Membros cabraljr Postado Dezembro 31, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 31, 2011 Projeto micarta status: prensagem já feita! O meu custo dobrou, pois usei 200g de resina ao invés de 100g, pois um dos tecidos ( o do sofá ) após lavado ficou com a trama um pouco aberta e com isso "comeu" muita resina. Dicas: usei 1 gota de ativador para cada 2g de resina. Deu para trabalhar, mas na próxima usarei 1 gota para cada 3g. Já iniciou a reação exotérmica de presa, mas só irei retirar da morsa ano que vem , pois não irei trabalhá-la ainda este ano... Para espalhar a resina no tecido, comecei coma espátula mas já na primeira tira de tecido passei a usar os dedos da mão ( devidamente enluvada ). Muito mais prático e eficiente. Usei dois pares de luvas, calçado um por cima do outro. Isto propiciou o espalhamento da resina de forma prática e ao fim da última camada ( esta fase é a de maior "lambança" ), bastou retirar o par superior e fiquei com um par limpinho para posicionar o "sanduíche de micarta" entre os caibros e colocar na morsa. Usar papel manteiga como anteparo para colocar as tiras de tecido + resina é uma excelente idéia! Após a última camada de tecido + resina, fiz um embrulho com o papel manteiga dobrando-o no sentido longitudinal do "sanduíche de micarta". As extremidades devem permanecer "abertas para não distorcerem a micarta. Para a quantidade de resina que utilizei não houve muito escorrimento, mas é boa idéia ter um anteparo sob a morsa para coletar a resina que pode pingar. Não vou postar fotos do passo-a-passo pois isto já existe na net e já foram postados aqui os links; vou colocar o ano que vem uma foto de todo o material usado e do "sanduíche" resultante após a prensagem. Se der, vou tentar usinar e polir um pedaço para verem o resultado do que seria uma micarta caseira acabada ( desbastada, lixada e polida ), mas isso só o ano que vem! E se der tudo certo, é claro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 31, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 31, 2011 Contribuição para dar uma ouriçada nos que tão se animando com o Cabraljr micarteiro srssrsrr Novo vendedor, mas com mesmo fundo de foto e materiais muito semelhantes ao TAHAR!!! Tem até uma jumentinha de 4mm. http://www.ebay.com/sch/edge_master/m.html?_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D5%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D5287074638642578554&item=300643652995&_trksid=p5197.m7&_trksid=p4340.l2562 TUDO EM D2!!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 1, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 1, 2012 Projeto micarta resultados: Primeiro como eu havia prometido, aqui está uma foto dos materiais utilizados: Foram usadas camadas intercaladas do tecido vermelho, um tipo de brim e do tecido colorido do sofá. Ele ficou na prensa desde as 17:00h do dia 31/12/2011 até 09:30h do dia 01/01/2012, ou seja, de um ano para outro! Eis a imagem do "sanduíche de micarta" sendo prensado: Assim que saiu da prensa, com as rebarbas da resina "escorrida": Recortei um pedaço para avaliar como ficaria a padronagem após algum desbaste e polimento e ficou assim: Bom, à esta altura vocês devem estar pensando: "poh Cabral, até que ficou legalzinho!" . Realmente a padronagem ficou bem intertessante! :'> O material como um todo apresenta boa rigidez, é relativamente fácil de cortar, desbastar e polir. Após o polimento a sensação na mão, é de como se o material fosse "macio", na verdade muito estranho pois ele realmente tem rigidez, mas eu poderia jurar que é como segurar algo meio emborrachado. Mas, sempre tem um mas não é? Pode ter sido falha minha, mas eu prefiro creditá-la ao tecido vermelho, que primeiro soltou tanta tinta que as resinas usadas que foram verde e incolor ficaram vermelho cereja! E o pior, onde tem o tecido vermelho, se você forçar consegue separar uma lâmina! Não sei se por causa da tinta ou por causa da trama ser muito fechada neste tecido, mas foi possível remover a camada inferior e superior do "sanduíche" que eram com ele! No meio do sanduíche se forçar com uma lâmina, consegue-se sempre separar onde há o tecido vermelho! Com este resultado nem vou fazer a de jeans ( que já está até cortado ); desanimei da micarta caseira! E só para não dizerem que o Cabral foi um fracasso total no seu projeto de virada do ano, deixo os senhores com 2 imagens de sucesso absoluto e incontestável ( que modéstia à parte sempre se repete todos os fins de ano ) : Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Janeiro 2, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 Poxa, desanima não Cabral, a primeira tentativa é pra aprender mesmo... P.S.: Qual a utilidade da ração na oficina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 2, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 Cabral, Primeiramente feliz ano novo! Em segundo lugar, melhor acertar o pernil e falhar na micarta que o contrário. Acho que a resina verde de má qualidade é que foi a responsável pelo fracasso. Outra, parece que tecidos naturais (algodão e linho) tem melhor desempenho, pode ser que a celulose reaja melhor com a resina, nisso o trauco pode explicar melhor. Inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Janeiro 2, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 (editado) Alguém sabe algo sobre essa faca? Parece ser boa não? Levei pro mato minha Amazon da Guepardo e ela deu pra trás no meio da trilha.. Fui passar por um trecho de escalaminhada e fiquei preso num cipó (é, por mais burro que pareça isso, foi bem isso que aconteceu), fui passar por uma rocha e quando coloquei o pé e comecei a andar junto a pedra passando por uma espécie de buraco não me dei conta que passei o maldito cipó e quando cheguei na passagem pro outro lado estava preso por um cipó maldito, e dos grossos.. Daí tirei a Amazon todo feliz tentando cortar e nada de cortar, tive que tentar umas 10 vezes até ela esfarelar o maldito cipó todo.. Em outra situação, usei meu canivete Smith&Wesson Extreme Ops e de primeira arrebentei o cipó.. Tirando o fato de que a Amazon depois de tentar usar pra cortar umas madeiras e etc. apresentou váários quebradiços no aço (fio).. Sendo assim, estou pensando em comprar uma faca no mesmo tamanho porém de qualidade e barata.. Achei essa Smith&Wesson boa.. E custa só 54 reais.. A Amazon foi 38.. Abraços! Lembrando que óbvio, a bainha da Amazon já era.. Engatou 1 fiozinho numa pretuberância de uma árvore numa descida meio trash da montanha e se desfez quase todo... Editado Janeiro 2, 2012 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 2, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 Um excelente 2012 para todos! Hehehehehehehe Andre, A ração é da menina da família que toma conta de tudo por aqui... VdM, O tecido vermelho é um brim e o do sofá é fibra natural ( acredito que algodão ). Estou aventando a hipótese do problema ter sido excesso de prensagem. Ao "desfolhar" as camadas os tecidos estão "moles" e são facilmente rasgados. Outra coisa que me leva a crer no excesso de prensagem e falta de resina é que ao "desfolhar" o cheiro da resina é muito intenso. Pode ser que por ter restado muito pouca a temperatura de cura não tenha sido atingida; já a parte que escorreu aqueceu bastante e não tem cheiro algum! Outra coisa: o pedaço que foi desbastado e polido se apresenta altamente higroscópico e isto mesmo tendo sido colocado de molho na água fervendo por 3min ( antes de sofrer o desbaste e o polimento, para tentar polimerizar totalmente a resina ). Agora não mais acredito que o tecido vermelho seja o causador do problema. Ou é o excesso de prensagem ou a própria resina para fibra de vidro. Posso até vir a tentar novamente, mas já estou preferindo usar resina epóxica cinza que sobrou de uma reforma há 2 anos atrás e que ainda deve estar semi-flúida... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 2, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 Cabraljr Eu tive um tio protético/ourives/alquimista que curava as resinas dele numa panela de pressão, isso foi nos idos dos anos 80, e ele já morreu para eu perguntar porque. não sei se era a tecnologia da época que exigia a "autoclave" mas se você puser o bloco numa estufa ou autoclave para completar a cura, será que não melhora a adesão das fitas de tecido vermelho? Uma dúvida, ele é sintético ou de fibra natural? PS: o pratinho de ração da srta que cuida da oficina lembrou o do meu finado fila, deve ser do mesmo porte.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 2, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 Trauco, Você está correto quanto à panela de pressão, pois ainda uso muito para próteses ( desde facetas, corôas individuais, pontes e próteses totais ), mas nestes casos é usado resina termo-polimerizável, e todas elas quando vão para panela de pressão por 1 hora estão devidamente prensadas em uma mufla ( molde e contra-molde em gesso na mufla de latão ), para conter a expansão. Acho que nem minha panela de pressão de 6 litros cabe os 2 caibros de madeira juntos, e não pretendo envolver a "mico-carta do cabral" em gesso para poder cozinhá-la... O tecido vermelho é um brim ( eu acho ), mas com tanta tinta que no que comecei a prensar a resina saiu cereja! O tecido azul acinzentado é definitivamente algodão grosso. E aqui uma foto mais antiga da minha moça junto com o irmão ( faleceu em 2011 ): Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 2, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 2, 2012 E se você tirar um corte dela e tentar numa estufa, mesmo sem a prensa (que ela já passou) só pra subir a temperatura a uns 60-80C? Acho que micar(e)ta do cabraljr tá boa para esse tipo de teste PS: Beleza de cães, volta e meia eu me sinto tentado a ter um pulguento em casa mas depois lembro da tristeza que deu quando os dois últimos morreram que me contento em passar a mão na cabeça do cachorro dos outros Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.