Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

ETSS: "Ensaio" ou teste da Salada (e sobremesa)

Eu fiquei impressionado com as manchas que o limão produziu nuns D-2 no teste do cabraljr e resolvi fazer algo parecido aqui com os meus "inox".

Como o clima por aqui é muito seco, preferi não pingar líquidos nas lâminas pois iria secar muito rápido, em lugar disso, coloquei fatias recém cortadas de limão, cebola e alho (salada) e de abacaxi (sobremesa) em contato com as lâminas por duas horas, isso permite que os líquido molhem bem as lâminas e iniciem o ataque com o oxigênio disponível no local.

Decorrido esse tempo, eu removi as fatias e deixei secar ao ar por mais uma hora e mais outra, fotografando em de 30 em 30 minutos.

As lâminas testadas foram (da esquerda para a direita e de na coluna da esquerda) Mora fileteira e genérica, ambas sandvik, faca genérica Western que vei junto com uma tabua de carne Stolf.

Na coluna central, de baixo para cima: faca de churrasco do mercadão, faca tramontina detonada, santoku, faca churrasqueira do mercadão, tramontina bagaça, faca de mesa coqueiro e D-2. À direita, a biscate 440c

20120227114358.JPG

O conjunto depois de duas horas com a salada e a sobremesa removidas

20120227114847.JPG

• Membros
Postado

Mas eu falei em geral, incluído aí o uso urbano, e não apenas para abrir picada no mato ou capinar.

Em geral, as minhas facas tem 18 -25cm de lâmina pois eu aprendi e me acostumei com esse tipo de lâmina e continuo preferindo-as. Mesmo assim, outro dia comprei esta "miniatura" porque a achei muito prática e compacta para levar em viagens:

http://www.ebay.com/itm/320705002162?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Não resisti e tambem comprei. PayPal entre em ação!!! ::otemo::

• Membros
Postado

Aqui vai minha humilde e leiga opinião.

Tenho (contando com as peças que ainda não chegaram):

05 canivetes: 01 genérico Chinês; 03 SAKs e 01 Higonokami.

05 facas: 01 Mora; 02 D-2 do Tahar e 02 Puukko.

Vou me embrenhar em alguma mata fechada e passar a noite? Não num futuro próximo.

Trabalho numa profissão que precise de lâminas de alta qualidade? Não também.

Então porque raios comprei "tanta" coisa desnecessária? .................................... :?::?::?::?:

Talvez a melhor resposta para essa última pergunta seja: "deu vontade"! ::cool:::'>

Hoje tenho um Victorinox que me acompanha no dia-a-dia urbano e que me quebra vários galhos. Contudo, qualquer outro canivete suiço genérico de 10 reais me atenderia perfeitamente....

Gastei tanto por um canivete suiço pelo prazer de ter algo com uma grande história. Por ter algo com excelente qualidade. Assim como, numa comparação bem imprópria talvez, casei com a Mulher que AMO porque vi nela qualidades que outras não tem...apesar de serem mulheres como ela....

A propósito, minha esposa gostou tanto das nossas Puukko que quer pendurar na parede da sala até!!!! ::otemo::::otemo::

Isto posto, quero dizer que o Trauco está certo nas suas opiniões, o Cabral também está certo nas suas, o Diego, o Véio e até o Fui....porque, no final, são apenas opiniões pessoais de pessoas anônimas que se sentem à vontade para defenderem o que acham correto.

Minha sugestão: vamos relaxar e curtir....o que não nos servir é só não dar atenção.

Obrigado à todos que colaboram do seu jeito para movimentar esse fórum que me apresentou uma nova paixão.

abraços

• Membros de Honra
Postado
Trauco,

Gostaria que descrevesse os resultados obtidos, pois as fotos não dão a exata dimensão dos efeitos em cada uma das facas/aços.

Clicando nas fotos abre-se um pop-up que permite visualiza-las em tamanho real, para olhar cada lâmina basta arrastar a imagem com o mouse até ela. Além das duas que eu postei, tem a inicial, tirada 2 horas antes que engasgou no upload e as seguintes de +- 30 em 30 minutos até completar mais duas horas. Vou postar essas mais tarde.

Após completar o ciclo de 4 horas, eu peguei cada faca e lavei-a sob a torneira usando apenas o fluxo de água desta, sem passar espuma ou sabão, e pus no escorredor para secar. Quando secarem, vou fotografa-las novamente.

O resultado até o momento é que não aconteceu corrosão visível por alteração da superfície ou mudança de cor, a não ser na Mora fileteira que desde que chegou cria umas manchas marrons ao acaso cada vez que é usada e que saem com uma passada de bucha (embora ela seja o mesmo aço da outra Mora que é inerte a esses usos).

Se eu achar algo diferente nas lâminas secas, fotografo cada uma separadamente.

Na próxima rodada vou deixa-la todas de molho por uma noite numa salmoura com vinagre e suco de limão, alho, cebola e tomate picado, depois vou escorrer e deixar secar ao ar. Por último, estou pensando em deixa-las uma noite na gamela onde preparo o charque, no meio das mantas de carne e sal grosso e no outro dia olhar o resultado.

• Membros de Honra
Postado (editado)
Trauco,

Gostaria que descrevesse os resultados obtidos, pois as fotos não dão a exata dimensão dos efeitos em cada uma das facas/aços.

Esta é do início do teste:

20120227134543.JPG

e esta é de 4 horas depois:

20120227141439.JPG

E este é um dos pontos de corrosão da Mora fileteira Sandvik criados pelo teste, há outro mais próximo à ponta, essa é a aparência depois de enxaguada na torneira.

20120227142306.JPG

E esta é após passar uma esponja com detergente e enxaguar

20120227144152.JPG

e a última é do primeiro ponto, agora mancha, que ela apresentou e que só tem crescido.

Eu atribuia isso à "corrosão por stress" da gravação em baixo relevo, mas parece que é problema de homogeneidade do material, mesmo.

20120227170433.JPG

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado (editado)

Algumas observações sobre as Facas Tahar

Abaixo as manchas de óxido no fio da D-2 que eu comentei tempos atrás mas não mostrei para não criar problemas:

20120227153940.JPG

aqui a outra

20120227154339.JPG

Aqui da para ver que a falta de fio na primeira polegada de lâmina de corte é relaxo do operador da ferramenta e não um detalhe de retoque. E a assimetria dos dois pedaços de cabo fica evidente.

20120227182036.JPG

Na foto abaixo, o cabo da aço mola que está descolando e dilatando;

20120227183524.JPG

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

É pessoal, também já tinha visto e até comprei (arrisquei) uma faca da China com frete free!!! Não recebi, mas tenho esperança.

Eles são de arrombar, tem outro site, o Dealextreme, que também manda tudo de graça, como eles conseguem isso????

Aqui, um envelope (com algo dentro) do Rio pra Bahia custa quase 15 reais... Mil e poucos quilômetros...

Quanto ao aço, eu comprei aquela do Bear em AUS8, se é ou não, não tenho a mínima idéia de como saber. Agora tem dela em ATS também.

Cabralzinho.. Cabralzinho do meu coração, compra uma e verifica pra nós??? ::Ksimno::

• Membros de Honra
Postado

Essa é a traquitana tabajara que mede o potencial de oxidação/redução de eletrodos, no caso uma D-2 em solução salina ácida:

20120227185053.JPG

É mais rápido que ETSS

• Membros
Postado

Deus me livre!!!! se é que eu tinha alguma dúvida, agora depois da salada do Trauco tenho certeza, SOMOS TODOS LOUCOS!!!!!! ::lol4::::lol4::::lol4::::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::essa::::essa::::hahaha::::hahaha::

Bacana e completo o seu teste, valeu, pois agora podemos saber o quanto resistente a oxidação são esses inox miraculosos.

Guimarães, eu me interessei também pela Bear em ATS-34, até mandei um e-mail pro vendedor, ele me respondeu que é fabricado pela mais bem conceituada cutelaria da china, a Yangjiang BBF Knife Co., Ltd. , e que é feito em ATS-34 realmente e que a sua bainha é feita em couro natural, fica sempre a dúvida se não é papo de vendedor :?:

inté...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...