Membros de Honra trauco Postado Janeiro 10, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 10, 2012 Aqui apenas 2 imagens para vocês entenderem o pequeno aperto que nós passamos e porque me considero privilegiado. Há uns 4 anos quando fizemos uma pequena reforma tive a idéia de fazer os portões estanques que aparecem nas imagens. Normalmente só são usados por outras pessoas para água de enchente pluvial, que é rápida e não tende a encharcar e gerar pressão de merejamento no solo e paredes como em enchentes fluviais como esta. Para a rede de esgoto, além da conhecida "válvula de retenção da tigre", que diga-se de passagem simplesmente não funciona para lâminas d'água maiores que poucos centímetros no solo, ainda colocamos uma válvula do tipo registro de esfera, e esta sim veda 100%! No segundo andar um dos banheiros faz a emissão à frente da válvula da tigre que fica à frente da válvula de esfera, então seu uso é liberado. A bomba que aparece na imagem é para drenar a água que merejou pelo piso e parede do fundo da cozinha. Do lado de fora 65cm de lâmina d'água e dentro de casa no máximo 2cm! :'> Muito bem pensada a proteção do esgoto, é um calcanhar de aquiles que as pessoas sempre esquecem. Mas foi feia enchente por aí, eu só fico pensando no trabalho para limpar tudo depois que a água baixar. Lá em casa ficava uma capa de lodo fino que cobria tudo, até a grama precisou duma enxaguada. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 10, 2012 Membros Postado Janeiro 10, 2012 Essa o Frico vai adorar. Aqueles que estão para comprar suas facas, aqui vai um pequeno exemplo do que acontece com uma lâmina de aço carbono à campo. Minha Mora classic em aço 1095, além de ter sido usado com sucesso na leitoa, chester e pernil, durante a enchente foi usada para fatiar presunto e mortadela. Para não ter que subir para o segundo andar para lavá-la, apenas peguei papel toalha e a limpei muitíssimo bem a lâmina e a guardei na bainha. Estava recém retocada no fio e fatiando cabelo. Agora à pouco a peguei, e em que pese todo o corpo da lâmina ter uma bela pátina, resolvi testar o fio, já que a olho nú eram perceptíveis muitos pontos e manchas escuras que não refletiam a luz neste fio. Peguei papel bula e... mascou de cima em baixo! Não entendam mal, pois para a maioria esmagadora das pessoas ela continua uma lâmina afiada, e claro que mesmo à campo ela é mais que usável, porém isto é um exemplo do que ocorreu em 48 horas e com a lâmina "limpa". O fio foi todo degradado! Alguém tem dúvidas que isto não aconteceria com a Mora 2010? Se alguém tiver, eu mesmo sano a dúvida! A 2010 foi usada da mesma forma, só que no segundo andar e justamente para efeito de comparação não foi lavada, apenas limpa com a mesma toalha de papel e guardada na bainha. Seu fio continua impecável! Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 11, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2012 É chover no molhado, mas... O "teste da bula" testa mais que o fio, ainda mais nessas facas "cunha", se a superfície oferece atrito, o que deve ocorrer depois de uma corrosão qualquer, o corte será prejudicado, uma limpada nas faces reduziria o atrito e mudaria o resultado do teste sem mexer no estado do fio corroido. Achar uma maneira objetiva de limpar as faces para padronizar o teste da bula é muito difícil, ainda mais que a minha bula de meloxicam genérico é grossa e a de acitretina era fina como folha de bíblia. Outra coisa é que se a classic num intervalo tão curto tem dentes no fio por corrosão, em um ano sem cuidado ela estaria totalmente detonada por todos os processos conhecidos, mas isso não acontece. Na prática, aço carbono mancha e a mancha tem um coeficiente de atrito maior que a superfície polida, aço stainless não mancha nas mesmas condições e tempo de oxidação e a superfície não muda o coeficiente. Esse atrito é importante pra cortar papel, couro, mas irrelevante pra salaminho, legumes, peixes, carnes, mudas e enxertos de plantas, picar fumo, etc Voltando ao Tahar, quando eu postei as informações sobre o que eu recebi eu tentei repassar o que eu acho que é mais importante sobre o vendedor: 1) Ao contrário do que alguns relataram, ele postou no dia que eu paguei; 2) Ele não cobra ágio do shipping & handling, o valor cobrado é do envelope+correio; 3) Ao contrário do que ocorreu com alguns, neste final de semana ele me deixou feedback positivo e mandou um email pedindo para eu deixar um "five stars" 4) Ele envia bem embalado, lubrificado, separado faca e bainha~; 5) A faca é artesanal, como se vê pelos pequenos defeitos (ex. a minha tem um lado do cabo que não bate com o outro) 6) A bainha tem uma parte caprichada, de couro e outra relaxada, de curvim e não é balanceada para usar com cinto 7) O fio não foi refinado como diz o anúncio, da para ver na lupa que parou na usinagem, mas corta e se a dureza segurar, deve ser muito persistente O acabamento em espelho da lamina é bom, mas é espelho tramontina, não espere ver reflexos nele, só vultos 9) É um vendedor para se comprar de novo e recomendar Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 11, 2012 Membros Postado Janeiro 11, 2012 hehehehehe Bom, seguindo uma diretriz o que nosso guru em oxidação Trauco deu, resolvi dar uma nova chance para o aço 1095 e o passei no strop com óxido de cromo no meu esquema de retoque para este aço: 10 passadas de um lado e depois 10 do outro; 9 de um lado e 9 do outro; 8 e8; 7 e7... e depois alternando umas 10 passadas de um lado e de outro. Só deixando claro que não havia dentes perceptíveis ao correr a unha e nem com a lupa de 20x. A degradação do corte se deu por aumento da espessura e "arredondamento" do fio propriamente dito ( o óxido é higroscópico e como o Trauco bem colocou, com alta irregularidade de superfície e por consequência alto coeficiente de arrasto/atrito ). Pois bem, o fio "voltou"! Entretanto mesmo a olho nú ainda são perceptíveis alguns pontos escuros que não refletem a luz como o fio como um todo ( vista lateral e não de cima ). Ele corta novamente papel de bula ( os fininhos, como sempre ) mas nitidamente em alguns pontos se sente uma certa "aspereza". Então, mesmo que a faca não se auto-consuma em oxidação ( lembrem-se que eu disse que o corpo tinha e tem uma bela pátina - a oxidação foi só no fio primário de 20 graus de cada lado ), se ficasse mais alguns dias não tenho dúvida que o fio seria irrecuperável só com o strop. Volto a lembrar que a faca foi "limpa" com uma toalha de papel, principalmente o fio ( com a toalha dobrada algumas vezes literalmente se tenta fatiá-la para garantir uma boa limpeza ), de forma muito mais eficiente do que eu faria à campo. Agora imaginem o que aconteceria se uma namorada, amigo, filho, esposa, etc pegasse sua faca sem você saber e cortasse uma cebola ou limão, passasse a lâmina na perna da calça ( claro que aqui haveria risco de cortar o tecido ) e depois simplesmente a recolocasse na bainha! Citar
Membros Eduardo Ramos Postado Janeiro 11, 2012 Membros Postado Janeiro 11, 2012 Cabral, Achei a Mora Classic 1 e a Clipper pra vender por 14 dólares no site do Dave Canterbury.. Qual das duas voce optaria? Procurei por uma em Aço Stainless mas nada, só Carbono.. To em dúvida se compro minha primeira Mora uma de Aço Carbono como a Classic 1 ou a Clipper ou se compro essa All around topq igual a do Trauco.. Ou alguma outra Mora em aço stainless pelo Ebay daí.. To loco pra ter uma Mora e os preços são surreais kkkkkkk Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Janeiro 11, 2012 Membros Postado Janeiro 11, 2012 Aqui apenas 2 imagens para vocês entenderem o pequeno aperto que nós passamos e porque me considero privilegiado. Há uns 4 anos quando fizemos uma pequena reforma tive a idéia de fazer os portões estanques que aparecem nas imagens. Normalmente só são usados por outras pessoas para água de enchente pluvial, que é rápida e não tende a encharcar e gerar pressão de merejamento no solo e paredes como em enchentes fluviais como esta. Para a rede de esgoto, além da conhecida "válvula de retenção da tigre", que diga-se de passagem simplesmente não funciona para lâminas d'água maiores que poucos centímetros no solo, ainda colocamos uma válvula do tipo registro de esfera, e esta sim veda 100%! No segundo andar um dos banheiros faz a emissão à frente da válvula da tigre que fica à frente da válvula de esfera, então seu uso é liberado. A bomba que aparece na imagem é para drenar a água que merejou pelo piso e parede do fundo da cozinha. Do lado de fora 65cm de lâmina d'água e dentro de casa no máximo 2cm! :'> Grande Cabral. Nós que não passamos por isso,apenas podemos imaginanar o sofrimento e o desespero de todos que são atingidos por estas catástrofes. Nos solidarizamos contigo. Força e sorte. Citar
Membros Guimarães1502428695 Postado Janeiro 11, 2012 Membros Postado Janeiro 11, 2012 Cabral, Achei a Mora Classic 1 e a Clipper pra vender por 14 dólares no site do Dave Canterbury.. Qual das duas voce optaria? Procurei por uma em Aço Stainless mas nada, só Carbono.. To em dúvida se compro minha primeira Mora uma de Aço Carbono como a Classic 1 ou a Clipper ou se compro essa All around topq igual a do Trauco.. Ou alguma outra Mora em aço stainless pelo Ebay daí.. To loco pra ter uma Mora e os preços são surreais kkkkkkk Tenho uma Mora Triflex. Excelente faca, mas já foi pra gaveta empapada de vaselina. Se enferruja, ela vai pra coleção. Não tenho tempo nem paciência para estar cuidando de facas que oxidam com facilidade . E olha que fiz a pátina!!! Já as minhas Moras 2000, estas sim, são o meu xodó Estão sempre dentro da minha sacola de passeio e pesca. Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 11, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2012 Cabral, Achei a Mora Classic 1 e a Clipper pra vender por 14 dólares no site do Dave Canterbury.. Qual das duas voce optaria? Procurei por uma em Aço Stainless mas nada, só Carbono.. To em dúvida se compro minha primeira Mora uma de Aço Carbono como a Classic 1 ou a Clipper ou se compro essa All around topq igual a do Trauco.. Ou alguma outra Mora em aço stainless pelo Ebay daí.. To loco pra ter uma Mora e os preços são surreais kkkkkkk Visite este site EBay que ele está cheio de Moras e a vendedora é bem reputada pelo pessoal do fórum http://stores.ebay.com/Oak-Cutlery?_trksid=p4340.l2563 Procurando por Mora na loja retorna 42 items http://stores.ebay.com/Oak-Cutlery/_i.html?_nkw=mora&submit=Search&_sid=997686418 Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 11, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2012 Tenho uma Mora Triflex. Excelente faca, mas já foi pra gaveta empapada de vaselina. Se enferruja, ela vai pra coleção. Não tenho tempo nem paciência para estar cuidando de facas que oxidam com facilidade . E olha que fiz a pátina!!! Já as minhas Moras 2000, estas sim, são o meu xodó Estão sempre dentro da minha sacola de passeio e pesca. Aço carbono enferruja, isso é um fato. Para isso não acontecer, só aplicando algum tratamento nele. É o que fazem com os que ficam expostos a intemperismo. No caso de facas, usar diariamente mantém a superfície limpa, mas nunca como um espelhode faca inox. Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 11, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2012 Pois bem, o fio "voltou"! Entretanto mesmo a olho nú ainda são perceptíveis alguns pontos escuros que não refletem a luz como o fio como um todo ( vista lateral e não de cima ). Ele corta novamente papel de bula ( os fininhos, como sempre ) mas nitidamente em alguns pontos se sente uma certa "aspereza". Então, mesmo que a faca não se auto-consuma em oxidação ( lembrem-se que eu disse que o corpo tinha e tem uma bela pátina - a oxidação foi só no fio primário de 20 graus de cada lado ), se ficasse mais alguns dias não tenho dúvida que o fio seria irrecuperável só com o strop. Agora imaginem o que aconteceria se uma namorada, amigo, filho, esposa, etc pegasse sua faca sem você saber e cortasse uma cebola ou limão, passasse a lâmina na perna da calça ( claro que aqui haveria risco de cortar o tecido ) e depois simplesmente a recolocasse na bainha! Eu leio esse trecho e me lembro do pessoal dos foruns de fotografia com medo que a namorada, filho, esposa, etc, limpem as objetivas com um bafo seguido de uma esfregada com a ponta da camiseta A Mora classic é assim mesmo, a minha também tem pontinhos em vários lugares, eu lembro que uma vez postei a foto da faca Tatu (feita de tesoura de esquilar) e você mencionou isso. No caso da Mora os pontos são bem mais vulneráveis a corrosão, vão se aprofundando com o tempo, que as aço carbono nacionais, acho que um polimento para reduzir a aspereza da superfície antes ter começado a usa-la teria eliminado isso, uma questão de acabamento. No entanto, a Classic não parece um produto focado nisso e sim para usar e enfeiar ou lambuzar de WD40 e guardar, jamais o meio-termo Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.