Membros Phacsantos Postado Fevereiro 2, 2012 Membros Postado Fevereiro 2, 2012 Aos cuteleiros de plantão e especialmente ao (E) Nesse vídeo o cara mostra detalhadamente como fazer uma faca Puukko: Ele mostra como fazer o cabo, que acredito serviria direitinho para a 2ª faca sua (E). Dá uma olhada. Abraços Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 2, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 2, 2012 Eu acho que o papel-junta usado em motores dá e sobra para essa função, é só recortar e usar. Quanto a colar, até hoje eu não entendi bem qual a vantagem em relação a parafusar ou rebitar. Será que teria o mesmo desempenho? Seria interessante... Testarei (qualquer hora) e contarei, trupe! A cola ajuda na impermeabilização e claro, junto com o pino, segura tudo no seu lugar. Apesar que vejo vantagem em rebatê-lo também! :'> Abraço! Eu não sei o tratamento que fazem no papelão hidráulico para ele aguentar as condições de trabalho como papel junta em motores, mas os usos que tem de papel emborrachado-vulcanizado nas minhas facas é mais estético que funcional. Quanto à colagem: Eu não sei se é tão necessário impermeabilizar a face em contato com as talas/cabos, eu olhei aqui e todas as minhas facas não usam cola, a não ser essas do tahar e a colt (que também é feita por algum primo do tahar do punjab). E eu chuto que eles usam cola porque adotaram esse estilo de cabo com uma tala de cada lado. Eu entendo que é uma facilidade e tanto para fixar as talas, o sujeito só aplica a cola, prensa na morsa e pronto. Citar
Membros fenrir Postado Fevereiro 2, 2012 Membros Postado Fevereiro 2, 2012 E ai pessoal! Essas são as fotos da condor bushlore. A unica coisa que tenho a reclamar é com essa pequena reentrância que a lamina sofre quando fica próxima ao cabo. Acredito que isso tenha ocorrido devido a uma desregulagem na maquina que faz a moagem ou não mão do operador da maquina. Não acho que isso venha a comprometer utilidade da faca, apenas deixa ela um pouco feia e assimétrica, alem do trabalhão que terei para corrigir essa "barriguinha" dela na pedra. E como todos já sabem é feita em aço 1075, 57-59HRC, 3mm de espessura etc. Tem essa bushlore aqui que seu proprietario refez o cabo com escalas de tamarindo induziu um patina que deixou a faca show de bola. Citar
Membros Andre Miranda Postado Fevereiro 2, 2012 Membros Postado Fevereiro 2, 2012 Essa Condor parece boa. Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 2, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 2, 2012 Bela faca essa Condor. Acho que a barriguinha faz parte do estilo da lâmina. Hoje chegou minha Opinel tamanho 10. Tem 13cm de cabo de madeira e 10cm de lâmina de aço carbono com 2.1mm de espessura. Dobrada, ela fica com o tamanho do cabo, 13cm. Ela vai substituir a minha Tamanho 7 (abduzida pela patroa ) que é excelente mas estava se mostrando muito curta para algumas tarefas, apesar de afiadíssima e bem menos vulnerável à ferrugem que a Mora Classic. Citar
Membros ( E ) Postado Fevereiro 2, 2012 Membros Postado Fevereiro 2, 2012 Aos cuteleiros de plantão e especialmente ao (E) Nesse vídeo o cara mostra detalhadamente como fazer uma faca Puukko: Ele mostra como fazer o cabo, que acredito serviria direitinho para a 2ª faca sua (E). Dá uma olhada. Abraços Valeu mesmo pelo vídeo, Santos! Favoritado! Será muito útil; terei que resolver de uma maneira diferente dele, mas me ajudou muito a pensar no assunto. :'> Eu não sei o tratamento que fazem no papelão hidráulico para ele aguentar as condições de trabalho como papel junta em motores, mas os usos que tem de papel emborrachado-vulcanizado nas minhas facas é mais estético que funcional. Quanto à colagem: Eu não sei se é tão necessário impermeabilizar a face em contato com as talas/cabos, eu olhei aqui e todas as minhas facas não usam cola, a não ser essas do tahar e a colt (que também é feita por algum primo do tahar do punjab). E eu chuto que eles usam cola porque adotaram esse estilo de cabo com uma tala de cada lado. Eu entendo que é uma facilidade e tanto para fixar as talas, o sujeito só aplica a cola, prensa na morsa e pronto. Entendo, Trauco, e pode ter razão. Somente penso que a questão de ser estético é clara, mas eu não colocaria qualquer material numa faca apenas por ser bonita e acabar prejudicando sua funcionalidade e durabilidade. Precisa ter alguma função no conjunto, penso, um material que se molda entre materiais rígidos ajudam, somados à certos produtos (como cianoacrilato, epóxi, etc.), a evitar infiltrações. Da mesma forma, a cola entre as talas e o metal, completando pequenas imperfeições nas superfícies de contato entre eles. Eu vejo esta utilidade com o couro e o papel vulcanizado (com tratamento específico como também terá a madeira), num cabo, além de acabar dando um charme à peça pela variedade de cores e tingimentos; se usadas com harmonia. Tem certos casos (e espero que eu não caia nesta armadilha se acabar usando algo assim), que destroem visualmente a obra. E para a seção 'Descontração': '...na hora de se dar os pontos externos, na pele, aplica-se a cola de cianoacrilato*, espera-se secar por cinco minutos e pronto. "O resultado é uma cicatriz de melhor aspecto estético, com menor risco de infecção, além de a retirada da cola ser idolor." ' [ http://www.prlog.org/10356790-cirurgia-plstica-uso-da-cola-de-cianoacrilato-vem-substituindo-os-pontos-com-vantagens.html ] *Super Bonder e as demais marcas. Não custa dizer: NÃO tentem isto em casa! Abraço! Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 2, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 2, 2012 Olha, o tahar usa esse material de maneira diferente, ele não vai entre o metal e as talas, ele vai entre materiais diferentes que compõe a tala (madeira, osso, metal) atuando como um espaçador flexível que permite que cada material contraia/expanda em função de umidade, secura, temperatura sem exercer/sofrer pressão dos demais. Mais ou menos como as madeiras entre lajes de concreto de calçada. Pra isso o material de junta de motor foi feito (alem de vedar). Por isso acho que devem ser muito parecidos, se não forem iguais, o papelão hidráulico daqui com o vulcanized paper de lá. Sobre a cola ou outros cimentos de adaptação cabo/metal eu acho que são uteis sim mas não vejo a infiltração como problema nos cabos das facas de casa não colados, quando são lavados a água entra e depois drena embora e eles secam. Bom, no fim são estilos e tendências e o fato de ter bisnaga de adesivo específico para isso é sinal que agora a tendência dominante é essa. PS: cola em cirurgia com necessidade estética é rotina, eu acho. Conheço duas pessoas que retiraram a parótida e isso foi usado para deixar só um risquinho fino, sem pontos. Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Fevereiro 2, 2012 Membros Postado Fevereiro 2, 2012 E ai pessoal! Essas são as fotos da condor bushlore. A unica coisa que tenho a reclamar é com essa pequena reentrância que a lamina sofre quando fica próxima ao cabo. Acredito que isso tenha ocorrido devido a uma desregulagem na maquina que faz a moagem ou não mão do operador da maquina. Não acho que isso venha a comprometer utilidade da faca, apenas deixa ela um pouco feia e assimétrica, alem do trabalhão que terei para corrigir essa "barriguinha" dela na pedra. E como todos já sabem é feita em aço 1075, 57-59HRC, 3mm de espessura etc. Tem essa bushlore aqui que seu proprietario refez o cabo com escalas de tamarindo induziu um patina que deixou a faca show de bola. É assim mesmo, a minha veio com um "biquinho" na ponta; esteticamente uma feiura, mas não atrapalha em nada. Bela aquisição. Eu gosto muito da minha e acho o tipo da faca ideal para meu gosto, só seria melhor se fosse em algum tipo de bom inox. Citar
Membros Phacsantos Postado Fevereiro 2, 2012 Membros Postado Fevereiro 2, 2012 (E) Pode ser que esse aqui lhe interesse tb: http://www.youtube.com/watch?v=ytmQNNSu3Ys Té mais Citar
Membros de Honra trauco Postado Fevereiro 2, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 2, 2012 (E) Pode ser que esse aqui lhe interesse tb: http://www.youtube.com/watch?v=ytmQNNSu3Ys Té mais Esse OSORobsonSantos tem vários vídeos interessantes Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.