Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


ivaozim

Posts Recomendados

  • Membros

Mestre VdM,

 

Minhas férias estão chegando (daqui quinze dias estou de férias novamente, a última vez que tirei foi a um mês ::lol4:: )

já estou me preparando pra confecção da bainha, já que eu não vou viajar muito nesse fim de ano, vou distrair a mente.

Descobri usando meus métodos de "pardal" que um preguinho na ponta da furadeira deixa um trabalho maravilhoso na peça (uma das coisas que achei excelente no meu trabalho para a BF) para poder passar a linha.

Como quero fazer um trabalho mais elaborado, já peguei o cordão encerado (lembrando que eu usei uma linha dobrada na da BF). Dessa vez não quero improvisar nada, vou fazer direito, já peguei a manha agora é só fazer um trabalho mais decente.

Ví uns tutoriais dessas bainhas, não são um bicho de sete cabeças.

Depois que tiver pronta eu posto aqui e a galera fala o que acha.

 

Té mais pessoal.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoa!! Vejo muito dos senhores discutirem sobre os mais diversos e modernos(caros) aços inox-stainless... mas gostaria que os senhores fizessem um paralelo entre as melhores opções de aço carbono utilizado em cutelaria com seus respectivos prós e contras. Gostaria de saber qual diferença real ou funcional entre os aço 1095 da Ka-bar, Ontario, Esse, Mora etc; e os 1075 das facas Condor, o aço O1. alem dos outros aços carbono que são empregados na em cutelaria artesanal e que também desconheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Com mesma geometria de lâmina, mesmo aço e mesma dureza HRC se variarmos o ângulo do microfio é esperada uma diferença na retenção de fio e no desempenho de corte. Todos sabem disto, mas resolvi atestar em primeira mão.

 

598d9f3760186_Teste01.JPG.b06cc3c847f807d4ab922886d92f7129.JPG

 

Pois bem, como eu tenho 2 faquinhas Benchmark exatamente iguais resolvi ver se dá para quantificar mais ou menos isto. Para testar a retenção de fio das facas eu havia comprado 2,5kg de corda de sisal de 0,8cm ( 5/16” ) de diâmetro, pois julguei que com menor diâmetro a geometria/perfil da lâmina teria menor interferência no desempenho.

 

Só que os 2,5kg significam quase 50m de sisal, então resolvi ocupar o tempo ocioso à noite para dar cabo do excedente de corda...

 

Como as 2 facas são idênticas, ambas com um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado, coloquei um microfio de 15 graus de cada lado em uma e um de 20 em outra. Todos os dois foram polidos até o mesmo nível, com as mesmas hastes e a mesma quantidade de passadas no strop de couro com óxido de cromo.

 

O ideal seria se eu tivesse uma balança de banheiro ( chão ) para verificar a força inicial com cada faca, e depois ir medindo a força necessária a cada 50 cortes. Mas eu não tenho tal balança. Tenho uma de açougue para até 300kg, uma de braço e contra-peso de 15kg e uma de cozinha digital de 5Kg; nenhuma delas aptas para o serviço.

 

Então foi algo SUBJETIVO, tentando perceber diferenças no esforço de corte e/ou então o bom e velho teste de cortar papel de fino/bula e rapar cabelo.

 

A corda é nova e sem sujeiras ( o que a torna bem menos abrasiva ). Ela foi posicionada em cima de um pedaço da torinha de eucalipto que eu cortei e chanfrei um dos lados de modo ao pedaço se assentar na mesa.

 

O corte foi do tipo slice CUT, deslizando o fio sobre a corda, puchando a faca em minha direção. Este tipo de corte submete o fio à mais estresse que o push cut ( posicionar um ponto da lâmina sobre o objeto e forçar a lâmina para baixo, sem movimentá-la no sentido horizontal ); isto é o que os especialistas afirmam pois submete o fio à maior desgaste abrasivo além de estresses laterais pela inerente falta de controle absoluto da musculatura humana. As espinhas das facas ficaram sempre na vertical, de modo que o corte fosse a 90 graus.

 

As facas já têm lâmina pequena, mas a área de corte foi delimitada em cerca de 4cm , ficando os 2cm finais da ponta sem serem usados. Outro detalhe que foi observado é que o corte foi feito em movimento único e integralmente; quando isto não mais ocorresse seria anotado o número de cortes em que isto ocorreu.

 

A faca com 15 graus de cada lado ( 30 inclusos ) perceptivelmente exigia menos esforço para efetuar os cortes e isto se manteve até o final, embora no corte de número 250 ( de cada uma ) esta diferença já não fosse tão perceptível.

 

Após 50 cortes a de 15 graus apresentou uma perda na suavidade com que seu fio deslizava no papel fino. Os 2cm finais da lâmina que não eram usados no corte serviam de parâmetro. Rapava cabelo normalmente. A de 20 graus também apresentou uma certa “aspereza” ao correr o fio no papel, mas em grau menor que a faca de 15 graus. Também rapava cabelo normalmente.

 

Isto se manteve mais ou menos igual até por volta do corte 150, quando a de 15 graus começou a nitidamente ficar bem “áspera” no papel, sem no entanto falhar no corte. A de 20 graus apresentava “aspereza” bem menos acentuada, mas ambas ainda rapavam cabelo.

 

598d9f3764e28_teste02.JPG.fb3599cd734fcec1bb273959a52f2491.JPG

 

Esta tendência se manteve após o corte de número 200, mas agora a de 15 graus começou a apresentar uma dificuldade maior de deslizar no papel e a rapar cabelo com dificuldade. A de 20 ainda desliza, mas com a sensação de “aspereza” que parece progredir lentamente. Ainda rapa cabelo.

 

Após o corte 250 a de 15 graus agora “falha” ao deslizar completamente pelo papel, mas não apresenta dentes visíveis sob magnificação de 20x, mas apresenta uma clara reflexão de luz em praticamente toda a extenção do fio usado no corte. Não rapa mais cabelo, a não ser que a force contra a pele. A de 20 graus ainda desliza com a já presente aspereza e ainda rapa cabelo, e sob magnificação de 20x apresenta pequenos pontos e pequenas linhas esparçadas muito finas que refletem a luz ( bem mais finas que a de 15 graus ).

 

Ainda não sei se estas linhas que refletem a luz são por puro desgaste ou se há rolamento, achatamento ou fratura ( menos provável ) do fio também. Após finalizar o teste amanhã ( espero ), passarei as facas na "chaira" de cerâmica ultra-fina para ver se reassenta o corte ( rolado ) ou se o fio está mesmo desgastado/achatado ( abrasão e deformação plástica permanente ).

 

Não sei se pelo fato também de meu ombro, punho e dedos já estarem doendo, além claro do desgaste do fio, mas a diferença na força exercida para efetuar o corte único diminuiu, mas a de 15 graus ainda leva uma pequena vantagem, mesmo não rapando mais cabelo e apresentando uma reflexão de luz muito mais visível, intensa e uniforme no seu fio.

 

Amanhã vou prosseguir com o teste e ver até onde chego. ::mmm:::essa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fenrir, sua pergunta é de resposta impossível ao menos para mim, pelo simples fato que não tenho Ka-bar, Esse, Ontário, Condor ( ainda ), etc.

 

Outra coisa é que sua pergunta é muito genérica e muito extensa; a forma mais simples de você ter uma idéia é consultando uma tabela de aço e vendo a composição e as características de cada um.

 

Na categoria aços carbono ‘comum”, estão o 1070, 1075, 1080, 1085 e 1095, todos absolutamente iguais a não ser pelo teor de C ( e contaminantes traços como Mn, Si, S, P. a principal diferença entre eles estará na capacidade de endurecimento devido ao percentual de C; obviamente que características como resiliência e robustez serão afetadas, assim como retenção de fio, resistência à abrasão, etc.

 

O 1095 da Ka-bar e outros é o chamado 1095Cr-V que tem traços de Cr, V, Ni e Mo que lhe dão maior capacidade de endurecimento e resistência à abrasão.

 

O 5160 é o chamado aço-mola, que além do C e “contaminantes traços” tem entre 0,7 e 0,9 de Cr. É reconhecido como o aço ideal para grandes facas que vão levar pancada, machados, machadinhas, etc devido à sua absurda resistência à fratura.

 

O 52100 também chamado de aço de rolamento, é um aço ligado que tem entre 1 e 1,10 de C e 1,3 e 1,6 de Cr e “contaminantes-traço”. Tem um grão muito fino e excelente retenção de fio. É considerado um aço excelente para facas multi-uso, por ser versátil.

 

O O1 é similar ao 1095Cr-V com a adição de W ( 0,4 a 0,6% ) o que lhe confere características similares mas com maior resistência à abrasão.

 

Existem ainda os aços A2, M4, Infi, Blue, White e super Blue ( os 3 últimos japoneses ), etc que são aços C com diferentes adições de Cr, W, Co,Mo, V etc que lhes conferem características especiais, mas não os verá facilmente nem mesmo nas custom.

 

Procure ser mais específico com relação ao emprego real que você quer dar à uma faca que já tenha em vista e o tipo de aço, que assim todos podem discutir, porque senão é muito mais prático consultar o Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado a Cabral e Veio do Mato!!

Quero dizer que minha duvida com relação aos aços carbonos diz respeito ao uso em cutelaria, precisamente em facas para bushcraft e caça. Que fique claro que consultei as tabelas comparativas de aços carbonos, e somente solicitei um pouco da paciência dos usuários do fórum que possuíssem experiencia real com tais aço e pudessem dizer a respeito do desempenho de cada um deles. Não solicitei a opinião dos usuários por questão de preguiça, afinal todos sabemos que o Dr. Google tem quase todas as respostas para o que procuramos. Minha intenção foi apenas saber da opinião pessoal de cada um com relação ao desempenho dos aços carbonos,visto que o fórum possui muita informação relevante com relação aos stainless, porem pouco vi falar dos carbonos.

Desculpem se incomodei de alguma forma! Isso não ira acontecer novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...