Membros de Honra marcosplf Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Postado Maio 11, 2009 Acho que não tem mto segredo não, só uma academia ou algum outro esporte que trabalhe com resistencia, como natação por exemplo. Eu odeio musculação e academia o que faço é aulas de boxe, o que ja queimou mtos quilos e me da uma boa resistência.
Membros de Honra Jorge Soto Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Postado Maio 11, 2009 O trekking/montanhismo é uma atividade q nao adianta pular etapas pra alcançar objetivos e obter resultados imediatos. Foi o q vc fez partindo do sedentarismo absoluto (aparentemente), dando um pulo maior q a perna e partir pro "Circuito W" direto, q é o + baba em TDP pra quem tem minimo condicionamento. Tal como andar de bicicleta, é um processo gradativo q demanda disciplina, persistencia e acumulo de experiencia. No quesito fisico nao é diferente. Demanda condicionamento gradual. Nao há regra predefinida do tipo "faca academia, isto ou aquilo". Eu nunca frequentei academia, mas correr 8km diariamente (moro perto da Usp) aumentou consideravemente minha resistencia e impacto nas articulacoes, q sao o + exigido na atividade. Minha sugestao seria - se vc nao tem a chance de correr, caminhar, pedalar, nadar ou praticar alguma atividade outdoor - é na academia dar + enfase a exercicios aeróbicos e de resistência, isto é, q sejam substitutos das atividades supracitadas.. esteira, ergometrica, agachamento, etc. Nada de localizada. Explique seus objetivos ao seu personal/instrutor na academia q ele saberá te passar o programa apropriado. Mas o ideal seria q ele tb fosse praticante, pq geralmetne eles dao mesmo programas genericos e mta coisa nao adianta nada mesmo. Pra complemetar, pratique a atividade (trekking) qdo tiver oportunidade (feriados ou fds), afim de avaliar seu proprio rendimento outdoor e saber se ja pode aumentar a carga/tempo dispendidos na academia. É uma forma de auto-avaliacao. Nao adianta fazer exercicios e nao se colocar 'a prova com certa regularidade. Ou deixar td pra hora "agá" e constatar dolorosamente q faltou algo a mais. Já alta montanha (vide Aconcagua e afins) sao outros quinhentos. Alem de (ótimo) condicionamento fisico vc ira precisar de sorte. Tem a tal aclimatacao 'a altitude, q é um capricho da natureza q nao faz distincao entre quem tem fôlego e quem nao tem.
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Maio 11, 2009 Colaboradores Postado Maio 11, 2009 salve!!! dizendo por mim !! ja fiz academia ( não vejo graça ) pode ser sim que ajude tal!!!, mas tenhos amigos que vão em academia faz anos e na hora de pegar uma trilha a pe ou de bike eles não rendem puts não aguentam o tranco os exercicios de academia não chegam perto do que é na pratica ! eu pedalo bike aqui perto de casa dando umas voltas , caminhadas em algumas subidas e sempre praticando finais de semana quando da ai vai de cada um !! mas ficar la fazendo exercicios nheco nheco num ambiente fechado !! não é pra mim !! essa é minha opnião falow bruno
Membros de Honra Júnia Pimenta Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Postado Maio 11, 2009 Hidroginástica!!!!!!!! Na verdade eu faço Hidropower, que nada mais é que uma aula de hidro beeemm puxada. 1 hora de aula 3 vezes por semana. Fez toda a diferença na minha vida. Tenho MUITO mais fôlego que na época da academia , além de fortalecer as articulações sem nenhuma sobre carga. Recomedo! []s.Júnia Pimenta
Membros katish Postado Maio 11, 2009 Membros Postado Maio 11, 2009 Oba to gostando dos comentários até agora! Junia, olha o preconceito! Sempre achei que hidro era coisa de terceira idade haha Jorge, eu ainda não consigo correr 2 minutos sem ficar cansada.. to fazendo academia há 1 mês, mas aguento tranquilo 1 hora caminhando em ritmo rápido - 5,5 km/h. Quando tem inclinação porém, meu ritmo cai bastante.. então talvez eu deva dar mais foco nisso.. mas tb não sou fã de corrida não! E sim, eu era c.o.m.p.l.e.t.a.m.e.n.t.e sedentária.. Java2, não é o contrário? A faixa de queima calórica é de aprox 60% do máximo, já a faixa de condicionamento cardio-vascular é de cerca de 80% do máximo.. ou seja, pros meus 31 aninhos pra ganhar condicionamento eu deveria manter cerca de 153 bpm.. certo? (mas dá pra perder uns kilinhos mantendo essa faixa né? heheh) Então, cheguei a fazer um treino de 1h 10min que incluia inclinações e ritmos diferentes na esteira, depois bicicleta, elíptico e transport com ritmos e cargas diferentes, achei bem menos tedioso que ficar 1h no mesmo ritmo na esteira.. mas será que é tã eficaz quanto? Acho que a minha pergunta é, incluir este esforço adicional durante o aeróbico ajuda no condicionamento ou seria melhor fazer só aeróbico mesmo e deixar a resistência muscular/força pra ser trabalhada na musculação!? e vamu que vamu!
Colaboradores kaabah Postado Maio 12, 2009 Colaboradores Postado Maio 12, 2009 É isso mesmo katish... é que me expressei mal... O importante é aumentar a intensidade dos exercícios (de acordo com o seu nível de condicionamento) para melhorar o seu condicionamento e também para queimar mais calorias e mais gorduras. No inicio, se vc faz academia, é bom trabalhar o maximo de musculos por dia/treino. Depois, quando o condicionamento ja estiver bom, geralemente o povo prioriza mais alguns musculos.
Membros de Honra michel Postado Maio 12, 2009 Membros de Honra Postado Maio 12, 2009 Eu acho importante fazer um pouco de musculação sim para preparar seus músculos e articulações para o peso da mochila, só o exercício aeróbico não vai preparar suas pernas, seus ombros e suas costas para o tranco... realmente é melhor manter os batimentos cardíacos na faixa de condicionamento cardio-vascular, mas isso só depois de algum tempo de treino. Ahhh ! é importante sempre fazer alongamentos, antes e depois das caminhadas.
Colaboradores kaabah Postado Maio 12, 2009 Colaboradores Postado Maio 12, 2009 Alongamentos: aposto que poucos fazem... hehehehe Principalmente quem comeca as caminhadas bem cedinho pela manha... o maior indice de ataques cardiacos acontecem com pessoas que praticam exercicios pela manha. Isso acontece devido ao fato de o corpo ainda nao está completamente "acordado". Ou seja, vem o susto e... pronto, já era! Bem lembrado michel!
Membros de Honra LeoRJ Postado Maio 12, 2009 Membros de Honra Postado Maio 12, 2009 Aqui no Brasil eu não faço muita coisa a não ser me manter em forma pra escalar lá fora. Fico mais nos picos daqui de casa mesmo, pois moro perto da Floresta da Tijuca. Quando vai chegando a hora de viajar e partir pra alta montanha, eu sigo esse treinamento específico de 10 semanas: O legal é que ele melhora muito seu rendimento de forma gradual, sem muito esforço no começo, e do meio pro final, vc já está apto a abusar um pouco mais. Como eu sou um vagabundo, viajo pra casa de praia e me dedico a isso.
Membros de Honra marcosplf Postado Maio 12, 2009 Membros de Honra Postado Maio 12, 2009 Cansei só de ler seu treino Leo hahah
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.