Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Ficou maneiro, Diego. Inclusive o detalhe do búfalo Um dia desses vou postar aqui a foto da bainha duma faca que comprei que é aberta até a metade no lado de cima para agilizar saca-la da bainha. Ela também usa esse sistema de tres camadas de couro. As que eu fazia nos tempos de antanho seguiam o estilo daquela primeira foto.

Onde você consegue couro crú ? Ele vem bem raspado ou tem que raspar o pelo e os fiapos e restos do carnal?

Frico, hoje em dia a indústria norte-americana está sumindo e os fabricantes encomendam tudo da China. Até uma tradicionalíssima bússola Marbles que eu comprei foi feita lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Trauco, meu camarada,

Ainda não usei o couro crú, então não posso te responder agora, mas antes do fim do mês te digo, pois vou comprar o couro cru e mais uns apetrechos para confeccionar as novas bainhas, daí te informo direitinho. Eu usei couro de sola, é muito duro mas dá pra usar se você molhá-lo com água quente (deixe dentro de uma bacia com água quente 5 minutinhos que até pra cortar fica fácil).

Na verdade não era bem assim que eu queria fazer, mas com o pedaço de nada que eu tinha foi o que deu, e em média, um pedaço de couro de sola de 30cm X 40cm sai na faixa de R$ 15,00. Mas tem que deixar a bainha, depois de pronta, secar bem de preferência ao sol mais ameno, e nada de tentar secar no forno ou outro meio de calor porque o couro estoura, vira pururuca, duro que nem madeira, mas quebra com facilidade. Testei com um pedacinho e vi que ia dar bósnia.... ::lol4:: .

Apesar de não ser o plano inicial , gostei muito do resultado rústico, minha meta são as outras duas, a Fish e a Amazon, para as quais pretendo fazer umas bainhas no melhor estilo Bear Grylls. Pra BF, quem sabe bem mais pra frente eu faça aquele esqueminha para as duas irmãs.

Até mais...

Link para o comentário

• Membros
Frico,

Sai fora deste Gerber; dureza de 53 HRC e aço 3Crqualquercoisa... ::lol3::

Pelo mesmo preço você compra Sanrenmu, Navy, Enlan, etc todos com 8Cr... e 58 a 60 de dureza HRC! ::otemo::

Mais uma vez me salvando das roubadas!!!!!! Valeu cabraljr!!! Vou garimpar!

Caso achem algum, postem pf! srsrr

Link para o comentário

• Membros de Honra

Diego aí vai a bainha que eu falei, coloquei a Mora da patroa junto para dar uma idéia do tamanho:

20111117093016.JPG

aqui mostra como a abertura na bainha facilita para sacar rápido a lâmina:

20111117100309.JPG

aqui, uma vista de cima da bainha com a faca encaixada nela:

20111117101432.JPG

aqui, abainha vista do outro lado:

20111117104543.JPG

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

Que faca é esta rapaz? ::ahhhh::

Parece uma daquelas lâminas futurísticas de filmes como "Dune", "Pitch Black", "Heavy Metal" ( eu sei que este desenho é de 1981, mas alguns aqui tem "vanguarda" suficiente para tê-lo assistido, nem que seja em vídeo ), etc. Não me parece muito prática ( a não ser como "beast slayer" ou caso aconteça a inverossímil invasão zumbi, uma "zumbi slayer" ), mas eu adoraria tê-la em um display na escrivaninha ou na estante! ::otemo::::otemo::

Bom, e estando na estante vai que aparece um "zumbizinho" amigo do alheio... a simples visão desta faca pode ser o suficiente para estimula-lo a ir zumbizar em outro lugar! 8):roll::mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Frico,

Em primeiro lugar, não tem nada de "encheção de saco" !!! :D

Fique à vontade de perguntar tudo que não entender ou não souber; não significa que saberei responder, mas todos os outros amigos do fórum com certeza terão uma resposta. ::cool:::'>

Não saber é condição normal e inicial de todo ser humano em qualquer assunto. Permanecer desconhecendo tendo a oportunidade de perguntar e alguém para responder, aí sim é vergonha! :wink:

Com relação à sua pergunta, minha resposta é um retumbante: não faço a menor idéia! :mrgreen:

Primeiro que não conheço nenhuma das designações dos aços citados, exceção ao 8Cr13MoV. :oops: Conheço o M4, mas não o M04. Pode ser apenas questão de padrão de designação, como o ANSI, etc.

Mas mesmo que eu conhecesse todos os aços citados por você, ainda assim não teria como respondê-lo pois esta questão de dureza depende do tratamento térmico aplicado a cada lâmina.

Para você ter uma visão mais clara disto tomemos por exemplo o 8Cr13MoV citado: é um aço que tem POTENCIAL de ser endurecido até a casa dos 63/64 HRC, mas isto não significa que na prática as lâminas sejam enrijecidas até este ponto, pois poderiam se tornar por demasiado friáveis e quebrarem-si ao enfia-las em um cajá-manga verde e tentar torcê-la para separá-lo em duas metades.

A dureza de um aço, ou mais propriamente falando, de um aço em uma lâmina vai depender de uma série de fatores que o produtor desta lâmina deverá levar em consideração, tais como: geometria geral da lâmina ( formato, espessura, etc ), desempenho, aplicação, usuário, facilidade de afiação, etc. Procura-se atingir uma dureza que otimize a utilização desta lâmina por um usuário médio.

Outro fator importante é o custo de produção. Li em algum lugar que 1 ponto de dureza a mais na escala HRC representa 25 centavos de dólar a mais na produção desta lâmina ( desgaste de maquinário e equipamentos em geral, maior mão de obra além dos custos intrínsecos do tratamento térmico ).

Por isso como vê, é praticamente impossível responder de forma minimamente satisfatória à esta sua pergunta. :(

Se serve de consolo, uma pergunta que você pode e deve fazer sempre antes de adquirir uma lâmina, independente do tipo de aço utilizado é: qual a dureza HRC média em que é produzida tal lâmina? :wink:

Link para o comentário

• Membros

Camarada Trauco, aí sim,

A faca não era bem o que eu imaginava :shock:::lol4:: , mas a bainha sim ::otemo:: . Por partes?

1- Bainha bélissima, excelente, além de ser uma boa idéia para a minha faca da Western.

2- Rapaz, essa faca é animal, muito legal mesmo. Mas sério, o que você apronta com essa belezinha?

Até mais....

Link para o comentário

• Membros de Honra
Trauco,

Que faca é esta rapaz? ::ahhhh::

Parece uma daquelas lâminas futurísticas de filmes como "Dune", "Pitch Black", "Heavy Metal" ( eu sei que este desenho é de 1981, mas alguns aqui tem "vanguarda" suficiente para tê-lo assistido, nem que seja em vídeo ), etc. Não me parece muito prática ( a não ser como "beast slayer" ou caso aconteça a inverossímil invasão zumbi, uma "zumbi slayer" ), mas eu adoraria tê-la em um display na escrivaninha ou na estante! ::otemo::::otemo::

Depende do que você considera praticidade. Ela é mais uma dessas facas estilo Rambo, Imbel, Big Fish, etc: lâmina grossa, longa e pesada o suficiente para servir de facão e para lidar com madeira seca miuda para lenha, tambem serve para cortar carne, ossos, cabeça de burriquete, etc, furar lata de óleo, querosene, etc. Pra usar como pé de cabra ou tirar pregos eu nunca testei e nunca passaram uma Hylux por cima dela. Para serviço miúdo como descascar batata, picar tempero, fatiar queijo ou salame, etc, ela é tão ruim quanto a Morinha da foto, afiada mas muito grossa (e alem disso grande). Mas o design é capiau-brega (vide a mistura de chifre, couro, haste de cervo e latão no cabo) e nada futurista. Além disso é muito pequena pra lidar com zumbis que só devem ser enfrentados com zagaia ou sabre/katana. Aqui em casa quando ela não ta na gaveta da cozinha, está desbastando o mato no jardim.

Ah, e o foco do post é a bainha e não a faca brega ::hahaha::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...