Membros Véio du Mato Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Koioz Bela faca, gostei também do relato, a conclusão que chego é que tem a ferramenta certa para o seu trabalho. Pode recomenda la sem medo para o seu trabalho, mas se for para chupar laranjeiras ela será um trambolho! Recomendo facas pequenas para mochileiros por que elas resolveram todos problemas da trilha sem lhes encorajar a abrir picadas ou derrubar árvores. A mensagem que quero que fique é que cada ferramenta tem a sua serventia, e estamos aqui para orientar os leigos e trocamos experiencias para que tomemos as melhores decisões. Como trauco falou, somos muquinhas e valorizamos sempre a relação custo benefício. Seja bem vindo a turma, a sua opinião sempre será de grande valia. Inté... Citar
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Trauco, O problema galvanica existe sim, mas não acredito que uma chege a ser tão relevante numa faca que tenha um mínimo de manutenção e não fique úmida constantemente. Acho que será relevante em facas de pesca, mergulho ou mesmo de cozinha e açougue. E certamente será um problema de longo prazo, uma vez que para que se forme a pilha é preciso a presença de íons metálicos livres num meio condutor, coisa fácil de se resolver lavando e secando a faca após o uso. Inté... Citar
Membros Frico Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 vou falar minha opnião. Eu possuo uma imbel ia2. Como já disse a um tempo, eu queria fazer uma coleção de facas nacionais, tenho 2 imbel, uma zakharov e uma wotan. Tenho as gringas ka bar, ontario e uma do tahar. E essa imbel ia2 é uma faca boa sim. Não fiz nenhum teste com ela porque não é minha intenção é apenas para coleção, mais ela impressiona pelo acabamento. Paguei 236,00 reais nela e diria que é mais faca que muita ka-bar que já vi muitos idolatrando. Tenho uma Imbel de trinta anos, quase do tempo dos militares, é muito boa, mas não vale o preço. e vale pensar que quanto menor a dureza do metal, menor a possibilidade dele quebrar, por isso nenhum de nós viu um facão mateiro da tramontina quebrar o problema vai ser na retenção do fio. cabral, muito pelo contrário, já tentei convencer o frico de que 6mm é um exagero!!! só vai pesar e reduzir o desempenho de corte. acho 3 ou 4mm o ideal para essas faquinhas de 10-12cm. inté... Pois é' fiquei muito empolgado por ser uma ignorantezona..sei lá...Gosto de coisas jumentonas, rudes ssrsrsrsr sei lá. Mais será uma exagero medonho ou só um pouco de exagero? Paciência, já tá a caminho. Citar
Membros Koioz Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Concordo tanto com o Trauco quanto com você VDM. Quando disse da possibilidade de usar a faca para tarefas que exigem mais precisão como descascar frutas afirmo que que é perfeitamente usável, porém não é adequada mesmo tenho de concordar. Mas como foi dito por alguns cada lâmina para uma tarefa, mas desde de que isso não te cause mais prejuízo, como mais bagagem a ponto de te atrapalhar. Já quanto ao uso domestico/culinário, dai sim não veja problema algum ter facas para cada tipo de tarefa, ta tudo a mão muito fácil, tanto que tenho várias (maioria por luxo e gosto). Como o assunto do fórum é basicamente o emprego no Bushcraft, entendo que cada um quer usar o equipamento da forma que der maior satisfação, mas vai usar esses equipamentos de forma a realizar tarefas em que o resultado não pode ser outro que não o positivo... muito equipamento exige maior perícia devido a especificidade e muito mais horas de treinamento, ou seja, aumenta consideravelmente o trabalho, e em uma situação de ocorrência de salvamento, não dá pra simplesmente sair, voltar para casa e largar as pessoas esperando por você caso sua técnica não tenha sido suficiente para realizar a tarefa, imagine na selva. Já a satisfação pessoal em adquirir algo, não há argumentos de ordem lógica. Agora chega de ser tão ranzinza , to aqui porque encontrei grandes informações no fórum, coisas que pouco encontro em outros. Citar
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Relaxa.... Se gosta de ignorância, vai ter uma jumenta! Mas não espere desempenho. O D2 também não é aço para furar tambor de óleo, mas agüenta um bom castigo. Inté... Citar
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Koioz, O bom de ficar velho é não seu ofender quando é chamado de ranzinza!!! Certa vez, a uns vinte anos atrás, quando a minha faca de campo era a imbel, fui cortar um arame solto das cerca que estava enrrolando na perna do povo, só consegui encher a faca de dentes. Por isso a crítico, ela é uma faca de combate, feita para esfaquear, furar sem medo de quebrar. Não é projetada para o uso civil, a gente força a barra para usar uma faca de campanha na trilha. Inté... Citar
Membros Andre Miranda Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Muito bonita essa Lobo Guará, e com certeza de qualidade, feita por quem foi. A idéia de encomendar minha bowie foi bastante parecida. Como dizia o falecido Ron Hood, autor da série Woodsmaster: uma faca grande pode fazer uma tarefa pequena, mas uma faca pequena não faz uma tarefa grande. Ah, já ia esquecendo, ontem de manhã ia saindo de casa para dar uma volta com a noiva e estava me esperando na portaria a faca de cerâmica, sensacional! Já tenho umas 3 encomendadas... Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 21, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 21, 2012 Trauco,O problema galvanica existe sim, mas não acredito que uma chege a ser tão relevante numa faca que tenha um mínimo de manutenção e não fique úmida constantemente. Acho que será relevante em facas de pesca, mergulho ou mesmo de cozinha e açougue. E certamente será um problema de longo prazo, uma vez que para que se forme a pilha é preciso a presença de íons metálicos livres num meio condutor, coisa fácil de se resolver lavando e secando a faca após o uso. Inté... Eu estava pensando no material que o pessoal que monta suas facas usa para os pinos/rebites, guarda, pomelo, etc , mesmo secando bem por fora, eles terminam atuando por dentro e só se vê quando o cabo é trocado e está tudo corroído ou quando os pinos ficam frouxos. Os íons metálicos em meio condutor são fornecidos até pelo suor das mãos e é justo onde a mão fica que tem a maior combinação de metais, usualmente. Enfim, a tabela era só para informar as combinações a evitar, é mais fácil lidar com ela que com uma de potenciais de eletrodo com sinais positivo e negativo. Acho que este tópico também tem espaço para divulgar este tipo de conhecimento já que temos cuteleiros de acabamento e "tunning" de lâminas Ontem dei um lance que esta madrugada, por pura curiosidade, arrematou por $8 este blank 440 bizarro, só pela curiosidade de ver de perto a lâmina e como se pode terminar a faca: http://www.ebay.com/itm/Knife-Making-Blade-Blank-Kraken-Tactical-Blade-Blank-RR88-/330672080401?pt=Collectible_Knives&hash=item4cfd978611 Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 21, 2012 Membros Postado Janeiro 21, 2012 Trauco, Não tem nada de bizarro neste blank! Gostei do bixu! Dá para fazer uma double edge, com o fio normal na barriga, que dá uma excelente skinner/utilitária e um contra-fio mais obtuso para romper ossos e desarticular as juntas. Acho que se você levar, vai ter uma faca porreta e com certa versatilidade. :'> Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 21, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 21, 2012 Trauco, Não tem nada de bizarro neste blank! Gostei do bixu! Dá para fazer uma double edge, com o fio normal na barriga, que dá uma excelente skinner/utilitária e um contra-fio mais obtuso para romper ossos e desarticular as juntas. Acho que se você levar, vai ter uma faca porreta e com certa versatilidade. :'> Já levei, o buy-it-now era $19 e eu pus $10 de lance máximo e fui dormir, terminou fechando em $8 mais $9,80 de frete Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.