Membros Phacsantos Postado Março 29, 2012 Membros Postado Março 29, 2012 Bom dia povo! O Ebay considerou que eu tinha razão e me deu um "refund" de uma faca...a outra como perdi o prazo e confiei no dito cujo do Tahar eu tive prejuizo. Mas...se chegarem algum dia, eu lhe pagarei o devido. Bom...pelo menos meu prejuizo diminuiu....ainda mais agora que sei que as D-2 soltam os cabos... Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 29, 2012 Membros de Honra Postado Março 29, 2012 ainda mais agora que sei que as D-2 soltam os cabos... E com salinidade enferrujam, muito pior que aço mola, Mora Classic, etc "Névoa salina? Corte com Tramontina pois o D-2 afina" Mas eu acho que existe faca D-2 bem feita, aquela Ka-Bar do VdM é um exemplo que não cai o cabo: facas-ka-bar-t56456.html Citar
Membros Véio du Mato Postado Março 29, 2012 Membros Postado Março 29, 2012 Senhores, O aço D2 não é santo nem diabo, a sua classificação é semi-inox, por isso não me assusto quanto a oxidação, até porque a minha lâmina é pintada. Esse negócio do cabo soltar, isso pode se resolvido caso a caso com uma boa cola epoxi ou araudite. continuo elogiando a minha ka-bar, a sua retenção de fio é muito boa, e acredito que a do tahar também deve ser. temos que ter bom senso, o aço D2 estava sendo endeusado, espero que não seja endiabrado, só é mais um aço top, pessoalmente, para a minha faca, ainda recomento e o prefiro se comparado ao 420, para a minha sogra, recomendaria o 420, ela como dona de casa, dá mais importância a faca não oxidar. Para que mora no litoral, pesca na Praia ou usa a faca na cozinha, vai ter que conviver com inconveniente da oxidação. inté... Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 29, 2012 Membros de Honra Postado Março 29, 2012 Senhores, O aço D2 não é santo nem diabo, a sua classificação é semi-inox, por isso não me assusto quanto a oxidação, até porque a minha lâmina é pintada. Esse negócio do cabo soltar, isso pode se resolvido caso a caso com uma boa cola epoxi ou araudite. continuo elogiando a minha ka-bar, a sua retenção de fio é muito boa, e acredito que a do tahar também deve ser. temos que ter bom senso, o aço D2 estava sendo endeusado, espero que não seja endiabrado, só é mais um aço top, pessoalmente, para a minha faca, ainda recomento e o prefiro se comparado ao 420, para a minha sogra, recomendaria o 420, ela como dona de casa, dá mais importância a faca não oxidar. Para que mora no litoral, pesca na Praia ou usa a faca na cozinha, vai ter que conviver com inconveniente da oxidação. inté... Eu só disse que a sua faca tem um cabo bom que não deve se soltar sozinho, imagino que o fio dela deve ter sido feito sem aquecer em demasia como a do tahar e criar aquelas regiões que estão esfarelando por exposição ao sal, mas só usando ela em condições reais vai se descobrir isso. Quanto ao cabo, você é capaz de perceber sozinho que araldite ou superbonder não resolvem, basta olhar as fotos. O comentário sobre oxidação do D-2 é consequência de uma série de comentários sobre o "micro-serrilhado" que a corrosão provoca na Mora classic que torna áspero o corte de bula de remédio e que o D-2 não sofreria e blah-blab-blah. Na verdade, dadas as condições adversas, o D-2 gera um serrilhado visível a olho nu que puxa fiapo fibras de bulas de remédio. Forçar a barra "falando mal" do 420 e colocando-o no domínio das donas de casa não acrescentou nada sobre o D-2 apenas sobre você. Citar
Membros Véio du Mato Postado Março 29, 2012 Membros Postado Março 29, 2012 apenas sobre você. sobrou pra mim..... Trauco, você descobriu na prática por que NÃO existe nenhuma faca de pesca, cozinha ou mergulho em D2, e nem navalha, seu fio fica facilmente microserrilhado (segundo o Cabra, dentuço), mas não perde, se mantem por muito tempo. Para lareira tenho uma machadinha barata, a kabar é para ir pro mato mesmo. sem criticas a nenhum aço. inté.... Citar
Membros ( E ) Postado Março 29, 2012 Membros Postado Março 29, 2012 Pra quem gosta, o livro que baixei recentemente é um deleite: Aí, um livro excelente, inspirador! Valeu pela dica, André. Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 29, 2012 Membros de Honra Postado Março 29, 2012 apenas sobre você. sobrou pra mim..... Trauco, você descobriu na prática por que NÃO existe nenhuma faca de pesca, cozinha ou mergulho em D2, e nem navalha, seu fio fica facilmente microserrilhado (segundo o Cabra, dentuço), mas não perde, se mantem por muito tempo. Para lareira tenho uma machadinha barata, a kabar é para ir pro mato mesmo. sem criticas a nenhum aço. inté.... Na verdade acredito que não deve existir nenhuma faca de cozinha ou fileteira D-2 porque as lâminas para isso (tirando o cutelo) são de 2 a no máximo 3mm de espessura e de até 20 cm de comprimento, uma D-2 delgada e longa é relativamente frágil, pior ainda para navalha de barba. O contato com os temperos, alimentos, carnes durante o preparo de uma refeição não estraga o D-2 como já foi mostrado naquele "teste" dos temperos, o que estragou foi o cabo com a lavagem diária e estragaria se tivesse sido posto em "facas para senhoras". A (micro)serrilha que está em questão é a produzida por erosão tanto na Classic quanto na D-2 e não por (micro)fraturas durante o uso ou afiação. Citar
Membros Frico Postado Março 29, 2012 Membros Postado Março 29, 2012 Me agrada muito o aço D2 do Tahar. Fio e desempenho, estética e etc. Quanto a oxidação, as minhas não apresentaram nada de anormal. Num mergulho e nem pesco há muito tempo. Num trabalho no mar e nem numa salina, então...... só pra quebrar o gelo. Citar
Membros ( E ) Postado Março 29, 2012 Membros Postado Março 29, 2012 e pra quebrar o gelo ela é boa. hehe! Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 30, 2012 Membros de Honra Postado Março 30, 2012 Até que temperatura dá para ir antes dela quebrar com um golpe (Stalingrad vem à mente)??? Montanhista pode usar ? (sem ironia) Só para encerrar os meus comentários. Este tópico visa informar potenciais compradores deste ou daquele modelo/marca/vendedor, no caso do tahar as primeiras informações foram que ele era um bom vendedor, que as facas eram boas. Eu comprei uma D-2 e uma aço mola, com um dia de diferença e chegaram com muitos dias de diferença. Para a primeira o preço cobrado pelo frete foi igual ao do correio+envelope, a segunda foi bem maior e são do mesmo peso e tamanho. O endereço do shipping é diferente do endereço do vendedor. Não tive aviso de shipping, tracking number e só contactando ele recebi a promessa que enviaria o tracking. Nunca enviou. Essas coisas mostram um vendedor ruim, desorganizado, que evita o diálogo e não tem regras claras de shipping. O EBay combate isso e orienta para evitar. Quando eu avisei o forum, como acho que se deve fazer, fui tratado como "EBayer amador" mesmo estando nele desde junho de 2002 e o carro de som "tahar é o cara" e "você vai babar quando vir a perfeição de acabamento e blah-blah-blah das facas do tahar" me pintando como intransigente. O tempo passou, D-2 chegou e eu fui solenemente ignorado ao advertir que 1) O fio estava queimado na ponta pela ferramenta que o fez 2) Os bolsters não encaixavam um no outro, estavam desalinhados 3) A bainha mole somada a uma faca que o cabo pesa mais que a lâmina é um prato feito para a faca cair no chão se você afrouxar o cinto por qualquer motivo Depois do primeiro uso eu avisei que o cabo descascou o "verniz" e me informaram que era azar meu, amostra ruim (em artesanato???) O tempo passou outro tanto e a aço mola chegou sem esses defeitos de acabamento, a bainha é tipo mora e engole a faca eliminando o problema de balanceamento,os bolsters são alinhados e do mesmo tamanho, em compensação o cabo composto não aguenta ser lavado depois do uso e esta se desmontando O carro de som pró-tahar abafou os fatos simples acima com o mesmo barulho de antes o preço disparou e mais gente comprou dele com os mais diversos resultados desde deixar a faca enrolada no plástico na gaveta até não receber ou demorar tanto que nem usou ainda. Enfim, eu ainda acho que este forum de facas e este tópico em específico tem que ser útil e baseado em fatos simples, que permitam as pessoas formarem opinião e tomarem uma decisão de compra. E certos dogmas ("dureza é tudo", veja as vagens) e afetos pessoais (eu gosto então é bom, eu odeio por isso não presta, fulano falou eu acredito, cicrano disse eu não acredito, não li e não gostei) não tem ajudado. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.