Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

(E): meu pai gravava aço quimicamente assim: mergulhava a peça em cera de abelha derretida, depois de um tempo removia, esperava escorrer e esfriar bem e aí, com um estilete desenhava ou escrevia removendo a cera. Depois limpava bem o metal exposto e aplicava ácido clorídrico com um pincel ou cotonete. Esperava um pouco, lavava em água corrente, e repetia, até achar que estava pronto. Aí, enchaguava bem e removia a cera com um secador de cabelo.

A lâmina acabada fico perfeita, hein? Parabéns!

• Membros
Postado

(E)

BELO TRABALHO!!!!!

Que capricho...sabe que quando você disse que ia fazer umas facas eu imaginei que ficariam bem pior que isso??? Para uma primeira faca eu tinha em mente algo mais rústico e menos caprichado. Não que eu estivesse desdenhando da sua iniciativa e capacidade...só não tinha idéia que fosse sair coisa tão boa logo de cara.

Parabéns...calou minha boca sem eu nem abri-la! ::lol4::::lol4::::lol4::

Estou ansioso pela obra final agora...

- - - - - - - -

Véio

Bom saber...vi algumas por preços abaixo de 20 dolares que ficariam boas numa possível coleção....sabe como é....já que comecei....rs

• Membros
Postado (editado)

Ola amigos, bom, julguei melhor por algumas fotos, apenas daquelas facas que são mais significativas ao meu modo de ver, ate as mais simples que julguei ter algo interessante a oferecer. Encima de cada foto, a marca e dados da faca em questão. Espero que gostem. Se houver alguma faca na foto do armario com a coleção que não esteja aqui e quiserem saber algo dela, basta dizer qual é que eu mostro ou digo algo que queiram saber. Então vamos la:

Faca JR. Knives modelo Tatica LB. Essa faca é um desenho meu e executada por um grande cuteleiro, o Dan, da JR Knives. Ela é feita de aço 5160 forjado a partir de uma barra virgem. Tem tempera seletiva que faz a lamina ter uma dureza e o tang ser mais flexivel, pra aguentar qualquer tipo de trabalho. Proximo à ponta dela foi feito um "distal Tapper", afinando-a pra poder executar trabalhos mais suaves, enquanto do meio da lamina pra traz, ate a guarda, é um verdadeiro machado. O contra-fio é afiado pra cortar coisas duras, como aremes, vergalhões de ferro, etc. O desbaste é flat e o fio é covexo, o mais resistente que uma faca pode ter. As talas do cabo são de Celeron. As medidas são: Total 28cm, espessura da lamina 10mm. Bainha em couro bovino. Site da Jr. Knives pra quem quiser conhecer mais do trabalho desse grande cuteleiro: http://www.knivesjr.blogspot.com.br/

jrtlb.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Faca Peter Hammer, modelo Skiner Tatico. Essa faca é forjada, feita de aço 5160 e o cabo é em paracord. A bainha é feita de couro de bufalo. As medidas dela são 25cm totais e 6mm de espessura.

hammerk.jpg

Faca Buck modelo Intrepid (USA). Essa faca é uma das minhas preferidas! É pau pra toda obra pesada! Feita de aço 420HC e cabo em Zitel, ela tem 30,5 Cm totais e 6,5 mm de espessura. A bainha é em Kidex com nilon balistico.

bucksr.jpg

Faca Arkhip, modelo Pantera Negra Plus. Essa faca é feita em aço carbono VC131 (ou D6, como queiram). Sua dureza é em torno de 61 na escala de dureza. Ela tem 40cm totais e 5mm de espessura. Possui uma serra fantastica no dorço e o cabo é em paracord com Kevlar. A bainha é de couro bovino.

arkhippanteranegraplus.jpg

Faca Smith & Wesson modelo Homeland Security (CKSURG). Essa faca é feita de aço 440C forjado (essa ja possui a inscrição "Hammer Forged" na lamina em baixo relevo). O cabo é em G10 Texturizado. Ela possui 35cm totais e 6,8mm de espessura. A bainha é em kidex e nilon balistico e traz uma pedra diamantada pra afiar.

swcksurg.jpg

Faca UZI, modelo Heavy Duty. Essa faca é feita em aço 8CR14 com acabamento negro. O cabo é em Micarta negra. As medidas são 30cm totais e 5mm de espessura. Possui bainha em nilon balistico com sitema Mole e bolso pra portar objetos.

uzijc.jpg

Faca Smith & Wesson, modelo Search & Rescue Tantô. Essa faca é feita em aço 440C com acabamento em teflon negro. O cabo é de Kraton. Ela tem 27cm totais e 4mm de espessura. A bainha é em kidex com nilon balistico e possui pedra diamantada para afiar.

sw2q.jpg

Faca artesanal Josh Kane, modelo Big Bowie Tanto. Essa faca é feita em 440C com acabamento acetinado. Ela tem 37cm totais e 6,7mm de espessura. O cabo é em Micarta. A bainha é em couro bovino.

joshye.jpg

Faca Trench, modelo Street Fighter. Essa faca é feita em 440C. Possui soco ingles junto ao cabo de madeira de lei. Essa faca possui 40cm totais e 6mm de espessura. A bainha é em couro bovino.

trench.jpg

Faca Hamster, modelo Survival. Essa faca é uma réplica da americana Buck, modelo Buckmaster. Feita em aço 420HC com acabamento jateado, o cabo é em tubo de aço oco com kit de sobrevivencia. Ela possui 31,5cm totais e 5mm de espessura. A bainha é em plastico, com pedra de afiar na parte de traz incorporada e dois bolsos de nilon balistino na frente pra por outros kits de sobrevivencia.

ramster.jpg

Faca Smith & Wesson modelo Large Hunting Knife (SW980). Feita em aço 440C, seu cabo é de Kraton. Possui 28,5cm totais e 4mm de espessura. A bainha é em couro bovino.

sw3q.jpg

Faca Ranger, modelo Bowie. Essa faca é feita em aço 420J2. Possui serra no dorço pra cortar coisas como cordas, madeiras, ossos. Suas medidas são 43,5cm totais e 4mm de espessura. A bainha é em couro bovino. Essa é o meu facão pra mato...rsssssss

rangerva.jpg

Faca SAICO modelo Ranger. Essa faca é feita em aço carbono 1095. O cabo dela é de borracha. Ela possui 34cm totais e 5,5mm de espessura. A bainha é em plastico injetado com nilon balistico e possui presilha pra cinto militar. O modelo dessa faca é baseado na americana Gerber modelo BMF.

saico.jpg

Faca Linder Solingen, modelo Neck Knife. Essa faca eu não sei precisar qual aço é feita. O cabo é em plastico ABS. Ela possui 17,5cm totais e 4mm de espessura. A bainha é em plastico ABS com presilha pra por no cinto em horizontal ou vertical. É a minha EDC!

neckw.jpg

Bom, essas são as facas que eu particularmente mais gosto em minha coleção. Se quiserem posso postar os canivetes que mais gosto tb aqui, apesar de ser um posto de facas. Como falei, alguma faca que virem na coleção e quiserem saber algo, é só dizer que eu posto foto e digo o que precisar, só indiquem qual da foto.

Abraços meus amigos!

Editado por Visitante
  • Membros
Postado
Bom, essas são as facas que eu particularmente mais gosto em minha coleção. Se quiserem posso postar os canivetes que mais gosto tb aqui, apesar de ser um posto de facas. Como falei, alguma faca que virem na coleção e quiserem saber algo, é só dizer que eu posto foto e digo o que precisar, só indiquem qual da foto.

Abraços meus amigos!

Leandro

Muito bonitas. Bela coleção.

Gostei especialmenta da Faca Smith & Wesson de cabo verde.....se você quiser dar ela de presente eu me candidato! ::lol4::::lol4::::lol4::

Sem querer abusar...e aquela do cabo (??) listrado na terceira divisoria de cima pra baixo?? Tem alguma foto dela inteira também???

Abraço

• Membros
Postado (editado)

Valeu, Trauco! Perfeita é muito, tem muita coisa que eu farei diferente nas próximas, agradecido pela consideração, meu amigo.

Sobre a gravação, eu nunca usei apenas cera de abelha como o seu pai, o mais próximo que já fiz foi uma mistura de cera de abelha, parafina, betume (para dar uma cor e flexibilidade para desenhar) e terebentina (fluidez). A cera e a parafina que dão a flexibilidade para se riscar sobre o verniz. A terebentina o torna líquido suficiente para se desenhar diretamente usando pincel, pena ou alguma outra ferramenta de desenho. No lugar ou junto com a cera pode-se usar resina de colofônio (breu) - numa quantidade diferente, outra fórmula -, desta maneira o verniz fica consideravelmente mais resistente que a cera sozinha para um longo tempo de ataque do sal ou do ácido.

Qualquer hora experimentarei apenas a cera de abelha como falou e testar a sua resistência ao mordente. O percloreto de ferro demora um pouco mais para corroer o metal, e na cutelaria alguns trabalhos necessitam certa profundidade de corrosão uma vez que o resultado não é a impressão no papel gerada pela placa e sim a própria matriz.

Obrigado mesmo pelo elogio, Santos! Logo postarei mais algumas partes prontas e construiremos virtualmente juntos as facas. Espero que o todo fique bom. Sem expectativas qualquer coisa é lucro, certo? ::lol3::::lol3::

Gostei da faquinha nova, Véio! Qual é o link de onde a comprou?

E, Leandro, está parecendo o John Locke quando abriu a maleta na ilha do Lost. ::otemo::::otemo:: Bela coleção.

Abraços!

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Meu pai usava isso pra gravar os nomes dos filhos em tesouras, facas, garfos, colheres, machadinhas e tralha de metal em geral que levávamos em acampamentos e excursões do colégio. O ácido clorídrico deve servir bem para esse uso porque o produto da corrosão é solúvel em água e não obstrui o ataque, mas tem que cobrir completamente a peça com a cera senão o vapor pode atacar e tirar o brilho. Outra coisa que deve funcionar, depois que você fez toda a parte "artística" é eletro-erosão no lugar de erosão química, vou pegar uma tramontina aço carbono e fazer uns testes.

• Membros
Postado

Leandro

Muito bonitas. Bela coleção.

Gostei especialmenta da Faca Smith & Wesson de cabo verde.....se você quiser dar ela de presente eu me candidato! ::lol4::::lol4::::lol4::

Sem querer abusar...e aquela do cabo (??) listrado na terceira divisoria de cima pra baixo?? Tem alguma foto dela inteira também???

Abraço

Ola amigo Phacsantos, realmente essa Smith & Wesson é brutal! Uma faca que não tem onde por defeitos. Ela é simplesmente maciça demais!!! Aguenta qualquer prova que for submetida de boa. Infelizmente existem muitos lixos falcificados da marca, que faz com que muitos não gostem dela. Mas pra esses que não conhecem uma boa S&W, peguem uma dessas aqui na mão e me relatem depois. É uma faca fantastica, muito robusta de verdade e de qualidade inquestionavel. Infelizmente essa minha não esta disponivel pra presentear...kkkkkkkkkkkkkkk.. mas se souber de alguma, pode deixar que te incluo nos candidatos...kkkkkk

Quanto à faca de cabo listrado que vc falou, eu tenho foto dela, mas nem vo postar, acho que não precisa. Não é nada demais, faz parte das minhas "porcarias que tb temos que ter". Trata-se de um punhal um pouco antigo, daqueles mais comuns possivel, da marca Descalvado. Se vc não conhecer e quiser mesmo ve-lo, peça denovo e ai eu coloco a foto, mas é coisa bem simples, uso ele pra abrir cocos, pra vc ter ideia...kkkkkkkkkkkk

• Membros
Postado

Trauco e E, obrigado pelas palavras. Vcs dois me parecem grandes adimiradores da cutelaria tb... O que vcs tem ai de materiais interessantes pra nos presentear com fotos? Ja viram que eu gosto da coisa, e estou curioso quanto ao que os amigos tem tb!

Grande abraço a todos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...