Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Hoje achei qual o aço inox é usado na fabricação das facas inox que comprei no Mercado Público de Porto Alegre,é o AISI 420 (ou M333 M310 da Bohler e mais uma ´pagina de identifcaçoes proprietárias e variações de composição) tido como um inox que pega têmpera como os aço carbono com durezas na faixa 44 a 58 HRC. O aço carbono usado é o SAE1070, alto carbono e da categoria dos aço mola (que era a minha desconfiança a respeito daquelas lãminas). Pro uso que faço delas (tabua de carne) tá melhor do que eu esperava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Aos ansiosos de plantão,

Hoje 81 dias depois, chegou meu sanrenmu comprado em 30/09. Os correios são assim, aqui nas minas gerais ainda seguem a tradição dos tropeiros, que levavam as suas mercadorias no lombo das mulas pelas estradas reais.

Haja paciência!!!!

Ps. o canivetinho é o bicho, vale cada centavo dos seus U$ 5,00.

inté...

Link para o comentário

• Membros

Aos amigos que se interessam por aço damasco, um aviso que apesar de não ter fonte segura, pela lógica parece estar certo. O vendedor das facas e blanks que está com o ibope em alta por aqui, tem inúmeras peças também em aço damascus, aliás era o carro-chefe dele no inicio.

O problema é que ele nunca anunciou a dureza destas lâminas. Só que no site co-irmão dele, com mesma localização ( cidade ), mesma tarifa de envio e peças semelhantes, só que neste site elas são "assinadas" pela cutelaria/cuteleiro afirma claramente que a dureza destas peças em damascus vai de 52 a 55 HRC.

Ora, se na peça assinada esta é a dureza anunciada é de se crer que nas não assinadas ela seja a mesma. Eu só não afirmo isto com certeza porque uma vez o Tahar me respondeu que suas peças em damascus tinham 512 camadas e o vendedor do outro site em que as peças são assinadas anuncia apenas 132 camadas.

Inclusive as peças de aço D-2 de ambos são anunciadas de forma idêntica!

Vejam o anuncio das damascus:

damascus.jpg.d6847306abec44e387ab9df08085c2c1.jpg

Link para o comentário

• Membros
Aos ansiosos de plantão,

Hoje 81 dias depois, chegou meu sanrenmu comprado em 30/09. Os correios são assim, aqui nas minas gerais ainda seguem a tradição dos tropeiros, que levavam as suas mercadorias no lombo das mulas pelas estradas reais.

Haja paciência!!!!

Ps. o canivetinho é o bicho, vale cada centavo dos seus U$ 5,00.

inté...

Esse VDM só me dá alegria e esperança!!!! Minha kabar!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário

• Membros

::hãã::

Frico conversando com um compadre:

- E ai compadre Frico, já aKABARam as esperanças de chegar a "tal" faca?

- Olha, aKABAR, aKABAR num aKABou não, mas se continuar demorando assim eu vou aKABAR tendo que tomar uns sucos de maracujá para não aKABAR tendo um troço de tanta ansiedade!

Esses correios vão aKABAR com o nosso amigo Frico! ::lol4::::lol4::::lol4:::mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Frico conversando com um compadre:

- Olha, aKABAR, aKABAR num aKABou não, mas se continuar demorando assim eu vou aKABAR tendo que tomar uns sucos de maracujá para não aKABAR tendo um troço de tanta ansiedade!

Esses correios vão aKABAR com o nosso amigo Frico! ::lol4::::lol4::::lol4:::mrgreen:

kkkkkkkkkkkkkk ::lol4:: seria cômico, se não fosse trágico 1 :roll: srsrsrrsrs

vamo rezar tem um chapa meu que recebeu coisas de outubro e setembro

Link para o comentário

• Membros de Honra

Esta é a terceira tentativa desde ontem de postar o que segue: A dureza rockwel é medida com uma micro esfera de diamante que é pressionada contra o material com um valor definido de pressão. Depois o diâmetro da marca produzida por ela é medido com um microscópio e convertido em escala HRC. O resultado disso, é que não tem sentido em falar de dureza HRC se o material é muito heterogêneo, como é o caso das damascos atuais feitas estilo rocambole. O sujeito teria que medir em vários pontos de cada aço e traduzir isso em um valor estatístico.

O mais provável é que ele use um diagrama de fases de temperatura vs. composição de cada um dos aços para chutar que provavelmente atingiu a fase que tem dureza xx HRC quando fez a "têmpera", e provavelmente vai chutar pra cima esse valor.

Link para o comentário

• Membros

Cabral,

Não sabia que era poeta!!!

Frico,

Racionalmente, ficaria com a jumentinha, 4mm numa faca de 10cm já é um exagero, 6mm só vai acrescentar peso. é só olhar para para uma Mora clássica e pensar que vai ter o dobro de espessura. (precisa de ter o triplo!!!) Essa é a faca do Cody Lundin. Le Stroud usa uma faca de 3mm (a TEMAGAMI fabricada pela Helle) e o Bear grills faz tudo que faz com uma lâmina de 4mm.

inté...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...