Membros de Honra trauco Postado Janeiro 20, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 20, 2012 vou falar minha opnião. Eu possuo uma imbel ia2. Como já disse a um tempo, eu queria fazer uma coleção de facas nacionais, tenho 2 imbel, uma zakharov e uma wotan. Tenho as gringas ka bar, ontario e uma do tahar. E essa imbel ia2 é uma faca boa sim. Não fiz nenhum teste com ela porque não é minha intenção é apenas para coleção, mais ela impressiona pelo acabamento. Paguei 236,00 reais nela e diria que é mais faca que muita ka-bar que já vi muitos idolatrando. rebelles, o meu comentário (e acho que de vários outros) foi a respeito do vídeo e não da faca. Se tivessem usado a jumentona D-2 do Frico ou o quinteto tahar do cabraljr, o vídeo continuaria ridículo e orientado a rednecks, informando pouco sobre os objetos testados e muito sobre quem fez o teste. Citar
Membros rebelles Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 a sim cabral. O bizonho "guerreiro" tentando cortar o graveto é uma comédia. A faca vem com um fio péssimo mesmo. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 Rebelles, Não entenda mal, faca se não for para o pau, e não estou aqui dizendo para detonar a faca ou fazer o que considero que facas não foram feitas para fazer que o chopping e o batoning ( um facão ou uma machadinha fazem isso de maneira muito mais eficiente ), não dá para dizer que é melhor que esta ou aquela. O vídeo em sí é uma piada; e seria com as Ka Bar, Cold Steel, Ontário, etc... divertido mas não informativo. Faca tem que pegar bom fio e mantê-lo por um tempo decente cortando as coisas normais do dia-a-dia de casa ou do campo. Como eu falei, a Imbel sempre teve bons produtos, o acabamento pode ser meio tosco, mas a qualidade é fora de questão ( ou era, não sei ). Muitos amigos adoram as Imbel "bocudas" e as "paisanas" 380, só que todos são unânimes em falar que são brinquedos projeto, que necessitam de acabamento por parte do dono ( já poli 2 rampas para amigos meus... ). Se o aço for ainda o bom e velho aço mola usado nas primeiras Imbel ( lâminas ), na minha opinião ( tenho 2 Imbel ) não vale nem metade do preço pedido! Não que o aço seja o determinante, mas que com aquela geometria de lâmina e aplicabilidade, o custo/benefíco é negativo! Reflita comigo um pouco: qual o principal intento de uma lâmina desenhada para uso militar como "cala-fuzil" ( baioneta )? Perfurar e aguentar torção. São estas as principais caracteristicas que você busca em uma faca? E para desempenhar bem este papel, o aço escolhido teve ter grande resistência à torção e impactos laterais ( resiliência ) e não pode apresentar maior dureza. Em lâminas de corte tais caracteristicas são desejáveis em facões, e não em facas. E com aqueles tamanhos, quais funções cotidianas você acha que elas desempenhariam bem? Então é uma questão de contexto, volto a repetir, ao menos na minha ótica. Isto quer dizer que estou certo ou errado, não, quer dizer que é o que funciona para mim. Veja, tem os amigos VdM e Frico que adoram suas 6mm de espinha; eu me contento com 4 ou 4,5mm. Cada cabeça uma sentença. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 Enquanto escrevemos outros "dizem tudo" de forma bem mais suscinta... é isso mesmo Trauco! Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 Rebelles, Fio cegueta é comum até em marcas renomadas... o que é um absurdo! Pelo que elas custam tinham que vir cortando pensamento ( os negativos )! Citar
Membros Phacsantos Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 Calma pessoal...é só um vídeo pra descontrair!! Acompanho um outro blog que citava a matéria naquele blog e resolvi postar neste blog apenas porque não vejo muitas reportagens de facas nacionais (nem civis nem militares)....mas por falar em vídeo...aquele da pá chinesa é mais convincente! Frico Tá chegando a hora da sua faca irmã da minha...mas se prepare que o povo ta chutando o balde la hoje...acho que é pq ficou um dia sem finalizar algum leilão os lances se acumulam e o preço sobe! Citar
Membros rebelles Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 cabral concordo com que disse, afinal de contas te considero um mestre. Na pratica as coisas mudam e muito. Já li em forums de armas que a imbel costuma fabricar produtos de baixa qualidade para os brasileiros e alta qualidade para exportação. Acho ridiculo essa atitude deles até porque os exportados alem de acabamentos melhores saem mais baratos para os gringos que para nós aqui no Brasil de Dilma Se não fosse você eu não teria conhecido os aços D2, Sandvik, ZDP189, S30V..... Aços que virei fã. Não sou muito de ficar postando mais sou um leitor que não perco um dia de papo furado sobre laminas. Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 Rebelles, Veja, tem os amigos VdM e Frico que adoram suas 6mm de espinha; eu me contento com 4 ou 4,5mm. Cada cabeça uma sentença. Tenho que concordar com o Cabral nesta observação: No fim de semana dei umas "facadas" com a BK2 e percebi que o corte fica um pouco mais difícil pela espessura da lâmina. A palha de uma palmeira, por exemplo, necessita de uns 3 a 4 golpes no mesmo lugar para ela se desprender, com a BK2, já com a SRK da Cold Steel, foram só dois golpes e ela desmoronou. Devo salientar que ambas estão com o fio original. Seria a espessura maior da lâmina ou o seu formato, o motivo? Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 (editado) Rebelles, Acho bacana colecionismo! :'> Mas temos que as vezes fazer alguns alertas pois senão de repente entra alguém querendo uma faca para o mato e sem mais aprofundamentos chega à conclusão que a Imbel é o que há porque o Rebelles coleciona umas facas porretas nacionais, que têm qualidade é verdade, mas será que são o melhor para a função e ainda mais na faixa de preço? Eu faço o que chamo de ajuntamento porque não tenho dó de modificar e usar no que tiver que ser usado minhas lâminas. Há muito já cheguei à conclusão que posso afiá-las e reafiá-las tanto quanto for necessário e dificilmente conseguirei acabar com uma delas... Veja o caso da minha ex-projeto em D2. Digo ex porque agora já é uma realidade! Assim que abri o pacote dos correios ela foi direto para o moto-esmeril ( ok, cortou um papelzinho A4 primeiro ). Para mim a função é mais importante que a estética. Eu até adoraria colecionar, mas não teria disciplina suficiente para não mexer nas princesas. Até tenho um único canivete que sequer reafiei, mas ele já retalhou um carneiro ( Lone Wolf ). Este eu trato mais ou menos como uma "safe-queen". Mas é o único "azarado"! Vejam a minha nova pau para toda obra: Notem que há riscos do desbaste do rebolo ainda, mas resolvi que não valia à pena polir até o ponto de removê-los, pois ela vai cortar o que tiver que ser cortado, então assim é até melhor porque não deixa a menor chance de pintar nenhuma peninha! Mesmo assim ela foi polida até com com óxido de cromo, para minimizar a corrosão por pits ( o Trauco sempre alerta para este devastador de aço ). Editado Janeiro 20, 2012 por Visitante Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 20, 2012 Membros Postado Janeiro 20, 2012 Guimarães, Uma das frases mais acertadas sobre lâminas é: " A geometria corta! O tipo de aço e seu tratamento determinam por quanto tempo!". Para dizer com certeza que realmente há esta desvantagem da BK2 em relação à SRK, você deveria dar o mesmo fio às 2 e refazer o teste. Aí sim, o resultado seria em boa parte responsabilidade da geometria da lâmina. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.