Membros cabraljr Postado Março 30, 2012 Membros Postado Março 30, 2012 Bom pessoal, Eu e o Véio estamos tranquilos porque sempre afirmamos que o aço D-2 é tido como semi-inox, no entanto sempre reforçamos que o mesmo deveria ser tratado como aço carbono! No teste que fiz com gotas de suco de limão, ficou demonstrado que a qualidade do tratamento térmico do aço das facas artesanais do Taher é superior ao da Queen Cutlery, tradicionalíssima e reputada cutelaria norte americana; uma ida no tio google tirará qualquer dúvida! A grande vantagem, é que eu e o Véio não precisamos dizer ou desdizer nada, porque está tudo escrito em posts passados! Sempre afirmei e vou sempre continuar afirmando que o D-2 após pouco uso fica com um fio dentuço, nano-serrilhado, o que é válido para fios primários com 20 graus de cada lado ou menos! E isso se dá não por corrosão, mas pela queda ou arrancamento dos gigantescos carbonetos de cromo! Já postei inclusive micrografias! Outra coisa interessante é se dizer que ou todos nós ou alguns de nós ou eu, não sei bem ao certo, somos ou sou estação repetidora gringa; acho interessante, porque nos meus 25 de profissional da minha área, poucas coisas inovadoras descobri ou criei por mim mesmo; a maior parte do que sei e aplico, aprendi com quem veio antes de mim e pesquisou ou descobriu. Como nunca vi um trabalho técnico de autoria própria aqui neste fórum, acho então que se aplica à todos nós! E olha que normalmente não me valho do recurso de crtl + C e crtl +V! Com relação às facas do Tahar, estou muito satisfeito com as minhas! E mesmo a pequena utilitária que desbastei no rebolo e na lixadeira e que inclusive adaptei um clipe à sua bainha, para poder portá-la até de calção se for o caso, está perfeita e cortando o que aparece pela frente. Mas parece que ao contrário do que sempre afirmei, não devo ser tão desleixado assim no trato de minhas lâminas, já que ela e o cabo estão perfeitos ( já comentei com alguém aqui que já dei uma lixada e embebida no cabo dela até com um óleo absolutamente não apropriado para tal, antes de começar a usá-la ). Mas continuo afirmando: prefiro o G-10 como tala de empunhadura. As que comprei já encabadas e com as bainhas de couro, só o fiz porque o preço era inferior ao preço mínimo dos blanks de aço! As talas, eu mesmo coloquei e posso dizer que para facas de uso, estão perfeitas! E quem acha que o aço D-2 é ruim ou não se presta à cutelaria, dê uma pesquisada nos fóruns gringos que têm muito maior tradição no uso, porte e confecção de lâminas e onde têm acesso à todo e qualquer tipo de aço que queiram para suas lâminas. E digo por mim apenas: quando compro uma faca já tenho em mente exatamente o uso e destino que darei à ela. Como eu Diegão sempre dizemos: somos muquinhas! E por isso não compro nada para depois ver se acho uma aplicação para o que foi comprado. Tinha até uma propaganda recente que versava sobre coisa semelhante... E em termos de cozinha ( lâminas especializadas ), não entendo nada, mas acho que os japoneses entendem, já que muitos compram lâminas de lá quer seja pelo desempenho e/ou tradição ( a geometria se enquadra em um dos dois quesitos ). Então porque será que apenas neste link a seguir, há facas em aço SKD11 especializadas para cozinha??? E com preços variando de 150 a 300 dólares? Claro, nós sabemos muito mais que eles e os profissionáis e entusiastas que as compram por estes valores módicos. http://knifewear.com/knife-family.asp?family=14 Ih, esqueci de mencionar, mas o aço SKD11 é o bom ( ou será ruim? ) aço D-2! Sei que o tópico está enorme, o que é um bom sinal, mas leiam páginas passadas e tirem suas conclusões sobre tudo o que é escrito por aqui! Citar
Membros cabraljr Postado Março 30, 2012 Membros Postado Março 30, 2012 Ah, e antes que eu me esqueça: André, por favor, após receber sua faca já encabada pelo seu amigo, poste aqui suas impressões sobre o desempenho do aço da mesma! O Frico me pareceu satisfeito! E quanto ao D-2 quebrar, recomendo que ao invés de darem ouvidos à alguém, façam como o Frico e dêem uma olhada no destruction test da Ka-bar em D-2! E de novo vou passar um periodozinho só lendo o fórum, já que o TRAUCO agora resolveu me desqualificar; sem problemas, tudo o que escrevi está ai. Tudo é muito fácil de ser checado em várias fontes. Não vou "bater boca"! Participo do fórum por achar informativo e divertido. Bom, pelo visto, tudo que escrevo é bobagem; meus testes são bobagens ( mas não eram... curioso! ) e então estou prestando um desserviço à todos que aqui chegam! Ok, paro de escrever e apenas leio! Não tenho nenhum problema quanto à isto! Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 30, 2012 Membros de Honra Postado Março 30, 2012 (editado) Eu nunca desconfiei da sua tranquilidade, não é qualquer um que tem cara de pau de afirmar que dureza é essencial porque 1 kg de vagem tira o fio de uma faca não fica vermelho e jura que não bebe. Pare pense quantas pessoas foram enganadas por essa asneira e foram procurar faca com dureza alta? Mas o seu dentuço D-2 não tem nada a ver com o que eu falei. O que eu disse é que voce falou que não usava a Mora Classic porque ela ficava "dentuça" por corrosão e não por usar. As D-2 da troupe só começaram a enferrujar depois daquele teste da salmora. Mas se você prefere fingir que falamos das mesmas coisas, tudo bem. Eu só acho um deserviço fazer esse proselitismo em cima de dogmas que não se sustentam 90% do tempo, como aquela história da faca mágica que corta coco sem perder o fio, ou do polímero que tira o fio do canivete, da faca damasco feita como garrafinha de areia do nordeste, do cromoduro que perde o fio cortando carneiro mas é mais duro que quartzo. Jamais duvidei você perca a tranquilidade com essas coisas, ao contrário, só me espanto que cada dia vem um disparate maior e pior Bom pessoal, Eu e o Véio estamos tranquilos porque sempre afirmamos que o aço D-2 é tido como semi-inox, no entanto sempre reforçamos que o mesmo deveria ser tratado como aço carbono! No teste que fiz com gotas de suco de limão, ficou demonstrado que a qualidade do tratamento térmico do aço das facas artesanais do Taher é superior ao da Queen Cutlery, tradicionalíssima e reputada cutelaria norte americana; uma ida no tio google tirará qualquer dúvida! A grande vantagem, é que eu e o Véio não precisamos dizer ou desdizer nada, porque está tudo escrito em posts passados! Ninguém precisa desdizer nada, ta tudo escrito. No máximo reconhecer um erro, que não é vergonha pra ninguém. Se o que você quis dizer é que eu preciso me retratar, fale... Sempre afirmei e vou sempre continuar afirmando que o D-2 após pouco uso fica com um fio dentuço, nano-serrilhado, o que é válido para fios primários com 20 graus de cada lado ou menos! E isso se dá não por corrosão, mas pela queda ou arrancamento dos gigantescos carbonetos de cromo! Já postei inclusive micrografias! Nós falamos de dentes diferentes, os que eu falo são de corrosão. Mas pode continuar fingindo que são a mesma coisa e se a micrografia é o que falta, não faltará daqui pra frente. Outra coisa interessante é se dizer que ou todos nós ou alguns de nós ou eu, não sei bem ao certo, somos ou sou estação repetidora gringa; hmmm E quem acha que o aço D-2 é ruim ou não se presta à cutelaria, dê uma pesquisada nos fóruns gringos que têm muito maior tradição no uso, porte e confecção de lâminas e onde têm acesso à todo e qualquer tipo de aço que queiram para suas lâminas. Lá se vão os 25 anos de "pesquisa profissional" original e independente para dar lugar à estação retransmissora dos gringos E digo por mim apenas: quando compro uma faca já tenho em mente exatamente o uso e destino que darei à ela. E por isso não compro nada para depois ver se acho uma aplicação para o que foi comprado. Tinha até uma propaganda recente que versava sobre coisa semelhante... E depois você diz que faz pesquisa há 25 anos, quem age assim não faz pesquisa, faz história Cadê o cara que coleciona ferraris na garagem pelo prazer e não pelo uso? Posso lhe chamar de Thor? Eu comprei as do tahar com base na confiança que você mostrou ter na qualidade e no vendedor, agora você passou certificado "Faça o que eu digo, não o que eu faço", ainda assim é curioso você comprar a faca errada para a aplicação que ela teve. E compro sempre sim, mesmo quando não sei se presta pra algum uso, você também, isso eu e você chamávamos coleção. Quem compra faca para uso profissional é chef, açougueiro, dono de buteco. Você é dentista , eu sou químico Se entrou em contradição... E em termos de cozinha ( lâminas especializadas ), não entendo nada, O que não o impediu de me "corrigir" quando eu disse que eram espessas demais, curvas demais, para cozinha alegando que "basta saber usar" como você, que se fatia rodelas de tomate finas como papel com a lâmina de um "pé de cabra afiado" como diria o VdM, não é ? mas acho que os japoneses entendem, já que muitos compram lâminas de lá quer seja pelo desempenho e/ou tradição ( a geometria se enquadra em um dos dois quesitos ). Então porque será que apenas neste link a seguir, há facas em aço SKD11 especializadas para cozinha??? E com preços variando de 150 a 300 dólares? Japoneses entendem de culinária japonesa, argentinos de parrillada, brasileiros de feijoada. Nenhum deles concorda no preço, tipo ou qualidade das facas que usam. E aí? Quem sabe mais da sua profissão? Nós? O preço é grife. Em 1945 uma faca japonesa não valia uma bala 7-belo, hoje vale um monte. Claro, nós sabemos muito mais que eles e os profissionáis e entusiastas que as compram por estes valores módicos. Mas você não era profissional do ramo há 25 anos, ou não era desse ramo, ah, tá. Você sabe ou não sabe dependendo do parágrafo. GENTE!!: e sses valores (US$ 150-300) são baixos a moderados para os entusiastas do primeiro mundo do padrão equivalente aos nosso que pagam R$150-300. CABRAL Você sabe disso. Ih, esqueci de mencionar, mas o aço SKD11 é o bom ( ou será ruim? ) aço D-2! Nossa, deve ser isso mesmo, D2 é caríssimo, 25 dolares uma barra 12" e o tal tratamento com N2 (você lembra se é gás ou líquido?) deve encarecer muito.... Mas! espera! lá atrás o VdM disse que D-2 não serve pra cozinha, será que alguem ainda lembra? Ufa, parece que não. Vai parecer que fui eu... Sei que o tópico está enorme, o que é um bom sinal, mas leiam páginas passadas e tirem suas conclusões sobre tudo o que é escrito por aqui! Eu também espero, senão o "facas qual comprar?" vai morrer nesse samba do crioulo doido que usa o exterior pra provar que não é repetidora do exterior e essaa pilha de contradições. E não tem ironia nisso. Editado Março 30, 2012 por Visitante Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 30, 2012 Membros de Honra Postado Março 30, 2012 (editado) Em vez de "pedir ajuda aos universitários, compadres e afilhados" eu proponho mandar as minhas duas facas a quem achar que eu estou forçando a barra, padrão 1 kg de vagem, de presente para dar seu parecer. Só que antes vou pedir para alguem da engenharia olhar e dizer o que viu, se fui eu que forcei o "1 kg de vagem" ou não, e não vou pedir para amigo, compadre ou sobrinho. o TRAUCO agora resolveu me desqualificar; Quem se desqualificou, COMIGO, e só comigo publicamente até agora, foi você. E a gota dágua foi aquela idiotice que 1 kg de vagem tira o fio de uma faca e por isso dureza é essencial. Nem vou falar da sua super faca d-2 que consegue (uau!) cortar coco e não quebrar (ouch!) quando bate no osso da carcaça dum carneiro, duas coisas que tem gente que ganha a vida,alimenta e educa os filhos com faca comum. Viva feliz nessa fantasia. Quando você apareceu aqui perguntando à moderação se tinha espaço pra gente que gosta de facas em 2010, você fazia facas com cacos de serra de metal e cabo de araldite, tunava tramontinas no esmeril pra elas terem um abridor de garrafas e pedia dicas de como usar o EBay e o Paypal. Um ano depois, esse forum permitiu vc virar palestrante de cutelaria e juiz de quem posta aqui, escolhendo quem pode dar testemunho da d-2 (andré, frico, etc) ou não e expert em EBay... Quem não te conhece, que te compre. Editado Março 30, 2012 por Visitante Citar
Membros cabraljr Postado Março 30, 2012 Membros Postado Março 30, 2012 Bom pessoal, Vamos lá: quando citei o 01kg de vagem EM UMA TÁBUA, ficou bem claro que não era a vagem quem iria virar o fio das facas de menor dureza. Está lá escrito, basta conferir! Mas como sempre, o trauco faz questão de torcer e distorcer o que está escrito e dar como certa a interpretação que ele faz. Com relação à Mora ou qualquer faca em aço carbono, o que sempre escrevi é que em condições de mato e falta de cuidado, o mais provável é que o fio se deteriore por desgaste químico ( corrosão ). De novo, está tudo escrito em posts anteriores. E quem duvida, corte uma cebola com a Mora classic, não limpe a lâmina e veja se o fio permanece o mesmo. Acho que outros amigos aqui tem facas da Condor; pois bem, peguem um coco verde e cortem o mesmo com suas Condor e vejam como fica o fio após! É simples. Quanto ao polimero que tira o fio do canivete, novamente não acreditem no que está escrito; pequem uma bucha scotch brite nova e passem a parte coarse no fio de seu canivete mais afiado e me digam qual é o resultado! Aqui novamente ou o trauco não sabe ler ou não entende o que lê: eu nunca escrevi ( e de novo, está lá trás, preto no branco ) que se aplicado o cromo duro em uma faca por exemplo, teria obrigatoriamente que se refazer o fio assim que se chegasse da cromação ( e eu escrevi literalmente na primeira reafiação ), porque um fio com 20 mícrons, para qualquer propósito, é um fio cego ( no link que postei que é de onde o trauco parece ter tirado as informações sobre aplicação de cromo duro, a própria empresa deixa bem claro que parater a propriedade de dureza e resistência à risco anunciada a camada obrigatoriamente tem que ter 10 mícrons, o que significa dizer, 10 mícrons de um lado do fio e 10 do outro ). Agora vejam como o cara é um primor em interpretação do que eu escrevo: "porque nos meus 25 de profissional da minha área" e todos aqui estão cansados de saber que sou dentista, mas o cara me sai com uma desta: "Lá se vão os 25 anos de "pesquisa profissional" original e independente para dar lugar à estação retransmissora dos gringos"!!! Onde foi que eu escrevi pesquisa profissional??? E ele insiste: "E depois você diz que faz pesquisa há 25 anos, quem age assim não faz pesquisa, faz história " Me digam se não é "pacabá"!!! Na questão das rodelas de tomates finas, nem vou me pronunciar... prefiro esperar o André receber a faca tipo cheff que ele pediu ao amigo cuteleiro para encabar e que ele depois de afiá-la, dê seu parecer! Só isso! Porque eu iria condenar o Tahar se todas as minhas compras chegaram e se recebi exatamente o artigo que estava nas fotos? Minhas facas no uso e com os cuidados que eu sei que o D-2 demanda, estão muito bem! Por que eu iria mentir? E à propósito, comprei mais dois blanks para testar, já que foram os de 6mm de espessura! O interessante é que a mesma pessoa que agora está praguejando, lançou em outras facas, uma Tanto por exemplo, mesmo depois de ter recebido as "porcarias". Ai vai dizer: ah, mas eu não sabia... As minhas lâminas estão perfeitas, tanto é que comprei mais! Ih, será que cometi algum pecado pela cartilha de alguém??? Que medo... Agora ainda querem me dizer que eu comprei faca errada para a aplicação que ele teve... é o cúmulo!!! E voltamos ao primor de interpretação do que estava escrito: "Mas você não era profissional do ramo há 25 anos, ou não era desse ramo, ah, tá." Acho que nem preciso comentar novamente, não é? Então, cabe aos demais que lêem isso fazerem seus julgamentos e tirarem suas conclusões. Eu de minha parte sempre insisto: está tudo escrito e devidamente contextualizado; basta ler! Talvez o trauco esteja esperando uma reação extemporânea ou algo do tipo... não vai ter!!! O que realmente me deixa tranquilo é que o que já foi escrito está lá, para qualquer um ler. Hehehehehe E vejam como insiste... acho mesmo que não sabe ler... a faca que meu pai usou para partir o coco foi a Rodan, da Condor! Citar
Membros Phacsantos Postado Março 30, 2012 Membros Postado Março 30, 2012 E eu achando que só tinha UFC em canal pago!!!!! Uso Faca Chique By the way....alguém ai citou os japoneses...pois eu tive de comprar essa aqui pra deixar a cozinha mais "UFC"... http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=140714670136&ssPageName=ADME:L:OC:US:3160#vi-desc Obs: Não tenho idéia de qual aço e qual dureza essa faca tem!!!! Ahhhh e quanto ao D-2...sabem qual minha opinião????? Nenhuma....nunca peguei uma na mão porque o Tahar ( ) pelo jeito não me enviou.... Obs2: Pra que discutir??? hoje é sexta-feira..dia de abrir uma Norteña bem gelada com o abridor do meu Victorinox..... Té mais Citar
Membros cabraljr Postado Março 30, 2012 Membros Postado Março 30, 2012 Bom pessoal, Voltei apenas para mostrar que até quando o Cabral levantou uma hipótese, que claro, foi ferozmente atacada pelo trauco e como de costume interpretando mal o que escrevi, como no caso das facas Damaski da Tramontina. O que eu escrevi sobre “metalurgia do pó” estava correto, apesar de opinião em contrário ( novamente, basta consultarem o tio Google ). Então eu disse que achava que a Tramontina não tinha experiência com tal tecnologia e ainda mais para fazer aço “damasco” com os “powder steels”. E ai, realmente me arrisquei, quando propus uma hipotética forma de como a tramontina poderia tê-lo feito, e ainda comparei com aquelas famosas garrafas que formam desenhos e mosaicos com areia colorida. Pois bem, fui ridicularizado lá e voltei a sê-lo agora, dizendo que isso sim era forçar barra. Pois bem, como dizem, o tempo é senhor da razão! Quando fui reler o tópico, vi a postagem do André, que até então me tinha passado batido! Pois ele não só esclarece que a Tramontina realmente não produziu o aço, pois importou as placas ou barras do mesmo; e ele ainda citou o Damasteel... Pois bem, claro que a Tramontina e nem mesmo as aciarias do mundo, mesmo as que dominam a “metalurgia do pó”, poderiam fazer este tipo de composito de dois aços diferentes (ambos PM – powder metallurgy ) com padronagem tipo “damasco”, pois ele é trademark e patenteado!!! “To create damascene patterned steels using RSP requires that two powder grades be carefully placed into the steel capsules in a laminated or mosaic pattern cross section. Most modern steels can be used to create RSP Damascus” E para quem achou absurda a analogia com as “garrafas de areia em mosaico”, eis o esquema de quem detém a tecnologia: Acho que a analogia não ficou longe da realidade heim??? A diferença, é que as garrafas de areia são feitas à mão, já os 2 tipos de "powder steel" que irão formar o Damasteel são depositados por bicos de injeção na "garrafa" de aço!!! Quem quiser conferir a discussão completa, com todo o contexto, pode começar a partir daqui: http://www.mochileiros.com/facas-qual-comprar-t12460-1095.html Acho que agora, posso realmente encerrar! Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 30, 2012 Membros de Honra Postado Março 30, 2012 E eu achando que só tinha UFC em canal pago!!!!! Uso Faca Chique Boa idéia. By the way....alguém ai citou os japoneses...pois eu tive de comprar essa aqui pra deixar a cozinha mais "UFC"... http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=140714670136&ssPageName=ADME:L:OC:US:3160#vi-desc Obs: Não tenho idéia de qual aço e qual dureza essa faca tem!!!! Eu tenho uma dessas, o aço parece ser o famigerado 420 de donas de casa, a marca deve ser a Tramontina de lá. O cabo é de madeira bruta, sem pintura ou verniz. Se você quiser, pode passar um selador nele antes de usar, eu não passei e ele tem resistido bem à rotina. Se for afiar no Gerber, use só o lado coarse e depois dê o acabamento usando outro método. Ahhhh e quanto ao D-2...sabem qual minha opinião????? Nenhuma....nunca peguei uma na mão porque o Tahar ( ) pelo jeito não me enviou.... Obs2: Pra que discutir??? hoje é sexta-feira..dia de abrir uma Norteña bem gelada com o abridor do meu Victorinox..... Té mais Abridor de garrafa é pra cueca-frouxa! Macho que é macho abre com a espinha da lâmina do Victorinox. Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 30, 2012 Membros de Honra Postado Março 30, 2012 Achei que cut & paste tinha ficado subentendido como recurso de amadores e leigos Agora que você descobriu como é feito o damasco a base de pó, aproveite e veja como é feita a garrafinha de areia: O absurdo da comparação fica mais evidente com o cut&paste abaixo Bom pessoal, Voltei apenas para mostrar que até quando o Cabral levantou uma hipótese, que claro, foi ferozmente atacada pelo trauco e como de costume interpretando mal o que escrevi, como no caso das facas Damaski da Tramontina. O que eu escrevi sobre “metalurgia do pó” estava correto, apesar de opinião em contrário ( novamente, basta consultarem o tio Google ). Então eu disse que achava que a Tramontina não tinha experiência com tal tecnologia e ainda mais para fazer aço “damasco” com os “powder steels”. E ai, realmente me arrisquei, quando propus uma hipotética forma de como a tramontina poderia tê-lo feito, e ainda comparei com aquelas famosas garrafas que formam desenhos e mosaicos com areia colorida. Pois bem, fui ridicularizado lá e voltei a sê-lo agora, dizendo que isso sim era forçar barra. Pois bem, como dizem, o tempo é senhor da razão! Quando fui reler o tópico, vi a postagem do André, que até então me tinha passado batido! Pois ele não só esclarece que a Tramontina realmente não produziu o aço, pois importou as placas ou barras do mesmo; e ele ainda citou o Damasteel... Pois bem, claro que a Tramontina e nem mesmo as aciarias do mundo, mesmo as que dominam a “metalurgia do pó”, poderiam fazer este tipo de composito de dois aços diferentes (ambos PM – powder metallurgy ) com padronagem tipo “damasco”, pois ele é trademark e patenteado!!! 2.jpg[/attachment] [attachment=0]3.jpg[/attachment] Acho que a analogia não ficou longe da realidade heim??? A diferença, é que as garrafas de areia são feitas à mão, já os 2 tipos de "powder steel" que irão formar o Damasteel são depositados por bicos de injeção na "garrafa" de aço!!! Quem quiser conferir a discussão completa, com todo o contexto, pode começar a partir daqui: http://www.mochileiros.com/facas-qual-comprar-t12460-1095.html Acho que agora, posso realmente encerrar! Pena, vou ficar sem saber sobre as vagens de carborundum, os cocos de vidia e os ossos de zirconita de GV. Citar
Membros Phacsantos Postado Março 30, 2012 Membros Postado Março 30, 2012 Trauco Pensei nisso..o cabo parece ser "cru" mesmo....qual selador passar? Nada que custe mais que a faca claro! Quanto a abrir a garrafa.................................................o importante é acessar o conteúdo! E tenho de usar todas as ferramentas do meu Victorinox.... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.