Membros Frico Postado Janeiro 14, 2012 Membros Postado Janeiro 14, 2012 Trauco A madeira é boa, bem firme, nada porosa...(entendo tanto de madeiras quanto de aço) Cabral Eu ia testar descascando um coco, mas a esposa não deixou...ela vai ser dada virgem mesmo!!! Mas agora to mais confiante...e logo chegará a MINHA Mora, que será bem testada!! Té mais Ainda bem que num é aquele Carbono da minha Mora. Num recomendo!!!!!!! Citar
Membros Phacsantos Postado Janeiro 14, 2012 Membros Postado Janeiro 14, 2012 Frico A Mora que eu comprei, a Classic, é de aço carbono mesmo! Fica escuro...mas o importante é cortar bem...e com estilo! Se a fama delas se justificar, outras Mora estão em vista. Por falar nisso, alguém sabe o tipo de aço das Opinel? Alguém tem e pode fazer um breve review??? Pois essas estão na fila também! Valeu Citar
Membros ( E ) Postado Janeiro 14, 2012 Membros Postado Janeiro 14, 2012 Frico A Mora que eu comprei, a Classic, é de aço carbono mesmo! Fica escuro...mas o importante é cortar bem...e com estilo! Se a fama delas se justificar, outras Mora estão em vista. Por falar nisso, alguém sabe o tipo de aço das Opinel? Alguém tem e pode fazer um breve review??? Pois essas estão na fila também! Valeu Antes, parabéns pelo filhão, Santos! Que bom que foi tudo bem. :'> :'> Aço caborno, como já dito aqui, não pela qualidade, não é para qualquer um. Dá um trabalho!, mas eu gosto! :'> Quem sabe você entra pro time das escurinhas. Uma destas Opinel está bom para você? Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 14, 2012 Membros Postado Janeiro 14, 2012 Santos, Os mais indicados para te responder as questões das Opinel são o Trauco e o VdM. Há muito tempo li no blade ou knifeforum que o aço carbono seria algo como o 1090 e o stainless/inox seria ou o Sandvik 12C27 ou o 420HC. A dureza me lembro que não chegaram a um acordo, e ela variava entre 54 e 58 HRC; não a dureza medida, mas as opiniões dos usuários. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 14, 2012 Membros Postado Janeiro 14, 2012 O Cabral orgulhosamente anuncia que a "cheff" acabou de ir para a morsa para prensar as talas de G10. Amanhã vou retirar da morsa e como elas já estão semi-acabadas, fica faltando o acabamento fino e a afiação padrão. :'> Acho que se bobear ( e se tudo tiver corrido bem ), ela já será usada na tábua amanhã mesmo! Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 14, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2012 Ainda bem que num é aquele Carbono da minha Mora. Num recomendo!!!!!!! Ela é de aço mola, e não de D-2, Frico. Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 14, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2012 O Cabral orgulhosamente anuncia que a "cheff" acabou de ir para a morsa para prensar as talas de G10. Amanhã vou retirar da morsa e como elas já estão semi-acabadas, fica faltando o acabamento fino e a afiação padrão. :'> Acho que se bobear ( e se tudo tiver corrido bem ), ela já será usada na tábua amanhã mesmo! Eu ia esperar um peru (de liquidação) que tá no forno pra comer amanhã para anunciar, a D-2 do Tahar foi devidamente iniciada com carnes vermelhas de vaca e uma paleta de cordeiro da terra das ovelhas, Capão do Leão. Amanhã ela aprende a lidar com aves. Eu achei que o tamanho miudo e a lâmina larga foram bons pra desmembrar o cordeiro. :'> Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 14, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2012 Frico Por falar nisso, alguém sabe o tipo de aço das Opinel? Alguém tem e pode fazer um breve review??? Pois essas estão na fila também! Valeu Eu tenho uma Opinel No.7 (lâmina de 8 cm) e ontem comprei uma número 10, ambas de aço carbono. Não experimentei as inox. A Opinel é um canivete de bolso à moda antiga, na França vende em lojas de ferragens e floriculturas e de artigos pra jardinagem. É um canivete de poda, inclusive tem um grande em gancho, pra poda de plantas como parreiras. Eu gosto muito da minha, ela tem um fio de fábrica quase de fazer barba, é uma lâmina fina (~1mm) e muito dura, nunca forcei, mas acredito que quebra se você cravar num ramo e torcer, igual àquelas navalhas alemãs de antigamente. Ela oxida, mas muito melhor que a Mora classic, ela pega cor e escurece, mas com a limpeza vai ficando cinza. A Mora Classic oxida feio, com pites (uns furinhos que são o terror do inox) que não saem nem com limpeza, nem com polimento, não sei se é problema da minha. O meu Opinel viaja comigo e em casa uso para funçoes que exigem fio de navalha, desde cozinhar até cortar filmes de poliester seguindo um molde, infelizmente essa semana esqueci ele aberto na cozinha e a patroa usou e apaixonou . Aí comprei o No. 10 pra mim (porque fatia salame quase transparente) e dei baixa do no 7 Eu considero um clássico com um preço ótimo, como a Mora, mas pra tarefas menos Rambo do que ela. Citar
Membros Phacsantos Postado Janeiro 15, 2012 Membros Postado Janeiro 15, 2012 (E) Valeu...foi tudo bem sim, graças a Deus...mas mesmo assim não tive calma de ficar fumando igual esse bonequinho amarelo aí! (não que eu fume... ) É talvez eu sofra com o carbono...mas vou cuidar bem dela. Trauco Obrigado pelas informações, gostei das opinel pelo design e preço...para um produto com tradição e importado, o que se paga por elas é maravilhoso. Mudando de assunto, vou tentar arrematar outra espécime do Tahar...gostei mesmo. Té mais Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 15, 2012 Membros Postado Janeiro 15, 2012 Deu tudo certo! O cabo em G10 ficou perfeito! Grip excelente, não vai escorregar nem se estiver encharcado de gordura de picanha! Usei o lado texturizado do G10 para fora e até para lavar com sabão ele fica firme na mão. Infelizmente quando terminei a afiação o almoço já estava pronto ( fui deitar eram 04:00 assistindo a coletiva do UCF Rio no Combate ). Mas fatiei um tomate só para ver e o resultado foram fatias finas como papel; e o esforço para cortar? O mesmo que uma faca quente para atravessar manteiga mole! :'> Andre, esta faca é simplesmente um sonho na cozinha! Para a turma que agora está com D-2, esqueçam os mitos e bobagens do tipo: " D-2 só com placa diamantada..." ou "fiquei horas e horas para afiar..."! Como podem ver fiz o meu desbaste padrão de 10 graus de cada lado e fiz questão de cronometrar o tempo: cravados 25 minutos para fazer o desbaste nos 2 lados usando o lado coarse da pedra carborundum dupla-face. Lembrem-se que este desbaste nada mais é que uma afiação em ângulo menor. E não sei se vai dar para perceberem nas fotos, mas foi feito com tanta tranquilidade que não existe absolutamente NENHUM risquinho sequer na lâmina! Claro que depois veio a suavização dos riscos usando o lado fino da pedra e depois a pedra japonesa 1200. Esta etapa não leva mais do que 10 minutos ( tempo total das 2 pedras e não 10 em cada uma )! O fio verdadeiro, de 20 graus de cada lado, foi feito com 3 passadas de cada lado na pedra 1200! Depois dei mais umas 3 passadas de cada lado no Sharpmaker ( marrom ) e mais 5 de cada lado na branca fina. Está cortando até pensamento! Este é um modelo que o Tahar está colocando ciclicamente em leilão, então quem estiver interessado pode arrematar porque vale a pena. Só lembrando que a espessura de espinha da minha é de 3mm e ela é praticamente uma FFG ( full flat ground ), ao contrário de algumas peças que ele também está colocando no leilão e que são saber grind. Fiquem atentos à este detalhe. As 2 últimas imagens são uma montagem comparando o blank original ( inclusive o fio ) com a faca acabada. Me esqueci de testar o fio do blank como ele veio, mas para muita gente ele estaria "usável e até bom" ( fiz um teste de corte de folha de papel A4 e fatiou sem problema ). Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.