Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
E esse aço 440? E facão tem aquele mesmo aço da Gerber big rock por 10 dólares ou é outro 440?

Frico, o aço 440 é um inox/stainless excelente para lâminas, ele tem 3 tipos de acordo com o teor de carbono 440A, B e C. O 440C tem 0.95% a 1.20% de carbono e é menos resistente a corrosão que o 440A que tem de 0.65% a 0.75%. Os preços praticados no EBay não são altos para lâminas com esse aço, embora essa machete tenha saído barata (eu paguei 10 dolares por uma faquinha de esfolar)

O VdM tem uma(s) lâminas em 440c, lembro dele relatando sobre esse aço, dá uma procurada nos posts bem antigos, antes do tahar e do D2

• Membros
Postado

Bom dia, trupe!

Semana passada comprei resina e tecidos para experimentar fazer um laminado prensado em resina ('Micarta'). Planejo usá-la numa outra faca que farei.

Usei tecido de poliéster e resina de poliéster para este primeiro teste. A placa ficou bem rígida; aparentemente bem resistente também. Apenas tive problema com a densidade da resina, impossibilitando de trabalhar rapidamente; não me deu tempo de usar todo o tecido antes de virar borracha. Terminei colocando 11 de 19 camadas previstas, e após seco, totalizou 4mm de espessura. Serviu para medir a quantidade de camadas até chegar numa espessura satisfatória com folga para se trabalhar dependendo do tipo de cabo. A próxima, que pretendo fazer hoje, adicionarei monômero de estireno à resina, diluindo-a e estendendo sua fluidez, e aumentarei o número de camadas para 25 folhas de tecido.

Comprei também um pedaço de brim camuflado para ver qual será o efeito, uma vez que, depois de lixado, a textura camuflada irá se perder pelas camadas. Assim espero! O usarei após este segundo intento.

...

Como já devem saber, o papel manteiga fica grudado à placa. As bordas permanecem moles, pois não são prensadas corretamente por falta de todas as camadas de tecido. Deverão ser serradas fora. Fiz alguns cortes estranhos e limei uma pequena área para entender melhor o resultado.

20120216113022.jpg

20120216113101.jpg

Foto com os dois conjuntos de cores e camadas: à direita, o não terminado (ainda pretendo fazê-lo), e à esquerda, com 19 camadas (foto tirada antes do primeiro teste), na ordem que farei agora.

20120216113210.jpg

A área útil da micarta ficou com 11,2 x 15,6cm, suficiente para um pouco mais de dois cabos de facas (o que me leva a considerar a possibilidade de enviar metade de alguma das micartas para um de vocês testá-la junto).

...

Aos interessados - :wink: - estou atrás de pinos e chapas (para o 'bolster') para terminar as facas. Logo decidido as medidas dos pinos, poderei furar os 'blanks' e continuar o processo. ::otemo::::cool:::'>

Abraço!

• Membros
Postado
Caras. Agora to atrás de um facao! Antes tava vendo uma machadinha, me esclareceram que um facão cumpre bem a função e até mais.

Quero pra desgalhar uns Nins, galhos e rolar uns tronquinhos de sei lá..... uns 20cm de diâmetro

Frico,

Facão é para mato, capoeira e pequenos arbustos (5-7cm), vinte centímetros é para machado, machadinha, serra de lenhador e com boa vontade uma foice. Com facão até vai cortar uma madeira deste diâmetro, mas não é o serviço para qual ela foi projetada. outra coisa, esse cabo de paracord num facão vai acabar com a sua mão. eu se fosse você iria escolher a ferramenta certa>

Facão - mato / capoeira , neste caso recomendaria um cold steel kurkri se quiser um grande ou a condor kumunga ou hudson bay se quiser um pequeno

Machadinha - Fiskars x7ou gerber stport axe II

Machado - Fiskars x15

inté...

• Membros de Honra
Postado
Caras. Agora to atrás de um facao! Antes tava vendo uma machadinha, me esclareceram que um facão cumpre bem a função e até mais.

Quero pra desgalhar uns Nins, galhos e rolar uns tronquinhos de sei lá..... uns 20cm de diâmetro

Frico,

Facão é para mato, capoeira e pequenos arbustos (5-7cm), vinte centímetros é para machado, machadinha, serra de lenhador e com boa vontade uma foice. Com facão até vai cortar uma madeira deste diâmetro, mas não é o serviço para qual ela foi projetada. outra coisa, esse cabo de paracord num facão vai acabar com a sua mão. eu se fosse você iria escolher a ferramenta certa>

Facão - mato / capoeira , neste caso recomendaria um cold steel kurkri se quiser um grande ou a condor kumunga ou hudson bay se quiser um pequeno

Machadinha - Fiskars x7ou gerber stport axe II

Machado - Fiskars x15

inté...

Concordo com o VdM, e não custa lembrar que cortar um toco de 20cm seco é bem diferente de um de 20cm verde, e essa diferença varia se você usa facão/machete, machado ou serra de madeira.

Outra coisa que influencia muito o desempenho é o espaço que você possui para trabalhar, se ele é amplo você consegue render com lâminas, senão, você vai ter que se virar com serra e uma lâmina para acelerar removendo cunhas.

• Membros
Postado

Pois amigos, sei lá o qe me dá! srsrsrsr nem no mato ando, mas to no verme de ter em casa pra quando precisar srsrrssr

Assim que vender a TAHAR, acho que vou pegar um bicho desses pra desgalhar umas 3 árvores de casa. srsrrs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...