Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Trauco, as peças do Serapa(como é chamado pelos amigos) são de qualidade indiscutível, a gente só costuma sacanear porque ele faz sempre bainha de couro de bode. ::lol4::

O preço dele regula com o do Callegari.

Por uma skinner vai pagar aí uns 400 reais, e por uma bowie dessas grandes uns 600 a 700, dependendo dos materiais usados.

Os Tomahawks saem na casa dos 400 também.

Tudo dele é forjado. Inclusive ele volta e meia posta fotos do processo, adicione-o no facebook que sempre aparecem fotos das peças durante e depois. Pra quem é tarado por cutelaria é bacana! ::otemo::

• Membros de Honra
Postado

Vai usar na cozinha? ::lol4::

Eu vou dar um tempo do tahar até o cara com zero feedback conseguir comprar algo ::quilpish::

Ontem aproveitei a "economia" que o gajo me proporcionou e comprei uma Opinel No. 10 para usar como micrótomo de salaminho ::tchann:: assim deixo a No. 7 que já tenho pra patroa, que se encantou com ela e não me devolve mais ::hãã2::

E também vou tentar achar uma skinner da Deer Stag que o comprador venda pro Brasil.

Tem uma que estava por 50 dólares e encalhou porque o sujeito só remete pro USA continental, ele baixou pra $35 e vai encalhar de novo, quem move o comércio no EBay são os estrangeiros.

• Membros
Postado

::carai:: Engraçadinho! :x

Uma faca talhada para o mato eu usaria na cozinha? :o

Claro que SIM! ::bruuu::::hahaha:::mrgreen:

O bom destas facas pequenas/médias é que são pau pra toda obra, basta estarem à mão. Claro que na cozinha haverá facas muito mais talhadas para cada função e muito mais eficientes, mas por diversão ou por necessidade ( vai que você está em um churrasco fora de casa ou na roça e te pedem para fatiar algo? Iria usar estas "Moras" ou as facas ceguetas que nossos amigos têm? ::tchann:: ).

Eu vou colocar logo um cabo de G-10 na minha "cheff" em D-2 para ver o desempenho dela na tábua de cozinha. Se for como eu espero que seja, posto aqui o resultado ( mesmo que seja uma decepção, o que acho difícil ) para animar o amigo a se juntar ao Andre e eu e adquirir uma para as empreitadas culinárias. ::cool:::'>

• Membros de Honra
Postado

::carai:: Engraçadinho! :x

Uma faca talhada para o mato eu usaria na cozinha? :o

Ela tém barriguinha de lambari sarado ou de peixe-rei sedentário, 4" x 3mm, tá perfeita pra rachar lenha no alasca ::otemo:: , esfolar javali no Herval ::hãã:: , achar minas terrestres na Bósnia ::tchann:: , abrir caixas de munição para as FARC :evil:::hãã2:: , servir de seixo de estrada para SUV na Mantiqueira ::hahaha:: e até acho que essa guarda permite usa-la descascar uma batata ::otemo::::otemo:: (depois vai ter que descascar as cascas) e clivar parmesão em bruto ::hahaha:: . Mas não dá montar uma zagaia :twisted: e matar um puma ::bruuu::::bad::

Claro que SIM! ::bruuu::::hahaha:::mrgreen:

O bom destas facas pequenas/médias é que são pau pra toda obra, basta estarem à mão. Claro que na cozinha haverá facas muito mais talhadas para cada função e muito mais eficientes, mas por diversão ou por necessidade ( vai que você está em um churrasco fora de casa ou na roça e te pedem para fatiar algo? Iria usar estas "Moras" ou as facas ceguetas que nossos amigos têm? ::tchann:: ).

Sim, e para descascar o coco e o abacaxi da sobremesa, rachar o parmesão, etc. Essa aí tem o fio bem perto da guarda e até deve funcionar bem pra coisas mais delicadas.

Eu vou colocar logo um cabo de G-10 na minha "cheff" em D-2 para ver o desempenho dela na tábua de cozinha. Se for como eu espero que seja, posto aqui o resultado ( mesmo que seja uma decepção, o que acho difícil ) para animar o amigo a se juntar ao Andre e eu e adquirir uma para as empreitadas culinárias. ::cool:::'>

O cabo da minha é feito de nó de madeira e não tá gostando muito de ser lavado depois de usado, na primeira lavagem, soltou uns miudos finos, ::grr:: depois foi perdendo o brilho, vou empapar de óleo de peroba no final de semana.

• Membros
Postado
O cabo da minha é feito de nó de madeira e não tá gostando muito de ser lavado depois de usado, na primeira lavagem, soltou uns miudos finos, ::grr:: depois foi perdendo o brilho, vou empapar de óleo de peroba no final de semana.

Trauco, recentemente comprei uma fish 8" da guepardo e desde o primeiro uso, a madeira começou a apresentar um certo desgaste precoce. Como se a madeira nunca tivesse sido tratada. Pesquisando, encontrei uma fórmula interessante usada pelo Ferrari no fórum do KN:

Aí estão os ingredientes:

-Querosene;

-Óleo de peroba;

-Óleo de linhaça;

-Cera de carnaúba; e

-Cera de abelha.

Para fazer cerca de 100 Ml utilize: 30 Ml de óleo de linhaça, 60 Ml de querosene, 10 Ml de óleo de peroba, 3g de cera de carnaúba e 3g de cera de abelha. Na prática é um tantinho de linhaça, o dobro de querosene, 1/3 de óleo de peroba, algumas raspas das duas ceras.

Coloque tudo em banho-maria por cerca de 1/2 hora, para derreter as ceras e desidratar do querosene e o óleo.

Espere esfriar e coloque em recipiente adequado:

Com 100 Ml eu trabalho cerca de um ano, portanto fica barato e fácil de fazer.

Para o uso, costumo lixar com lixa 400 e óleo, já para ir penetrando na madeira, depois dou umas 3 demãos e deixo descansar cerca de 12 horas, daí vou para o polimento com massa marrom, e finalizo com mais umas 3 demãos de óleo.

O interessante é que ele não serve apenas para cuteleiros, também serve para colecionadores que querem preservar seus belos cabos de madeira.

Sugestão de outro usuário:

Amigo Ferrari:

eu uso algo igual , apenas a diferença é que ao inves de querosene , eu uso acetona , esta eu coloco na mistura após derreter todos os outros materiais, ela como veiculo é excepcional , o poder que ela tem de absorção é excellente e elimina o possivel odor , faça um teste e vc vai ver que é muito boa.para vc ter uma ideia, em madeiras como guajuvira ela gera penetração de até 1 mm , oque é muito se vc for ver em relação a textura desta madeira, eu uso ela apenas em acabamento lembrando que tanto para acabamento como para tingimento a acetona tem me proporcionado excellente resultados vale a pena testar pois na pior das hipoteses vc tera que passar uma lixa 400 para retirar o excesso de pigmento , eu estava dando acabamento em madeiras duras com coloração e gostei muito do resultado.

Complemento, no final da discussão, do próprio Ferrari:

Cabete, dessa receita já fiz uma modificação: adicionei óleo de tungue e terebintina.

[o link para o tópico: http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=51357]

Uso certas misturas similares para arte, pintura e gravura (metal e xilo), combinando qualidades de diferentes substâncias para diferentes propósitos. Estes compostos, que variam de artista para artista há séculos, cada um buscando seu aperfeiçoamento dentre suas experiências. O processo é semelhante para a conservação dos cabos. Não estou mais na minha cidade e no momento não tenho como olhar as minhas anotações e livros. Portanto, para este caso, usarei algo como o descrito pelo Ferrari. O processo é simples, comece experimentando as diversas fórmulas que encontrar, compreendendo o motivo de cada parte e altere o que achar necessário em cada aplicação. Observe as reações e procure soluções para os problemas ocorridos. Anote tudo sempre, de preferência com as datas e o máximo de informações que puder sobre cada peça, para futuras intervenções.

De qualquer maneira, se sua intenção não é passar do comum, espero que a fórmula acima te ajude com o seu problema. ::cool:::'>

Abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...