Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bem eu sou novo aqui, viajo só para trabalho e nas cidades que vou sempre rola uns passeios, visitas a rios, cachoeiras, cidades ao redor.... enfim.

Tenho dois canivetes normais (de uma lamina só)

Um Canivete alicate.

Um estilete da Farmastil (não sei bem o modelo, mas a marca é muito bom. Recomendo.)

e tenho uma Faca que vem com uma chaira, essa eu comprei de um amigo do Rio Grande do Sul, o tio dele faz as facas tem uma pequena fabrica pelo que ele me disse, o material é inox (sei que não é muito bom, mas até agora não me deixou na mão), com cabo de osso, bainha de couro e tem meu nome gravado nas tres peças, o problema que tenho é só na parte de afiar, tenho que fazer isso com muita frequencia. Paguei 80 pila nela e valeu a pena, pois mesmo com o uso frequente ela ainda esta perfeita, apenas meu nome na lamina esta meio gasto, porém bem visivel ainda.

Vai fotos do Brinquedinho.

538595_378130755553497_100000697265879_1192438_1943410811_n.jpg

546978_378130872220152_100000697265879_1192439_1699071390_n.jpg

• Membros
Postado

::lol4:: tudo voltou ao normal!!!!!!

por sorte, eu estava pescando....

Ps. não levei a D2, ela tem medo d'água, levei uma rapala de inox, pode ser até de 420 (aquele das donas de casa!!!).

Facas de cozinha, esse mundo é dividido em dois grandes grupos, as orientais dominadas pelos japoneses e as ocidentais que seguem a linha alemã. os japoneses gostam de facas de dureza elevadíssima (chegando a 63 hrc ! super blue steel), afiam as suas facas de sashimi num angulo muito agudo e um só lado formando um "bisel" (depende da mão, se for canhoto ou destro) e não ligam se a faca enferruja, é comum ter facas top em aço carbono ou damasco. já os alemães (ex. wusthof, wmf, henckels, etc) trabalham suas facas num bom aço inox em dureza menor (56-58) e afiam suas facas flat a um angulo de 20º.

inté...

• Membros
Postado

Boa tarde povo!

Sobre o duelo facas vs. Donas de casa:

Minha mãe e minha esposa são "Donas de casa" quando não estão trabalhando!

Ambas cozinham maravilhosamente bem, mas:

1) Elas não tem idéia do tipo de aço das suas facas...

2) Elas não tem idéia de como afiar corretamente essas mesmas facas e muito menos qual o melhor angulo....

3) Não sabem conservar aço carbono

4) Não sabem a forma correta de guardar uma faca

5) Não usam facas de grife

E não é que a comida fica uma delícia???????????????????

Imagina se elas entendessem de facas.......... ::lol4::::lol4::::lol4::

• Membros
Postado

Mais de 500 páginas de viagem no tempo: dá para imaginar quantas vísceras foram usadas para proteger estas lâminas. Ah!, era uma época onde não se encontravam bons silicones em toda esquina.

Exatamente este meu interesse no livro, algumas peças ali são muito atuais, apesar da idade. ::otemo::

• Membros
Postado

Santos,

Concordo plenamente com você, as donas de casa não sabem nada de metalurgia, apenas querem que a faca que corte e não enferruje, por isso falei do 420. Esse aço seria o escolhido por mim para presentear as chef de cozinha da minha família, sem temer qualquer crítica. Ele não vai enferrujar, não vai quebrar a ponta se cair de mal jeito e será facilmente reafiado, além de que a sua retenção de fio será até superior as facas que estão acostumadas a usar.

inté...

• Membros
Postado

Senhores,

A minha rapalinha (Rapala bait 4") é feita em aço 420j2, http://www.top-gear.co.nz/shop/KNIVES+BY+BRAND+2/FISHING+KNIVES/Rapala/Rapala+Bait+Knife++%96+10+cm.html , e deve ter sido endurecida a 52 hcr, http://www.bladeforums.com/forums/showthread.php/534607-What-about-420J2-stainless-steel http://faq.customtacticals.com/steels/stainless_420j2.php . Como podem ver nos sites especializados, não é um aço de grande desempenho no tocante ao corte, mas para o uso que faço é perfeito, uso para cortar peixe e isca e não apresenta nenhum sinal de ferrugem.

Não existe aço perfeito, uns são melhores do que outros em determinados usos, apenas isso.

inté...

• Membros
Postado
Santos,

Concordo plenamente com você, as donas de casa não sabem nada de metalurgia, apenas querem que a faca que corte e não enferruje, por isso falei do 420. Esse aço seria o escolhido por mim para presentear as chef de cozinha da minha família, sem temer qualquer crítica. Ele não vai enferrujar, não vai quebrar a ponta se cair de mal jeito e será facilmente reafiado, além de que a sua retenção de fio será até superior as facas que estão acostumadas a usar.

inté...

::otemo::

Senhores,

A minha rapalinha (Rapala bait 4") é feita em aço 420j2, http://www.top-gear.co.nz/shop/KNIVES+BY+BRAND+2/FISHING+KNIVES/Rapala/Rapala+Bait+Knife++%96+10+cm.html , e deve ter sido endurecida a 52 hcr, http://www.bladeforums.com/forums/showthread.php/534607-What-about-420J2-stainless-steel http://faq.customtacticals.com/steels/stainless_420j2.php . Como podem ver nos sites especializados, não é um aço de grande desempenho no tocante ao corte, mas para o uso que faço é perfeito, uso para cortar peixe e isca e não apresenta nenhum sinal de ferrugem.

Não existe aço perfeito, uns são melhores do que outros em determinados usos, apenas isso.

inté...

::otemo::

Obs: Se o Chuck Noland (

) achasse uma dessa aí enquanto esteve naquela ilha....ele iria comemorar como se fosse uma super-hiper-mega faca com lâmina de Adamantium e cabo de chifre de Unicórnio....independente do fim/aço a que se destina...

O que manda é a necessidade! ::hãã2::::hãã2::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...