funcionais!

Não desista do D-2, pois ele afia como qualquer outro aço, talvez só demandando um pouquinho mais de tempo. Só não espere aquele fio super agudo como o da sua Mora por exemplo!

• Membros
Postado
Sábado chegou a Santoku japonesa...veio bastante rápido. Já foi batizada na cozinha com o aceite da esposa mais uma vez.

A minha também veio muito rápido, pena que não tem muita coisa com preço acessível no Japão. A sua veio com cabo de madeira crua, também?

Quais são as espessuras destas facas? A que tenho aqui, para sashimi, é bem fina, de 1mm. Estou pensando em fazer uma neste estilo com a mola mais estreita. Nada certo ainda, apenas rabiscando algumas possibilidades.

Abraço!

(E)

A minha tem algo entre 1,5mm e 2,0mm...no Ebay fala-se em 1,8mm, mas não tive a capacidade de pegar a regua e conferir! ::toma::::toma::

Eu tenho outras dessa mesma marca japonesa na mira.....muito boa!!!

• Membros
Postado

O desempenho pífio da Gerber Big Rock nos feixes de capim realmente me deixou muito incomodado, porque ela é uma das minhas facas favoritas; adoro o seu design!

Mas como dizem que “boniteza não põe mesa”, hoje à tarde a levei juntamente com o meu gadjet para fio convexo e uma lixa 400 para o consultório. Entre um paciente e outro eu praticamente deitava a lâmina na lixa para dar um perfil convexo de 1mm logo acima do ombro.

Foi uma solução que imaginei para tentar uma melhora no desempenho de corte dos feixes de capim e que ao mesmo tempo não seria nada significativo ou drástico no design da lâmina.

Como seria de se esperar isso acabou por deixar o próprio desbaste de alívio ( logo abaixo ) com um perfil semi-convexo, entretanto não interferiu de forma negativa para se formar o micro-fio de 20 graus de cada lado nas hastes cerâmicas.

Hehehehehe, de quebra ainda adiantei em cerca de 30% o trabalho de polir a lâmina para remoção do acabamento stonewashed...

Cheguei em casa e fui ao barracão catar algumas folhas que haviam se desprendido do fardo de citronela enquanto secava. A quantidade não foi suficiente para fazer um feixe, mas com 2 dobras chegou próximo ao diâmetro. Claro que este feixe é um desafio bem menor já que a quantidade de haste/colmo também é bem menor, e o feixe em si também é 1/4 do comprimento mas deu ao menos para dar uma idéia.

Funcionou! Não teve o desempenho do Buck, da Tramontina e da Rodan, mas se aproximou do desempenho da Mora 2010 e da Hunter. Se aproximou mas não igualou. Mas ao menos fez os cortes e sem a necessidade de um esforço absurdo ou mesmo de ficar fazendo movimentos de vai-e-vem.

Gostaria de ter refeito o desbaste de alívio de 10 graus de cada lado para eliminar o novo perfil semi-convexo nesta parte do fio, pois acredito que isto teria melhorado ainda mais o desempenho... acho que vou fazê-lo; o problema é que por enquanto não tenho mais “feno” de citronela.

Mas quando for fazer uma nova leva, ela será incluída entre as facas que serão testadas. A perspectiva é boa...

Ah, apesar de não servir de parâmetro já que as condições não eram as mesmas, o fio não apresentou linhas e nem pontos reflexivos de luz e o corte ficou só um pouquinho menos suave.

• Membros
Postado

É por isso que o ex-presidente Sarney falou que o Brasil é o país dos desdentados, em vez do Dr. Cabral atender os pacientes colocando-lhes as devidas "pererecas', ele fica fazendo fio nas lâminas... pode???? ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Agora tá mais calminho com a Big?? É uma boa lâmina, apenas esteve acanhada perante à maravilhosa Mora 2000 heheheheheheheheheheheheheh :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

• Membros
Postado

É Guimarães, realmente fiquei meio decepcionado. Se fosse só na base da "achologia" e me perguntassem se a Big Rock se sairia bem em tarefa semelhante eu sem dúvida cravaria um sim... Afinal, bom design, praticamente FFG, o meu fio padrão, vários relatos de desempenho muito bom em várias áreas, minha experiência pessoal com ela em tarefas assemelhadas à de uma boa faca hunter, desempenho muito bom com o toucinho, bom desempenho em cortar galhos de menores diâmetros...

Mas na prática, a coisa emperrou!!! Falhou e falhou feio!

Como bom brasileiro, já dei um "jeitinho" que melhorou a situação, mas ainda está longe das melhores! Vou tentar dar uma estudada na Condor Rodan e tentar descobrir porque seu desempenho foi tão superior ao da Gerber e ver se a mesma solução pode ser aplicada à ela sem descaracterizá-la.

Se não der, paciência. Afinal, se você tiver uma que faz mais ou menos bem várias tarefas, ela também as fará mais ou menos mal.

Vivemos afirmando que cada tarefa tem uma ferramenta melhor indicada, mas a Big Rock é um "xodó"... :oops:

• Membros
Postado

Bom dia, trupe!

Lixei bem o cabo e terminei o formato final, restou apenas um lixamento mais fino para tirar todos os riscos e a marca dos pinos no bolster, qualquer leve desnível na madeira e os riscos no aço. Isto e o polimento farei após colocar os pinos, e deixá-los, no conjunto, como uma peça só.

Tirei algumas fotos, espero que apreciem.

20120418100048.jpg

20120418100126.jpg

20120418100200.jpg

20120418100233.jpg

20120418100305.jpg

20120418100337.jpg

20120418100404.jpg

20120418100433.jpg

Grato pela atenção, amigos!

Abraço!

• Membros
Postado
Bom dia, trupe!

Lixei bem o cabo e terminei o formato final, restou apenas um lixamento mais fino para tirar todos os riscos e a marca dos pinos no bolster, qualquer leve desnível na madeira e os riscos no aço. Isto e o polimento farei após colocar os pinos, e deixá-los, no conjunto, como uma peça só.

Tirei algumas fotos, espero que apreciem.

Grato pela atenção, amigos!

Abraço!

Ahhh...fala a verdade vai...você já faz facas há décadas né???? ::lol4::

Ou então reencarnou algum artífice...rs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...