Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

::otemo::

Koioz

Bela faca, gostei também do relato, a conclusão que chego é que tem a ferramenta certa para o seu trabalho. Pode recomenda la sem medo para o seu trabalho, mas se for para chupar laranjeiras ela será um trambolho! Recomendo facas pequenas para mochileiros por que elas resolveram todos problemas da trilha sem lhes encorajar a abrir picadas ou derrubar árvores. A mensagem que quero que fique é que cada ferramenta tem a sua serventia, e estamos aqui para orientar os leigos e trocamos experiencias para que tomemos as melhores decisões. Como trauco falou, somos muquinhas e valorizamos sempre a relação custo benefício.

Seja bem vindo a turma, a sua opinião sempre será de grande valia.

Inté...

• Membros
Postado

Trauco,

O problema galvanica existe sim, mas não acredito que uma chege a ser tão relevante numa faca que tenha um mínimo de manutenção e não fique úmida constantemente. Acho que será relevante em facas de pesca, mergulho ou mesmo de cozinha e açougue. E certamente será um problema de longo prazo, uma vez que para que se forme a pilha é preciso a presença de íons metálicos livres num meio condutor, coisa fácil de se resolver lavando e secando a faca após o uso.

Inté...

• Membros
Postado
vou falar minha opnião. Eu possuo uma imbel ia2. Como já disse a um tempo, eu queria fazer uma coleção de facas nacionais, tenho 2 imbel, uma zakharov e uma wotan. Tenho as gringas ka bar, ontario e uma do tahar. E essa imbel ia2 é uma faca boa sim. Não fiz nenhum teste com ela porque não é minha intenção é apenas para coleção, mais ela impressiona pelo acabamento. Paguei 236,00 reais nela e diria que é mais faca que muita ka-bar que já vi muitos idolatrando.

Tenho uma Imbel de trinta anos, quase do tempo dos militares, é muito boa, mas não vale o preço. e vale pensar que quanto menor a dureza do metal, menor a possibilidade dele quebrar, por isso nenhum de nós viu um facão mateiro da tramontina quebrar o problema vai ser na retenção do fio.

cabral, muito pelo contrário, já tentei convencer o frico de que 6mm é um exagero!!! só vai pesar e reduzir o desempenho de corte. acho 3 ou 4mm o ideal para essas faquinhas de 10-12cm.

inté...

Pois é' :roll::roll: fiquei muito empolgado por ser uma ignorantezona..sei lá...Gosto de coisas jumentonas, rudes ssrsrsrsr sei lá. Mais será uma exagero medonho ou só um pouco de exagero? :oops:

Paciência, já tá a caminho.

• Membros
Postado

Concordo tanto com o Trauco quanto com você VDM.

Quando disse da possibilidade de usar a faca para tarefas que exigem mais precisão como descascar frutas afirmo que que é perfeitamente usável, porém não é adequada mesmo tenho de concordar.

Mas como foi dito por alguns cada lâmina para uma tarefa, mas desde de que isso não te cause mais prejuízo, como mais bagagem a ponto de te atrapalhar. Já quanto ao uso domestico/culinário, dai sim não veja problema algum ter facas para cada tipo de tarefa, ta tudo a mão muito fácil, tanto que tenho várias (maioria por luxo e gosto).

Como o assunto do fórum é basicamente o emprego no Bushcraft, entendo que cada um quer usar o equipamento da forma que der maior satisfação, mas vai usar esses equipamentos de forma a realizar tarefas em que o resultado não pode ser outro que não o positivo... muito equipamento exige maior perícia devido a especificidade e muito mais horas de treinamento, ou seja, aumenta consideravelmente o trabalho, e em uma situação de ocorrência de salvamento, não dá pra simplesmente sair, voltar para casa e largar as pessoas esperando por você caso sua técnica não tenha sido suficiente para realizar a tarefa, imagine na selva. Já a satisfação pessoal em adquirir algo, não há argumentos de ordem lógica. ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Agora chega de ser tão ranzinza ::grr::::grr::::grr:: , to aqui porque encontrei grandes informações no fórum, coisas que pouco encontro em outros. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

• Membros
Postado

Koioz,

O bom de ficar velho é não seu ofender quando é chamado de ranzinza!!!

Certa vez, a uns vinte anos atrás, quando a minha faca de campo era a imbel, fui cortar um arame solto das cerca que estava enrrolando na perna do povo, só consegui encher a faca de dentes. Por isso a crítico, ela é uma faca de combate, feita para esfaquear, furar sem medo de quebrar. Não é projetada para o uso civil, a gente força a barra para usar uma faca de campanha na trilha.

Inté...

• Membros
Postado

Muito bonita essa Lobo Guará, e com certeza de qualidade, feita por quem foi.

A idéia de encomendar minha bowie foi bastante parecida. Como dizia o falecido Ron Hood, autor da série Woodsmaster: uma faca grande pode fazer uma tarefa pequena, mas uma faca pequena não faz uma tarefa grande. ::hahaha::

Ah, já ia esquecendo, ontem de manhã ia saindo de casa para dar uma volta com a noiva e estava me esperando na portaria a faca de cerâmica, sensacional! Já tenho umas 3 encomendadas... ::otemo::

• Membros de Honra
Postado
Trauco,

O problema galvanica existe sim, mas não acredito que uma chege a ser tão relevante numa faca que tenha um mínimo de manutenção e não fique úmida constantemente. Acho que será relevante em facas de pesca, mergulho ou mesmo de cozinha e açougue. E certamente será um problema de longo prazo, uma vez que para que se forme a pilha é preciso a presença de íons metálicos livres num meio condutor, coisa fácil de se resolver lavando e secando a faca após o uso.

Inté...

Eu estava pensando no material que o pessoal que monta suas facas usa para os pinos/rebites, guarda, pomelo, etc , mesmo secando bem por fora, eles terminam atuando por dentro e só se vê quando o cabo é trocado e está tudo corroído ou quando os pinos ficam frouxos. Os íons metálicos em meio condutor são fornecidos até pelo suor das mãos e é justo onde a mão fica que tem a maior combinação de metais, usualmente. :(

Enfim, a tabela era só para informar as combinações a evitar, é mais fácil lidar com ela que com uma de potenciais de eletrodo com sinais positivo e negativo. ::hãã::

Acho que este tópico também tem espaço para divulgar este tipo de conhecimento já que temos cuteleiros de acabamento e "tunning" de lâminas ::tchann::

Ontem dei um lance que esta madrugada, por pura curiosidade, arrematou por $8 este blank 440 bizarro, só pela curiosidade de ver de perto a lâmina e como se pode terminar a faca:

http://www.ebay.com/itm/Knife-Making-Blade-Blank-Kraken-Tactical-Blade-Blank-RR88-/330672080401?pt=Collectible_Knives&hash=item4cfd978611

• Membros
Postado

Trauco,

Não tem nada de bizarro neste blank! Gostei do bixu! Dá para fazer uma double edge, com o fio normal na barriga, que dá uma excelente skinner/utilitária e um contra-fio mais obtuso para romper ossos e desarticular as juntas.

Acho que se você levar, vai ter uma faca porreta e com certa versatilidade. ::cool:::'>

• Membros de Honra
Postado
Trauco,

Não tem nada de bizarro neste blank! Gostei do bixu! Dá para fazer uma double edge, com o fio normal na barriga, que dá uma excelente skinner/utilitária e um contra-fio mais obtuso para romper ossos e desarticular as juntas.

Acho que se você levar, vai ter uma faca porreta e com certa versatilidade. ::cool:::'>

Já levei, o buy-it-now era $19 e eu pus $10 de lance máximo e fui dormir, terminou fechando em $8 mais $9,80 de frete ::hahaha::::tchann::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...