Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Projeto micarta status: prensagem já feita! O meu custo dobrou, pois usei 200g de resina ao invés de 100g, pois um dos tecidos ( o do sofá ) após lavado ficou com a trama um pouco aberta e com isso "comeu" muita resina.

Dicas: usei 1 gota de ativador para cada 2g de resina. Deu para trabalhar, mas na próxima usarei 1 gota para cada 3g. Já iniciou a reação exotérmica de presa, mas só irei retirar da morsa ano que vem :roll: , pois não irei trabalhá-la ainda este ano... :mrgreen:

Para espalhar a resina no tecido, comecei coma espátula mas já na primeira tira de tecido passei a usar os dedos da mão ( devidamente enluvada ). Muito mais prático e eficiente.

Usei dois pares de luvas, calçado um por cima do outro. Isto propiciou o espalhamento da resina de forma prática e ao fim da última camada ( esta fase é a de maior "lambança" ), bastou retirar o par superior e fiquei com um par limpinho para posicionar o "sanduíche de micarta" entre os caibros e colocar na morsa.

Usar papel manteiga como anteparo para colocar as tiras de tecido + resina é uma excelente idéia! Após a última camada de tecido + resina, fiz um embrulho com o papel manteiga dobrando-o no sentido longitudinal do "sanduíche de micarta". As extremidades devem permanecer "abertas para não distorcerem a micarta.

Para a quantidade de resina que utilizei não houve muito escorrimento, mas é boa idéia ter um anteparo sob a morsa para coletar a resina que pode pingar.

Não vou postar fotos do passo-a-passo pois isto já existe na net e já foram postados aqui os links; vou colocar o ano que vem :roll: uma foto de todo o material usado e do "sanduíche" resultante após a prensagem. Se der, vou tentar usinar e polir um pedaço para verem o resultado do que seria uma micarta caseira acabada ( desbastada, lixada e polida ), mas isso só o ano que vem! :roll::mrgreen:

E se der tudo certo, é claro! :o::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Contribuição para dar uma ouriçada nos que tão se animando com o Cabraljr micarteiro srssrsrr

Novo vendedor, mas com mesmo fundo de foto e materiais muito semelhantes ao TAHAR!!! Tem até uma jumentinha de 4mm.

http://www.ebay.com/sch/edge_master/m.html?_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D5%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D5287074638642578554&item=300643652995&_trksid=p5197.m7&_trksid=p4340.l2562

TUDO EM D2!!!!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário

• Membros

Projeto micarta resultados:

Primeiro como eu havia prometido, aqui está uma foto dos materiais utilizados:

materiais.JPG.e402d1be1ee5525a7f2528ef322cb4ab.JPG

Foram usadas camadas intercaladas do tecido vermelho, um tipo de brim e do tecido colorido do sofá.

Ele ficou na prensa desde as 17:00h do dia 31/12/2011 até 09:30h do dia 01/01/2012, ou seja, de um ano para outro! ::hahaha:: Eis a imagem do "sanduíche de micarta" sendo prensado:

prensado.JPG.76120a6e82e34b7e0c778dee4d051956.JPG

Assim que saiu da prensa, com as rebarbas da resina "escorrida":

desenformado.JPG.0e3378ef7ca0f08b52ad743d44fe584d.JPG

Recortei um pedaço para avaliar como ficaria a padronagem após algum desbaste e polimento e ficou assim:

598d9f45aba7f_padraodesbastado.JPG.850b464de70bac7f951d8b41d83e20c1.JPG

Bom, à esta altura vocês devem estar pensando: "poh Cabral, até que ficou legalzinho!" . Realmente a padronagem ficou bem intertessante! ::cool:::'> O material como um todo apresenta boa rigidez, é relativamente fácil de cortar, desbastar e polir. Após o polimento a sensação na mão, é de como se o material fosse "macio", na verdade muito estranho pois ele realmente tem rigidez, mas eu poderia jurar que é como segurar algo meio emborrachado. :?

Mas, sempre tem um mas não é? :o Pode ter sido falha minha, mas eu prefiro creditá-la ao tecido vermelho, que primeiro soltou tanta tinta que as resinas usadas que foram verde e incolor ficaram vermelho cereja! :o

E o pior, onde tem o tecido vermelho, se você forçar consegue separar uma lâmina! ::ahhhh::

descolamento.JPG.3114cf065246cc9b061fe91e8d06151d.JPG

Não sei se por causa da tinta ou por causa da trama ser muito fechada neste tecido, mas foi possível remover a camada inferior e superior do "sanduíche" que eram com ele! ::bad:::x

598d9f45b78c6_panovermelhoresponsavel.JPG.e7d4a8f330f72757afe0e09ffdbff4ab.JPG

No meio do sanduíche se forçar com uma lâmina, consegue-se sempre separar onde há o tecido vermelho! ::vapapu::

Com este resultado nem vou fazer a de jeans ( que já está até cortado ); desanimei da micarta caseira! :x

E só para não dizerem que o Cabral foi um fracasso total no seu projeto de virada do ano, deixo os senhores com 2 imagens de sucesso absoluto e incontestável ( que modéstia à parte sempre se repete todos os fins de ano ) ::otemo:::mrgreen: :

598d9f45bc655_2011-201201pernil.JPG.16ec1910b6b83beb28c4b78bdc9b7c53.JPG

598d9f45c1797_2011-201202pernil.JPG.9539c6c84e7b14018e7263ff557cc9ac.JPG

Link para o comentário

• Membros

Cabral,

Primeiramente feliz ano novo!

Em segundo lugar, melhor acertar o pernil e falhar na micarta que o contrário. Acho que a resina verde de má qualidade é que foi a responsável pelo fracasso. Outra, parece que tecidos naturais (algodão e linho) tem melhor desempenho, pode ser que a celulose reaja melhor com a resina, nisso o trauco pode explicar melhor.

Inté...

Link para o comentário

• Membros

Alguém sabe algo sobre essa faca?

Parece ser boa não?

Levei pro mato minha Amazon da Guepardo e ela deu pra trás no meio da trilha.. Fui passar por um trecho de escalaminhada e fiquei preso num cipó (é, por mais burro que pareça isso, foi bem isso que aconteceu), fui passar por uma rocha e quando coloquei o pé e comecei a andar junto a pedra passando por uma espécie de buraco não me dei conta que passei o maldito cipó e quando cheguei na passagem pro outro lado estava preso por um cipó maldito, e dos grossos.. Daí tirei a Amazon todo feliz tentando cortar e nada de cortar, tive que tentar umas 10 vezes até ela esfarelar o maldito cipó todo.. Em outra situação, usei meu canivete Smith&Wesson Extreme Ops e de primeira arrebentei o cipó.. Tirando o fato de que a Amazon depois de tentar usar pra cortar umas madeiras e etc. apresentou váários quebradiços no aço (fio).. Sendo assim, estou pensando em comprar uma faca no mesmo tamanho porém de qualidade e barata.. Achei essa Smith&Wesson boa.. E custa só 54 reais.. A Amazon foi 38..

Abraços!

Lembrando que óbvio, a bainha da Amazon já era.. Engatou 1 fiozinho numa pretuberância de uma árvore numa descida meio trash da montanha e se desfez quase todo...

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Um excelente 2012 para todos! ::otemo::

Hehehehehehehe

Andre,

A ração é da menina da família que toma conta de tudo por aqui... ::love::

VdM,

O tecido vermelho é um brim e o do sofá é fibra natural ( acredito que algodão ).

Estou aventando a hipótese do problema ter sido excesso de prensagem. ::ahhhh:: Ao "desfolhar" as camadas os tecidos estão "moles" e são facilmente rasgados. Outra coisa que me leva a crer no excesso de prensagem e falta de resina é que ao "desfolhar" o cheiro da resina é muito intenso. Pode ser que por ter restado muito pouca a temperatura de cura não tenha sido atingida; já a parte que escorreu aqueceu bastante e não tem cheiro algum! :?

Outra coisa: o pedaço que foi desbastado e polido se apresenta altamente higroscópico e isto mesmo tendo sido colocado de molho na água fervendo por 3min ( antes de sofrer o desbaste e o polimento, para tentar polimerizar totalmente a resina ).

Agora não mais acredito que o tecido vermelho seja o causador do problema. Ou é o excesso de prensagem ou a própria resina para fibra de vidro.

Posso até vir a tentar novamente, mas já estou preferindo usar resina epóxica cinza que sobrou de uma reforma há 2 anos atrás e que ainda deve estar semi-flúida... :|

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cabraljr

Eu tive um tio protético/ourives/alquimista que curava as resinas dele numa panela de pressão, isso foi nos idos dos anos 80, e ele já morreu para eu perguntar porque. não sei se era a tecnologia da época que exigia a "autoclave" mas se você puser o bloco numa estufa ou autoclave para completar a cura, será que não melhora a adesão das fitas de tecido vermelho? Uma dúvida, ele é sintético ou de fibra natural?

PS: o pratinho de ração da srta que cuida da oficina lembrou o do meu finado fila, deve ser do mesmo porte....

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

Você está correto quanto à panela de pressão, pois ainda uso muito para próteses ( desde facetas, corôas individuais, pontes e próteses totais ), mas nestes casos é usado resina termo-polimerizável, e todas elas quando vão para panela de pressão por 1 hora estão devidamente prensadas em uma mufla ( molde e contra-molde em gesso na mufla de latão ), para conter a expansão.

Acho que nem minha panela de pressão de 6 litros cabe os 2 caibros de madeira juntos, e não pretendo envolver a "mico-carta do cabral" em gesso para poder cozinhá-la... ::mmm:

O tecido vermelho é um brim ( eu acho ), mas com tanta tinta que no que comecei a prensar a resina saiu cereja! O tecido azul acinzentado é definitivamente algodão grosso.

E aqui uma foto mais antiga da minha moça junto com o irmão ( faleceu em 2011 ):

598d9f480f837_HannaheZeus.jpg.25a243da15e73080e27b48061c9138a5.jpg

Link para o comentário

• Membros de Honra

E se você tirar um corte dela e tentar numa estufa, mesmo sem a prensa (que ela já passou) só pra subir a temperatura a uns 60-80C? Acho que micar(e)ta do cabraljr tá boa para esse tipo de teste :)

PS: Beleza de cães, volta e meia eu me sinto tentado a ter um pulguento em casa mas depois lembro da tristeza que deu quando os dois últimos morreram que me contento em passar a mão na cabeça do cachorro dos outros :)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...