Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Já tive algumas vezes para comprar um Kumunga, optei por um corneta nacional de 12", mas não satisfeito acabei por comprar um Condor Hudson Bay. Estou satisfeitíssimo com o Hudson, mais parece um cutelo que um facão (Frico, esse faz o papel de machadinha para podar galhos verdes), realmente o negócio dele é madeira, galhos e arbusto, para matagal ele é curto mesmo. Na última travessia que fiz senti falta de uma faca maior, fui com a minha bushman, mas achei um bambuzal pela frente que tinha que ser uma faca mais robusta (até invejei a Bowie do André). Na verdade fiz a escolha da faca pelo peso da mochila (já estava na casa de 15kg) e a subida não era fácil...

Trauco,

Da antiga, é o meu facão de 50cm mais parece uma espada, não fica nada pela frente, mas é um trambolho para longas caminhadas. O bacana do Hudson é o visual retro, de um facão forjado e seu desenho foi inspirado nas facas usadas pelos pioneiros canadenses do século 18.

inté...

• Membros
Postado
Gostei, eu sou da velha escola das lâminas outdoor de 20-25 cm :)

Eu nem sou fã de facas grandes. Minha faca preferida é uma de 13 cm, tamanho médio.

Mas mais de uma vez uma faca grande me fez falta. Na verdade acho que um facão de 14 polegadas seria o ideal para mim, mas é mais indiscreto e meio chato de transportar na mochila.

• Membros
Postado (editado)
A dúvida que eu fico é se as facas nessa categoria não vão criar problemas nesses parques nacionais por parecerem facão de mato.

Na maioria dos parques nacionais que eu conheço é proibido o uso de facões, mas em alguns deles acho que dependendo de como você conversar e dependendo de onde pretende usar o facão eles podem liberar o uso. Em todos os parques que visitei o único onde revistaram minha mochila foi o Parque Nacional da Serra do Caparaó. Eu só levava uma faca pequena, que nem estava na mochila, e na verdade os guardas estavam atrás de bebidas alcoólicas e cheiraram o meu cantil e toda a mochila atrás disso. Este parque é bem conhecide como o inferno dos farofeiros.

Eu procuro ser o mais discreto possível, não só na presença de guardas dos parques, mas de qualquer outra pessoa.

Na nossa miséria cultural as pessoas costumam associar lâminas à violência, te olham estranho e se sentem intimidadas. E eu não quero intimidar ninguém, só acho idiota entrar num mato (qualquer que seja) sem uma faca.

Mas por mais discreto que se tente ser às vezes não tem jeito.

Certa vez entrei com a Bushman da foto acima no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ia fazer a trilha da Pedra do Sino, mas a Bushman era para a trilha do São Pedro que estava fechada por cipós. Entrei com a faca dentro da mochila, e como já era tarde e o parque estava vazio adiantei a arrumação para a trilha e coloquei a faca do lado de fora. A certa altura da estradinha da barragem um dos guardas me alcançou de carro e me ofereceu carona até o início da trilha. Ficou perguntando se eu tinha o equipamento adequado e se não iria me perder por causa da neblina, etc (apesar de ser comum subir esta trilha à noite eu vi que me olharam estranho quando entrei). Então ele viu a Bushman pendurada na mochila e não falou nada.

Mas se eu resolver levar um facão, a Kumunga ou outra faca maior para algum parque eu acho melhor avisar quando entrar e tentar explicar o motivo.

Do contrário, se alguém faz alguma besteira no parque e me pegam com uma faca desta (sem eu ter avisado na entrada), fica difícil eu me defender.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado
mas achei um bambuzal pela frente que tinha que ser uma faca mais robusta.

inté...

Eis um exemplo de autorização para uso do facão nos parques. Aqui no parque da Serra dos Órgãos tem algumas trilhas que além de serem pouquíssimo usadas são cercadas de bambus (taquaruçu). Por mais que eles façam manutenção os bambus crescem muito rápido. Não dá para ir numa trilha dessas sem um facão. Então é o caso de conversar e pedir autorização.

• Membros
Postado
Mineirim,

Parabéns pela aquisição! ::cool:::'>

Acredito que você a comprou mais com o intuito de usá-la como um pequeno e robusto facão do que como uma faca, certo?

Se assim o for, acho que você está mais bem atendido neste quesito com a Kumunga do que com o Junglass. :o

A intenção é esta mesma, usar como um pequeno facão. O Junglas, além de tudo é muito caro par uma lâmina que não vou usar muito.

• Membros
Postado

Minerim,

verdade, e esse bambu que nasce em montanha ele é diferente, alastra e não cresce muito verticalmente formando um emaranhado complicado de passar. Já fui do IBAMA, acho difícil eles darem autorização para o uso do facão, uma faca pequena ou média como a bushman passam até porque faz parte do equipamento, como a barraca e o saco de dormir.

Parabéns pela faca.

Inté...

• Membros de Honra
Postado

Trauco,

Da antiga, é o meu facão de 50cm mais parece uma espada, não fica nada pela frente, mas é um trambolho para longas caminhadas. O bacana do Hudson é o visual retro, de um facão forjado e seu desenho foi inspirado nas facas usadas pelos pioneiros canadenses do século 18.

inté...

É, eu também tenho um facão desse tamanho, dependendo do lugar e como eu vou até ele (ex, pescaria de barco/carro) não é estorvo.

Mas eu falei em geral, incluído aí o uso urbano, e não apenas para abrir picada no mato ou capinar.

Em geral, as minhas facas tem 18 -25cm de lâmina pois eu aprendi e me acostumei com esse tipo de lâmina e continuo preferindo-as. Mesmo assim, outro dia comprei esta "miniatura" porque a achei muito prática e compacta para levar em viagens:

http://www.ebay.com/itm/320705002162?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

É claro que nada impede de trabalhar num sushi, açougue, peixaria, churrascaria ou numa cozinha exclusivamente com uma faquinha de 10cm de lâmina com 3 mm de espessura e o fio começando a 2cm do cabo como as do Tahar.

• Membros
Postado

Eu sempre gostei de facas grandes.

Adoto a filosofia do falecido Ron Hood: Uma faca grande pode fazer uma tarefa pequena, mas uma faca pequena não faz uma tarefa grande. ::dãã2::ãã2::'>

Eu sempre levo minha bowie, ainda que o lugar seja meio fresco com facas, situação em que eu levo low profile na mochila.

Geralmente estas regras são criadas por burocratas imbecis que não entendem nada da situação a que elas se aplicam ou seu uso, é a famosa solução porca, tão comum aqui no Brasil: Determinado instrumento gerou probleemas ao ser usado erroneamente ou sem critério? Proíbam o uso que o problema acaba. ::putz::

• Membros
Postado

Boa tarde, trupe!

Como havia comentado, terminei a segunda micarta naquele dia mesmo, só que só cortei a área útil hoje (15,5cm x 10,5cm - por causa da serra que já está com glaucoma, não ficou aquele belo paralelepípedo, :D :D :D , mas está valendo! :wink:::cool:::'> ). Precisei também de mais tempo para secar recorrente do diluente que usei. Deu tudo certo, uma rocha, com uma espessura bem mais interessante que a outra que ficou fininha. Terminarei esta resina logo, com mais uma micarta, porque ela cheira muito forte mesmo bem guardada. ::dãã2::ãã2::'> ::hahaha::::dãã2::ãã2::'>

As próximas tentarei com epóxi por causa do cheiro e para comparar os resultados.

20120225151116.jpg

20120225151150.jpg

20120225151225.jpg

Abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...