Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Aos cuteleiros de plantão e especialmente ao (E)

Nesse vídeo o cara mostra detalhadamente como fazer uma faca Puukko:

Ele mostra como fazer o cabo, que acredito serviria direitinho para a 2ª faca sua (E). Dá uma olhada.

Abraços

• Membros de Honra
Postado
Eu acho que o papel-junta usado em motores dá e sobra para essa função, é só recortar e usar.

Quanto a colar, até hoje eu não entendi bem qual a vantagem em relação a parafusar ou rebitar.

Será que teria o mesmo desempenho? Seria interessante... :wink:

Testarei (qualquer hora) e contarei, trupe! A cola ajuda na impermeabilização e claro, junto com o pino, segura tudo no seu lugar. Apesar que vejo vantagem em rebatê-lo também! ::otemo::::otemo::::cool:::'>

Abraço!

Eu não sei o tratamento que fazem no papelão hidráulico para ele aguentar as condições de trabalho como papel junta em motores, mas os usos que tem de papel emborrachado-vulcanizado nas minhas facas é mais estético que funcional.

Quanto à colagem: Eu não sei se é tão necessário impermeabilizar a face em contato com as talas/cabos, eu olhei aqui e todas as minhas facas não usam cola, a não ser essas do tahar e a colt (que também é feita por algum primo do tahar do punjab). E eu chuto que eles usam cola porque adotaram esse estilo de cabo com uma tala de cada lado.

Eu entendo que é uma facilidade e tanto para fixar as talas, o sujeito só aplica a cola, prensa na morsa e pronto.

• Membros
Postado

E ai pessoal! Essas são as fotos da condor bushlore.

20120202150123.jpg

20120202150232.JPG

20120202150343.jpg

A unica coisa que tenho a reclamar é com essa pequena reentrância que a lamina sofre quando fica próxima ao cabo. Acredito que isso tenha ocorrido devido a uma desregulagem na maquina que faz a moagem ou não mão do operador da maquina. Não acho que isso venha a comprometer utilidade da faca, apenas deixa ela um pouco feia e assimétrica, alem do trabalhão que terei para corrigir essa "barriguinha" dela na pedra. E como todos já sabem é feita em aço 1075, 57-59HRC, 3mm de espessura etc.

Tem essa bushlore aqui que seu proprietario refez o cabo com escalas de tamarindo induziu um patina que deixou a faca show de bola.

Condor Bushlore custom

• Membros de Honra
Postado

Bela faca essa Condor. Acho que a barriguinha faz parte do estilo da lâmina. ::otemo::::otemo::

Hoje chegou minha Opinel tamanho 10. ::tchann::

Tem 13cm de cabo de madeira e 10cm de lâmina de aço carbono com 2.1mm de espessura. Dobrada, ela fica com o tamanho do cabo, 13cm.

Ela vai substituir a minha Tamanho 7 (abduzida pela patroa ::grr:: ) que é excelente mas estava se mostrando muito curta para algumas tarefas, apesar de afiadíssima e bem menos vulnerável à ferrugem que a Mora Classic.

• Membros
Postado
Aos cuteleiros de plantão e especialmente ao (E)

Nesse vídeo o cara mostra detalhadamente como fazer uma faca Puukko:

Ele mostra como fazer o cabo, que acredito serviria direitinho para a 2ª faca sua (E). Dá uma olhada.

Abraços

Valeu mesmo pelo vídeo, Santos! Favoritado! Será muito útil; terei que resolver de uma maneira diferente dele, mas me ajudou muito a pensar no assunto. :wink::wink::wink:::cool:::'>

Eu não sei o tratamento que fazem no papelão hidráulico para ele aguentar as condições de trabalho como papel junta em motores, mas os usos que tem de papel emborrachado-vulcanizado nas minhas facas é mais estético que funcional.

Quanto à colagem: Eu não sei se é tão necessário impermeabilizar a face em contato com as talas/cabos, eu olhei aqui e todas as minhas facas não usam cola, a não ser essas do tahar e a colt (que também é feita por algum primo do tahar do punjab). E eu chuto que eles usam cola porque adotaram esse estilo de cabo com uma tala de cada lado.

Eu entendo que é uma facilidade e tanto para fixar as talas, o sujeito só aplica a cola, prensa na morsa e pronto.

Entendo, Trauco, e pode ter razão. Somente penso que a questão de ser estético é clara, mas eu não colocaria qualquer material numa faca apenas por ser bonita e acabar prejudicando sua funcionalidade e durabilidade. Precisa ter alguma função no conjunto, penso, um material que se molda entre materiais rígidos ajudam, somados à certos produtos (como cianoacrilato, epóxi, etc.), a evitar infiltrações. Da mesma forma, a cola entre as talas e o metal, completando pequenas imperfeições nas superfícies de contato entre eles. Eu vejo esta utilidade com o couro e o papel vulcanizado (com tratamento específico como também terá a madeira), num cabo, além de acabar dando um charme à peça pela variedade de cores e tingimentos; se usadas com harmonia. Tem certos casos (e espero que eu não caia nesta armadilha se acabar usando algo assim), que destroem visualmente a obra.

E para a seção 'Descontração': '...na hora de se dar os pontos externos, na pele, aplica-se a cola de cianoacrilato*, espera-se secar por cinco minutos e pronto. "O resultado é uma cicatriz de melhor aspecto estético, com menor risco de infecção, além de a retirada da cola ser idolor." ' [ http://www.prlog.org/10356790-cirurgia-plstica-uso-da-cola-de-cianoacrilato-vem-substituindo-os-pontos-com-vantagens.html ] ::lol4::::lol4::::lol4::

*Super Bonder e as demais marcas.

Não custa dizer: NÃO tentem isto em casa! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::lol3::::lol3::

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Olha, o tahar usa esse material de maneira diferente, ele não vai entre o metal e as talas, ele vai entre materiais diferentes que compõe a tala (madeira, osso, metal) atuando como um espaçador flexível que permite que cada material contraia/expanda em função de umidade, secura, temperatura sem exercer/sofrer pressão dos demais. Mais ou menos como as madeiras entre lajes de concreto de calçada. Pra isso o material de junta de motor foi feito (alem de vedar). Por isso acho que devem ser muito parecidos, se não forem iguais, o papelão hidráulico daqui com o vulcanized paper de lá.

Sobre a cola ou outros cimentos de adaptação cabo/metal eu acho que são uteis sim mas não vejo a infiltração como problema nos cabos das facas de casa não colados, quando são lavados a água entra e depois drena embora e eles secam.

Bom, no fim são estilos e tendências e o fato de ter bisnaga de adesivo específico para isso é sinal que agora a tendência dominante é essa.

PS: cola em cirurgia com necessidade estética é rotina, eu acho. Conheço duas pessoas que retiraram a parótida e isso foi usado para deixar só um risquinho fino, sem pontos.

• Membros
Postado
E ai pessoal! Essas são as fotos da condor bushlore.

20120202150123.jpg

A unica coisa que tenho a reclamar é com essa pequena reentrância que a lamina sofre quando fica próxima ao cabo. Acredito que isso tenha ocorrido devido a uma desregulagem na maquina que faz a moagem ou não mão do operador da maquina. Não acho que isso venha a comprometer utilidade da faca, apenas deixa ela um pouco feia e assimétrica, alem do trabalhão que terei para corrigir essa "barriguinha" dela na pedra. E como todos já sabem é feita em aço 1075, 57-59HRC, 3mm de espessura etc.

Tem essa bushlore aqui que seu proprietario refez o cabo com escalas de tamarindo induziu um patina que deixou a faca show de bola.

Condor Bushlore custom

É assim mesmo, a minha veio com um "biquinho" na ponta; esteticamente uma feiura, mas não atrapalha em nada.

Bela aquisição. Eu gosto muito da minha e acho o tipo da faca ideal para meu gosto, só seria melhor se fosse em algum tipo de bom inox.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...