Membros cabraljr Postado Março 2, 2012 Membros Postado Março 2, 2012 Guimarães, Assino embaixo do que o Trauco escreveu. Tipo de aço estampado em lâmina só é confiável quando se trata de um grande fabricante, de renome e AINDA respeitado no mercado. No mais, o que dá para fazer é pegar um destes "confiáveis" e comparar com os não tão confiáveis ( quando em dureza semelhante ) e ver se o fio se comporta da mesma maneira e tem a mesma durabilidade. Caracteristicas como manchamento quando em acabamentos semelhantes também ajuda. Há aços como o D-2 por exemplo que tem caracteristicas bem distintas e pode-se dizer únicas, que ajudam a identificá-lo. Tirando ele, o resto é por comparação direta. A dureza também é caso semelhante, apesar que dá para empiricamente se ter uma boa idéia da mesma ( sempre comparativamente ), mesmo que seja passando uma lima em um ponto de quina da lâmina. Veja o que aconteceu com a Spyderco: ( resumão) Sal Glesser foi à China, fez a parceria e ficou acertado que os canivetes produzidos lá ( Byrd inicialmente ) seriam em aço 440C! Chegadas as primeiras peças em Bolder, Colorado, testes metalúrgicos mostraram que o aço dos mesmos NÃO era 440C como havia sido acertado com os chineses; entretanto testes mostraram que o desempenho em estabilidade, retenção de fio e facilidade de afiação eram superiores ( boa parte pela maior dureza de trabalho e carbonetos secundários bem menores ), mas havia uma perda na resistência à corrosão. Pesados prós e contras, aprovou-se o aço, porém foi exigido dos chineses que timbrassem as peças com o aço realmente usado, no caso 8C13MoV! Por essas e por outras, mesmo a Hitachi tendo representação na China, só vou crer que as facas chinesas anunciadas em ATS-34 realmente o são, depois que o VdM receber a dele e comparar com o seu canivete em 154CM, cujo desempenho é virtualmente idêntico ao do ATS-34. Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Março 2, 2012 Membros Postado Março 2, 2012 Cabral... isto significa que vc não vai encomendar uma também??? Citar
Membros cabraljr Postado Março 2, 2012 Membros Postado Março 2, 2012 Heheheheheehehe Guimarães, Essa do BG, nem que seja realmente em ATS-34. Já tenho faca com este mesmo perfil e propósito! Mas o VdM postou o link de uma com desbaste hollow ground que pode me interessar. Mas como já disse que vou fazer o possível e o impossível para só comprar qualquer coisa depois do meio do ano... Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Março 3, 2012 Membros Postado Março 3, 2012 Heheheheheehehe Guimarães, Essa do BG, nem que seja realmente em ATS-34. Já tenho faca com este mesmo perfil e propósito! Mas o VdM postou o link de uma com desbaste hollow ground que pode me interessar. Mas como já disse que vou fazer o possível e o impossível para só comprar qualquer coisa depois do meio do ano... Coitado, tanto sofrimento... Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 3, 2012 Membros de Honra Postado Março 3, 2012 O que se lê por aí é que o AUS-10 é que seria equivalente ao 440c, e o AUS-8 é o 440b. Na verdade, parece que mais importante que a composição é o tratamento térmico em ambos os casos e, além disso, os chineses mudaram de um aço para outro porque o fornecedor asiático trabalha com essa especificação, enquanto os 440 são tipicamente de fornecedores norteamericanos. Isso dito, volta o problema inicial, como saber se o que recebemos é o que o vendedor diz, e se for, como saber se quem fabrica fez o tratamento correto e tudo mais? Só usando, não? Citar
Membros Véio du Mato Postado Março 3, 2012 Membros Postado Março 3, 2012 Cabral e Guimarães, Quando compramos facas "baratas" fabricados na china, ter fé é muito importante, até porque o custo das análises físicas e químicas certamente seria maior que da faca. No caso da comparação entre a Bear Grylls em ATS-34 e o Leatherman Skeletool em CM-154 é inviável pois a Leatherman endurece as lâminas desse aço a 58-60 Hcr e a bear é vendida como 62Hcr, essa diferença de dureza por si só já mascararia todo e qualquer teste empírico caseiro. Se for um 440, já estou feliz e se essa faca for suvenir de inox 420 e 50 Hcr dou de presente para o meu filho e ele achará o máximo! o que vale é a diversão. confiança eu teria se quando entrasse na apple store de nova York e comprasse um Iphone, este seria 100% autêntico(ou talvez 99,9%), mas um chines vendido pela web.... hoje fui no quintal e cortei uma escora de eucalipto de 12 cm de diâmetro com a Hudson, o seu desempenho só não foi melhor porque ainda está com o fio convexo de fábrica (ainda estou em dúvida se desbasto e faço fio mais agudo). Ela tem um comportamento que mais se assemelha a uma machadinha que um facão, acho que pelo angulo do fio, peso, espessura e largura da lâmina. Mais uma vez aprovada! mas não recomento ela pro cabral, ele vai ficar criticando que é de carbono e que tem o acabamento martelado e que o cabo é de madeira lisa, e que bla bla bla..... ela é só minha, para ele que é modernox, que rima com inox, vai a Kershaw Outcast (bom que aumenta a febre do D2) http://www.kershawknives.com/productdetails.php?id=167 e a Sog Jungle Canopy (com o china 8Cr13Mov) http://sogknives.com/store/F15-N.html . he he he... Mais um viva para página 200, essa chegou mais rápido que a 100, he he he he ... inté... Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Março 3, 2012 Membros Postado Março 3, 2012 Sábias palavras Veio amigo. Quanto à Hudson, ainda não lhe dei o veredito final, apenas está na gaveta dos carbonos, até porque ainda não dei uma saída para o campo. Este início de ano tá f...! Citar
Membros Frico Postado Março 3, 2012 Membros Postado Março 3, 2012 Passei pra registrar mensagem na página 200! Ainda nao levei a Juma pra encabar. A outra, nada ainda...... Citar
Membros cabraljr Postado Março 3, 2012 Membros Postado Março 3, 2012 Véio du Mato, Essa Canopy ai chamou minha atenção... Citar
Membros de Honra trauco Postado Março 4, 2012 Membros de Honra Postado Março 4, 2012 Essa tara por dureza e a ferroxifobia ... Porque não levam as facas para tomar um banho de cromo-duro e obter 70 HRC na superfície sem fragilidade? Vantagens do cromo duro Aplicação de cromo é feita para obter as seguintes características: Resistência ao desgaste : é uma das qualidades mais apreciáveis do cromo duro. Ensaios têm demonstrado que um aço com cromo resiste ao desgaste entre cinco a oito vezes mais do que o mesmo aço sem cromo. Resistência à corrosão : o cromo é resistente à corrosão, protegendo eficazmente o metal cromado, que atinge um potencial eletroquímico no valor de um metal nobre. Uma peça retificada é protegida eficazmente por uma película de cromo inferior a 0,05 mm. Resistência ao risco : esta propriedade está mais ligada com o aspecto da dureza do cromo. Na escala de MOHS, com 10 unidades somente, que compreende desde o talco até o diamante, o cromo se situa em 8,9. A resistência ao risco também depende da dureza do material em que vai se aplicar a película de cromo. Elevada dureza superficial sem gerar tensões : a dureza é uma das mais importantes características do cromo, pois se existe dureza, o material terá resistência ao desgaste e ao risco. Na prática, o cromo duro apresenta uma dureza média de 70 HRc , equivalente a 750 Brinell e a 1000 Vickers, aproximadamente. A dureza da película de cromo começa a diminuir a partir dos 350 ºC. A espessura da película não exerce influência alguma na dureza Baixo coeficiente de atrito estático : enquanto o coeficiente de atrito estático entre duas peças de aço é de 0,30, entre uma peça de aço e uma cromada é de 0,17. Materiais que podem ser cromados: Aço carbono Aço níquel Aço níquel cromo Aço inoxidável Aço fundido Aço ferramenta http://www.cromofix.com.br/ocromoduro.asp Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.