Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Guimarães,

Assino embaixo do que o Trauco escreveu. Tipo de aço estampado em lâmina só é confiável quando se trata de um grande fabricante, de renome e AINDA respeitado no mercado.

No mais, o que dá para fazer é pegar um destes "confiáveis" e comparar com os não tão confiáveis ( quando em dureza semelhante ) e ver se o fio se comporta da mesma maneira e tem a mesma durabilidade. Caracteristicas como manchamento quando em acabamentos semelhantes também ajuda.

Há aços como o D-2 por exemplo que tem caracteristicas bem distintas e pode-se dizer únicas, que ajudam a identificá-lo. Tirando ele, o resto é por comparação direta.

A dureza também é caso semelhante, apesar que dá para empiricamente se ter uma boa idéia da mesma ( sempre comparativamente ), mesmo que seja passando uma lima em um ponto de quina da lâmina.

Veja o que aconteceu com a Spyderco: ( resumão) Sal Glesser foi à China, fez a parceria e ficou acertado que os canivetes produzidos lá ( Byrd inicialmente ) seriam em aço 440C! Chegadas as primeiras peças em Bolder, Colorado, testes metalúrgicos mostraram que o aço dos mesmos NÃO era 440C como havia sido acertado com os chineses; entretanto testes mostraram que o desempenho em estabilidade, retenção de fio e facilidade de afiação eram superiores ( boa parte pela maior dureza de trabalho e carbonetos secundários bem menores ), mas havia uma perda na resistência à corrosão. Pesados prós e contras, aprovou-se o aço, porém foi exigido dos chineses que timbrassem as peças com o aço realmente usado, no caso 8C13MoV!

Por essas e por outras, mesmo a Hitachi tendo representação na China, só vou crer que as facas chinesas anunciadas em ATS-34 realmente o são, depois que o VdM receber a dele e comparar com o seu canivete em 154CM, cujo desempenho é virtualmente idêntico ao do ATS-34.

• Membros
Postado

Heheheheheehehe

Guimarães,

Essa do BG, nem que seja realmente em ATS-34. Já tenho faca com este mesmo perfil e propósito! Mas o VdM postou o link de uma com desbaste hollow ground que pode me interessar. Mas como já disse que vou fazer o possível e o impossível para só comprar qualquer coisa depois do meio do ano... ::mmm:

• Membros
Postado
Heheheheheehehe

Guimarães,

Essa do BG, nem que seja realmente em ATS-34. Já tenho faca com este mesmo perfil e propósito! Mas o VdM postou o link de uma com desbaste hollow ground que pode me interessar. Mas como já disse que vou fazer o possível e o impossível para só comprar qualquer coisa depois do meio do ano... ::mmm:

Coitado, tanto sofrimento... ::quilpish::::quilpish::::quilpish::

• Membros de Honra
Postado

O que se lê por aí é que o AUS-10 é que seria equivalente ao 440c, e o AUS-8 é o 440b. Na verdade, parece que mais importante que a composição é o tratamento térmico em ambos os casos e, além disso, os chineses mudaram de um aço para outro porque o fornecedor asiático trabalha com essa especificação, enquanto os 440 são tipicamente de fornecedores norteamericanos.

Isso dito, volta o problema inicial, como saber se o que recebemos é o que o vendedor diz, e se for, como saber se quem fabrica fez o tratamento correto e tudo mais? Só usando, não?

• Membros
Postado

Cabral e Guimarães,

Quando compramos facas "baratas" fabricados na china, ter fé é muito importante, até porque o custo das análises físicas e químicas certamente seria maior que da faca. No caso da comparação entre a Bear Grylls em ATS-34 e o Leatherman Skeletool em CM-154 é inviável pois a Leatherman endurece as lâminas desse aço a 58-60 Hcr e a bear é vendida como 62Hcr, essa diferença de dureza por si só já mascararia todo e qualquer teste empírico caseiro. Se for um 440, já estou feliz e se essa faca for suvenir de inox 420 e 50 Hcr dou de presente para o meu filho e ele achará o máximo! o que vale é a diversão. confiança eu teria se quando entrasse na apple store de nova York e comprasse um Iphone, este seria 100% autêntico(ou talvez 99,9%), mas um chines vendido pela web....

hoje fui no quintal e cortei uma escora de eucalipto de 12 cm de diâmetro com a Hudson, o seu desempenho só não foi melhor porque ainda está com o fio convexo de fábrica (ainda estou em dúvida se desbasto e faço fio mais agudo). Ela tem um comportamento que mais se assemelha a uma machadinha que um facão, acho que pelo angulo do fio, peso, espessura e largura da lâmina. Mais uma vez aprovada! mas não recomento ela pro cabral, ele vai ficar criticando que é de carbono e que tem o acabamento martelado e que o cabo é de madeira lisa, e que bla bla bla..... ::carai::::lol4:: ela é só minha, para ele que é modernox, que rima com inox, vai a Kershaw Outcast (bom que aumenta a febre do D2) http://www.kershawknives.com/productdetails.php?id=167 e a Sog Jungle Canopy (com o china 8Cr13Mov) http://sogknives.com/store/F15-N.html . he he he...

::lol4::::lol4::::lol4:: Mais um viva para página 200, essa chegou mais rápido que a 100, he he he he ... ::otemo::::otemo::::otemo::

inté...

• Membros de Honra
Postado

Essa tara por dureza ::hãã:: e a ferroxifobia ::tchann:: ...

Porque não levam as facas para tomar um banho de cromo-duro e obter 70 HRC na superfície sem fragilidade? ::hahaha::

Vantagens do cromo duro

Aplicação de cromo é feita para obter as seguintes características:

Resistência ao desgaste : é uma das qualidades mais apreciáveis do cromo duro. Ensaios têm demonstrado que um aço com cromo resiste ao desgaste entre cinco a oito vezes mais do que o mesmo aço sem cromo.

Resistência à corrosão : o cromo é resistente à corrosão, protegendo eficazmente o metal cromado, que atinge um potencial eletroquímico no valor de um metal nobre. Uma peça retificada é protegida eficazmente por uma película de cromo inferior a 0,05 mm.

Resistência ao risco : esta propriedade está mais ligada com o aspecto da dureza do cromo. Na escala de MOHS, com 10 unidades somente, que compreende desde o talco até o diamante, o cromo se situa em 8,9. A resistência ao risco também depende da dureza do material em que vai se aplicar a película de cromo.

Elevada dureza superficial sem gerar tensões : a dureza é uma das mais importantes características do cromo, pois se existe dureza, o material terá resistência ao desgaste e ao risco. Na prática, o cromo duro apresenta uma dureza média de 70 HRc ::ahhhh:: , equivalente a 750 Brinell e a 1000 Vickers, aproximadamente. A dureza da película de cromo começa a diminuir a partir dos 350 ºC. A espessura da película não exerce influência alguma na dureza

Baixo coeficiente de atrito estático : enquanto o coeficiente de atrito estático entre duas peças de aço é de 0,30, entre uma peça de aço e uma cromada é de 0,17.

Materiais que podem ser cromados:

Aço carbono ::otemo::

Aço níquel

Aço níquel cromo

Aço inoxidável

Aço fundido

Aço ferramenta ::otemo::

http://www.cromofix.com.br/ocromoduro.asp

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...