Membros cabraljr Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Trauco, Em nome da rapaziada que é chegada a cozinhar de vez em quando, você poderia declinar a marca da dita bucha? :'> Ah, e já que mencionei cozinhar, aqui vai uma piadinha às antigas ( antes do politicamente correto ): - Vocês sabem por que os homens são os melhores "chefs" e cozinheiros do mundo? A resposta virá em breve para dar tempo dos amigos responderem também... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 14, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 cabraljr: É marca tabajara, mesmo: LIMPPANO, fetia no Rio. É tão áspera que deve remover até o anti-aderente das panelas e frigideiras. Por aqui eu cozinho todos os dias porque, atualmente, meu horário tem mais facilidade que o da patroa e porque gosto de cozinhar, nos finais de semana que ela faz alguma coisa para nós (ou disca para a pizzaria ) Mas a pergunta que eu ia fazer, na linha da sua, é: Porque tem tanto chef cearense excelente na região de São Paulo? Deve ter alguma escola do SENAC por lá que forma gente de primeira que é contrada no sudeste. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Resposta pro TRUCO: O SENAC em Águas de São Pedro tem um hotel-escola. Meu pai se formou cozinheiro lá há uns 20 anos. E compartilho com você do hábito de cozinhar, muita coisa aprendi com ele, antes dele falecer. Eu trabalho 6 horas e minha esposa, alem de puxar 12 ainda faz faculdade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 E complementando a resposta do Diego ao Trauco, eu diria que é porque o cearense além de ser um povo batalhador tem uma felicidade interior que é contagiante, e fazem bem tudo a que se propõem fazer! :'> Quanto a resposta de por que os homens são os melhores "chefs" e cozinheiros: - Porque com uma linguiça, dois ovos e um pouquinho de leite enchem a barriga da mulher por até nove meses!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 14, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 E complementando a resposta do Diego ao Trauco, eu diria que é porque o cearense além de ser um povo batalhador tem uma felicidade interior que é contagiante, e fazem bem tudo a que se propõem fazer! :'> Cabraljr: Águas de São Pedro fica em São Paulo, perto de Piracicaba, acho que o Diego respondia ao meu hábito de cozinhar porque a patroa tem um regime de trabalho mais puxado e não ao porque dos cearenses liderarem. Quanto ao Ceará, a minha pergunta (que permanece) era sobre o talento, a quantidade, a supremacia de chefs cearenses, mesmo. Nada a duvidar das qualidades do povo cearense, que nem afetam o sabor da comida e eu não usaria um forum de facas para louva-las Se você andasse aqui na volta de onde eu moro, veria a supremacia deles em tudo, menos nas churrascarias estilo de beira-de-estrada que continuam dominio dos italianos da serra gaúcha. O lugar, "kilão", onde eu almocei mais de dez anos era respnsabilidade de um deles, cansei de ver gente chamando o sujeito num canto pra leva-lo até que ele topou e o lugar entrou em declínio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 :'> :'> :'> :'> :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 14, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 E a outra questão que fica em aberto, é a questão da passivação de superffícies, seja com "óxidos", seja com outros ligantes (como o do azul da Prússia. Eu vi isso no colégio técnico mas o foco era anodização, zincagem e bicromatização (nenhuma delas apropriada pra lâminas) mas o princípio básico e a sua execução são os mesmos. Durante um tempo no passado eu lembro que faca preta "oxidada" igual arma de fogo era um must, depois deixou de ser. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 14, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Em tempo, as duas "teorias" que ouvi sobre a supremacia cearense entre os chefs apontam pro SENAC de Fortaleza e/ou para a escola da marinha que existe por lá. O fato é que os cabras são bons demais no fogão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Pena que num é todo cearense que cozinha bem!! srsrssrsrsrsr Eu, só sei fazer o bom e belo bífe do ôião!!srsrr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Trauco, Pelo que entendi, você está se referindo a uma pátina "profissional" como a oxidação negra, a minha faca prodigy é oxidada, não é pintada com epoxi como a ka-bar e esee. Hoje já vende produtos para essa oxidação inclusive a frio, http://www.quimatic.com.br/produto/oxi-black/ , http://www.marwal.com.br/img/files/MarwalCatalogoSobreOxidacaoPreta.pdf e http://www.durferrit.com.br/produtos_oxidacao.asp . Falei do percloreto, como uma pátina caseira, com acabamento melhor que limão ou vinagre. A oxidação natural costuma ser desigual e muitas vezes corroí o metal a ponto de formar um cavidade profunda. Agora, quanto a "re-patinar" e se vai querer um acabamento perfeito, deve sim retirar a pátina original, acho que melhor e mais controlada forma é a física, por meio de polimento, não acredito que um banho químico vai dar o resultado esperado, mas existe banhos químicos para isso (http://www.tapmatic.com.br/produto/quimox/). Não era disso que me referi inicialmente. espero ter ajudado... Achamos outro ponto em comum, também gosto de cozinhar, até já andei dando uns pitacos no tópico de cozinha mochileira. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.