Membros cabraljr Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Eis aqui as fotos da modificação na Guepardo Big Fish. Não é nada extremado não, apenas o polimento ( meia boca ) da lâmina, o finger choil e o menos perceptível que é o desbaste de 10 graus de cada lado do fio com um micro-fio de 20 graus de cada lado. Quanto ao polimento, foi devidamente cronometrado e gastei exatos 95 minutos entre início e fim. Ao invés de começar com a lixa d'água 400 comecei com a 220, depois 400, 600,1200 e 2000 e finalmente o polimento final com óxido de cromo. :'> Foi um polimento meia boca porque não fiz questão de remover todas as marcas ( estrias ) do lixamento original da lâmina. Foi só para mostrar para os amigos que não é nenhum bicho de sete cabeças polir uma lâmina até um acabamento espelhado. Ressalva deve ser feita a aços como o CPM-S30V, S-60V e S90V que simplesmente "não gostam de serem polidos". Só para terem uma idéia, foi basicamente o mesmo tempo que levei para polir o meu Queen Country Cousin Sodbuster em aço D-2 que tem uma lâmina diminuta comparada à da Big Fish! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros fenrir Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Cabral; Sua BIG FISH ficou espetacular!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Hehehehehe Obrigado Fenrir, mas não chega à tanto. Vou tentar este fim de semana fazer o teste de retenção de fio que havia comentado; todas as facas já foram devidamente afiadas com exatamente o mesmo desbaste de alívio e o mesmo fio. Tomara que não chova de novo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 19, 2011 Pronto!!! matei quem tava me matando!!!! O china não aguentou 11 Obamas já com frete. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros fenrir Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Que calmaria!!! Será que vai chover!!!???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Pois é!!! O Cabraljr fez os testes com as facas no eucalipto?? Essa Guepardo tava no meio tb! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Senhores, Infelizmente ontem a chuva aqui foram 46mm em curto espaço de tempo então eu não animei de ir à roça. O teste do eucalipto será feito,não se preocupem! Mas já estou bolando um teste "padrão" que poderá ser repetido em qualquer lugar e que não envolva a subida do colesterol dos amigos ( toucinho de porco ). Isso porque provavelmente irei entrar em um período de entre-safra de lâminas pela época do ano em sí e porque já estou com lâminas que satisfazem todas as minhas necessidades de corte. Gostaria de compartilhar uma primeira idéia com os amigos e ver a opinião de vocês. Pensei que já que papel de jornal impresso é abrasivo ( silica para estrutura e argilas/cerâmica para branqueamento e pigmentos de tinta ) poderia ser um bom método de avaliar e comparar a retenção de fios de diversas lâminas e aços. O que eu pensei em adotar é a Folha de São Paulo, que é um veículo de circulação nacional ( todos teriam acesso ), usando sempre as folhas da capa ou a 2, etc que seriam enroladas bem justo e colocadas dentro de um pedaço de cano de 1/2 polegada. Seriam efetuados um "x" número de corte fatiando este "enrolado" e ao final avaliado o fio. Vou efetuar alguns testes e elaborar mais os materiais e métodos de forma que fique simples de fazer e com um elevado nível de repetibilidade. assim os amigos nas mais diferentes localidades poderiam fazer o teste e postar aqui para que todos possamos ter uma idéia do desempenho de inúmeras e diferentes lâminas ( ao menos neste tipo de corte e meio ). Estou aberto à sugestões... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Muito massa Cabrajr!!! Tamo no aguardo!! To buscando tb novas opções de afiadores. Esse quebra um galho? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Bom galera, Cabraljr srsrsr Como havia prometido, seguem fotos da bruta/ ignorante que meu pai ganhou de um senhor do interior. Ele mesmo fez e diz ser um bom aço! Ainda vou dar um trato, cortar ao meio, pois é grande e pesada. Tentei cortar uns galhos com ela e casei rapidão. Quase fiquei desmonhecado, no bom sentido, claro. Me dêem dicas do que posso fazer com ela. Dá pra polir tipo espelho? adoro isso. A bainha tá show de bola!!!!! O cao é dum plástico azul que num faço ideia de onde seja. Mei velho num tinha uso e pedi pra ele . Abicha tá feio, mas to pegando uma paixãozinha por ela. Aguardo comentários e sugestões!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 Frico, Parece o Gerber... se for, ele realmente é eficiente! :'> Mas lembre-se que a lâmina não pode ter um fio com desbaste superior a 20 graus de cada lado e nem estar muito cega ou cheia de dentes. Nas minhas medidas o Gerber tem um ângulo total de 35 graus, tanto no coarse quanto no fine. Este ângulo mais agudo somado aos fatores que já salientei sobre este tipo de afiador farão com que o fio tenha um desempenho muito alto, mas não irá durar muito. O ideal é que uma vez conseguido se estabelecer o fio com o Gerber em uma faca de cozinha "comum", que se dê uma passadinha da faca no Gerber após cada uso; isso cumprirá uma dupla função: endireitar/reassentar o fio em caso de inicio de rolamento e mantê-lo sempre em ponto de bala. Lembrando sempre que em hipótese alguma deve-se passar qualquer lâmina nestes dispositivos fazendo pressão! Além de não acelerar em absolutamente nada o tempo gasto para afiar, ainda irá deteriorar o fio propriamente dito. Estes dispositivos são para serem usados no máximo com o próprio peso da lâmina. Pode-se fazer movimentos rápidos, mas nunca com pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.