Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Passei nos correios agora para pegar o meu canivete Smith & Wesson modelo ExtremeOps. A foto abaixo é do anúncio do vendedor, ele custou US$ 16.99 mais US$ 7.99 de frete, um total de US$ 24.98 ou cerca de 43 reais quando paguei com Paypal. A se acreditar no anúncio, ele é de aço 440c com "black titanium powder coating", a lâmina tem 8,0 cm de comprimento e fechado ele mede 10,5lx2,0lx3,0a cm aí incluído o clip na espessura. O o corpo é de aço e o cabo é de alumínio anodizado com acabamento para melhorar o "grip", a lâmina possui uma bucha de polímero (nylon, teflon, polietileno?) que atua no lugar de um rolamento reduzindo o atrito no eixo e fio fica suspenso, não encostando em nada, quando fechada. O clip, a lâmina e os cabos são todos eles fixados com parafusos de aço com cabeça torx (ou estrela). O lock é uma lâmina metálica fixa na extremidade do cabo e que se apoia nos pinos da estrutura do cabo, achei um pouco delgada pro meu gosto. Ele é ambidestro no que diz respeito a abertura com uma única mão, mas o clipe e o lock são voltados para uma pessoa destra.

20120314143316.JPG

20120314145816.jpg

Quando chegar em casa posto fotos mais detalhadas e junto com o canivete de viagem e mato que ele substituirá.

Esse canivete se encaixa na minha demanda por uma lâmina portátil: quando estou no mato ou em viagem tenho costume de coletar lóbulos de cactos, mudas de plantas, sementes,etc para a coleção que mantenho em casa, também uso para pequenas tarefas manuais como abertura de latas, garrafas, descascar frutas, consertos de emergência, cortar cordas, cipós, e ramos e eventualmente para preparar comida. O outro canivete (comprado num R$1,99) atende parcialmente essa demanda mas as vezes falta o fio serrilhado para cortes mais encardidos e uma ponta robusta feita para perfurar, além disso, ele não tem lock e deve ser manuseado de acordo. Esse S&W preenche todas as necessidades e outras que não citei. Agora é testa-lo para ver se ele presta ou não na prática e retornar aqui para contar.

• Membros
Postado
Santos,

O problema é que o 420 pode ter de 0,15 a 0,36% de C e se não nos dão a dureza não dá para se ter nem idéia.

a questão é que não encontrei facas desse porte no ebay. Com lâminas acima de 6".

E no Brasil só achamos em aço 420 ou Carbono.

O que fazer para ter uma faca maior, com um bom aço e preço??/????

Santos:

Queria fazer dois comentários:

1) Você acha facas como você quer nos cuteleiros brasileiros e micro industrias como a Burza, mas o preço não é tão baixo como as produzidas em volume, procure pelo Blog de algum deles, como o Serapião que eles tem links para os demais.

2) O aço carbono pode ser tão bom ou melhor (se dureza é o único critério) que os inox/stainless, acho que você quis dizer "que não enferruja" quando falou "bom aço", não?

Já considerou comprar um blank 440c como este e dar o acabamento para ficar como você deseja?

http://www.ebay.com/itm/Knife-Making-Blade-Blank-Amazon-Bowie-Machete-Survival-Blank-S82-/370594118460

Trauco

Invertendo as respostas...rs

2)Não ligo de ser aço carbono...mesmo porque até pouco tempo atrás eu nem sabia que as facas que usei a vida toda até agora eram de aço 420 e não algo "melhor"! A questão que surgiu foi: Comprei uma Mora Classic de 4" em aço carbono. A Faca é excelente a despeito de enferrujar a guarda e manchar a lâmina. Com isso, nosso nível de exigência subiu. E as facas maiores que temos na cozinha são porcarias...e não porque são feitas em aço 420 (suponho isso já que são Tramontinas de mercado), mas porque são menos espessas do que eu gostaria e não me dão firmeza pra descascar um coco verde por exemplo. Além de serem esteticamente "baratas", quando podemos nos dar ao luxo de pagar um pouco mais e ter algo melhor.

Nesse intuito comprei recentemente uma Mora 748 na Oakcutlery (Valeu Cabral dinovo)..ainda não chegou, mas tenho certeza que é de boa qualidade. Tem uma lâmina stainless de 6" e cabo plástico...acredito que se dará muito bem na cozinha.

Agora me falta uma com lâmina de 8" e quem sabe outra de 10". Não me importo que escureça..só não gostaria de fosse devorada pela ferrugem! ::lol4::

1) Essas artesanais são caras demais...pra mim ao menos...me recuso a pagar mais de 100 numa faca!

Sei que são feitas à mão, com todo o capricho e arte de quem as faz...mas acho que alguns as vezes exageram nos preços. Ou porque não querem uma enxurrada de encomendas que não dariam conta de cumprir ou porque querem é ganhar muito dinheiro mesmo (ou outras possibilidades...)...às vezes vejo uma postagem em outros lugares, de alguém que achou uma mola de fusca num ferro velho, juntou com um caco de madeira que tinha numa demolição e tcham tcham tcham tcham ::bruuu:: surgiu uma faca de 350 reais. E ainda diz que faz por hobby........ ::bruuu::::bruuu:: Menos né?

Já considerei comprar um blank...mas infelizmente não tenho o espaço/ferramentas/talento necessários para fazer um cabo e bainha do meu agrado....quem sabe um dia? Mas no presente serei um mero consumidor! ::lol4::::lol4::

No próximo mês acho que vou numa(S) dessas aqui:

http://facasgauchas.com/Facas-Gaucha.php

No máximo de uns 60 reais para conhecer ao vivo o produto...

Obrigado pelas dicas

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Eu acho que esse blank é especial pra coco, tem 8"x3mm com peso na ponta que o torna bom para golpear, você pode enrolar um paracord nele a guisa de cabo.

Se você quer uma faca pronta, esta é uma classe "jumenta-frico-certified-platinum" :)

http://www.ebay.com/itm/Elk-Ridge-Tang-Black-Wood-Full-Tang-Hunting-Camping-Field-Butcher-Knife-271WD-/220966649193

15" Overall 8.75" Blade. 5mm Thickness. 440 steel (só não sei qual dos 440: a, b ou c) Black pakkawood handle. Includes nylon sheath. Price: US $27.99 S/H:$13.00 Standard Int'l Shipping

Eu já comprei dos dois vendedores sem problemas.

• Membros
Postado
Eu acho que esse blank é especial pra coco, tem 8"x3mm com peso na ponta que o torna bom para golpear, você pode enrolar um paracord nele a guisa de cabo.

Se você quer uma faca pronta, esta é uma classe "jumenta-frico-certified-platinum" :)

http://www.ebay.com/itm/Elk-Ridge-Tang-Black-Wood-Full-Tang-Hunting-Camping-Field-Butcher-Knife-271WD-/220966649193

15" Overall 8.75" Blade. 5mm Thickness. 440 steel (só não sei qual dos 440: a, b ou c) Black pakkawood handle. Includes nylon sheath. Price: US $27.99 S/H:$13.00 Standard Int'l Shipping

Eu já comprei dos dois vendedores sem problemas.

Os côcos são esporádicos!!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Quis dizer com relação à ampla capacidade e resistênca que procuro.....eu não abro o côco como aqueles vendedores da praia......eu costumo literalmente ir cortando a casca em fatias até chegar lá... ::lol4::::lol4::::lol4::

Pode não ser a forma mais fácil, rápida e adequada....mas é uma cozinha de apto.... ::lol4::

Com relação à jumenta da marca de veadinho! ::lol4:: Ainda prefiro uma Gaucha! ::lol4::

Por falar nele, cadê o Frico?????????? E o (E)????? to curioso pra ver o resultado...

• Membros de Honra
Postado

Com relação à jumenta da marca de veadinho! ::lol4:: Ainda prefiro uma Gaucha! ::lol4::

Ainda bem que é um alce, senão ia dar empate técnico :)

Por falar nele, cadê o Frico?????????? E o (E)????? to curioso pra ver o resultado...

Pois é, eu achei um fornecedor de resina epoxi rigida cristal, flexível e poliéster e queria trocar umas idéias com ele sobre composição. E o Frico fez, com dizia a minha avó, a "viagem do corvo de Noé", disse que ia no cara que faz as bainhas e não voltou.

• Membros
Postado

Olá pessoal.

Acabo de dar o meu último suspiro em cutelaria e também o último suspiro da conta bancária.

Meu sobrinho que estava estudando em Los Angeles me trouxe, há pouco, estes dois ícones da cutelaria industrial mundial.

Agora sim, cheguei ao tôpo ( e fundo do poço das minhas finânças) na minha coleção.

O castigo da mulher ao ver a nota, foi me proibir de usar o cartão DELA ::lol4::::lol3::::lol4::::lol3::::lol4::::lol3::

Aproveitei para comprar as duas enquanto tinha alguém lá nos USA, aqui no Brasil ou até mesmo no e-bay, sairiam caríssimas. Se lá já foi bem caro, imagine com todos os impostos. Era pegar ou largar, foi o único parente meu que passou algum tempo nos EUA me dando chance de comprar pela net e mandar entregar em seu domicílio.

BARK RIVER BRAVO 1 SS S-35VN

Comprimento total: 24,13cm

lâmina: 12,07 cm

espessura da lâmina: 5,5mm

dureza: 58RC

aço: CPM S35VN ( segundo as informações, acrescentaram Nióbio ao aço CPM S30v)

Mestre Cabral pode dar mais informações?????? ::sos::::sos::::sos::

Acabamento impecável e irrepreensível nos mínimos detalhes, o cabo de micarta verde-oliva é lindíssimo ao vivo e extremamente bem acabado.

A bainha original é de couro de vaca, excelente acabamento e costura.

facas003.jpg

facas004.jpg

Este é o valor sugerido pelo fabricante, mas paguei bem menos.

facas005.jpg

facas006.jpg

Este modelo vem com essa alça no cabo

facas007.jpg

facas009.jpg

facas013.jpg

Aproveitei e comprei outra bainha pois li relatos que a bainha original não era muito boa já que a faca balança muito.

facas012.jpg

Bainha original, muito bem acabada, mas a faca fica balançando.

Bom, gostaram???

A outra foi uma FÄLLKNIVEN F-1.

Esta, dispensa apresentações e descrições por ser uma faca de consenso mundial para uso em sobrevivência e bushcraft.

Também tem todos os elogios em termo de acabamento etc etc, más... esta tem um más: achei o cabo fino demais. Estava acostumado com a Cold Steel Master Hunter e senti muita diferença na pegada. Para que tem mãos grandes, e este não é o meu caso, acho que não fica legal.

É até uma heresia falar mau desta faca, mas é minha sincera opinião.

Vamos ás fotos e no final, as duas juntas.

É SÓ ALEGRIA ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

facas014.jpg

Optei por esta com bainha de couro por ser mais sóbria e comprei uma bainha "custom" em Kydex, mas esta eu perdi, não chegou a tempo no endereço de meu sobrinho e ... já era. Ainda bem que foi baratinha.

facas015.jpg

facas016.jpg

facas018.jpg

Obrigado a todos.

Minha mulher falou aquela célebre frase sobre a diferença dos brinquedos entre adultos e criânças, pois, para meu garoto, eu comprei um joguino de Wii. Quanta diferença!!!! ::toma::

• Membros
Postado

Guimarães,

Duplo parabéns!!! ::otemo::::otemo::

Belíssimas facas!!! ::love::::love::

Você está me devendo um teclado novo... babei este aqui todo... :oops:

A mítica Fallkniven nem tanto é meu sonho de consumo, mas a Bark River Bravo-1 é!

Se eu não estiver enganado, só não me agrada nela o fio convexo, mas isso eu corrigiria rapidinho...

Quanto ao CPM-S35VN, ele seria uma geração à frente do S30V, algo como um aprimoramento. O nióbio é um refinador de grãos ainda mais eficiente que o próprio vanádio, além de seus carbonetos também contribuirem para a resistência à abrasão. E também aceita melhor acabamento, ou seja, a lâmina pode ser mais "facilmente" polida.

A adição de 0,5% de Nb tornam os já pequenos e uniformes grãos do que seria o S30V ainda menores e mais uniformes, o que associado à diminuição de 1 ponto percentual do V de 4 para 3% e do C de 1,46% para 1,34%, tornam este aço mais resiliente que o S30V ( dizem que na ordem de 20% em mesma dureza ). A adição de Ni ( até 0,4% ) aumenta ainda mais a já muito boa resistência do S30V à corrosão!

Na prática, isso significa que aquele fio meio dentucinho do S30V após algum uso, é minimizado, e que a sua já considerada boa resiliência é aumentada, o que se traduz em uma maior estabilidade de fio ( menor tamanho dos grãos ). Ou seja, se no S30V o recomendado era um fio de 20 graus de cada lado para se evitar microfraturas, no S35VN se obterá o mesmo resultado com um fio de 16 graus de cada lado, que de cara significa maior habilidade de corte ( significativa por sinal! ).

A resiliencia é lógico, é válida para toda lâmina e não só para o fio; se o S30V já era considerado bom até para certos abusos, o S35VN tolera em tese até 20% mais!

Com esta dureza de 58RC, você pode esperar muito mais rolamento de que microfraturas no fio. Com este perfil convexo ( acho que é ), microfraturas não são esperadas de forma alguma em usos normais de uma faca, mesmo que ela atinja osso ao lidar com peças de carne.

Acho que você ficará satisfeitíssimo com o desempenho de suas facas assim como eu fico com o desempenho de meus canivetes em CPM-S30V e VG-10!

Mais uma vez confesso aquela inveja saudável ( admiração ) de suas belas facas!!! ::love::::love:::mrgreen: Parabéns!!! ::otemo::::otemo::

• Membros
Postado

Parabens Guimarães!!! Lindas facas!!! ::love::::love::

Bark River Bravo-1 é o meu sonho de consumo, simplesmente magnifica !!! Um dia chego lá!!! As laminas da Bark River valem o que pedem!!

• Membros
Postado

Caro Trauco. Obrigado. A patroa ::mmm: é boazinha, não brigou muito comigo porque para ela chegarm uns "creminhos" também então amansei a fera heheheheh

Grande Cabral, novamente obrigado por sua ajuda e informação. Quanto ao fio convexo, não é nada extravagante. O convexo da F-1 é muito mais acentuado do que o da Bark. Com suas explicações, posso supor que a lâmina da Bark é muito resistente à corrosão, certo?

Amigo Fenrir, de fato valem o que custam, só que para o nosso padrão, é um brinquedo caro. Não podia perder a oportunidade visto que até lá nos EUA, só se compra em determinadas lojas virutais e este modelo com este aço, é ainda mais raro de se achar.

Havia feito uma vasta pesquisa pensando no que pedir para meu sobrinho trazer e foram inúmeras opções que vinham à minha cabeça mas de todas, esta americana legítima me chamou a atenção pela beleza da peça. E acho que acertei na escolha.

PS, acho que perdi meu Enlan EL01, comprado em 20 de Janeiro e até agora nada.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...