Membros Frico Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Eita pau Véi!!! Pense num negócio caro esse blue steel japanese....nãn, num da pro cearense velho aqui Caro de mais homi!!! Só achei uma daquelas tipo restaurante japonês. 200 Obamas a 400. outro nível! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros fenrir Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Frico, Pois é!! Minha mora que foi baratinha chegou em 27 dias!! Tenho uma condor vinda dos EUA enviada dia 27/10, e uma fallkinven DC4 enviada dia 24/10. Ainda estão no prazo, mas já estou muito ansioso pela espera!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Frico, o Blue steel que tenho é um canivete, da antiga o higonokami, paguei 20 obamas... é feito a mão por um senhor artesão de oitenta anos, o Motosuke Nagao, que é da 4º geração da família que o fabrica de forma tradicional com é feito a 200 anos. É uma lâmina forjada a mão. o aço é laminado, o White, mais macio fica por fora e o Blue, mais duro fica por dentro. (já vou avisando, é carbono, enferruja!!!!) tem um tópico falando dele. Não é coisa muderna, não tem trana nem mola, mas é uma relíquia. o vendedor é esse http://www.ebay.com/itm/Japanese-SP-folding-knife-Higonokami-Blue-BlK-hammer-EL-/160691672331?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2569f8550b#ht_5609wt_952 inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Fenrir, Ao menos de minha parte não foi incômodo algum! Só achei que sua questão foi muito abrangente, e como nem o Guimarães que tem uma bela e variada coleção possui um exemplar de cada que você citou, ficaria complicado dar um parecer comparando as caracteristicas de cada em suas respectivas facas. Quando eu citei o Google, eu deveria ter sido mais específico também e dito para procurar fóruns estrangeiros no Google, pois em mais de um já vi usuários que possuem exemplares das marcas citadas por você e muitas outras; além dos famosos testes comparativos de tal e qual faca/canivete contra x, y, etc. Sempre que tiver uma dúvida ou curiosidade pode postar à vontade, pois nem eu e estou certo que ninguém aqui achará isto um incômodo. Lembre-se que todos sem exceção já fomos analfabetos em termos de aço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Pois é Mestre VdM, muitas vezes estes handmade são um achado na net. Alta qualidade a um preço "piquininim"! É o mesmo caso do caboclo que vende os blanks, facas e canivetes em D-2 e damascus: alta qualidade a um "pricim" inacreditável! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Cabral, O higonokami, para mim é mais uma curiosidade, que uma lâmina a ser recomendada. Digo isso, por que um sanrenmu é um canivete mais mochileiro que o japinha, mas ele tem estilo! Todo mundo solta aquele walll.... quando olha para ele, além do visual katana de bolso. só que basta uma laranja para escurecer a lâmina. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Tem um vídeo do veizim fazendo o canivete com um rock'roll no fundo inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 E por falar em aço laminado japonês, olha essas belezuras, sei que vão gostar... http://www.ehamono.com/washiki/saji/ninja.html , mas o negócio é para chorar... além de só vender no japão, custa 400 pilas enquanto isso, vamos ficando com os chineses, afinal, todos tem olhos puxados ! inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2011 Atualização/continuação do teste: Continuando, mais 50 ( 300 ) cortes com a de 20 graus e ela continua deslizando no papel, de forma bem “áspera” mas ainda desliza. Já para rapar cabelo ela começa a falhar. Agora após 350 ela falha ao deslizar no papel fino. Não rapa mais cabelo a não ser que seja forçada contra a pele. Está com características semelhantes à de 15 graus após 250 cortes. Avaliando sob magnificação de 20x agora se percebe uma linha bem fina mas uniforme brilhando ao longo de todo fio. Agora é hora de verificar se os fios estão só desgastados ou se há rolamento, achatamento e fratura. Usando minhas hastes ultra-finas passei 2 vezes cada lado do fio em seus respectivos ângulos de 15 e 20 graus. A de 15 mesmo após as passadas ainda apresentava uma linha bastante uniforme refletindo luz, apesar de ser muito fina. Apresentava também trechos talvez com o dobro da largura da linha uniforme refletindo luz. Deslizava com bastante dificuldade no papel mas não chegou a “travar”. Rapava cabelo falhando muito. Isso significa que realmente houve um desgaste no fio, pois apesar da passada na haste cerâmica ter minimizado a linha de reflexão de luz, não a eliminou. Ou seja, havia rolamento mas o mais significativo foi a abrasão mesmo. Já a faca de 20 graus de fio após as passadas nas hastes cerâmicas não apresentou nenhuma reflexão visível de luz, a não ser por talvez uns 3 pontinhos tão mínimos que tive bastante dificuldade em identificá-los. Deslizava livremente no papel ( não com a mesma suavidade como antes do teste, pois havia sido passada no strop ) e rapava cabelo quase com a mesma eficiência de antes do teste. Ambas as facas tiveram seus fios passados contra o fio da outra para tentar identificar possíveis micro-fraturas ( micro-dentes ) que seriam acusados com um “travamento” da lâmina, coisa que não ocorreu com nenhuma das duas. Após esta passada nas hastes testei novamente a força para se efetuar o corte da corda e apesar do fio da de 15 graus não ter mostrado o mesmo nível de “recuperação” da de 20 graus, o esforço requerido foi notadamente inferior. Não vou tentar quantificar em porcentagem, mas era evidente a diferença. Cheguei a algumas conclusões após este teste: o aço usado nestas faquinhas Benchmark não é o equivalente chinês ao 440C ( 9Cr18MoV ), pois não teria esta estabilidade de fio. Como eu supus, deve mesmo ser o 8Cr13MoV. A diferença de 5 graus de cada lado no fio reflete em uma dramática diferença na habilidade de corte. E estamos falando de um fio de 20 graus de cada lado ( 40 inclusos ), que é considerado um fio de alto desempenho. Mas o fio de 30 graus inclusos dá um incremento grande à habilidade de corte, representando um esforço menor para realizar um mesmo corte. Aqueles que quiserem um fio mais duradouro, com menos necessidade de retoques e que permita sua recuperação apenas se valendo de uma chaira para reassentar um eventual rolamento, então o fio de 40 graus inclusos é o caminho nestas facas. Quem quer um fio com desempenho superior mesmo que para isso necessite de retoques mais freqüentes ( uma ou duas passadas em sistemas como o Sharpmaker ou similar – hastes cerâmicas ) deve usar o fio de 30 graus inclusos nestas facas. Em se confirmando que o aço destas facas é mesmo o 8Cr13MoV, ele apresenta uma estabilidade de fio muito boa na dureza de 58/59 HRC que é a destas facas. Eu fou refazer o fio de ambas passando-os dos 20 graus de cada lado originais ( 40 inclusos ), para 15 graus de cada lado ( 30 inclusos ) pois a diferença no desempenho foi gritante, e como eu regularmente retoco o fio de minhas lâminas nas minhas hastes cerâmicas, não há porque eu abrir mão de um desempenho notadamente superior e que não me acrescentará trabalho algum, já que mesmo quando tinham o fio com ângulo de 40 graus inclusos elas após o uso eram retocadas nas hastes cerâmicas. O aço com a têmpera dada já provou que agüenta este ângulo mais agudo, seja ele o 8Cr13MoV ou qualquer outro que tenha sido usado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros fenrir Postado Dezembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 2, 2011 Interessante Cabral! Boa avaliação! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.