Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Raphael_C,

Falha minha! Você não pediu dicas sobre canivetes, mas sobre faca! :oops:

Ok, vou lhe dar uma dica que o próprio Véio du Mato já lhe deu em primeiro lugar, só que vou "embelezar o pato" para tentar convencê-lo de que é um excelente negócio! 8)

Dê uma olhada nesta Mora The Bushcraft Force:

http://www.ragweedforge.com/bushcraft-force.jpg

Vamos à parte do convencimento: 4" de lâmina, espessura da lâmina cerca de 2,5mm, scandi grind e aço Sandvik 12C27 com tratamento térmico em torno de 58HRC! ::dãã2::ãã2::'>

Vamos agora à parte técnica do porque tais caracteristicas são vantajosas:

Primeiro com relação ao comprimento da lâmina, 4" ( polegadas ) o que dá cerca de 10cm. Ao contrário do que se vê em filmes, condições de sobrevivência/bushcraft não requerem lâminas "rambisticas" ::hahaha:: , longas e grossas, porque estas são pesadas e desajeitadas para 99% das tarefas que irá desempenhar realisticamente com uma faca!

Por exemplo, galhos com cerca de 5 a 7cm de diâmetro são mais do que suficientes para servirem de traves, postes e reforços para qualquer "construção" que você pretenda ou necessite fazer e 10cm de uma boa lâmina darão conta do recado; além disso há o trabalho "fino" ou detalhado com madeira, onde nem preciso explicar o porque de uma lâmina de 10cm ser imensamente superior à uma de 20cm! :wink:

Quanto à espessura 2,5mm podem parecer pouco, mas aqui já há uma conjugação com o tipo de aço e tempera utilizados. Lembre-se que mais importante que a espessura da lâmina é seu grind em tarefas como por exemplo lascar madeira. Uma lâmina de 6mm na espinha com scandi grind terá um desempenho melhor que esta Mora? Sim, pelo efeito cunha ampliado, já que ambas teriam o mesmo grind. Porém um lâmina de 6mm full flat ground terá um desempenho bem inferior à esta Mora pelo simples fato do FFG engrimpar assim que começar a penetrar na madeira! Outro ponto importante é que uma lâmina de 2,5mm de espessura permite uma maior flexibilidade à lâmina que é importante em tarefas que a maioria das pessoas não se dá conta: remover a parte carnosa de côco, desossar carne, filetar peixe, entalhar madeira, etc.

Quanto ao scandi grind, sua importância recai no fato de ser um bom fatiador e um imbatível rachador e por sí só aumentar a robustez intrinseca da lâmina, além de facilitar muito a afiação, pois ele se "auto-orienta" na pedra ou outro meio de afiar. ::cool:::'>

Por fim chegamos ao aço Sandvik 12C27 e 58HRC. Como poderá conferir se quiser em alguns posts meus aqui e no fórum de canivetes, eu tenho especial apreço por um aço que é meio irmão deste, o 13C26. O 12C27 é bem mais resistente à corrosão e tem o grão praticamente tão fino quanto o 13C26, sendo talvez um dos únicos aços ditos inox que aceita ser flexcionado e retornar à forma sem danos. Sua estabilidade de fio fica um pouco abaixo de seu meio-irmão, mas ainda assim é muito mais do que adequada, sem contar que também pega um fio assustador e é muito fácil de fazê-lo! ::otemo::

Junte a todo este pacote o fator preço, e terá uma faca vencedora! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Espero ter usado argumentos suficientes para convencê-lo, não sobre este modelo específico de Mora, mas sobre o conceito por trás das Moras!

Ah, e antes que me esqueça, como é dito que o 13C26 é a versão inox do 52100, o mesmo é dito em relação ao 12C27 em relação ao 5160.

E ao contrário do Véio du Mato, para bushcraft eu prefiro uma lâmina inox ( de boa qualidade como esta ) do que uma em aço carbono. Se alguém mencionar o "fator" pederneira, é simples: prenda à outra ponta do lanyard da pederneira uma tira de aço carbono, que pode ser um pedaço de lima, mola, etc. O inox não lhe trará a chateação de ter que limpar a lâmina e secá-la após todo e qualquer uso da mesma; em condições adversas, pode confiar, esta é a última coisa que você vai querer ou se lembrar de fazer! 8) Ou mesmo por pura questão de preguiça! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

valeu mesmo cabral !

Vou tentar comprar uma faca no e-bay , tenho que aprender a comprar lá ainda .

Se tiver o tutorial , por favor , me passe.

Estou pensando em comprar um facao tramontina que voces mencionaram , desenhar a faca do meu estilo e esmeriliala até seu formato predestinado :D

Link para o comentário

• Membros

Raphael_C,

Este negócio de e-bay é especialidade do Véio du Mato ::cool:::'> , um verdadeiro empresário de fronteira! 8) Além de conhecer os caminhos "burocráticos" ainda consegue achar verdadeiros negócios de ocasião! ::cool:::'> Ele já me passou aqui nestes fóruns o modus operandi do e-bay, mas devo confessar que apesar de já ter namorado alguns ítens ainda não tive confiança ( não no e-bay mas no procedimento em sí ) em realizar a compra. :roll: Vamos pedir a ele para fazer um tutorial passo-a-passo ( para umas antas como eu ) :oops: !

Com relação ao facão, acho uma boa saída :wink: , só que ficará restrito ao aço carbono, já que os em aço inox como as facas, são uma porcaria! ::grr::

Véio du Mato, que tal em sua próxima compra no e-bay você dar um print screen em cada tela desde que você entra na WEB até a concretização do negócio ( claro que "borrando" os campos com dados pessoais e financeiros ) e montar um tutorial passo-a-passo para idiotas ( meu caso ) ::hein: de compras no e-bvay ( com comentários explicativos é claro, já que apesar de uma imagem valer mil palavras o meu nível de ::hãã2::::dãã2::ãã2::'> é fora da escala ) :oops:

Link para o comentário

• Membros

Senhores,

comprar no ebay é molesa ::otemo:: basta fazer o cadastro no site (pode usar a ferramenta de tradução do google se não souber inglês), e ter um cartão internacional. dica (1) terá que fazer um cadastro também no site PayPal (o próprio ebay te encaminha), mas a dica é recortar e colar, pois se o nome ou o endereço estiver diferente, um espaço em branco que seja pode dar erro, pois os sites comparam os dados; dica (2) comece comprando uma coisa barata para tomar coragem e dica (3) até U$50,00 não é tributado, mas eu já comprei produtos mais caros (Izula foi U$60,00) e não fui pego, acho que é por amostragem que a receita fiscaliza, não arrisquem no inicio.

cabral ,

tome vergonha e compre logo uma mora (sou fã das de carbono, estou adorando a minha triflex). Estou tão satisfeito que afiei a minha velha Imbel com scandi grind e pasme ::ahhhh:: eu que só criticava o seu fio agora ela ficou uma beleza. ::otemo::

inté...

Link para o comentário

• Membros

Véio, da uma ajuda.

Vou comprar a minha primeira faca, vai ter q ser multi-uso, adorei a Mora Bushcraft Knife #2010, por 31 doletas é um pouco cara, mas parece ser bem duravel.

Porem fui procurar a Izula, que faca maneira, compacta, feita em um única peça. Só que o preço é um facada (desculpe o trocadilho infame), até por questões de portabilidade, a Izula atende as necessidades básicas?

Link para o comentário

• Membros

Neo,

Te aconselho comprar a Mora. Ela é impressionante afiada atende as nossas necessidades mochileiras com louvor. Já o caso da Izula é outro (trata-se de uma faca tipo neck), o seu conceito é de uma faca muito, mas muito resistente para o seu tamanho e muito portátil o seu problema está no preço! Paguei U$ 60,00 num leilão, mas pela qualidade vale o preço, já que uma faca chinesa da Azteq custa R$ 80,00 e uma tramontina facilmente passa dos R$100, acho que não paguei tão caro assim por ela.

Inté.....

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Colaboradores

CabralJr. e Véiu do Mato:

Vi que vocês entendem muito de facas. Então vou pedir uma ajuda. Já percebi que facas em aço carbono, apesar de boas, oxidam mais facilmente. Penso numa faca para mato, chuva e tudo mais sem rápida oxidação. Como é para acampamento não só em mato, mas também em ambiente com neve e gelo, gostaria de uma faca funcional, que também tivesse uma área serrilhada (lado superior, contrário ao da lâmina seria a melhor localização?). Busco uma faca para a vida toda, forte e muito resistente para gravetos ou uma

pancada mais forte para cortar um galho mais duro, mas pequena, leve (na medida do possível) e portátil para tarefas mais simples também. Não quero abrir nenhuma trilha, não preciso de facão. A idéia é uma faca que segure o fio por bastante tempo, seja fácil de afiar (para não errar, levaria a um cuteleiro para isso) e que corte até folha de papel e pensamento. Quanto custa uma faca dessas? Moro em Porto Alegre/RS. Aqui, certamente não há uma faca comercial dessas à venda. Mais uma dúvida. Em cutelaria artesanal, descobri, no interior do Estado, uma faca com a seguinte descrição: "Esta é uma faca de caça em damasco 5160+15n20 caldeado e forjado a mão, padrão aleatório com aproximadamente 120 camadas, damasco revelado com percloreto de ferro e banho de fosfato de manganês. Guarda e damasco torcido soldada com estanho, cabo em Pau ferro Boliviano anatômico, pino mosaico home made.

Lâmina destinada a caça, com distal taper acentuado e zigrinado no dorso. Bainha em couro bovino com aplique de couro de canela de avestruz, costurada a mão.

Comprimento total 230mm

Comprimento da lâmina 120mm

Maior largura 37mm

Espessura no ricasso 6mm."

O próprio cuteleiro diz: "Estou me dedicando ao aprendizado em facas de aço damasco totalmente autodidata".

Aço damasco também sofre de oxidação mais rápida? Outra coisa: cabo que prende a lâmina por um só pino não gera perigo de

virar a lâmina ou de quebra (do cabo) num uso mais forte? Em alternativa, seria mais negócio um canivete da Spyderco com lâmina e área serrilhada para as mesmas funções? Aguentaria o tranco, ou o melhor mesmo é uma faca boa e, para outras situações, um bom canivete da Victorinox (com serrilha, etc?). Essa coisa de pino único no cabo da faca não me deixou confiante para situações um pouco mais pesadas. Ahhh, Véiu do Mato, também gostaria de mais umas dicas sobre o ebay. Não sou fera em inglês, mas tenho como me virar se for o caso.

Bom, já fiz várias perguntas. A página do cuteleiro, na internet, é http://marcoborchardt.blogspot.com/ . Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário

• Colaboradores

Véiu:

Vi, no site do ebay (ainda não sei usar) uma faca ESEE Black Izula II Neck Knife. Ela é de aço carbono? É lâmina para uso desde gravetos até algum pedaço um pouco maior de madeira? Fio que corta até pensamento? Para que tipos de uso ela é indicada? Está custando em torno de 65 dólares, mais 27,56 dólares para remessa postal USPS. Também vi uma ESEE Knives RAT Cutlery Izula knife w/ Kit. Olive Drab. Só olhei top-rated seller, mas não sei isso, por si só, garante segurança. No segundo caso, o preço era de R$ 60,99 dólares, mais 8 dólares de remessa USPS. E quanto ao limite de 50 dólares? Que limite é esse para importação de algo assim comprado via site? E nos casos de preços maiores que 50 dólares, pago alguma taxa de importação ou perco o produto? Como eu devo proceder para usar o ebay caso escolha comprar por aí? Agradeço antecipadamente a ajuda.

Link para o comentário

• Membros

Filho do inverno, deixa eu me intrometer na sua conversa? :mrgreen:

Eu não sou expert no assunto, não tenho o conhecimento do Véio du Mato nem do cabraljr, sou apenas um usuário e

acho que as suas necessidades em relação a uma faca talvez sejam parecidas com as minhas.

A 1ª faca do link que você postou aqui parece que é 'full tang' sim, dá pra ver numa das fotos. Ela é lindíssima e se eu fosse colecionador gostaria

de ter uma. Mas eu sei que facas artesanais em geral são muito caras, ainda mais com aço San Mai e aço damasco.

Não sei quanto custa uma faca dessas aí, mas suspeito que com 1/5 (ou menos) do preço dela é possível comprar uma boa faca para o uso que você deseja,

portanto vou deixar aqui algumas sugestões para você considerar.

As duas primeiras sugestões são de fabricação nacional e custam em média 230 reais. Uma é a Tarântula (Zakharov) e a outra é a Pantera Negra (Arkhip).

Eu acho que ambas as marcas são do mesmo fabricante, posto que o Sr. Zakharov já é falecido e o filho assumiu o negócio da família.

Pelo que andei pesquisando acho que são facas semi artesanais e não totalmente artesanais como apregoam. Ambas tem empunhadura de corda de kevlar e possuem serra no dorso, como você quer. A Zakharov eu conheço bem pois tenho a versão maior desta faca, a Tarântula Plus. A versão 'normal' pesa

250 g, tem 12,5 cm de lâmina e 5 mm de espessura. A Arkhip eu não conheço e no site do fabricante não tem as especificações da faca, mas creio que é bem parecida com a Zakharov, talvez um pouco maior e por isso mais pesada. Ambas as marcas tem outros modelos interessantes, inclusive a Zakharov tem um modelo feito para a polícia de São Paulo (é possível comprar sem o emblema da polícia, lógico), mas eu acho muito pesada (405 g).

As outras 2 sugestão são a LMF II e a Prodigy, ambas da Gerber. A segunda é praticamente uma versão um pouco menor da primeira.

Custam cerca de $S80,00 e $US 55,00 respectivamente.

Se a serra não for indispensável eu sugiro considerar também a SRK da Cold Steel (tenho uma também). Ela tem 2 versões, uma delas mais cara que é feita em aço San Mai. A mais barata custa em média $US 120,oo, mas no ebay você consegue pela metade do preço se souber lidar com leilões pela internet.

De fabricação nacional há também a faca Wotan, da Cutelaria Corneta, cuja versão mais barata custa em média R$ 350,00.

Eu nunca vi nenhuma ao vivo, mas pelas fotos e descrição parecem interessantes, embora ache pesadas demais.

A isenção de imposto de importação só se aplica quando o remetente e o destinatário são 'pessoas físicas' (O fato de o produto estar sendo vendido no ebay não significa que o remetente é pessoa física) e o valor total, incluindo o frete, não ultrapassa $US 50,00.

Fora isso a regra é: o imposto é 60% do valor total da compra, incluindo o frete. A fiscalização na alfândega é feita por amostragem, ou seja nem tudo é 'taxado', o que confunde muita gente e gera equívocos em relação à legislação. Tudo depende da vários fatores: da sua sorte, da disposição dos fiscais para verificar o volume de encomendas, da região onde você mora, etc.

Nenhuma das facas que eu importei pela internet, seja pelo ebay ou lojas, foram 'taxadas'. ::otemo:: Mas eram sempre embalagens pequenas com uma unidade apenas. Só uma vez comprei uma faca e canivete, que foram remetidos juntos na mesma embalagem, mas mesmo assim tive sorte e não paguei imposto.

Link para o comentário

• Membros

Rapazes,

passo uns dias no mato e esse tópico pega fogo!!!

Vamos lá...

1 - Faca de trabalho não deve ser de dois gumes, isso facilita acidentes. mesmo que o segundo gume seja uma serra, pois, para que ela se justifique deve estar afiada (aí o perigo), se estiver cega não adianta para nada. Hoje é muito comum facas com lâmina mista (parte serrilhada e parte lisa).

2 - Para mochilar (não é para abrir trilhas ou fazer outros serviços de campo), recomendo facas pequenas, algo em torno de 10cm (4 -5 polegadas).

3- Quanto ao aço, eu tinha um certo preconceito dos aço(s) inoxidáveis, mas o Cabral me convenceu que os "aços modernos" são tão bons ou melhores que os antigos aços carbono. O problema é que esses aços são proporcionalmente mais caros que um bom aço carbono. Certos fabricantes para contornar problemas de oxidação costumam revestir a lâmina com oxido de titânio o pintam com tinta resistente a corrosão (é o caso da Esee, antiga RAT, Cold Steel, etc.).

4- Vou dividir as facas por faixas de preço (base e-bay):

Muito Caras - mais de U$100,00

Facas artesanais como as da Zakharov, Arkship, Corneta, etc.

Facas comerciais: Fallkniven, Benchmade, Kershaw, algumas da Cold Steel.

Caras - entre 50 e 100

A maioria das boas facas comerciais: ka-bar, Sog, Cold Steel

Medianas entre 20 e 50

gerber, e algumas da cold steel (bushman e a machete)

Baratas - até 20

Mas vou te falar que são muito boas mesmo ou até melhores que muita faca cara , entre elas estão as suecas Mora e Khultafors e a finlandesa Rapala.

Resumindo, Vou te recomendar quatro facas de tamanhos diferentes (acaba que elas desempenham tarefas diferentes) :

Muito pequena : Izula (Esee) - 7,3 cm (3mm)- Cara - U$60,00

Pequena : Bushcraft Triflex (Mora) - 10,8 cm (2,5mm) - barata - U$ 20,00

Pequena, mais espessa: Prodigy (gerber) - 12 cm (5mm) - média - U$45,00

média: Bushman (Cold Steel) - 17,78 (2,5mm) - média - U$ 25,00

Inté...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...