Membros ( E ) Postado Janeiro 23, 2012 Membros Postado Janeiro 23, 2012 Pensei empolgado em tentar pegar esta chef: http://www.ebay.com/itm/SG-27B-Custom-made-D-2-DIE-steel-knife-ROSE-WOOD-/110812603719?pt=Collectible_Knives&hash=item19ccf22547 Aí lembrei que não daria tempo de chegar antes de partir daqui. André, é a mesma que você levou sem cabo? Abraço! Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 Hoje chegou a minha aço mola do Tahar, ela foi paga dia 21/12 e o envelope foi postado dia 29/12. A faca foi arrematada por US $14.26 e o frete pago foi US $15.00 (USPS First Class Mail InternationalTM). No envelope bolha, o preço pago aos correios foi US $9,14. Ao contrário da outra, o S/H teve um ágio de 5 dólares. A faca veio envolta em óleo e papel manteiga, embrulhada junto com uma bainha muito boa e de couro (ao contrário da anterior) que também foi embrulhada em plástico. O cabo é composto: nó de madeira, papel vulcanizado, metal, osso. A guarda e os pinos são de latão. A lâmina de aço mola está polida como espelho, é espessa como a D-2 anterior mas veio perigosamente afiada, o que dá para compreender dado o tipo de aço. O modelo de lâmina é reto, mas tem muita "gengiva" para o meu gosto http://www.ebay.com/itm/120830892495?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 agora vou "positivar" o Tahar e ficar de olho em outra barbada como essa. :'> Citar
Membros Phacsantos Postado Janeiro 23, 2012 Membros Postado Janeiro 23, 2012 Bela faca...pelo preço então!!! Até agora só paguei menos de US 20 em uma faca! E só volto a comprar dele quando chegar as que paguei na hora e ele faz o favor de não dar notícias sobre o envio!!!! Viu, é sério essa debandada do Cabral????? Oxê....vorta aí rapaz! Suas opiniões valem muito pra todos aqui. Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 Bela faca...pelo preço então!!! Até agora só paguei menos de US 20 em uma faca! E só volto a comprar dele quando chegar as que paguei na hora e ele faz o favor de não dar notícias sobre o envio!!!! Eu costumo fazer isso, só compro novamente do mesmo vendedor quando chega a última coisa que comprei dele. É bom para disciplinar a gente quando o vendedor tem muita coisa boa e para ele não querer cobrar frete individual e enviar em bloco Viu, é sério essa debandada do Cabral????? Oxê....vorta aí rapaz! Suas opiniões valem muito pra todos aqui. Não sei, não acompanhei os acontecimentos que levaram ao monte de desculpas de todo mundo e confesso que não quero saber. Eu tomei uma chamuscada grátis de alguém, dei uma resposta do mesmo nível e fui viver a vida enquanto é tempo. Ontem acordei cedo e fiquei medindo minhas facas com o multímetro e quando voltei pra relatar, tava tudo de cabeça pra baixo. Espero que ele volte porque queria saber se ele viu alguma diferença na D-2 entre a parte "original" e a parte que ele esmerilhou para comparar com as manchas de oxidação do fio da minha. Do tahar eu "tô de butuca" nessa aqui: http://www.ebay.com/itm/SG-12J-Custom-made-D-2-DIE-steel-knife-BURL-WOOD-/120847994490?pt=Collectible_Knives&hash=item1c231a0e7a mas alguém com 1189 pontos de experiência já deu um lance inicial... Vou dar mais uma ciscada nestes outros dois de quem comprei recentemente: http://myworld.ebay.com/ecue_jacky/?_trksid=p4340.l2559 http://stores.ebay.com/PremiumKnifeSupply Citar
Membros ( E ) Postado Janeiro 23, 2012 Membros Postado Janeiro 23, 2012 Trupe! Semana passada resolvi procurar algum aço para fazer minha primeira faca. Desbastando, claro, não sei quando será possível forjar, mas tenho vontade; e muita curiosidade. Em três lugares diferentes, consegui três tipos de feixes de molas: uma de fusca e um pedaço de uma de caminhonete que me foram dadas e uma de kombi, a que queria em primeiro lugar, pela largura, paguei 10 reais. Achei que valia a pena pela experiência. A mola de fusca (à esquerda) tem 955mm de comprimento por 21mm de largura e 3mm de espessura; a mola de kombi (à direita), tem 975mm de comprimento, 31mm de largura e 3mm de espessura. Posso dizer que são 5160, mas sem certeza absoluta. É uma velha discussão, alguns fabricantes usarem outros aços, mas até onde sei, muitos são feitos com o 5160 mesmo. O pedaço de mola de caminhonete tem 340mm de comprimento, 60mm de largura e 6mm de espessura. Uma jumenta! Esta vai ser para um outro momento, a peça é bem maior e levemente encurvada, o que necessitará de umas boas marteladas e decidir entre o desbaste de 6mm de espessura e forjá-la. Vista inferior: Vista lateral (ou quase ): Primeiro passo: recozer as molas de fusca e de kombi. Resolvi trabalhar em duas facas ao mesmo tempo. Até porque será bom eu já reduzir os feixes, são grandes para levá-los comigo se for necessário. Este processo foi um improviso total, mas já estou com novas soluções para as futuras etapas. Para quem não conhece o processo de recozimento, serve para deixar o aço mais mole para poder desbastá-lo com mais facilidade: se aquece o aço até a temperatura crítica (não magnética) e o deixe resfriar o mais lentamente possível. Com o aço 'mole', cortei o máximo do tamanho que consegui aproveitar do recozimento e redimensionei os desenhos escolhidos, entre vários esboços, montei novos bonecos ('mock-up'), para ver se os tamanhos estavam bons, tanto da lâmina como da empunhadura, copiei numa folha sulfite, recortei e colei nas barras. As envolvi com fita adesiva transparente para servir de guia no desbaste. Bonecos escolhidos (penso num cabo de madeira para a segunda ): Desenhos coladas no aço já cortado: Com alguns desenhos e bonecos: As ecolhidas com alguns dos esboços de fundo: As ferramentas que estou usando são bem simples mesmo. Seria bem útil uma morsa, mas até a mudança, não posso pensar neste tipo de peso. Uma serra de arco, uma lima retangular, uma lima triangular e uma lima redonda. E muitos cortes nos dedos! Serrar e limar, basicamente é isso até se chegar ao formato. Passei uma parte bem mais chatinha do cabo de uma das facas, agora falta pouco para terminar o perfil dela. Com calma, depois dou um melhor acabamento, por agora, a intenção é alcançar a forma. É isto aí até o momento! Para falar a verdade, a mão está um pouco cansada, mas minha cabeça quer muito terminá-la logo. Assim que fizer mais alguma parte postarei aqui; hoje, amanhã,..., sem pressa; só ansiedade! Abraço! Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 Muito legal (E), dá inveja, até. Como você está fazendo para aquecer as barras e controlar/medir a temperatura? Pela cor/pirômetro ? Ou não precisa atingir temperaturas tão altas ? Citar
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 24, 2012 Membros Postado Janeiro 24, 2012 (E) Muito, mas muito bacana mesmo!!!!! Acho que você me encorajou a tentar uma empreitada desta, o Problema vai ser fazer uma tempera que preste, no mínimo teria que improvisar uma fornalha com carvão insuflando ar com uma ventuínha ou um fole de couro bem medieval (perigoso eu tacar fogo em casa com essa ganbiarra!!!) acho que vai ser uma empreitada para as férias. enquanto isso vou sonhando e invejando o mu amigo(não se preocupe é inveja boa). O Koioz pode te dar umas dicas, ele já foi metalúrgico. inté... Citar
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 24, 2012 Membros Postado Janeiro 24, 2012 Essa forja para têmpera seletiva é bacana, Essa gambiarra foi idealizada pelo grande cuteleiro joão alexandre voss. agora está ficando mais fácil... inté... Citar
Membros ( E ) Postado Janeiro 24, 2012 Membros Postado Janeiro 24, 2012 Muito legal (E), dá inveja, até.Como você está fazendo para aquecer as barras e controlar/medir a temperatura? Pela cor/pirômetro ? Ou não precisa atingir temperaturas tão altas ? Opa, Trauco! Quis postar durante o processo para levarmos juntos as soluções e experimentos. :'> :'> Com o 5160 as coisas são um pouco mais tranquilas neste aspecto, é um aço bastante recomendado para os iniciantes na cutelaria pois é fácil de recozer e dá menos problemas com a têmpera. Usei carvão para aquecer o aço; precisa de um soprador, algo para jogar oxigênio por baixo da brasa (um sistema com uma ventoinha). Prestei bastante atenção na cor que foi ficando (pois o lugar que fiz não entrava muita luz; é melhor para julgar direito visualmente) e usei um imã também: se tocar o imã com o aço e ele não 'pegar', chegou na temperatura adequada, o ponto de desligar a ventilação, colocar bastante carvão por cima e deixar resfriando de um dia para o outro (talvez menos, achei melhor não arriscar tanto na primeira tentativa ). O resfriamento precisa ser muito lento, precisa usar o carvão ou outro meio para controlar a queda de temperatura, senão estará apenas normalizando o aço - que é chegando no ponto crítico e depois o deixando resfriar no ar -, e isto tem outra finalidade. Ficou bem 'molinho' para cortar e limar. :'> :'> :'> Parecia muito quando eu chanfrava cobre para fazer gravura em metal. :'> Citar
Membros ( E ) Postado Janeiro 24, 2012 Membros Postado Janeiro 24, 2012 (E) Muito, mas muito bacana mesmo!!!!! Acho que você me encorajou a tentar uma empreitada desta, o Problema vai ser fazer uma tempera que preste, no mínimo teria que improvisar uma fornalha com carvão insuflando ar com uma ventuínha ou um fole de couro bem medieval (perigoso eu tacar fogo em casa com essa ganbiarra!!!) acho que vai ser uma empreitada para as férias. enquanto isso vou sonhando e invejando o mu amigo(não se preocupe é inveja boa). O Koioz pode te dar umas dicas, ele já foi metalúrgico. inté... Vai ser legal quando começar a empreitada também, VDM. Colocaremos fogo em tudo por aqui. Sei que a têmpera será o mais delicado de todo o processo e estou até melhorando a forja para que eu possa tentar uma têmpera seletiva deixando uma parte da faca chegar ao ponto crítico e outra não no próprio carvão. E preciso que a forja seja mais segura para espalhar bem o calor pelo aço. Esta primeira, para recozer, poderia ser bem melhor, mas deu certo. Meu improviso não me agradou muito, o segundo será melhor. Mudar até alcançar o objetivo! Tomará que eu consiga. Postarei fotos da próxima para trocarmos idéias. Pensei em fazer uma destas bem primitiva que vi neste vídeo: A minha idéia é fazer um modelo simples sem depender de energia elétrica, poder fazer por aí, pelo mato. Estou com algumas idéias e providenciando a tralha, vamos ver se dará certo. Não precisa de inveja, vamos trocando informações e processos por estas minhas agora e quando começar já terá um certo tipo de experiência virtual. :'> O Koioz pode te dar umas dicas, ele já foi metalúrgico. Estou ouvindo tudo, Koioz! Abraço! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.