Membros cabraljr Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Frico, Não corte ela não! É uma bela churrasqueadora! :'> Comece com uma lixa 220, passe para uma 400, 600, 1200 e 2000. Proteja a lâmina com vaselina, a mantenha fora da bainha se for de couro curtido e terá um bom instrumento de corte. Lixar aço carbono é relativamente fácil e rápido. Mas por favor, passe o todo o fio dela na lixa ( faca perpendicular à lixa ) antes de começar o trabalho por uma questão de segurança e cuidado na hora de lixar a ponta para não perfurar os dedos. Se fizer o lixamento sob um fio d'água a lixa durará mais e será mais eficiente! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Frico, Mas é claro que se você já tiver uma churrasqueadora e quiser realmente cortar a lâmina, lembre-se de fazê-lo sempre sob refrigeração à água. Dentre as centenas de opções possíveis, eis algumas imagens de possibilidades: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 É cabraljr, vou pensar melhor antes de cortar! Vou dar a polida primeiro pra ver como fica! quanto ao afiador...é pra mora, canivete e ka-bar. Desculpe a ignoriância, mas num entendo nada do Graus. Quantos graus, como saber?. Sou leigão nisso!! Cara acho que seria uma boa, vcs que conhecem, fazerem uns videos caseiros e por no youtube. Pelo tópico (mochileiros) sei lá. Videos de como afiar, avaliação das facas, tipos de aço, utilização, bainhas e etc. Num tem quase nada de brasileiro falando dessa área. Nem da cutelaria, que é bem comum no sul e em outros estados num tem video que preste. Conseguiria produtos dos fabricantes brasileiros....para avaliarem e dar parecer sobre eles. Caras, perdão se estou viajando muito, mas aqui no Brasil, tá carente desses tipos de informações. Não fosse a galera dos mochileiros, eu estava comprando faca de latão. Videos tem acesso bem fácil e até estimula o povo a conhecer com maior facilidade. Cabraljr, se num quisesse aparecer, faria igual aquele cara das destruições das facas. O q acham? Falei muita M? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Hehehehehe Frico, não esquenta não... até poucos anos atrás eu também não ligava para saber o ângulo dos fios também não; eu simplesmente e intuitivamente afiava minhas lâminas. A forma mais simples de saber e ajustar os ângulos dos fios é fazer alguns triângulos em papelão com ângulos de 10,15,20 e 25 graus. Coloca-se uns calços nas pedras de afiar até a superfície delas coincidir com o ângulo da hipotenusa do triângulo desejado. Marca-se o fio com uma caneta de marcar CD e dá uma passada na pedra. Quando a passada remover a tinta na mesma área do desbaste do fio, você saberá o ângulo. Existe também um aparatozinho que dá para fazer em casa que dará exatamente o ângulo do fio de qualquer lâmina. Basicamente é uma armação na qual você fixa um destes apontadores laser de 5 reais. Exatamente na linha do laser você fixa a lâmina de modo que o fio "corte" o feixe de laser em 2 feixes, isso vai provocar uma reflexão irá fazer uma projeção de luz atrás em um anteparo graduado ( você usa um transferidor de ângulos daqueles de plástico usados no colégio ) se a distância entre "x" entre o ponto "A" e "B" for fixa. Se não for fixa pode usar até uma parede ou qualquer outra superfície para se projetar o feixe de luz; neste caso tem que se medir a distância extata entre o ponto "A" e o anteparo, medir as distâncias entre as projeções e calcular os ângulos. Fazer um vídeo mascarado como o "Noss" ? Sem chance! Eu sou meio avesso a algumas tecnologias; veja a questão de fotografia por exemplo: meu irmão é o fotógrafo das lâminas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Novembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 21, 2011 Bacana essa engenhoca, coisa de prof. pardal.... e quem disse que trigonometria não serve para nada?! um viva para o seno !!!!! inté ...... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros itpadovani Postado Novembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 21, 2011 Frico, eu comprei um afiador Gerber igualzinho a este da foto... Eu gostei dele pra casos emergenciais... Porém, é muito mais proveitoso e impressionante afiar com uma pedra de carborundum de dupla face, e um feixe de couro com o produto que o Cabral sempre dá a dica que me fugiu o nome(me desculpe não procurar, mas a garrafa de Castellani Cabernet Sauvignon me deixou com preguiça)... Vá treinando que aos poucos você aprenderá a afiar com os ângulos corretos, que inclusive, eu não sei muito bem, mas consegui afiar pela primeira vez perfeitamente com um ângulo de 20 graus pra cada lado, e ela está arrancando pelo. Isso contando que é um canivete tramontina! Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 21, 2011 hehehehehehe Com preguiça não Padovani... relaxado! Frico, o Padovani está coberto de razão! Mas para facilitar no início, usar o truque dos triângulos de papelão com ângulos de 10,15 e 20 ajuda bem, assim como a caneta de marcar CDs. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 21, 2011 Frico, eu comprei um afiador Gerber igualzinho a este da foto... Eu gostei dele pra casos emergenciais... Porém, é muito mais proveitoso e impressionante afiar com uma pedra de carborundum de dupla face, e um feixe de couro com o produto que o Cabral sempre dá a dica que me fugiu o nome(me desculpe não procurar, mas a garrafa de Castellani Cabernet Sauvignon me deixou com preguiça)... Vá treinando que aos poucos você aprenderá a afiar com os ângulos corretos, que inclusive, eu não sei muito bem, mas consegui afiar pela primeira vez perfeitamente com um ângulo de 20 graus pra cada lado, e ela está arrancando pelo. Isso contando que é um canivete tramontina! Abraços! Vixe!!! Afiar com a apedra....eita pau. Ângulos corretos Cabraljr, ainda to estudando pra entender o negócio do ângulo tem algum video? srsrsrsrsr Vou passando a pedra e em seguida coloco no laser lá pra ver? Num tem uma engenhoca dessas made in China. Queria muito dizer que entendi, mas..... ãã2::'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Guimarães1502428695 Postado Novembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 21, 2011 Bom dia pessoal. O carteiro me visitou novamente este fim de semana e me trouxe isto aí: Faca Bear Grylls da primeira geração. Desnecessário dizer que é uma imitação chinesa. Chegou acondicionada em uma caixa de papelão e os ítens embalados em plásticos: a faca, a bainha e a pederneira. A faca possuia um proteção plástica na ponta. A lâmina tem 4mm de espessura: Vem com a inscrição do aço na lâmina, pelo que lí pela internet, parece mesmo ser o aço indicado. Se for, ótimo. Do outro lado, a assinatura do "personagem" A pederneira é interessante, tem o magnésio e o acendedor em uma peça roliça: Na bainha, a faca quase que desaparece Minhas rápidas e humildes impressões: A faca é bem bonita, pesada, muito bem acabada, bem afiada, não tem rebarbas de metal nem do cabo que parece ser G10. A bainha, aos que sonham em ter uma igual, foi uma pequena decepção, é feita de couro sintético. De boa qualidade, é verdade, e até bem feita, mas não tem aquele cheirinho de couro que eu gosto. Aparentemente, existem algumas fábricas chinesas que fazem esta faca, pois no e-bay, ví alguns modelos com suaves diferenças entre elas. Se gostei? Sim, gostei, "quem não tem cão, caça com com gato". Qual seria a grande diferença entre esta e a original? O preço? O material? A fama? Não sei. Agora, fico intrigado de imaginar como o Bear faz tantas coisas com esta pequena lâmina. Abraços a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 21, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 21, 2011 Bacana essa engenhoca, coisa de prof. pardal.... e quem disse que trigonometria não serve para nada?! um viva para o seno !!!!! É mesmo! Cabraljr, você não pensou em patentear essa traquitana? Muito bem bolada, só faltou o alerta pro cabra não deixar o laser refletir no olho dele ou usar um óculos. Tem muita coisa boa para fazer com esses apontadores no lugar de aponta-los para cabine de pilotagem como tem uns joão-sem-braço fazendo por aí , eu queria construir um telêmetro mas não achei um apontador que tenha uma chavinha que segure o laser ligado constantemente (sinal que eles queimam se tentar ) Uma coisa sobre esse Gerber aí, eu descobri que algumas lâminas minhas ficam melhor afiadas se eu passa-las no "coarse" e depois ir direto para a chaira no lugar de passar pelo lado "fine". E como disse o Padovani, é para reparo rápido de fio em uso, para os fio-de-navalha ainda é melhor a pedra e o couro. Aliás, cabraljr, quando eu era moleque do col. técnico, a gente recuperava ouro das sobras de polimento para um ourives/joalheiro, ele usava um rebolo de feltro e pasta de rouge (óxido de ferro), isso aí será que presta para os polimentos que se fala por aqui? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.