Membros Andre Miranda Postado Novembro 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 13, 2011 Pô, ninguém comentou a minha bandoleira homemade... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 13, 2011 Guimarães, Vamos colocar isso de forma bem resumida: se com a pátina que você induziu a superfície ficou "lisa" ao toque, pode reaplicá-la sem problemas. Se a superfície ficou "porosa", ai precisa de muito critério pois pode haver a corrosão de sub-superfície que é um processo de oxidação que literalmente da noite para dia cria uma cavidade na lâmina. Como em facas e canivetes a pátina induzida é feita só até a lâmina começar a mudar de cor e com ácidos ou álcalis fracos, normalmente a superfície ficara "lisa", pois caso contrário a habilidade de corte seria fortemente afetada. Neste caso para reaplicação basta lavar bem a lâmina e reaplicar a pátina; por questão de homogeinização se você passar antes um bombril novinho com sabão de côco e enxaguar bem fica melhor. :'> Andre, o pessoal por questão de precaução está evitando o assunto bandoleira ( pode ser confundido ou associado com pistoleira e ai já viu o "jihad" que se instalaria em casa "né" ? ). Eu por minha vez estou de "greve" em assuntos correlatos à couro com você! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 13, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 13, 2011 Mas então, cabraljr, o melhor é remover a passivação antes de reaplica-la? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 13, 2011 hehehehe Bom Trauco, se você considerar que o bombril com sabão de côco irá remover a camada antiga, sim. Mas é mais por uma questão de homogeinização como eu havia dito do que pelo risco de corrosão sub-superficial. E não custa lembrar: após a pátina obtida, enxaguar bem, passar uma buchinha de espuma mole com um sabãozinho para acabar de neutralizar o agente oxidante, secar bem e aplicar uma camadinha de vaselina para maior conservação e durabilidade. :'> Isso na pátina induzida de forma rápida. Tem também é técnica de emprestá-la para a "dona patroa" usá-la na cozinha por uns dias... forma uma linda pátina naturalmente. :'> Às vezes a devolução pode ser um problema... Aço carbono dá um trabalho... Imagine o trabalho que a Rodan vai me dar... Culpa do Fenrir!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 13, 2011 Cabraljr, Então pra eu dar uma conservada legal na d2 e na Mora é a mesma? Passo uma vaselinazinha e pronto? Existe uma específica ou qualquer vaselina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 13, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 13, 2011 Frico, Minha D-2 por enquanto só viu água, água e sabão e claro uma secagem após, nem que seja passando na perna da calça. Nada mais e continua com o mesmo brilho espelhado de quando veio! Mas lembre-se que moro em Governador Valadares -MG, clima quente e apesar da umidade relativa ser normal, não é um ambiente agressivo. O uso na roça também não afetou em nada, mas foi lavada e seca após cada tarefa, mas praticamente nunca imediatamente, mas também não mais que 30 minutos depois ( nem que fosse água do córrego, rio ou bebedouro e perna da calça depois ). Vaselina comum ( "sólida" ). Basta uma camada extremamente fina. Uma cabeça de prego de vaselina e você a espalha por toda lâmina ( cuidado com o fio,pois meu primo ganhou um talho ao fazer isso na minha Mora - uma completa anta! ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 heehhe blz! Aqui no Ceará tb é bem quente e tb num moro na região litorânea. To só anotando os bizus! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 14, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Tava pensando em remoção química ou eletrolítica e não na remoção mecânica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 Trauco, Com a Mora classic que ganhei de presente é que eu tomei este cuidado de induzir pátina e aplicar vaselina. Mas veja por exemplo a minha Imbel modificada, nunca foi induzido pátina ( e olha que a primeira providência assim que a comprei lá nos 80 foi remover a pintura epóxi ) e nunca me preocupei em passar vaselina, óleo, etc. É verdade que em algumas situações ela chegou a apresentar não só manchas, mas ferrugem mesmo ( depois de limpa ficou aquela superfície "porosa" ), mas já se vão mais de 25 anos desde a aquisição mas ela ainda está firme e forte para aguentar pancada. A pátina é a natural do uso. O único cuidado maior é a cada uns 5 anos aplicar WD-40 ou whitelub generosamente nos anéis de couro da empunhadura; estão como novos! Acho que qualquer ação química vai remover mais óxido e aço que uma ação mecânica com bombril, sem contar que é mais elaborada e demorada ( entre preparar e executar ) que uma simples "lavada" com sabão e bombril. Por último uma observação importante: a Imbel é em aço 5160, que é menos afeito a oxidação que o 1095 da Mora! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 14, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 14, 2011 cabraljr, é trabalhoso, mas é o que se fazia por ai. Jateamento, se necessário (acho que hoje é proibido no Brasil), limpeza química (de acordo com o metal e cobertura), polimento e por último a passivação apos remoção dos restos do polimento e desengordura. Mas isso é prum tratamento de choque, para durar muito tempo. Você viu que não ligo muito para a aparência da lâmina, e depois que eu descobri uma marca de bucha de pia que imita o ScotchBrite da 3M mas que remove muito melhor que Bombril, o máximo que eu faço é dar uma lavada nelas, secar e passar WD40 nas "de mato" e oleo mineral (Nujol, p.ex.) nas "de comer". Vaselina e graxa eu não uso porque tem que ser muito cuidadoso na secagem da lâmina e na aplicação (a sua dica de usar um mínimo) pois, senão, elas terminam cobrindo pequenos pitts com água impedindo que ela evapore. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.