Membros Andre Miranda Postado Dezembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2011 Não, o cutelo eu só estava acompanhando, quero é a cheff... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2011 Trauco, Ontem um cutelo basicamente igual ao que ainda está em leilão saiu por absurdos 8 USD e uns quebradinhos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 18, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 18, 2011 Trauco, Ontem um cutelo basicamente igual ao que ainda está em leilão saiu por absurdos 8 USD e uns quebradinhos. os que eu acompanhei sairam a mais de 25, vou continuar na observação Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Hehehehehehe Eu sabia que você ia cair da cadeira quando visse o preço das Busse... Frico, com relação à espessura da lâmina é o seguinte: a espessura máxima de uma lâmina faz parte do "pacote" geometria que quando aliado ao tipo de aço e tratamento térmico deste determinam, ou melhor colocando, orientam as principais funções e utilizações desta lâmina. Veja que a intenção básica de uma lâmina de faca de médias dimensões é cortar! Com aquele formato de lâmina a idéia principal é uma aplicação all around, algo mais versátil, com capacidade de atender relativamente bem várias demandas em ambiente de campo, desde simples tarefas em um camping. como fazer alguns espetinhos e preparar alguns alimentos até tarefas bem mais pesadas do bushcraft como aprontar estacas, entalhar armadilhas, cortar galhos para algumas estruturas, etc. Mas não se limita a isso, podendo com facilidade ter emprego como uma hunter, podendo desempenhar desde o papel de uma skinner ( mesmo que não dedicada ) até uma carneadora ( onde deve se sair bem ). O mesmo se dá na área da pesca. Ou seja, todo o "pacote" grita: multi-função de corte! Ora, em funções de corte ter uma lâmina afiada é só uma parte da equação, e olha que talvez nem seja a de maior peso, já que algo chamado habilidade de corte é o principal! Toda lâmina com boa habilidade de corte é uma lâmina afiada, mas nem toda lâmina afiada tem boa habilidade de corte! Na habilidade de corte vários fatores contribuem,mas o principal deles é a geometria de lâmina e de fio. Tipo de aço e tratamento térmico neste quesito só tem importância pois em grande parte determinam a geometria do fio ( durabilidade do fio não está em questão aqui ). Qualquer um sabe que lâminas hollow ground tem excepcional desempenho em habilidade de corte, seguidas de perto pelas FFG e saber grind com desbaste alto, vindo na sequência as scandi grind e por fim as convexas. Mas Cabral, você escreveu, escreveu, escreveu e ainda não chegou na espessura... cheguei agora! De nada adianta você ter todos os fatores da geometria favorecendo a habilidade de corte, se imediatamente após o fio você tem uma sessão transversal da lâmina com uma espessura tal ( área ), que a compressão, arrasto ( atrito ) e e força exercidos sobre o meio a ser cortado aumenta a ponto de neutralizar e até sobrepujar um fio afiadíssimo e com geometria de alto desempenho ( menor ângulo ). Com este tipo de lâmina de maior espessura ( além da razoável para manter a robustez necessária para desempenhar as funções citadas sem maiores riscos para a lâmina ), 90 a 95% dos cortes a serem realizados irão demandar muito mais força, ou seja, serão menos eficientes. A única exceção deve ficar por conta de "cunhar madeira" no sentido da fibra ( splitting ), onde a maior espessura ajuda na clivagem das fibras. Ou seja, você pegou um carro tipo "stock car" ( all around ) e meteu nele uma suspensão mais alta e 4 pneus de fusca! Vai ser uma merd* para 95% das corridas, mas para uma corrida na terra e com buracos e lombadas vai se sair bem! Caral.....Cabraljr enciclopédia do aço! srsrsrsr Poxa, dei até uma broxada! O pior foi os pneus de fusca! srssrssr Não tenho quase conhecimento e fiquei todo empolgado, por achar que "grossura" era muito bom pras demais coisas. Falta de conhecimento é phoda mesmo. Mas to aprendo aos poucos. O pior foi o merd... para 95% e o PNEU DE FUSCA. Agora fiquei mais pensante.... a 4mm já é uma possíbilidade. Deu uma diminuido no 'T Muito obrigado pelos esclarecimentos Cabraljr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Trauco, Ontem um cutelo basicamente igual ao que ainda está em leilão saiu por absurdos 8 USD e uns quebradinhos. os que eu acompanhei sairam a mais de 25, vou continuar na observação Já tá lançando com lance inicial, 29,99 ....tá começando a cresceer os olhos. http://www.ebay.com/itm/SG-33E-Custom-made-D-2-DIE-steel-knife-HORN-ROSE-WOOD-/110794740733?pt=Collectible_Knives&hash=item19cbe193fd To flertando..... Agora.... tem umas listras na espinha ..... é emenda? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Hehehehehehe Frico, Não deixe de comprar algo que despertou o seu desejo porque fulano ou sicrano disseram alguma coisa contra! Lembre-se que esta foi apenas a opinião do Cabral, nada mais que isto. Há várias pessoas que fazem muito bushcraft e que advogam sim lâminas de 6mm para esta tarefa, ainda mais em um aço como o D-2 que com 60 HRC SUPOSTAMENTE não aguentaria funcionar como pé-de-cabra ou receber torção com uma espessura "só" de 4mm. Se conselho fosse bom e se o Frico tivesse pedido algum, eu diria: 25, 30, 35 USD por um blank de aço D-2 com 60 HRC e num formato de uma bushcrafter é de "graça"! Primeiro que a coisa mais difícil é você achar lâminas em D-2; segundo com esta espessura de 6mm é quase igual uma anta aqui no Brasil, você sabe que existe mas ver uma é uma raridade; terceiro, nesta faixa de preço, nem na China você acha! E quarto e último: se o Cabral tem um mínimo de credibilidade, ele afirma que os blanks e canivetes deste caboclo são muito, mas muito bons! Esta segurança toda nesta afirmação é porque já adquiri tanto um blank quanto um canivete dele ( o outro blank já deve estar a caminho - assim espero - ). Então, se dê este presente de natal! :'> Depois divirta-se fazendo uma micarta caseira com jeans e resina para reparos em objetos de fibra de vidro ( acha-se em casas de artesãos, fabricas de caixas d'água de fibra, de caiaques, pedalinhos, etc ). Na Polil aqui em Governador Valadares tem ( dê preferência para a transparente/incolor ) e para esta resina a medida de catalisador é uma gota para cada 1 grama de resina ( leva uns 10 minutos para iniciar a presa à temperatura média de 25 graus ). Então para amicarta deveria se usar 1 gota para cada 2 ou 3 gramas de resina. Se ela te desagradar, seja por que motivo for, você pode revendê-la no mercadolivre e acredito que com um bom lucro! Ou melhor ainda, pode guarda-la para ficar para um filho ou para usar para impressionar os amigos ( isso sempre funciona! ). E se ela não for tudo o que você espera, o que te impede de comprar ou outro blank ou uma faca acabada em D-2 nesta faixa de preço??? Eu mesmo estou esperando ele colocar um modelo de faca acabada que guarda uma certa similaridade com a minha "laranjinha" para arrematar outra peça dele em D-2 ( é isso mesmo meu caro VdM, pode me jogar de volta o " eu não te disse?!", pois "panhei" gosto mesmo pelo dentuço! ). :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Agora.... tem umas listras na espinha ..... é emenda? Fique tranquilo, pois aquelas "marcas" são chamadas "filework", ou seja, são pequenos desbastes decorativos, para dar um pouco mais de "personalidade" à peça. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Hehehehehehe Frico, Não deixe de comprar algo que despertou o seu desejo porque fulano ou sicrano disseram alguma coisa contra! Lembre-se que esta foi apenas a opinião do Cabral, nada mais que isto. Há várias pessoas que fazem muito bushcraft e que advogam sim lâminas de 6mm para esta tarefa, ainda mais em um aço como o D-2 que com 60 HRC SUPOSTAMENTE não aguentaria funcionar como pé-de-cabra ou receber torção com uma espessura "só" de 4mm. Se conselho fosse bom e se o Frico tivesse pedido algum, eu diria: 25, 30, 35 USD por um blank de aço D-2 com 60 HRC e num formato de uma bushcrafter é de "graça"! Primeiro que a coisa mais difícil é você achar lâminas em D-2; segundo com esta espessura de 6mm é quase igual uma anta aqui no Brasil, você sabe que existe mas ver uma é uma raridade; terceiro, nesta faixa de preço, nem na China você acha! E quarto e último: se o Cabral tem um mínimo de credibilidade, ele afirma que os blanks e canivetes deste caboclo são muito, mas muito bons! Esta segurança toda nesta afirmação é porque já adquiri tanto um blank quanto um canivete dele ( o outro blank já deve estar a caminho - assim espero - ). Então, se dê este presente de natal! :'> Depois divirta-se fazendo uma micarta caseira com jeans e resina para reparos em objetos de fibra de vidro ( acha-se em casas de artesãos, fabricas de caixas d'água de fibra, de caiaques, pedalinhos, etc ). Na Polil aqui em Governador Valadares tem ( dê preferência para a transparente/incolor ) e para esta resina a medida de catalisador é uma gota para cada 1 grama de resina ( leva uns 10 minutos para iniciar a presa à temperatura média de 25 graus ). Então para amicarta deveria se usar 1 gota para cada 2 ou 3 gramas de resina. Se ela te desagradar, seja por que motivo for, você pode revendê-la no mercadolivre e acredito que com um bom lucro! Ou melhor ainda, pode guarda-la para ficar para um filho ou para usar para impressionar os amigos ( isso sempre funciona! ). E se ela não for tudo o que você espera, o que te impede de comprar ou outro blank ou uma faca acabada em D-2 nesta faixa de preço??? Eu mesmo estou esperando ele colocar um modelo de faca acabada que guarda uma certa similaridade com a minha "laranjinha" para arrematar outra peça dele em D-2 ( é isso mesmo meu caro VdM, pode me jogar de volta o " eu não te disse?!", pois "panhei" gosto mesmo pelo dentuço! ). :'> PRonto!! Reacendeu a vontade Preciso de conselho sim....apenas não tinha lembrado de pedir. Vou atrás da "jumentona". Cara, mas tua opinião conta muito pra mim! Não tenho conhecimento sobre facas, muito menos, aços. Se vc diz valer a pena...é pq vale. Tenho aprendido muito com tua ajua e da galera toda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Frico, O bom deste fórum é que todos aprendemos com todos! Com relação à minha opinião quanto a você se dar este merecido presente, para satisfazer o seu desejo, estou certo que todos aqui irão concordar! Veja alguns detalhes só para contextualizar: pergunte à sua esposa ( sempre fico na dúvida se é você ou o Fenrir que é casado ou se ambos... - pura preguiça de reler os posts passados! ) quanto custa um soutien de média qualidade. Ela lhe dirá que cerca de uns 50 reáis. Um rodízio para uma pessoa em uma boa churrascaria não sai por menos de 45 reais. 4 kg de picanha da boa para um churrasco não saem por menos de 70 reais. Com exceção do soutien os outros dois só duram um dia, mas satisfazem um possível desejo. Agora a sua "jumentona" potencialmente pode sair por 90 reais ou menos ( 35 USD do lance mais 15 USD do frete ) e coloque aí mais uns 20 reais da micarta caseira, dando um total de 110 reais. Por quantos anos você a terá? Quanto abuso ela suportará? Quanta história você terá para contar? Quantas horas você terá para ficar apenas apreciando sua faca quando estiver sentado sozinho de madrugada na frente da televisão ( esperando nos intervalos das lutas no UFC )? Quanta folha de papel você irá cortar para se certificar de 5 em 5 minutos que ela ainda continua afiada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Frico, O bom deste fórum é que todos aprendemos com todos! Com relação à minha opinião quanto a você se dar este merecido presente, para satisfazer o seu desejo, estou certo que todos aqui irão concordar! Veja alguns detalhes só para contextualizar: pergunte à sua esposa ( sempre fico na dúvida se é você ou o Fenrir que é casado ou se ambos... - pura preguiça de reler os posts passados! ) quanto custa um soutien de média qualidade. Ela lhe dirá que cerca de uns 50 reáis. Um rodízio para uma pessoa em uma boa churrascaria não sai por menos de 45 reais. 4 kg de picanha da boa para um churrasco não saem por menos de 70 reais. Com exceção do soutien os outros dois só duram um dia, mas satisfazem um possível desejo. Agora a sua "jumentona" potencialmente pode sair por 90 reais ou menos ( 35 USD do lance mais 15 USD do frete ) e coloque aí mais uns 20 reais da micarta caseira, dando um total de 110 reais. Por quantos anos você a terá? Quanto abuso ela suportará? Quanta história você terá para contar? Quantas horas você terá para ficar apenas apreciando sua faca quando estiver sentado sozinho de madrugada na frente da televisão ( esperando nos intervalos das lutas no UFC )? Quanta folha de papel você irá cortar para se certificar de 5 em 5 minutos que ela ainda continua afiada Caraiu...... Tem toda razão! Ainda me deu várias situações de argumentos srsrsrr sim, sou casa e ontem foi o niver de 2 anos do bruguelo (foi cansativos pacas). Como sabe q curto o UFC?? Fico mesmo nos intervalos curtindo o Canivete sanmrenmu....cortando folhas.....ele ganha mais atenção que a MORA srrsrsr acho que pelo design. A Mora dá show na cozinha. Vou tentar mesmo pegar a Jumentona e se der uma doida...vou sondando essa que coloquei com a espinha zebrada srsrsr. Grande argumento, Cabraljr! Agora o filho da mãe das blanks num responde o e-mail! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.