Membros Véio du Mato Postado Março 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 18, 2011 Grande cabral, Bela explicação, mas vou recomendar para o invernoso amigo a praticidade, compre esse cartão diamantado de fallkniven e cole na bainha da sua faca. http://cgi.ebay.com/Fallkniven-D3T-Whetstone-Knife-Sharpening-Stone-/150553506235?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item230db031bb e para dar o acabamento final use essa chaira de ceramica http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=250697308922&ssPageName=STRK:MEWNX:IT , no caso ela é vendida sem o cabo, basta comprar um cabo plástico para lima numa casa de materiais de construção que o problema está resolvido. Te garanto que o resultado não vai ser o mesmo dos apetrechos do cabral, mas essa alternativa não vai te pesar nada na mochila. inté.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Março 19, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 19, 2011 Excelente dica da chaira e da pedra, Veiu du Matu, vou encomenda-las. Enquanto isso chegou a minha Mora clássica com cabo de madeira vermelha, é excelente mesmo, o fio é um perigo e o acabamento é muito bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Filho do inverno Postado Março 23, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Março 23, 2011 Cabral e Véiu du Mato: Adorei as dicas. Pretendo afiar a faca somente em casa mesmo. Não quero levar equipamentos, na mochila, para essa atividade. Então não me preocuparei com o peso. Gostei das idéias da chaira de cerâmica, das cerâmicas japonesas, das lixas e das outras alternativas. Há um porém... como usar esses apetrechos? ãã2::'> A minha ignorância aí é grande. Não quero estragar a faca, tentando afiá-la. Vocês podem dar um passo-a-passo ou indicar algum manual para isso? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 23, 2011 Véio, O Buck Vantage em S30V sem a menor sombra de dúvidas!!! O tratamento térmico do Paul Bos é um plus! :'> A geometria da lâmina e a ergonomia geral são muito superiores! O aço então... Agora devo salientar os contras: peso maior e terá que fazer algumas pequenas modificações como o recartilhado ( ou meias-luas como no meu caso ) na empunhadura e talvez um jimpingzinho... Ah, e tem também o probleminha da centralização da lâmina, que é miss ou hit... Tem também um fator que conta para alguns, que é o espelhamento da lâmina, que no caso do Buck por ser S30V ( desgasta muito as cintas-lixa ), é acabado em um grit mais alto, longe do espelhamento! Mas o fio... Invernoso amigo ( by VdM ) , Você pode fazer dispositivos de angulação como os que postei aqui; ou como o do vídeo do youtube que também postei aqui, etc. Mas existem também alguns truques básicos, como por exemplo, se você quiser manter o mesmo ângulo de fábrica, basta usar uma caneta marcadora de DVD e passar no fio; ai você passa de leve na pedra e vê se o ângulo está correto ou não ( se só a parte marcada foi desgastada, estará exato ). De acordo com isso você inclina mais ou menos a lâmina. E não tem jeito! Afiação manual é prática e memória muscular! Compre uma faca ou canivete vagabundos e treine, treine, treine, treine... em pouco tempo se surpreenderá com os resultados. Com os dispositivos que mencionei, a grande vantagem é que você só tem que manter a lâmina na horizontal, o dispositivo dá o ângulo correto e com um índice de repetibilidade mutíssimo bom! Com estes dispositivos também pode se usar o truque da caneta marcadora, pois dependendo da geometria da lâmina, é necessário uma pequena correção no ângulo ao se chegar na ponta. Qualquer dúvida, não pense duas vezes antes de postar aqui! Eu ou qualquer outro dos muitos feras que tem por aqui faremos o possível para contaminá-lo com a febre do aço... Mas já vou avisando: vicia!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros leobeloni Postado Março 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 23, 2011 Srs., para atividades de campo (trekking, camping e montanhismo), sobrevivência e demais, qual seria a indicação ? 1 - Cold Steel SRK 2 - Corneta Wotan 3K Grato pela ajuda ! Abs. Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Março 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 23, 2011 (editado) Xiiiiiii.... Invernoso, Vou te dar três dicas: - primeiro, guarde a tua faca até ter alguma prática. - segundo, dê uma pesquisada no youtube. - terceiro, olhe o site: http://www.cutelariavirtual.com/renno/informacoes/afiacao/afiacao.htm - por ultimo, teste bastante nas facas de cozinha, só quando tiver confiança e firmeza na mão para manter o angulo correto é que você pode afiar a sua Masters hunter!!!!!! Não se chateie comigo, mas afiar bem uma faca requer uma certa pratica não basta um tutorial. Inté... Editado Março 23, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Março 23, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 23, 2011 Leo, Ambas são ótimas. E caras!!!! Pessoalmente prefiro facas menores para esse uso, acho mais versáteis as facas tipo bushcraft com 4" a 5" (10 a 12,5). As facas que está em duvida são facas militares de combate. Te recomendo também uma alterativa barata é a Cold Steel Bushman. E para piorar a sua dúvida tem a fallkniven A1 e a sog seal. Inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros leobeloni Postado Março 24, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 24, 2011 Grato pela ajuda Veio ! Verifiquei suas dicas, a fallkniven A1 é show, porém bastante cara tb, assim como a F1. Verifiquei as SOG e os tamanhos tb são acima 4" e 5" correto ? A Cold Steel Bushman é uma opção legal ... Como alternativa bem barata é com um visual legal é a Guepardo Police, o que acham ? É faca pra aguentar o tranco ou vai deixar na mão ? Abs, Leo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Filho do inverno Postado Março 25, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Março 25, 2011 Cabral e Véio: Agradeço as dicas. Vou tentar sim montar algum kit aqui em casa e praticar, com a caneta para DVD, em facas bem vagabundas de cozinha. Só me arriscarei na outra, que ainda não chegou, quando sentir que já estiver melhor. Vou seguir trocando algumas idéias com vocês, por aqui, de vez em quando. Véio, não fico chateado não. Sei bem que isso requer prática e que a habilidade vem só com o tempo. E estou longe disso. Antes de mais nada, tenho que montar algum kit para afiar as facas. Cabral, vou ficar viciado mesmo. Bem, mãos à obra: próxima parada - formação do kit!!! Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 25, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 25, 2011 Invernoso ( by VdM ), Mais um que vai contrair a febre do aço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.