Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros
Frico,

"Pelamordedeus" não me faça como o cão danado do Collor que falou que só tinha uma bala para matar a inflação... e errou!!!

Dê um único e certeiro tiro, se possível nos segundos finais para não dar tempo de reação àqueles que querem tirar o que é do amigo Frico por "direito"! ::cool:::'> :mrgreen:

O tiro certeiro.... Nosso amigo andré foi surpreendido com 51! srsrsrsr Mais que 35, me ponho em dúvida entre a BK2. srsrsrsrrs

Essa vem com cabo e bainha srsrsrsrsrssr

To igual a muié pra comprar sapatos ::lol4:: é que essas duas srsrsr (loira e morena) :mrgreen:

O D2 é melhor que o carbono da bk2?

VDM, André, Cabraljr, fenrir.....seria pedir d+ para falarem um pouco do comparativo entre essas duas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Sabia que tinha esquecido de algo...

Os straps da minha nova bainha servem pra isso também:

20111219144102.JPG

20111219144209.JPG

Não sei se pinto a bainha da BF pra criar um padrão mais uniforme ou deixo assim mesmo...

Enfim, em homenagem ao VdM as duas facas juntas, não na mesma bainha, mas quase. Pretendo unir o canivete Zebu com um bolsinho já mencionado.

Até mais

Link para o comentário

• Membros de Honra

Eu tenho que vencer a preguiça e tirar uma foto das bainhas do mercadão de Porto Alegre pro nosso "bainheiro" avaliar, são de couro atanado, com uma única costura e um fliper de couro grosso pra prender na cinta do peão. Parece muito fácil de fazer e lá eles usam pra facão, peixeira, faca de churrasco etc.

Link para o comentário

• Membros
E o aço mola que o cara usa para as outra facas? Costuma ser bom mas como se compara com o D2 para vocês?

Trauco, infelizmente ele não cita nominalmente qual aço mola. Em que pese serem mais ou menos de categorias muito próximas em caracteristicas e desempenho, sempre há pequenas diferenças.

Outro detalhe importante: é aço virgem ou é aço-mola aproveitado de molas laminares e as lâminas obtidas por desbaste? Porque se for este segundo caso sempre existe a possibilidade de uma falha estrutural pelo tempo de uso como mola!

Mas generalizando a sua questão,os aços molas são aços de médio/alto carbono ( entre 0,5 até 0,8% de carbono ) sendo o mais comum associar tal designação ao 5160. Tem um potencial de endurecimento até 58HRC e tem grãos pequenos e bem uniformes. Pega um fio tipo navalha e o mantém por razoável período de tempo. Sua afiação é bem fácil e apresenta regular resistência ao desgaste. É particularmente conhecido como aço de excelência para grandes lâminas que serão utilizadas em condições abusivas, com bastante choque e torção,já que sua resiliência e resistência à fratura são lendárias. É considerado um aço bem fácil de ser trabalhado pelo cuteleiro e que perdôa muitos erros por parte deste.

Já o D-2 faz parte do rol dos aços-ferramentas, devido à sua grande utilização nesta área. É conhecido como "punch--die", ou seja, é muito utilizado como faca, punção e outras ferramentas de corte por impacto. Muito usado na estamparia de outros aços e metais diversos, assim como de materiais sintéticos abrasivos e duros. É um aço com muito alto carbono ( 1,5% ) e com adição de de 11 a 12% de Cr, é considerado semi-stainless já que fica um pouquinho aquém dos padrões standard para o stainless. É particularmente conhecido por sua alta resistência à abrasão, graças à sua dureza média de utilização acima de 60 HRC e à seus muitos e enormes carbonetos secundários de Cr. Apesar de ser usados em ferramantas de corte por impacto, em cutelaria graças ao seu nível de dureza de trabalho e principalmente aos seus enormes e multiplos carbonetos de Cr, que enfraquecem as fronteiras dos graos na matriz, é tido como mais susceptível à fratura quando exposto a torções laterais e choques. Outra particularidade é seu fio, que mesmo sendo capaz de atingir altos níveis de polimento, perde este estado polido muito rapidamente, havendo um abrupto decaimento deste fio, porém mantendo este fio "dentuço" por muito, muito tempo! Dá um certo trabalho para afiar, mas nada assustador. Tem excelente aplicação em lâminas médias à pequenas, principalmente destinadas à tarefas que envolvam cortes de meios reconhecidamente abrasivos tais como: esfola de animais, corte de papelão, carpetes usados, cordas sintéticas e naturais, etc. Não se deve usar ângulos muito agudos de afiação pois a formação de muitos dentes será inevitável. Um ângulo considerado ideal como mescla de desempenho e durabilidade é o de 20 graus de cada lado.

Trauco, tudo que escrevi você sabe de "cor e salteado", então acho que só fiz chover no molhado... ::putz:: Mas mesmo tendo facas nestes dois aços acho que a comparação não foge muito disto. Apenas um detalhe que me esqueci é que o 5160 enferruja bem menos que o 1075 e ainda menos que o 1095, entretanto neste quesito é sobrepujado de longe pelo D-2! ::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

Observe mais atentamente e verá que a principal distinção é na geometria; as menores tipo skinners ou mais talhadas para bushcraft atingindo preços mais altos! Aí sim, entre um mesmo modelo em "leaf-spring" e D-2 você verá diferenças maiores de preços.

Rapaz, "panhei" gosto mesmo pelo tal do D-2! ::cool:::'> :D Todo dia acompanho o fim do leilão de quase todas as peças ( e claro, tenho minhas "estatísticas" de quando normalmente são dados os lances, o máximo lance, o dia em que saem mais baratos, etc ) e confiro se o modelo que quero voltou à lista... :mrgreen:

É o Frico "doidão com a jumentona dele" e eu com o "piquira"! ::love:::mrgreen:

Se tivesse uma "cavalgada" eu iria de fiel escudeiro montado no meu "piquirinha" atrás da "jumentona" do Sir Frico! :mrgreen:

Link para o comentário

• Membros de Honra

Eu vou ficar tentando cutelo no preço baixo (quando ele voltar a oferecer um), os blanks eu desisti, eles saem mais caros que as facas que ele faz com eles :(

O que eu notei do aço mola vs. d2 é que neste último ele conta a historinha da dureza rockwel, do forno, da têmpera, etc e nos produtos de aço mola nem tchuns, só fala do material do cabo, no entanto os preços não são muito diferentes.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...