Membros de Honra trauco Postado Janeiro 13, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 13, 2012 Me enganei, tinha umas bolinhas nas fotos Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 hehehehehehe Eu também fiquei intrigado com aquela bolinha que aparecia na foto de uma ou de outra peça! Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 Hehehehehehe Acho que com esta "Mora" em D-2 encerro minhas compras de facas! http://www.ebay.com/itm/BL-177A-custom-made-D-2-Die-steel-Blank-blade-bolsters-/300646243491?pt=Collectible_Knives&hash=item45ffe99ca3 Citar
Membros Andre Miranda Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 Trauco, as peças do Serapa(como é chamado pelos amigos) são de qualidade indiscutível, a gente só costuma sacanear porque ele faz sempre bainha de couro de bode. O preço dele regula com o do Callegari. Por uma skinner vai pagar aí uns 400 reais, e por uma bowie dessas grandes uns 600 a 700, dependendo dos materiais usados. Os Tomahawks saem na casa dos 400 também. Tudo dele é forjado. Inclusive ele volta e meia posta fotos do processo, adicione-o no facebook que sempre aparecem fotos das peças durante e depois. Pra quem é tarado por cutelaria é bacana! Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 13, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 13, 2012 Hehehehehehe Acho que com esta "Mora" em D-2 encerro minhas compras de facas! http://www.ebay.com/itm/BL-177A-custom-made-D-2-Die-steel-Blank-blade-bolsters-/300646243491?pt=Collectible_Knives&hash=item45ffe99ca3 Vai usar na cozinha? Eu vou dar um tempo do tahar até o cara com zero feedback conseguir comprar algo Ontem aproveitei a "economia" que o gajo me proporcionou e comprei uma Opinel No. 10 para usar como micrótomo de salaminho assim deixo a No. 7 que já tenho pra patroa, que se encantou com ela e não me devolve mais E também vou tentar achar uma skinner da Deer Stag que o comprador venda pro Brasil. Tem uma que estava por 50 dólares e encalhou porque o sujeito só remete pro USA continental, ele baixou pra $35 e vai encalhar de novo, quem move o comércio no EBay são os estrangeiros. Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 13, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 13, 2012 André O blog do Serapião é sensacional, ele escreve (e descreve) muito bem e tudo acompanhado de fotos. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 Hehehehehehe Acho que com esta "Mora" em D-2 encerro minhas compras de facas! http://www.ebay.com/itm/BL-177A-custom-made-D-2-Die-steel-Blank-blade-bolsters-/300646243491?pt=Collectible_Knives&hash=item45ffe99ca3 Vai usar na cozinha? Engraçadinho! Uma faca talhada para o mato eu usaria na cozinha? Claro que SIM! O bom destas facas pequenas/médias é que são pau pra toda obra, basta estarem à mão. Claro que na cozinha haverá facas muito mais talhadas para cada função e muito mais eficientes, mas por diversão ou por necessidade ( vai que você está em um churrasco fora de casa ou na roça e te pedem para fatiar algo? Iria usar estas "Moras" ou as facas ceguetas que nossos amigos têm? ). Eu vou colocar logo um cabo de G-10 na minha "cheff" em D-2 para ver o desempenho dela na tábua de cozinha. Se for como eu espero que seja, posto aqui o resultado ( mesmo que seja uma decepção, o que acho difícil ) para animar o amigo a se juntar ao Andre e eu e adquirir uma para as empreitadas culinárias. :'> Citar
Membros Andre Miranda Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 Ansioso para receber e usar a cheffona! Trauco, o Serapião é um bom amigo, e volta e meia tem umas promoções de lâminas que ele fez para testar um conceito ou design. Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 13, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 13, 2012 Hehehehehehe Acho que com esta "Mora" em D-2 encerro minhas compras de facas! http://www.ebay.com/itm/BL-177A-custom-made-D-2-Die-steel-Blank-blade-bolsters-/300646243491?pt=Collectible_Knives&hash=item45ffe99ca3 Vai usar na cozinha? Engraçadinho! Uma faca talhada para o mato eu usaria na cozinha? Ela tém barriguinha de lambari sarado ou de peixe-rei sedentário, 4" x 3mm, tá perfeita pra rachar lenha no alasca , esfolar javali no Herval , achar minas terrestres na Bósnia , abrir caixas de munição para as FARC , servir de seixo de estrada para SUV na Mantiqueira e até acho que essa guarda permite usa-la descascar uma batata (depois vai ter que descascar as cascas) e clivar parmesão em bruto . Mas não dá montar uma zagaia e matar um puma Claro que SIM! O bom destas facas pequenas/médias é que são pau pra toda obra, basta estarem à mão. Claro que na cozinha haverá facas muito mais talhadas para cada função e muito mais eficientes, mas por diversão ou por necessidade ( vai que você está em um churrasco fora de casa ou na roça e te pedem para fatiar algo? Iria usar estas "Moras" ou as facas ceguetas que nossos amigos têm? ). Sim, e para descascar o coco e o abacaxi da sobremesa, rachar o parmesão, etc. Essa aí tem o fio bem perto da guarda e até deve funcionar bem pra coisas mais delicadas. Eu vou colocar logo um cabo de G-10 na minha "cheff" em D-2 para ver o desempenho dela na tábua de cozinha. Se for como eu espero que seja, posto aqui o resultado ( mesmo que seja uma decepção, o que acho difícil ) para animar o amigo a se juntar ao Andre e eu e adquirir uma para as empreitadas culinárias. :'> O cabo da minha é feito de nó de madeira e não tá gostando muito de ser lavado depois de usado, na primeira lavagem, soltou uns miudos finos, depois foi perdendo o brilho, vou empapar de óleo de peroba no final de semana. Citar
Membros ( E ) Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 O cabo da minha é feito de nó de madeira e não tá gostando muito de ser lavado depois de usado, na primeira lavagem, soltou uns miudos finos, depois foi perdendo o brilho, vou empapar de óleo de peroba no final de semana. Trauco, recentemente comprei uma fish 8" da guepardo e desde o primeiro uso, a madeira começou a apresentar um certo desgaste precoce. Como se a madeira nunca tivesse sido tratada. Pesquisando, encontrei uma fórmula interessante usada pelo Ferrari no fórum do KN: Aí estão os ingredientes: -Querosene; -Óleo de peroba; -Óleo de linhaça; -Cera de carnaúba; e -Cera de abelha. Para fazer cerca de 100 Ml utilize: 30 Ml de óleo de linhaça, 60 Ml de querosene, 10 Ml de óleo de peroba, 3g de cera de carnaúba e 3g de cera de abelha. Na prática é um tantinho de linhaça, o dobro de querosene, 1/3 de óleo de peroba, algumas raspas das duas ceras. Coloque tudo em banho-maria por cerca de 1/2 hora, para derreter as ceras e desidratar do querosene e o óleo. Espere esfriar e coloque em recipiente adequado: Com 100 Ml eu trabalho cerca de um ano, portanto fica barato e fácil de fazer. Para o uso, costumo lixar com lixa 400 e óleo, já para ir penetrando na madeira, depois dou umas 3 demãos e deixo descansar cerca de 12 horas, daí vou para o polimento com massa marrom, e finalizo com mais umas 3 demãos de óleo. O interessante é que ele não serve apenas para cuteleiros, também serve para colecionadores que querem preservar seus belos cabos de madeira. Sugestão de outro usuário: Amigo Ferrari: eu uso algo igual , apenas a diferença é que ao inves de querosene , eu uso acetona , esta eu coloco na mistura após derreter todos os outros materiais, ela como veiculo é excepcional , o poder que ela tem de absorção é excellente e elimina o possivel odor , faça um teste e vc vai ver que é muito boa.para vc ter uma ideia, em madeiras como guajuvira ela gera penetração de até 1 mm , oque é muito se vc for ver em relação a textura desta madeira, eu uso ela apenas em acabamento lembrando que tanto para acabamento como para tingimento a acetona tem me proporcionado excellente resultados vale a pena testar pois na pior das hipoteses vc tera que passar uma lixa 400 para retirar o excesso de pigmento , eu estava dando acabamento em madeiras duras com coloração e gostei muito do resultado. Complemento, no final da discussão, do próprio Ferrari: Cabete, dessa receita já fiz uma modificação: adicionei óleo de tungue e terebintina. [o link para o tópico: http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=51357] Uso certas misturas similares para arte, pintura e gravura (metal e xilo), combinando qualidades de diferentes substâncias para diferentes propósitos. Estes compostos, que variam de artista para artista há séculos, cada um buscando seu aperfeiçoamento dentre suas experiências. O processo é semelhante para a conservação dos cabos. Não estou mais na minha cidade e no momento não tenho como olhar as minhas anotações e livros. Portanto, para este caso, usarei algo como o descrito pelo Ferrari. O processo é simples, comece experimentando as diversas fórmulas que encontrar, compreendendo o motivo de cada parte e altere o que achar necessário em cada aplicação. Observe as reações e procure soluções para os problemas ocorridos. Anote tudo sempre, de preferência com as datas e o máximo de informações que puder sobre cada peça, para futuras intervenções. De qualquer maneira, se sua intenção não é passar do comum, espero que a fórmula acima te ajude com o seu problema. :'> Abraços! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.