Ir para conteúdo

Condicionamento físico - como se preparar?

mochila90lts

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Boa Jorge...

Katish...minha opnião?

uahuhaauhauhuhaauhuhaauhuahuhauhaahu....natação!

Já sabia né? :mrgreen:

Fortalecer o tornozelo? nada com pé de pato...

Abraço

• Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado

hahaha, agora eu vou dar os meus pitacos!

eu li isso lembrando ahistória do maratonista que abriu o bico no PP antes de termianr o morro do getúlio....

zentem, cada exercício tem seus músculos. eu gosto pácas de pedalar. tenho 5 bikes, cada uma com ângulos de seat tube diferentes, e uma delas é uma reclinada. cada bike tem um desempenho diferente, pq uso músculos diferentes da perna pra pedalar.

essas nossas escalaminhadas fazem a gente descobrir músculos que nem sequer lembrávamos que existiam. coisa que não vai ficar devidamente trabalhada em exercícios repetitivos tipo correr ou caminhar.

uma coisa é o condicionamento cárdio respiratório. aí vale correr, nadar, pular, pular corda, dançar, transar horas a fio, e etc.

outra coisa é o preparo muscular. aí a coisa é mais específica. varia de trilha pra trilha. recentemente o peter tofte tava reclamando do PP, pq doze horas lá pra ele é pior do que 36 lá no interior da bahia. a trilha é punk e exige muito da musculatura das pernas e dos braços, embora não seja longa.

ora, tomando por base o PP, é só lembrarmos a quantidade de sobe e desce sobre galhos e raízes, e lembrar que cada movimento é feito de um jeito, portanto usando grupos musculares variados.

o esforço aumenta de sobremaneira com a tralha que se carrega.

então, diminuir o peso do equipo é ganhar no preparo físico. menos é mais.

segundo ponto: relevos diferentes, esforços diferentes. recentemente aqui no interior desci do buma e fui com uma mochilinha básica de 18 kg de roupas e livros andar 7 kms até onde ia me hospedar. ok, fiz em 1 hora e 10 minutos. bom ritmo, mesmo com peso. mas era caminhada dentro da cidade - com ladeiras bem suaves. com o mesmo peso a subida do getúlio no PP, ou a isabeloca na petrô-terê seria um martírio. é pedir pra morrer....

então, não vejo como fazer 1 preparo, mas 2 prteparos separados.

1. condicionamento cárdio-respiratório - técnicas tradicionais de correr, nadar, pedalar, academia e etc (odeio academia: me sinto um hamster na gaiola!)

2. preparo muscular e de articulações - aí é uma coisa mais específica. só pra dar uma idéia, se vc faz o preparo com um tênis que tem um certo ângulo na sola, e na caminhada usa uma bota com um ângulo de salto diferente, pode mudar totalmente o uso da musculatura da perna. na bike a gente vê isso: umda uns 2 graus o ântulo do taco na sapatilha e já muda totalmente o pedal, um cm o banco mais baixo do devido se perde 20% da força.... - como em trilha (principalmente nas mais pesadas) o esforço é muito variado, esse preparo físico tb precisa ser muito variado.

ah, tornozelo inchado é excesso de peso. como é mais fácil tirar um kg do equipo do que da pança, eu prefiro usar os equipos leves... hehehehehe

• Membros de Honra
Postado

Ogum me sinto como vc em academia, é coisa de hamster. Esteira e bicicleta ergométrica são coisas que literalmente não nos levam a lugar nenhum..rs..

Atualmente só pratico boxe(recreativo) e faço os trekking, estou 11kg mais magro de qdo comecei com o boxe a quase 2 anos atrás. Mas de nada adianta o treino e exercicio se vc continua com velhos hábitos, como fumar, beber que nem um fdp, só comer fast food.

Condicionamento e boa forma tbm exigem um certo controle psicológico, pois a tendencia é desistir ao sinal do maior sofrimento. Estava conversando com uma maiga que corre 2 horas numa esteira e perguntei pq ela num vai fazer isso ao ar livre e a resposta foi "Ah pq se eu me canso é so desligar no botão, agora se eu to correndo em um lugar aberto e me canso eu preciso voltar."

• Membros
Postado

Salve atletas!! kkkk

Dei uma olhada rapida desde a ultima postagem minha e, ou to enganado ou estamos esquecendo de uma coisa importante... ...quem carrega mochila nas costas precisa ter as mesmas bem resistentes. è bom dar uma caprichada em abdominais, peitorais e exercicios para os ombros nesse caso, senão a coluna fica parecendo um S uhauhauhauhauh

• Membros de Honra
Postado

"Ah pq se eu me canso é so desligar no botão, agora se eu to correndo em um lugar aberto e me canso eu preciso voltar."

Frase do ano !! ::otemo::::lol4::::lol4::

• Membros de Honra
Postado
"Ah pq se eu me canso é so desligar no botão, agora se eu to correndo em um lugar aberto e me canso eu preciso voltar."

Frase do ano !! ::otemo::::lol4::::lol4::

no minimo, td indica q essa aí era adepta de um Loreal básico no couro cabeludo.. essas, alias, sao gdes e valiosas fontes de humor involuntario.

blablabla.gif

• Membros de Honra
Postado

Bem por ai Jorge...rs...

Aliás é ate engraçado ver como as pessoas reagem qdo mostro uma foto ou conto sobre um trekking que fiz. As reações são hilárias.

• 1 ano depois...
  • Colaboradores
Postado

Eu costumava fazer longas caminhadas com mochila, normalmente em matas e não montanhas, e fiquei um tempo parado... como tenho que me preparar agora para uma trilha em abril, tenho andado 15km de bike, corrido 3km e caminhado 5k por dia para começar, até o mês de abril quero triplicar a corrida e quadruplicar a caminhada para fortalecer a musculatura da coxa e panturrilha, e melhorar a recuperação cardíaca. Outro exercício que considero importante, na verdade muito importante, são os abdominais, os músculos do abdome são responsáveis por boa parte do equilibro do corpo, proteção da lombar e correção da postura.

Recomendo também o uso dos bastões (como já foi comentado algumas vezes no forum), quando o terreno é adequado para o uso deles, pode prevenir vários problemas com lesões ou dores no joelho, infelizmente também faz você queimar um pouco mais de caloria e com isso beber um pouco mais de agua, mas mesmo assim pode compensar muito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...