Membros cabraljr Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico, Fez um negoção!!! Eu só lhe recomendaria repensar o material da empunhadura. Veja que materiais orgânicos precisam ser estabilizados, caso contrário alterações dimensionais irão levar a rachaduras e descasamento com o tang. Outra coisa, mesmo que o material seja estabilizado ainda há o problema de você conformar a tala de acordo com a melhor ergonomia para você. Lembre-se que o selamento de materiais orgânicos só se dá na superfície, a não ser que você tenha processos sofisticados e caros de bomba de vácuo e adsorção de conservantes e/ou resinas. Eu sugeriria G-10 ou micarta. Peça também a opinião do VdM, Trauco e Andre que entendem mais disso do que eu! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico, Fez um negoção!!! Eu só lhe recomendaria repensar o material da empunhadura. Veja que materiais orgânicos precisam ser estabilizados, caso contrário alterações dimensionais irão levar a rachaduras e descasamento com o tang. Outra coisa, mesmo que o material seja estabilizado ainda há o problema de você conformar a tala de acordo com a melhor ergonomia para você. Lembre-se que o selamento de materiais orgânicos só se dá na superfície, a não ser que você tenha processos sofisticados e caros de bomba de vácuo e adsorção de conservantes e/ou resinas. Eu sugeriria G-10 ou micarta. Peça também a opinião do VdM, Trauco e Andre que entendem mais disso do que eu! :'> Boa!!! Então, vamos pra micarta!!!! ó essa! Aguém tem alguma mais pra sugerir! To meio que com medo de fazer merda....Ebay é mais garantido! srsrsrr http://www.ebay.com/itm/300636939215?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico, Calma "homi"! Estude cada material; escute as opiniões dos amigos. Decida-se com calma. Tem tempo! Se for o caso a jumentona já poderá ser usada só com um cordame no cabo. Muito provavelmente este fim de semana vou dar inicio ao "experimento micarta". Vai que você agrada da idéia... apesar de que o meu resultado pode ser uma baita duma porcaria... vamos ver. Assim que estiver pronto posto fotos do processo e de um pedaço que vou usar para teste de padronagem com desgaste. Se ficar bom reservo meus 2 pares de G-10 para outras facas e a "cheff" de cozinha vai de "micarta cabral" mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico, Calma "homi"! Estude cada material; escute as opiniões dos amigos. Decida-se com calma. Tem tempo! Se for o caso a jumentona já poderá ser usada só com um cordame no cabo. Muito provavelmente este fim de semana vou dar inicio ao "experimento micarta". Vai que você agrada da idéia... apesar de que o meu resultado pode ser uma baita duma porcaria... vamos ver. Assim que estiver pronto posto fotos do processo e de um pedaço que vou usar para teste de padronagem com desgaste. Se ficar bom reservo meus 2 pares de G-10 para outras facas e a "cheff" de cozinha vai de "micarta cabral" mesmo. massa!!! Vou esperar mais opiniões!!! Alguém se habilita???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Eu também iria de micarta, por várias razões. É um material muito resistente, barato, fácil de trabalhar, e estiloso(combina com o design da sua faca). Havendo a possibilidade de conseguir uma prensa hidráulica eu faria a minha própria. Resumidamente, micarta é feita usando um sanduíche de várias camadas do material base(papel, jeans, lona...etc) e resina, envoltos naquele filme plástico para cozinha, que curiosamente não adere a ela. Depois de prensado é só deixar lá até o tempo final de cura. Aí você corta no formato desejado, e usa onde tiver que usar. Eu particularmente tenho acesso à oficina de um cuteleiro que está acostumado a fazer isso, fica a pouco mais de uma quadra de casa. Quando conseguir arrematar um blank daquela cheff é exatamente o que farei, já até combinei com ele. Tenho uma antiga calça jeans preta aqui guardada pra isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 29, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico Seguem alguns materiais para cabo que apareceram enquanto eu assuntava blanks no EBay G10 laminado http://www.ebay.com/itm/Knife-Scales-BLACK-BLUE-G10-1-4-Thick-blade-blank-handle-knife-making-micarta-/260913702930?pt=Collectible_Knives&hash=item3cbfab2812#ht_1166wt_799 Corian da DuPont http://www.ebay.com/itm/OD-Green-Knife-Handles-and-Custom-Blade-Scales-/110558980350?_trksid=p4340.m503&_trkparms=algo%3DRIC.CFNP%26its%3DI%252BC%26itu%3DUA%26otn%3D5%26pmod%3D120830892495%26ps%3D63%26clkid%3D5230503465938426904#ht_1032wt_789 Imitação de marfim http://www.ebay.com/itm/130541238915?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649#ht_499wt_810 Outro Corian http://www.ebay.com/itm/120595335032?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649#ht_1032wt_789 Uma coisa que eu acho que é mais crucial que a estabilidade dos materiais naturais (osso, chifre) é que eles não são triviais de manipular como os sintéticos e como será a sua primeira manufatura, não vale a pena gastar muito nos cabos até você dominar a técnica. Nesse caso, treinar com materiais baratos (nylon técnico, madeira, etc) é uma boa pedida. Outra coisa a levar em conta é que chifre e osso soltam cheiro desagradável quando você os lixa ou desgasta em esmeril e a patroa pode resolver cancelar o seu projeto de cabo em função disso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 29, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico, Muito provavelmente este fim de semana vou dar inicio ao "experimento micarta". Vai que você agrada da idéia... apesar de que o meu resultado pode ser uma baita duma porcaria... vamos ver. Qual resina você vai usar? A de surfista fazer prancha ou a de dentista? Se foi a de surfista, onde você comprou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 De Micarta é certeza! Agora to meio receoso de fazer...achar prensa, comprar resina e estabilizante...to achando que os 30 conto numa feita sai bem na faixa. Claro, tem o sentimento de que foi feito por mim e tudo, mas 30 é um bom número srsrsrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Frico, Eu vou usar um torno/morsa de bancada para prensar. Daqui à pouco vou sair e comprar a resina. Depois te dou uma estimativa de preço. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Dezembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 29, 2011 Muito boa a sensação, Frico! Aproveita mesmo porque não foi qualquer faca, foi a tão sonhada 'jumentona'. Cheguei, loguei, dei lance noutra (como o cabraljr ensinou), esperei com o pau na mão (35 de lance) e no finalzinho, enganchou e eu desesperei taquei uns 10 enter e quando apareceu, foi só meu lance.Agora vou ver se ponho um osso de camelo ou chifre de bufalo no cabo!! Só não entendi uma coisa, você deu um lance de 35 e arrematou por 24,99? Claro que não foi assim, por isso a minha dúvida. Até os últimos segundos não tinha nenhuma oferta, foi somente a sua mesmo, tipo uns 4 segundos para terminar. Parecia o Indiana Jones pegando o chapéu e a porta descendo no braço dele. Como foi isto? Fiquei curioso. Cabral e Frico, não deixem de postar as fotos do processo da micarta. Muito provavelmente este fim de semana vou dar inicio ao "experimento micarta". Vai que você agrada da idéia... apesar de que o meu resultado pode ser uma baita duma porcaria... vamos ver. É, a primeira não carrega a experiência da prática, no mais, a teoria de leituras e o que aprendeu com os outros fazendo. Temos que começar assim, não? Mas acredito que farão um trabalho esforçado e proveitoso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.