Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
(E) há décadas atrás eu montei um forno para fundir sucata com ouro (pernas de chips banhadas a ouro, da Siemens) usando um cadinho de grafite (que custou os olhos da cara), eu usava uma manilha de barro cozido, carvão vegetal misturado com coque e como ventoinha, usava a saida de um aspirador de pó. (Só depois na faculdade é que aprendi que o método certo era o eletrolítico). Mas essa mistura de carvões e o aspirador é o que importa no caso, e dava temperatura bem alta. Eu acho que no seu caso, não precisa tanta potência na ventoinha pois o volume total do forno é menor. Para você ter um resfriamento lento, acho que um banho de areia cobrindo a lâmina proporcionaria um bom resultado associado ao carvão sobre ela, não? Uma outra coisa que me lembrei, dos tempos de bolsista na eng. metalúrgica, é dos fornos feitos com tubos de cerâmica refratária que é aquecida por fora e a lâmina fica dentro, sem contato direto com o fogo ou a fonte de calor usada e permitindo controlar a atmosfera.

Interessante, Trauco! O único problema é que eu não tenho como transportar estes fornos muito grandes e/ou pesados comigo. Não tenho prazo para cada cidade que eu morar, mas também a idéia não é ficar muito tempo (talvez meses ou ano; dependendo do lugar, um tanto mais). Procuro soluções práticas: partes simples que eu possa levar comigo e partes que eu possa construir com o que eu conseguir no local. Aos poucos chegarei num bom sistema. Logo mais, terei que temperar as facas e já terei avançado mais um pouco nesta idéia.

Acho que um secador de cabelo já é suficiente para o meu caso; deve ter ficado uma turbina este seu forno. ::ahhhh::::cool:::'> Para resfriar, no caso deste aço, é tranquilo usar as próprias cinzas da forja. Ficou bom para o desbaste como eu fiz.

Guardei o que você escreveu, caso eu me depare com algum aço mais difícil de recozer. Valeu! ::cool:::'> ::cool:::'> Tem outras maneiras também para resfriar lentamente, usando vermiculite ou manta refratária.

Como fará com os pinos nesta faca, vai recozê-la para furá-la ou fará nela temperada mesmo?

Abraço!

• Membros
Postado
( E )

Ta ficando bem legal mesmo ::otemo::::otemo::::otemo::

o desenho dela ta ficando muito bem feito.

Você ta fazendo tudo a mão, ou ta usando lixadeira?

Valeu, Koioz! ::otemo::::otemo::::otemo:: Comecei o perfil da segunda hoje, logo postarei as fotos.

Estou fazendo tudo na mão mesmo, e como pensou agora, estão bem detonadas já. ::lol3::::lol3:: Faz parte do improviso, não? ::otemo:: Só não consigo parar. ::lol4::::lol4::::lol4::

Abraço!

• Membros
Postado
::otemo::::otemo::::otemo::

você tem que ficar orgulhoso, para um primeiro projeto e sem uma oficina com as ferramentas adequadas a sua faca está ficando muito bonita. mais uma vez parabéns

inté...

Obrigado pelo incentivo, VDM! É dureza fazer desta maneira, mas está divertido. Um pouco dolorido, e bem divertido. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

• Membros
Postado

Procure em feros velhos ou feiras de ferramentas antigas(aqui no Rio tem) por uma ventoinha de forja, são soluções clássicas comprovadas, você gira a manivela e venta pra caramba.

Ano passado achei uma, mas era grande demais, tem de todo tipo, meu pai quando estudou forja na Eng. Mecânica(mais de 30 anos atrás) usava uma pequena forja a carvão com uma ventoinha dessas, e dizia que esquentava tato que volta e meia um esquecia a peça lá e fundia.

• Membros
Postado (editado)

O fórum já está criando novos cuteleiros e isso é muito bom.

Eu até que teria certo jeito para fazer algumas coisas, mas me falta tempo. Bem que gostaria.

André, estes cabos do seu amigo são muito bonitos, um show.

Ele faz só pra vc por amizade ou pega encomenda?

Abraços.

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Interessante, Trauco! O único problema é que eu não tenho como transportar estes fornos muito grandes e/ou pesados comigo. Não tenho prazo para cada cidade que eu morar, mas também a idéia não é ficar muito tempo (talvez meses ou ano; dependendo do lugar, um tanto mais). Procuro soluções práticas: partes simples que eu possa levar comigo e partes que eu possa construir com o que eu conseguir no local. Aos poucos chegarei num bom sistema. Logo mais, terei que temperar as facas e já terei avançado mais um pouco nesta idéia.

Não é tão grande assim. O forno do cadinho era uma manilha de esgoto na vertical, com a ponta enterrada no chão. Fiz um furo embaixo para entrada do ar forçado e pronto.

O forno tubular pode ser bem pequeno, para uma faca. Olha este aqui, elétrico, que os caras fizeram:

http://www.abcm.org.br/xi_creem/resumos/TF/CRE04-TF53.pdf

o tubo refratário quente tem a vantagem de indicar a temperatura do forno facilmente pela cor e de isolar a peça das chamas e da atmosfera, se for necessário (basta por uma tampa de cada lado e passar um fluxo do gas desejado)

Acho que um secador de cabelo já é suficiente para o meu caso; deve ter ficado uma turbina este seu forno. ::ahhhh::::cool:::'> Para resfriar, no caso deste aço, é tranquilo usar as próprias cinzas da forja. Ficou bom para o desbaste como eu fiz.

Com certeza dá, eu usei o aspirador porque ele estáva disponível.

Guardei o que você escreveu, caso eu me depare com algum aço mais difícil de recozer. Valeu! ::cool:::'> ::cool:::'> Tem outras maneiras também para resfriar lentamente, usando vermiculite ou manta refratária.

Sim, acho que se não trabalhar com peças muito grandes, não é complicado lidar com essa etapa.

Mas depois que você começar a receber encomendas, pode se preparar para reformular os fornos ::hahaha::

(E) meu projeto ::tchann:: agora é fazer um cabo para o blank bizarro que eu arrematei igual a este aqui: ::tchann::::tchann::

http://www.ebay.com/itm/Knife-Making-Blade-Blank-Kraken-Tactical-Blade-Blank-RR88-/370577938852?pt=Collectible_Knives&hash=item56482a99a4#ht_2119wt_786

Como fará com os pinos nesta faca, vai recozê-la para furá-la ou fará nela temperada mesmo?

Ainda não sei, estou esperando ela chegar para ver como é de fato esse acabamento preto, ele fala em "baked black enamel", se for esmalte de fato, vou pensar em algo menos destrutivo como paracord

• Membros de Honra
Postado
Procure em feros velhos ou feiras de ferramentas antigas(aqui no Rio tem) por uma ventoinha de forja, são soluções clássicas comprovadas, você gira a manivela e venta pra caramba.

Ano passado achei uma, mas era grande demais, tem de todo tipo, meu pai quando estudou forja na Eng. Mecânica(mais de 30 anos atrás) usava uma pequena forja a carvão com uma ventoinha dessas, e dizia que esquentava tato que volta e meia um esquecia a peça lá e fundia.

É verdade, mas são muito difíceis de achar hoje em dia :(

Tem também essas "ventoinhas de barbecue" (ou como quer que se chamem)

• Membros
Postado

É verdade, mas são muito difíceis de achar hoje em dia :(

Tem também essas "ventoinhas de barbecue" (ou como quer que se chamem)

Pessoal, pra que complicar???? Não é muito mais fácil pedir pra esposa ficar com uma tampa de panela lá fazendo vento??????????? ::hãã2::::hãã2::::hãã2::

Não é simples???? ::lol4::::lol4::::lol4::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...