Membros Véio du Mato Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Gumarães, Certamente o aço da MT-1 é 440c, o próprio fabricante afirma isso, http://www.cudeman.com/es/novedades/ficha.php?idnovedad=17 . inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Gumarães, Certamente o aço da MT-1 é 440c, o próprio fabricante afirma isso, http://www.cudeman.com/es/novedades/ficha.php?idnovedad=17 . inté... Isso é bom ou ruim?? Leigo é osso mesmo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 12, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 É bom: Overview: 440C Stainless steel is a type of modern steel and famous for its high corrosion resistant, wear resistance, strength and hardness qualities among all the stainless alloys, capable of attaining (after heat treatment) the highest hardness (60 HRC). It has good resistance to the atmosphere, fresh water and mild acids. It has best resistance in the hardened, tempered and passivated condition. It allows creating a smooth polished surface and Razor sharp edges. It is being used in cutting instruments, rolling element bearings, valve seats, high quality knife blades, surgical instruments, chisels, ball bearings and valve parts and most commonly used in the production of Cutting tools, including Haircutting Scissors, daggers and swords. Grades 440A and 440B are identical except for slightly lower carbon contents (0.60 - 0.75% and 0.75 - 0.95% respectively), they attain lower hardness but slightly higher corrosion resistances. Although all three versions of this grade are standard grades, in practice 440C is more available than the A or B variants. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 É bom:Overview: 440C Stainless steel is a type of modern steel and famous for its high corrosion resistant, wear resistance, strength and hardness qualities among all the stainless alloys, capable of attaining (after heat treatment) the highest hardness (60 HRC). It has good resistance to the atmosphere, fresh water and mild acids. It has best resistance in the hardened, tempered and passivated condition. It allows creating a smooth polished surface and Razor sharp edges. It is being used in cutting instruments, rolling element bearings, valve seats, high quality knife blades, surgical instruments, chisels, ball bearings and valve parts and most commonly used in the production of Cutting tools, including Haircutting Scissors, daggers and swords. Grades 440A and 440B are identical except for slightly lower carbon contents (0.60 - 0.75% and 0.75 - 0.95% respectively), they attain lower hardness but slightly higher corrosion resistances. Although all three versions of this grade are standard grades, in practice 440C is more available than the A or B variants. Cara, Tem algumas boas indicações de facas com esse aço. Estilo essa do "elefantinho" aí ou uma bk2 sei lá.... Gosto dessas facas parrudinhas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Frico, A Boker alemã é reconhecida como o melhor e mais consistente tratamento térmico de aço 440C para cutelaria. Sua dureza fica em exatos 58HRC. O 440C é o aço "benchmark" contra o qual todos os demais aços stainless são comparados. Por uma questão estritamente pessoal, que podemos até vir a argumentar depois, em uma mesma dureza de 58HRC eu prefiro o 440A do que o 440C. Isso quer dizer que o 440A é superior ou melhor que o 440C? Não! Significa apenas que para os meus usos e gosto pessoal o 440A nesta dureza de 58HRC tem um desempenho melhor, ou colocando de forma mais correta, tem um desempenho mais satisfatório para as minhas aplicações. Há uma contradição com o que o fabricante anuncia: se é aço "Mo-V" não pode ser 440C e vice-versa. Se um fabricante não é capaz de informar com um mínimo de acurácia o aço de suas peças, eu ficaria longe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 12, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Frico, A Boker alemã é reconhecida como o melhor e mais consistente tratamento térmico de aço 440C para cutelaria. Sua dureza fica em exatos 58HRC. O 440C é o aço "benchmark" contra o qual todos os demais aços stainless são comparados. Por uma questão estritamente pessoal, que podemos até vir a argumentar depois, em uma mesma dureza de 58HRC eu prefiro o 440A do que o 440C. Isso quer dizer que o 440A é superior ou melhor que o 440C? Não! Significa apenas que para os meus usos e gosto pessoal o 440A nesta dureza de 58HRC tem um desempenho melhor, ou colocando de forma mais correta, tem um desempenho mais satisfatório para as minhas aplicações. Há uma contradição com o que o fabricante anuncia: se é aço "Mo-V" não pode ser 440C e vice-versa. Se um fabricante não é capaz de informar com um mínimo de acurácia o aço de suas peças, eu ficaria longe. A especificação do 440C é bem generosa com o teor dos ingredientes, mas vanádio definitivamente não aparece nela: Chemical Composition ranges of 440C stainless steel Grade440C Min. < Ingredients 0.95< C < 1.20 0.0< Mn < 1.00 0.0 0.0 0.0 16.00 0.0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros fenrir Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Essa galera so me fazendo inveja!!! Muito bonita essa nova faca do Guimarães!! Enquanto isso nem sinal da minha encomenda, já desisti. Estava pensando em comprar outra igual e aproveita para comprar a Hudson Bay também, visto que esse vendedor possui o melhor preço do e-bay. Então mandei uns e-mail perguntando se ele oferecia a opção de seguro para enviar os itens ou outras formas mais seguras de envio, não obtive resposta. Ai, dois dias atrás, enviei um e-mail perguntado se ele poderia me passar alguma informação sobre o pedido ou alguma esperança, porem mais uma vez não tive retorno. Quando foi ontem, após 47 dia de eu ter realizado o pagamento e 2 dia de vencimento do prazo para recurso via EBAY BUYER PROTECTION, recebi uma "extenso" email do vendedor dizendo: LOST ITEM!! Apenas essas duas palavras e com letra maiúscula. Nem pude xinga-lo, pois talvez eu volte a comprar dele novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Muito obrigado pelas explicações!!!! Show de bola! Tava garimpando no ebay umas artesanais e achei essas. O cara fala que as D-2 deles sao: The blade was hardened up to 63HRC,then tempered down to 60HRC Gostei muito da aparência delas, mas será que aço é isso tudo mesmo? Já estou no leião da outra D-@ (Só avisando para vcs não disputarem comigo! ) Comentem http://www.ebay.com/itm/SG-51A-Custom-hand-made-D-2-DIE-steel-knife-BURL-WOOD-/120825781295?pt=Collectible_Knives&hash=item1c21c71c2f Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Bom, o Trauco de maneira concisa matou o assunto se é ou não Mo-V! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 12, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 12, 2011 Frico, Já cansei de recomendar este vendedor aqui... há 3 dias comprei dele um blank de 2,5mm de espinha de uma lâmina tipo "chef" para finalmente ter uma lâmina de cozinha e churrasco com 60HRC e em D-2 como plus, sendo que como a lâmina é mais fina que a média das lâminas dele ( 4 e 6mm ), tenho quase certeza que ela virá com dureza de no mínimo 61HRC! :'> :'> http://www.ebay.com/itm/BL-27C-custom-hand-made-D-2-Die-steel-Blank-blade-/110788392440?pt=Collectible_Knives&hash=item19cb80b5f8 Agora tem outra em leilão mas é com 4mm de espinha. E pode acreditar em mim: as facas, blanks e canivetes são muito melhores do que parecem nas fotos! Eu já tenho uma faca e um canivete dele, e são excelentes! Em ambos o acabamento é de primeira e a dureza realmente fica nos 60HRC ( o canivete marcou cerca de 61HRC )! Sempre que for comprar dele preste muita atenção nas fotos, pois a foto é sempre do ítem que você está comprando; não é um parecido nem nada, é o próprio! Por isso é bom prestar a atenção pois já vi dois casos em que as lâminas estavam um pouco empenadas, mas era visível nas fotos. O polimento é espelhado, muito melhor do que parece nas imagens. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.